aulão de revisão pf - canal dos concursos

Post on 16-Apr-2017

1.426 Views

Category:

Education

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

AULÃO DE REVISÃO PARA PFPORTUGUÊS –

ADRIANA FIGUEIREDO

ACENTUAÇÃO GRÁFICA(IBAMA-Técnico-CESPE-2012)As palavras “pó”, “só” e “céu” são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

VERBOS(CÂMARA DOS DEPUTADOS- Analista- CESPE-2012)

No trecho “assegurem a proteção” (R.5), o emprego da forma verbal no subjuntivo justifica-se porque, pelos sentidos do texto, se trata de uma ideia provável, desejável, cuja realização efetiva ainda não se pode comprovar.

(MPOG-ANALISTA-CESPE-2012)

A locução verbal “vem buscando” (R.19), que expressa ideia de continuidade — do passado até o presente —, poderia ser substituída, sem prejuízo para a coerência do texto, pela locução tem buscado.

PRONOMES PESSOAIS – USO E COLOCAÇÃO

(CÂMARA DOS DEPUTADOS - Analista- CESPE - 2012)

Por terem como referente a palavra “concidadãos” (R.1), os pronomes empregados em “pedindo-lhes” (R.1) e dispensando-os” (R.3) poderiam ser intercambiados, sem prejuízo para os sentidos e a correção gramatical do texto.

(BANCO DA AMAZÔNIA-Técnico-CESPE-2012)

A substituição de “se difundindo” (R.4) por difundindo-se mantém a correção gramatical do período.

(CÂMARA DOS DEPUTADOS – Analista - CESPE-2012)

A colocação pronominal no português do Brasil é variável, por isso, em “quase se não pode extratar nada” (R.21-22), estaria gramaticalmente correta qualquer uma destas opções: quase não se pode extratar nada ou quase não pode-se extratar nada.

PRONOME RELATIVO(ANCINE-Técnico-CESPE-2012)

Na linha 4, a oração “que se estende a todas as coisas” é empregada em referência a “o mundo”.

(MPOG-ANALISTA-CESPE-2012)

Na linha 5, a ausência de vírgula depois do vocábulo “demográfico” indica que o pronome relativo “que” refere-se ao termo nuclear “abundância” (R.3).

(ANCINE-Técnico-CESPE-2012)

A correção gramatical do texto seria preservada caso a forma “à qual” (R.5) fosse substituída pelo pronome que.

(ANCINE-Técnico-CESPE-2012)

A expressão “em que” (R.4) poderia ser corretamente substituída por onde ou por no qual, sem que houvesse prejuízo à correção gramatical do texto.

COESÃO E COERÊNCIA(BANCO DA AMAZÔNIA-Técnico-CESPE-2012)

O termo “deles” (R.11) refere-se à expressão “computadores centrais” (R.7-8).

(CÂMARA DOS DEPUTADOS - Analista - CESPE-2012)

Em “com os do mundo desenvolvido” (R.6-7), identifica-se elipse da expressão “recursos humanos” (R.6).

CONJUNÇÕES

(CÂMARA DOS DEPUTADOS-Analista-CESPE-2012)

Na expressão “Então, como agora” (R.4-5), o termo “Então” confere ao segmento uma relação sintática de conclusão. 

(CÂMARA DOS DEPUTADOS-Analista-CESPE-2012)

O termo “contudo” (R.32) estabelece entre as orações do período relação sintática adversativa, por isso, poderia ser corretamente substituído por qualquer um dos seguintes vocábulos: entretanto, todavia, no entanto, porém, embora, conquanto.

(ANATEL-Analista-CESPE-2012)

O período “Todos esses recursos (...) serviços” (R.13-15) poderia ser iniciado pelo conector de sentido adversativo entretanto, desde que fossem feitas as devidas alterações na grafia das palavras, sem que houvesse prejuízo para o sentido original e a correção gramatical do texto.

A PALAVRA SE (POLÍCIA CIVIL-AL-DELEGADO-CESPE-2012)

Os trechos “chamar-se” (R.2) e “se conhece” (R.13) poderiam ser corretamente substituídos por ser chamado e é conhecido, respectivamente.

(ANAC- Intermediário - CESPE-2012)

O emprego da partícula “se” em “ampliou-se” (R.7) indica que o sujeito da oração é indeterminado.

(Questão de sintaxe)(ANATEL-Técnico-CESPE-2012)

Em “expandiu-se” (R.8), o pronome “se” indica que o sujeito do período é indeterminado.

(CÂMARA DOS DEPUTADOS – Analista - CESPE-2012)

Sendo a ideia desenvolvida no texto a de que a qualificação profissional deve ser buscada continuamente pelos próprios profissionais, depreende-se que o pronome “se”, em “Formam-se” (R.15), indica a reflexividade da ação verbal.

CONCORDÂNCIA VERBAL(CÂMARA DOS DEPUTADOS – Analista - CESPE-2012)

A forma verbal “compõem” (R.3) está no plural porque concorda com o sujeito da oração antecedente — “objetos” (R.2).

(IBAMA-Técnico-CESPE-2012)

O referente do sujeito da forma verbal “levando” (R.11) é a expressão “industriais e produtores em geral” (R.9), que exerce a função de sujeito da forma verbal “convencem” (R.9).

(POLÍCIA CIVIL-AL-DELEGADO- CESPE-2012)

Na linha 18, o trecho “os movimentos nacionalistas e independentistas” exerce a função de sujeito da locução verbal “vinham-se firmando”.

(CÂMARA DOS DEPUTADOS – Analista - CESPE-2012)

A forma verbal “compõem” (R.3) está no plural porque concorda com o sujeito da oração antecedente — “objetos” (R.2).

(ANATEL-Técnico-CESPE-2012)

A forma verbal “têm” (R.11) está no plural porque concorda com o antecedente do pronome relativo.

(BANCO DA AMAZÔNIA-Técnico-CESPE-2012)

Na linha 1, a forma verbal “permitiu” poderia ter sido flexionada no plural — permitiram —, caso em que concordaria com “processos”.

(MPOG-ANALISTA-CESPE-2012)

A forma verbal “ter”, em “e, assim, amplia a capacidade das pessoas de ter acesso a melhores condições de vida” (R.14-15), poderia ser corretamente empregada também no plural: terem.

ANÁLISE SINTÁTICA(POLÍCIA CIVIL-AL-DELEGADO-CESPE-2012)

 

Na linha 5, o termo “pelas grandes potências da Europa” exerce a função de agente da passiva da oração cujo núcleo é “subdesenvolvidos”.

(ANATEL-Analista-CESPE-2012)

As expressões “o que” (R.5) e “fato que” (R.7) poderiam ser colocadas uma no lugar da outra, no texto, sem prejuízo das relações morfossintáticas e semânticas nele expressas.

REESCRITURA DE FRASES(POLÍCIA CIVIL-AL-DELEGADO-CESPE-2012)

“Gerou, também, como consequência, movimentos separatistas, conflitos étnicos e religiosos, e guerras civis, com reflexos que perduram até os dias de hoje.” (R.24-25): Em consequência, deu origem, ainda, a movimentos de separação, conflitos étnicos e religiosos e guerras civis, cujos reflexos ainda perduram.

(POLÍCIA CIVIL-AL-DELEGADO-CESPE-2012)

(ANAC-CESPE-2012)

No trecho “A vinda da Corte e a presença inédita de um soberano em terras americanas motivaram” (R.6-8), o emprego da forma verbal no plural deve-se à presença do artigo “a” antes de “presença”, motivo pelo qual a supressão desse artigo levaria o verbo para a forma singular, mantendo-se, assim, a correção gramatical do trecho.

REGÊNCIA E CRASE(MPOG-ANALISTA-CESPE-2012)

Seria mantida a correção gramatical do período “É fato que os números absolutos impressionam” (R.11-12), caso a preposição de fosse inserida imediatamente antes da conjunção “que”. 

(MPOG-ANALISTA-CESPE-2012)

Na linha 7, o sinal indicativo de crase em “às voltas” decorre da presença do artigo definido e do uso da preposição a exigida pelo substantivo “força”.

(POLÍCIA CIVIL-AL-AGENTE-CESPE-2012)

O emprego do sinal indicativo de crase em ‘à’ (R.20) é facultativo, razão por que sua retirada não acarretaria prejuízo para a correção gramatical do texto. 

(POLÍCIA CIVIL-AL-DELEGADO-CESPE-2012)

O elemento “pelo”, em “a Coreia havia sido anexada pelo Japão” (R.16), poderia ser corretamente substituído por ao.

(ANAC-Intermediário-CESPE-2012)

Em “vinculada à Diretoria Colegiada” (R.15-16), o emprego do sinal indicativo de crase deve-se à regência do termo “vinculada”, que exige complemento regido pela preposição a, e pela presença de artigo definido feminino antes da expressão “Diretoria Colegiada”.

PONTUAÇÃO(ANAC-Intermediário-CESPE-2012)

O segmento “em setembro último” (R.2) está empregado entre vírgulas por constituir expressão adverbial intercalada entre termos da oração de que faz parte.

(ANAC-CESPE-2012)

Na linha 1, feitas as necessárias adaptações, a expressão “Três séculos depois do descobrimento” poderia ser deslocada para logo depois do nome “Brasil”, sem que houvesse prejuízo à correção gramatical do período. Nesse caso, a referida expressão deveria ser isolada por vírgulas.

(ANATEL-Analista-CESPE-2012)

Feitas as necessárias adaptações na grafia das palavras, o adjunto adverbial “em 1998” (R.2) poderia ser deslocado, seguido da vírgula, para o início do parágrafo, sem que o sentido original e a correção gramatical do texto fossem prejudicados.

top related