aula machado de assis

Post on 23-Jun-2015

2.074 Views

Category:

Education

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Introdução à obra Machadiana

TRANSCRIPT

MACHADO DE ASSIS

Machado de AssisMachado de Assis

MACHADO DE ASSISDISCURSO MIDIÁTICO

O discurso midiático potencializa o fascínio que pode provocar, no Brasil contemporâneo, a trajetória pessoal de Machado de Assis, diante das adversidades inerentes no país, a sua origem social e enquadramento étnico.

Antonio Candido

MACHADO DE ASSIS

José do Patrocínio Teodoro Sampaio Lima Barreto

MACHADO DE ASSIS

MACHADO DE ASSIS

MACHADO DE ASSIS

POR QUE LER MACHADO HOJE

Machado de Assis é uma espécie de milagre, mais uma demonstração de autonomia do gênio literário, quanto a fatores como tempo e lugar, política e religião, e todo tipo de contextualização que, supostamente, produza determinação dos talentos humanos.

Harold Bloom

MACHADO DE ASSIS

A OBRA

Como revolução formal foi a mais importante da literatura brasileira, sem dúvida nenhuma. Começou um romance que a gente pode chamar de moderno.

Alfredo Bosi

MACHADO DE ASSISFASES

Enquanto o Machado de Assis da primeira fase tinha uma visão edificante de quem quer colaborar para ilustrar a sociedade, para aumentar o seu brilho, para torná-la mais civilizada, o da Segunda fase disse: isso aqui não tem remédio, isso aqui só tem cara de civilizado e na verdade é completamente bárbaro e vamos dizer a verdade.

Roberto Schwarz

MACHADO DE ASSIS

SEGUNDA FASE

[...] um dos sinais da segunda e grande fase no romance de Machado será a reintegração abundante do temário liberal e moderno, das doutrinas sociais, científicas, da vida política, da nova civilização material – naturalmente à sua maneira.

Roberto Schwarz

MACHADO DE ASSISMODERNIDADE LITERÁRIA

Nós todos sabemos, mas costumamos esquecer, que o caráter irreal e o deslocamento da modernidade no Brasil não decorrem da incultura das elites, mas da situação apartada e da falta de direito em que vivem os pobres. Esta é a chave de quase todos os problemas políticos e estéticos do país.

Roberto Schwarz

MACHADO DE ASSISA IRONIA

Uma ironia de um certo tipo difícil de definir, mas que eu diria que se distingue sobretudo pela sua abrangência, invade o estilo machadiano desde um certo momento da sua carreira (o fim dos anos 1870).

John Gledson

MACHADO DE ASSIS

INTENCIONALIDADE LITERÁRIA

[a obra machadiana demonstra] a intenção do romancista de revelar, através da ficção, a verdadeira natureza da sociedade que está retratando.

John Gledson

MACHADO DE ASSISCRONISTA SOCIAL

Machado de Assis é um observador agudo da vida brasileira, da sociedade brasileira, da realidade brasileira e do modo de formação dessa sociedade.

José Miguel Wisnik

top related