aula i 2010 - biomecanica i

Post on 21-Jun-2015

272 Views

Category:

Documents

5 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Biomecânica IProf. Me. Bruno Thizon Menegali

prof.brunotm@hotmail.com

CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE – UNIBAVECurso de Educação Física

Graduação em Educação Física – CREF 0008576-G/SC (2005)Especialista em Fisiologia do Exercício (2007)

Mestre em Ciências da Saúde (2009)

Professor do UNIBAVE desde de 2008

O que é Biomecânica?

Por que alguns golfistas golpeiam a bola de forma a desviá-la para a direita?

De que maneira os trabalhadores conseguem evitar o surgimento da lombalgia?

Que sugestões pode proporcionar um professor de educação física para ajudar os alunos a aprenderem a sacar com a mão em nível inferior ao do cotovelo no voleibol?

Porque alguns indivíduos idosos tendem a cair?

Quais observações podemos tirar dos movimentos graciosos e fluentes de atletas extremamente habilidosos em vários desportos? Ou nos primeiros passos de uma criança?

O que capacita alguns indivíduos a executar facilmente movimentos complexos, enquanto outros parecem ter dificuldades com a realização de tarefas que consistem em movimentos relativamente simples?

“Biomecânica é a ciência dedicada ao estudo dos sistemas biológicos de uma perspectiva mecânica, que é o ramo da física que envolve a análise das ações das forças, para estudar os aspectos anatômicos e funcionais dos organismos vivos”.

A biomecânica é uma das subdivisões da CINESIOLOGIA, QUE É O ESTUDO DO MOVIMENTO HUMANO.

O que é Biomecânica?

CINESIOLOGIA KÍNESIS = MOVIMENTO + LOGOS = ESTUDO.

A finalidade é compreender as FORÇAS que atuam sobre o corpo humano e manipular estas forças para que o desempenho humano melhore.

ANÁLISE DO MOVIMENTO HUMANO

BIOMECÂNICA CINESIOLOGIA

CINEMÁTICA CINÉTICA ANATOMIA FUNCIONAL

LINEAR ANGULAR LINEAR ANGULAR

POSIÇÃO FORÇA TORQUEVELOCIDADE ACELERAÇÃO

As forças que afetam os movimentos (gravidade, tensão muscular, resistência externa e atrito) nunca são vistas ou sentidas. Conhecer onde essas forças atuam, em relação a posições e movimentos do corpo no espaço, é fundamental para a capacidade de produzir movimento humano e modificá-lo.

Terminologia Descritiva

Posição Anatômica

PosturaFundamental

“posição ereta (em pé), com a face voltada para frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente”.

Terminologia Descritiva

A POSTURA FUNDAMENTAL é a mesma da anatômica, exceto pelas palmas das mãos que permanecem ao lado do corpo. Esta postura é usada, na maioria das vezes, para a descrição da rotação do membro superior.

Planos Anatômicos

Planos FRONTAL

Plano SAGITAL

Plano TRANSVERSAL

Eixos

Termos de Referência

MEDIAL – LATERALRefere-se a uma posição relativamente mais próxima da linha média do corpo ou objeto, ou um movimento em direção a linha média. PROXIMAL – DISTALSão usadas para descrever a posição relativa referente a um ponto determinado, com proximal representando uma posição mais próxima do ponto de referência, e distal sendo uma posição mais afastada do ponto de referência. SUPERIOR – INFERIORSendo superior o ponto mais próximo da cabeça e inferior mais afastado. ANTERIOR – POSTERIORA localização de um objeto ou um movimento com relação à parte da frente ou de trás.

Movimentos Articulares

A descrição da posição de um segmento ou movimento articular é tipicamente expressa com relação a uma posição inicial designada, utiliza-se a posição anatômica como posição de referência. Ou seja, todas as descrições de movimento são feitas com relação à posição inicial, podendo ser chamada também de posição zero ou origem.

ÂnguloRelativo

Descrição dos MovimentosMovimentos Básicos

Encontrados em quase todas as articulações sinoviais.

A flexão é o movimento de curvar-se em que o ângulo relativo entre dois segmentos adjacentes diminui.

A extensão é o movimento de retorno em que o ângulo relativo entre os dois segmentos adjacentes aumenta, retornando a posição zero.

Descrição dos MovimentosMovimentos Básicos

A abdução e adução ocorrem em articulações metatarsofalangianas, quadril, ombro, punho e metacarpofalângianas.

Abdução é o movimento para longe da linha média do corpo ou do segmento.

A adução é o movimento de retorno do segmento para a linha média do corpo ou do segmento.

Descrição dos MovimentosMovimentos Básicos

A rotação interna (ou medial) refere-se ao movimento de um segmento ao redor do eixo vertical que passa pelo segmento de modo que a superfície anterior do segmento move-se em direção à linha média.

Rotação externa (ou lateral) é o movimento oposto; a superfície anterior move-se para longe da linha média, enquanto a superfície posterior move-se em direção a linha média.

top related