apresentação biomecanica 2012

51
Análise Biomecânica do Chute do Futsal Felipe Caus dos Santos Filipe Ritter Biesus Myllena Barbosa Natan José Garghetti Novembro, 2012

Upload: felipe-dos-santos

Post on 05-Jul-2015

322 views

Category:

Sports


1 download

DESCRIPTION

Apresentação acadêmica sobre gesto mecânico específico

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação biomecanica 2012

Análise Biomecânica do Chute do FutsalFelipe Caus dos SantosFilipe Ritter BiesusMyllena BarbosaNatan José Garghetti

Novembro, 2012

Page 2: Apresentação biomecanica 2012
Page 3: Apresentação biomecanica 2012
Page 4: Apresentação biomecanica 2012

INTRODUÇÃO O Futsal é um esporte que exige

basicamente o trabalho da musculatura da região inferior do corpo. É fácil observar que o gesto desportivo base, e portanto, o mais importante do esporte é o chute.

Page 5: Apresentação biomecanica 2012

Garret (2003 p. 586) aborda o chute da seguinte maneira; “O chute é um movimento motor complexo e, portanto, normalmente segue estágios previsíveis”.

Page 6: Apresentação biomecanica 2012

A partir de uma perspectiva histórica, é de inerente conhecimento que a ação elaborada do chute iniciou-se em jogos antigos, como por exemplo, tsc chu na China por volta de 3000 a.C. Outros jogos, tais como o kemari (Japão), harpaston (Itália) e episkiyros (Grécia), que foram versões “ancestrais” do futebol como o conhecemos e envolviam o movimento característico do chute (GARRETT, 2003).

Page 7: Apresentação biomecanica 2012
Page 8: Apresentação biomecanica 2012
Page 9: Apresentação biomecanica 2012
Page 10: Apresentação biomecanica 2012

Esse movimento usado em jogos tão antigos, não tem utilidade apenas como um gesto desportivo isolado, mas o esporte como um todo traz ganhos para a musculatura que com maior exigência no esporte, tornando os membros inferiores ao mesmo tempo fortes e resistentes.

Page 11: Apresentação biomecanica 2012

O treinamento de futebol faz com que aumente a função muscular dos membros inferiores sem que haja o treinamento com força (GARRETT, 2003).

Page 12: Apresentação biomecanica 2012

Dessa maneira foi analisado o movimento do chute separando por etapas que podem ser chamadas de aproximação...

Page 13: Apresentação biomecanica 2012

Dessa maneira foi analisado o movimento do chute separando por etapas que podem ser chamadas de aproximação, golpe...

Page 14: Apresentação biomecanica 2012

Dessa maneira foi analisado o movimento do chute separando por etapas que podem ser chamadas de aproximação, golpe e finalização do movimento.

Page 15: Apresentação biomecanica 2012

Em um jogo de futsal, em alguns momentos o objetivo do chute não é o de acertar a bola o mais forte possível; mas sim o deslocamento da bola de uma variável crucial, particularmente com a maturidade do jogador. O objetivo do chute será o que definirá a parte angular do movimento (GARRETT, 2003).

Page 16: Apresentação biomecanica 2012

As articulações envolvidas e que serão abordadas no presente estudo são; A articulação do Quadril, a articulação do Joelho e a articulação do Tornozelo.

Page 17: Apresentação biomecanica 2012

QUADRIL - Os movimentos do quadril são realizados por uma única articulação, a coxofemoral. A cabeça do fêmur articula-se com o acetábulo do osso ilíaco (ROSA FILHO; RODRIGUES; DA SILVA, 2003).

A amplitude da flexão varia de 90° a 120. A extensão leva o membro inferior para trás do plano frontal. A amplitude da extensão do quadril é notavelmente mais fraca que a da flexão. Ela é limitada pela entrada em tensão do ligamento iliofemoral, 20° a 30° (ROSA FILHO; RODRIGUES; DA SILVA, 2003).

Page 18: Apresentação biomecanica 2012

JOELHO - O joelho é uma articulação intermediária do membro inferior (ROSA FILHO; RODRIGUES; DA SILVA, 2003).

É principalmente uma articulação com um grau de liberdade, no caso de flexão/extensão, que lhe permite aproximar ou afastar a extremidade do membro da sua raiz, ou, o que significa o mesmo, de controlar a distância do corpo em relação ao solo. O joelho trabalha essencialmente em compressão, sob a ação do peso (ROSA FILHO; RODRIGUES; DA SILVA, 2003).

Page 19: Apresentação biomecanica 2012

TORNOZELO - O tornozelo é uma estrutura formada a partir da união de 3 ossos: tíbia, fíbula e tálus. O tornozelo é formado por três articulações: 1) articulação talocrural - formado pela extremidade inferior da tíbia e fíbula com o dorso do tálus; 2) articulação subtalar -entre o tálus e o calcâneo e 3) articulação tibiofíbular - formada pela extremidade inferior da tíbia e da fíbula. Ou seja todos os ossos tem alguma ligação entre si permitindo quatro movimentos bem definidos; Flexão plantar, flexão dorsal, inversão e eversão (ROSA FILHO; RODRIGUES; DA SILVA, 2003).

Page 20: Apresentação biomecanica 2012

“Flexão Plantar - movimento pelo qual a planta do pé é voltada para o chão, os músculos envolvidos neste movimento são: gastrocnêmio e sóleo, a amplitude de movimento é de 0-50°” (ROSA FILHO; RODRIGUES; DA SILVA, 2003 p. 1). “Flexão Dorsal - movimento no qual o dorso do pé é voltado para a cabeça, os músculos envolvidos neste movimento são: tibial anterior e extensor longo dos dedos, a amplitude de movimento é de 0-20°” (ROSA FILHO; RODRIGUES; DA SILVA, 2003 p. 1).

Page 21: Apresentação biomecanica 2012

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Com a parte cinesiológica e anatómica do gesto

desportiva explicada, devemos então analisar o passo-a-passo do movimento estudado.

Dividimos o movimento em três fases; Aproximação (locomoção horizontal em direção à bola), Golpe (movimento do pé de apoio e do pé que efetua o chute) e Finalização do movimento (que também pode ser considerada como o repouso).

Essas três fases foram dividas em seis fotos. Onde foram destacadas as articulações dos membros direito e esquerdo, e a angulação (aproximada) das mesmas.

Page 22: Apresentação biomecanica 2012

MI DIREITO MI ESQUERDO

Page 23: Apresentação biomecanica 2012
Page 24: Apresentação biomecanica 2012

Foto 1 para foto 2 (Aproximação) -Articulação do Quadril Esquerdo: O quadril em 10° realiza uma flexão ficando em 30°Flexão do quadril- o psoas; o ilíaco; sartório; reto femoral, tensor da fáscia lata-Articulação do Quadril Direito: O quadril em 5° de flexão realiza uma extensão ficando em 15°Extensão do quadril- glúteo máximo; fibras posteriores de glúteo médio; fibras posteriores de glúteo mínimo; porção longa do bíceps femoral; semitendinoso; semimembranoso; porção extensora do adutor magno. 

Page 25: Apresentação biomecanica 2012

-Articulação do Joelho Esquerdo: O joelho em 45° realiza uma extensão ficando em 25° Extensão do joelho – quadríceps femoral: - reto femoral, vasto lateral, vastomedial, vasto intermédio; tensor da fáscia lata (auxilia); glúteo máximo (auxilia através do tracto iliotibial).-Articulação do Joelho Direito: O joelho em 0° realiza uma flexão ficando em 15° Flexão do joelho – bíceps femoral; semitendinoso; semimembranoso; sartório; grácil; gastrocnêmios (auxiliam); poplíteo (auxilia); plantar delgado (fraco)

Page 26: Apresentação biomecanica 2012

-Articulação do Tornozelo Esquerdo: O pé em 80° realiza uma extensão ficando em 90° Plantiflexão do pé – gastrocnêmio e sóleo -Articulação do Tornozelo Direito: O pé em 70° realiza uma extensão ficando em 80° Plantiflexão do pé – gastrocnêmio e sóleo

Page 27: Apresentação biomecanica 2012
Page 28: Apresentação biomecanica 2012

Foto 2 para foto 3 (Aproximação)-Articulação do Quadril Esquerdo: O quadril em 30° realiza uma extensão ficando em 15° de flexãoExtensão do quadril- glúteo máximo; fibras posteriores de glúteo médio; fibras posteriores de glúteo mínimo; porção longa do bíceps femoral; semitendinoso; semimembranoso; porção extensora do adutor magno. -Articulação do Quadril Direito: O quadril em 15° de extensão realiza uma flexão ficando em 30° (movimento de 45º)Flexão do quadril- o psoas; o ilíaco; sartório; reto femoral, tensor da fáscia lata

Page 29: Apresentação biomecanica 2012

-Articulação do Joelho Esquerdo: O joelho em 25° realiza uma extensão ficando em 15°Extensão do joelho – medial, vasto intermédio; tensor da fáscia lata (auxilia); glúteo máximo (auxilia através do tracto iliotibial). -Articulação do Joelho Direito: O joelho de 15° realiza uma flexão ficando em 50°Flexão do joelho – bíceps femoral; semitendinoso; semimembranoso; sartório; grácil; gastrocnêmios (auxiliam); poplíteo (auxilia); plantar delgado (fraco) -Articulação do Tornozelo Esquerdo: O pé em 90° realiza uma flexão ficando em 80° Dorsiflexão do pé – tibial anterior e extensor longo dos dedos -Articulação do Tornozelo Direito: O pé em 80° realiza uma flexão ficando em 70° Dorsiflexão do pé – tibial anterior e extensor longo dos dedos

Page 30: Apresentação biomecanica 2012
Page 31: Apresentação biomecanica 2012

Foto 3 para foto 4 (Aproximação/golpe)-Articulação do Quadril Esquerdo: O quadril em 15° realiza uma extensão ficando em 10° (extensão de 25º)Extensão do quadril- glúteo máximo; fibras posteriores de glúteo médio; fibras posteriores de glúteo mínimo; porção longa do bíceps femoral; semitendinoso; semimembranoso; porção extensora do adutor magno. -Articulação do Quadril Direito: O quadril em 30° realiza uma flexão acentuada, porém no momento que o pé volta a tocar o solo a mesma realiza uma extensão voltando aos 30°Flexão do quadril- o psoas; o ilíaco; sartório; reto femoral, tensor da fáscia lata

Page 32: Apresentação biomecanica 2012

-Articulação do Joelho Esquerdo: O joelho em 15° realiza uma flexão ficando em 45° Flexão de joelho – bíceps femoral; semitendinoso; semimembranoso; sartório; grácil; gastrocnêmios (auxiliam); poplíteo (auxilia); plantar delgado (fraco) -Articulação do Joelho Direito: O joelho de 50° realiza uma extensão ficando em 15° Extensão de joelho - medial, vasto intermédio; tensor da fáscia lata (auxilia); glúteo máximo (auxilia através do tracto iliotibial).

Page 33: Apresentação biomecanica 2012

-Articulação do Tornozelo Esquerdo: O pé em 80° realiza uma extensão ficando em 90° Plantiflexão de pé – gastrocnêmio e sóleo-Articulação do Tornozelo Direito: O pé em 70° realiza uma extensão ficando em 90° Plantiflexão do pé– gastrocnêmio e sóleo

Page 34: Apresentação biomecanica 2012
Page 35: Apresentação biomecanica 2012

Foto 4 para foto 5 (Golpe)-Articulação Do Quadril Esquerdo: O quadril em 10º de extensão realiza um flexão de 70º ficando em 60º de flexãoFlexão do quadril- o psoas; o ilíaco; sartório; reto femoral, tensor da fáscia lata -Articulação do Quadril Direito: O quadril em 30º faz um extensão de 15º, ficando em 15º de flexão Extensão do quadril- glúteo máximo; fibras posteriores de glúteo médio; fibras posteriores de glúteo mínimo; porção longa do bíceps femoral; semitendinoso; semimembranoso; porção extensora do adutor magno.

Page 36: Apresentação biomecanica 2012

-Articulação do Joelho Esquerdo: O joelho em 45° realiza uma extensão completa do movimento até ficar em 0° Extensão de joelho - medial, vasto intermédio; tensor da fáscia lata (auxilia); glúteo máximo (auxilia através do tracto iliotibial). -Articulação do Joelho Direito: O joelho em 15° permanece estático durante o movimento, não alterando seu angulo Sustentação do movimento.

Page 37: Apresentação biomecanica 2012

-Articulação do Tornozelo Esquerdo: O pé em 90° realiza uma extensão ficando em 45° (corrigir na foto)Plantiflexão do pé – gastrocnêmio e sóleo-Articulação do Tornozelo Direito: O pé em 90° realiza uma flexão ficando em 80° Dorsiflexão do pé – tibial anterior e extensor longo dos dedos

Page 38: Apresentação biomecanica 2012
Page 39: Apresentação biomecanica 2012

Foto 5 para foto 6 (Golpe/finalização do movimento)-Articulação do Quadril Esquerdo: O quadril em 60º realiza uma extensão para ficar em posição neutra à aproximadamente 10º de flexãoExtensão do quadril- glúteo máximo; fibras posteriores de glúteo médio; fibras posteriores de glúteo mínimo; porção longa do bíceps femoral; semitendinoso; semimembranoso; porção extensora do adutor magno.-Articulação do Quadril Direito: O quadril do pé de apoio que estava em 15º de flexão, permaneceu nessa posição.Sustentação do movimento.

Page 40: Apresentação biomecanica 2012

-Articulação do Joelho Esquerdo: O joelho em 0° realiza uma pequena flexão ficando em 20° Flexão do joelho – bíceps femoral; semitendinoso; semimembranoso; sartório; grácil; gastrocnêmios (auxiliam); poplíteo (auxilia); plantar delgado (fraco) -Articulação do Joelho Direito: O joelho em 15° ainda permanece estático durante o movimento, não alterando seu ângulo.Sustentação do movimento.

Page 41: Apresentação biomecanica 2012

-Articulação do Tornozelo Esquerdo: O pé em 45° realiza uma dorsiflexão ficando em 80°, paralelo ao outro tornozelo.Dorsiflexão do pé – tibial anterior e extensor longo dos dedos -Articulação do Tornozelo Direito: O pé manteve-se em 80° Sustentação do movimento

Page 42: Apresentação biomecanica 2012
Page 43: Apresentação biomecanica 2012

Análise de uma articulação específica (Joelho) O joelho constitui a articulação

intermediária, ou também denominada, medial do membro inferior. Do ponto de vista mecânico, a articulação do joelho é surpreendente, visto que deve conciliar dois imperativos contraditórios (BAGNARA et. al. 2011).

Page 44: Apresentação biomecanica 2012

Quando o joelho está em flexão, posição de instabilidade, o joelho está sujeito a lesões ligamentares e dos meniscos. Já na posição de extensão é mais vulnerável a fraturas articulares e rupturas ligamentares, ou seja, no momento em que está mais estável e firme (Bagnara et. al. 2011).

Page 45: Apresentação biomecanica 2012

Quanto à força em função de alavancas, Hall (2005 p. 235) explique que; “Como o joelho está posicionado entre as duas alavancas ósseas mais longas do corpo (o fêmur e a tíbia), é muito grande o potencial para o desenvolvimento de torque nessa articulação”.

Page 46: Apresentação biomecanica 2012

“A atividade dos flexores do quadril e dos extensores do joelho torna-se concêntrica, resultando em potencia durante o movimento do chute para frente” (GARRETT, 2003 p. 589).

Page 47: Apresentação biomecanica 2012

Diretamente ligado ao chute Garrett (2003 p. 590) reitera dizendo que; “Antes do contato com a bola, é produzido um grande torque de extensão no joelho (230 Nm), promovendo uma rápida extensão; entretanto o torque de flexão (280Nm) produzido no momento ou imediatamente após o contato com a bola é maior do que o momento extensor“.

Page 48: Apresentação biomecanica 2012

CONSIDERAÇÕES FINAIS Contudo podemos observar que a o chute pode ser

muito mais complexo e peculiaridades do que parece. Pois necessita de inúmeros detalhes para se obter o máximo de eficiência técnica com o gesto mecânico. Garrett (2003 p. 596) afirma isso dizendo que; “No futebol, quanto mais tempo o pé puder manter contato com a bola, maior será o momentum. Em segundo lugar, o momento que vem após a finalização do chute protege o corpo de possíveis lesões”. O mesmo ainda diz que; “[...] a firmeza do pé é um fator importante que contribui para a efetividade do chute” (GARRETT, 2003 p. 596).

Page 49: Apresentação biomecanica 2012

Pode-se concluir com isso que realmente o chute é repleto de detalhes primordiais para sua efetividade ser aumentada, e consequentemente, buscar o “chute perfeito”.

Nesse sentido podemos deduzir que os jogadores experientes possuem maior eficiência na utilização do sistema muscular, por estarem ambientados com essa correção de falhas e detalhes muitas vezes quase impossíveis de serem notados por pessoas leigas no assunto; portanto, reforça a importância do desenvolvimento das técnicas motoras e do estudo da biomecânica do gesto desportivo visando a evolução progressiva através de treinamentos específicos de chute (GARRETT, 2003).

Page 50: Apresentação biomecanica 2012

OBRIGADO!

Page 51: Apresentação biomecanica 2012

Referências: BAGNARA, Ivan Carlos; LIZZI, Luciano; DA SILVA, Gilson Luis; EBERHARD,

Kethlyn; SARTORI, Marcos Rodrigo – Exercícios de Contração Isométrica para Recuperação Pós-operatória do Ligamento Cruzado Anterior. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº, Septiembre de 2011. http://www.efdeportes.com/. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd160/recuperacao-do-ligamento-cruzado-anterior.htm

GARRETT JR., William E. - A Ciência do exercício e dos esportes / William E. Garrett Jr. e Donald T. Kirkendall; trad. Cláudia Ridel Juzwiak ... [et al.] - Porto Alegre : Artmed, 2003.

HALL, Suzan J. – BASIC BIOMECHANICS (Biomecânica Básica). Traduzido por Giuseppe Taranto. Direitos exclusivos para a língua portuguesa. Editora Guanabara Koogan S.A. 2005.

ROSA FILHO, Blair José; RODRIGUES, Danielle C. G.; DA SILVA, Renata Viana – Fisiologia articular do membro inferior. Fisioweb, WGate, 2003. Disponível em http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/alternativa/fisiologia_membro_inferior.htm