aula do 3 ano evolucionismo

Post on 24-Jul-2015

415 Views

Category:

Documents

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

- É a teoria mais aceita atualmente para a explicação da origem do homem. O principal representante do evolucionismo, o cientista inglês Charles Darwin, afirmou, no século XIX, que o homem e todos os seres vivos são o resultado de um longo processo de evolução.

-De acordo com a teoria da evolução, as primeiras formas de vida surgiram nos oceanos. Daí a evolução permanente teria originado os peixes, depois anfíbios, seguidos pelos répteis. Estes últimos teriam dado origem às aves e ao mamíferos pequenos e, mais tarde, a todos os outros que conhecemos.

- Entre os mamíferos encontramos os primatas, ordem da qual fazem parte os macacos e os hominídeos. Os últimos, por sua vez, são a família da qual faz parte o gênero Homo. Darwin nunca afirmou que o homem descende do macaco. O que ele disse foi que os seres humanos e os macacos possuem um ancestral comum.

- o Criacionismo acredita que a vida e toda matéria existente são resultados da ação direta de um Criador.Este modelo de explicação da origem do ser humano baseia-se no relato da Bíblia. A criação do mundo por Deus é relatada no primeiro livro da Bíblia, o Gênesis, palavra que significa origem.

- Surgiu entre 200.000 e 100.000 anos atrás. Trata-se do homem moderno, o último da linha dos hominídeos.Desenvolveu a fala, a pintura e a escultura. Foi o primeiro a controlar a fabricação do fogo.

Fontes: http://www.cientic.com/ http://www.geocities.com http://curlygirl.naturlink.pt/evolucao.htm

•Biologia 3ª Série “A”

• Giuliana Grassini

Paleontológicos A descoberta de formas fósseis, actualmente extintas, contraria a ideia

da imutabilidade das espécies; fósseis de transição - Ichthyostega (considerado o primeiro anfíbio, representa a

passagem entre dois grupos actuais (peixes e anfíbios).

Anatomia comparada Ao analisar as diferentes espécies, podemos observar que estas

apresentam estruturas semelhantes ou membros com a mesma função.

Estruturas vestigias - Estas estruturas são um forte argumento do evolucionismo, pois mostram que os antepassados das espécies que apresentam estas estruturas necessitaram delas, e que depois se tornaram desnecessárias. Exemplo (o ceco é muito desenvolvido em animais que ingerem muita celulose - pois a função do ceco é a degradação desta).

Embriologia Comparada

Ao comparar os embriões das diferentes espécies, Haeckel pôde observar que, num estado muito prematuro, os embriões são extremamente semelhantes.

Quanto maior é o grau de semelhança entre os embriões dos animais, maior o grau de parentesco ou filogenia

Citológicos

O facto de todos os seres vivos serem constituídos por células, as quais possuem funções muito semelhantes veio apoiar uma origem comum. Assim, apesar das diferenças que podem ser observadas a nível macroscópico, se analisarmos o mundo vivo a nível microscópico, podemos concluir que não há grandes diferenças entre os seres vivos.

Bioquímicos

Ao analisar os componentes químicas das várias espécies podemos notar que quanto mais semelhante for a sua constituição química, maior o grau de parentesco ou filogenia que pode ser estabelecido.

Pode considerar-se como argumento bioquímico:

◦ O fato de todos os seres vivos serem constituídos principalmente pelas biomoléculas: lípidos, prótidos e glícidos, ácidos nucleicos...

◦ A existência de DNA e RNA e sua intervenção na síntese proteica

◦ A universalidade do código genético

◦ O facto de existirem 20 aminoácidos nos seres vivos

Biogeográficos

As diferenças biogeográficas ocorreram devido à deriva dos continentes, a qual separou indivíduos da mesma espécie, que evoluiram dando origem a diferentes espécies, cada uma adaptada ao ambiente onde viveram.

• Tentilhões de Darwin

O Neodarwinismo baseia-se em dois factores vitais: a variabilidade genética e a selecção natural.

A selecção natural, para ocorrer, requer que haja variabilidade. Esta variabilidade ocorre quando se dá uma mutação - factor mais importante ou devido a uma recombinação genética.

top related