aula 8 cultura organizacional: a cultura e a história do empresário brasileiro profa. msc. daniela...

Post on 18-Apr-2015

119 Views

Category:

Documents

12 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Aula 8 Cultura Organizacional: A

Cultura e a história do empresário brasileiroProfa. MSc. Daniela

Ferreira Suarez

Objetivos

Apresentar algumas ideias acerca da Teoria do Conhecimento na Filosofia demonstrando como é bastante variada em termos de fontes e de formas.

O que é conhecimento?

AnimalX

Homem

O conhecimento é o pensamento que resulta na relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido.

Regularidade nos acontecimentos do mundo.

Por exemplo: Kant diz: “Se o cinábrio (minério de mercúrio) fosse ora vermelho, ora preto, ora leve, ora pesado (…), minha

imaginação empírica nunca teria ocasião de receber no pensamento, com a representação da cor vermelha, o cinábrio

pesado”.

De início o homem precisa de crenças e opiniões prontas (nas formas de mito ou senso comum), a fim de apaziguar a aflição diante do caos e adquirir segurança para agir, em outro momento é preciso que ele seja capaz de “reitroduzir o caos”.

FORMAS DE CONHECER

Intuição• Sensível

• Inventiva

• Intelectual

Conhecimento discursivo

• Conhecimento mediato Conceitos

Tipos de conhecimentoMito: pressupõe a crença;Religião: compreender a realidade a partir da fé;Senso comum: é o conhecimento mais superficial

da realidade, mas muíto útil no dia-a-dia;Ciência: conhecimento metódico, que pressupõe a

verificação de seus enunciados;Filosofia: exercício da capacidade crítica do

homem;Arte: sensibilidade para interpretar a realidade.

O homem tem a capacidade de

criar sistemas de símbolos

O homem, portanto, é capaz de recriar situações e emoções, é capaz de simbolizar,de atribuir significados às coisas, de separar, agrupar, classificar o mundoque o cerca segundo determinadas características. Dessa habilidade provém a capacidade de projeção, a ideia de tempo e o esforço em preparar o futuro, característicasque permitem o desenvolvimento da ciência. Esse é o centro de sua capacidade simbólica e de sua humanidade.

Uma vez que cada cultura tem suas próprias raízes, seus próprios signifi cados e características, todas elas são qualitativamente comparáveis. Enquanto culturas, todas são igualmente simbólicas, fruto da capacidade criadora do homem e adaptadas a umavida comum em determinado espaço e tempo nesse contínuo recriar, compartilhar e transmitir a experiência vivida e aprendida.

As culturas humanas como processo

top related