atropelamento e fuga

Post on 07-Dec-2014

314 Views

Category:

Design

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Reflexão como parte da mesa “Atropelamento e Fuga”: uso de novas tecnologias nas lutas populares pelo direito à cidade. No festival Continuum 2013, dia 17 de Julho.

TRANSCRIPT

atropelamento e fugauso das novas tecnologias nas lutas populares pelo direito à cidade

h.d.mabuse17 de agosto 2013

direito à cidade

#direitos urbanos#ocupe estelita

#articulação e engajamento# >11mil membros

desmandos urbanos

a batalha dos martírios 1973

Ruas da minha infânciaQuantas lembranças deixaram em mimAugusta, Hortas, AlecrimDe travessas e becos hoje desmoronadosDaqueles carnavais em que eu meninoFugia com medo dos alegres mascaradosO meu Recife cada vez mais lindoTão diferente, minha gente, é o progressoPor isso ó ruas da minha infânciaJamais ouvirão do Bloco a Marcha RegressoE se no mundo tudo tem o seu fimAdeus rua Augusta, de Hortas e Alecrim.

contraAriano Suassuna, Leonardo Dantas Silva, Paulo Malta, Orlando Parahym, Nilo Pereira, Marcos Vinícios Vilaça, os arquitetos Lúcio Costa, José Luiz Mota Menezes e Sr. Ayrton de Almeida Carvalho (que discordou de seu entusiasmo para construir “obras viárias à custa do patrimônio histórico”

a favorAugusto Lucena, Flávio Guerra, vereadores da Câmara Municipal, a maioria dos deputados estaduais, alguns deputados federais, dos membros do Cons. Mun. de Cultura e entidades civis e religiosas, inclusive da Arquidiocese. Gilberto Freyre e o ministro da educação Jarbas Passarinho.

“mais de 400 casas, 11 ruas (Augusta, Santa Teresa, do Alecrim, das Hortas, Dias Cardoso, entre outras), o Pátio do Carmo e a Igreja do Senhor Bom Jesus dos Martírios”argumentos dados pelo prefeito:

_má conservação da igreja; a falta de uso;_risco de desabamento pondo em perigo a vida humana;_apoio legal que o poder municipal tinha de destruir edificações que ameaçassem a integridade da população.

1973 diferenças 2013

# jovem democracia# internet / redes sociais

# período da ditadura militar# jornais rádio e tv centralizavam a

comunicação em massa

1973 semelhanças 2013

# período autoritário do mercado

# período autoritário militar

novas mídias#como lidar com a articulação e

engajamento “horizontal”?# como confiar nessas mídias, sendo elas

parte de outros setores desse mesmo mercado?

atropelamento e fugauso das novas tecnologias nas lutas populares pelo direito à cidade

h.d.mabuse17 de agosto 2013

top related