assim da info e teoria contrat firma

Post on 11-Jul-2016

13 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

ASSIMETRIA DA INFORMAÇÃO E TEORIA CONTRATUAL DA FIRMA

TRANSCRIPT

ASSIMETRIA INFORMACIONAL

ETEORIA CONTRATUAL DA FIRMA

ASSIMETRIA INFORMACIONAL

Assimetria da informação é um fenômeno econômico que ocorre quando, em uma negociação, uma parte tem mais e/ou melhor informação do que a outra, e com isso obtém vantagem na negociação. Ou seja, os agentes da negociação dispõem cada um de informações diferentes sobre o mesmo bem a ser negociado.AKERLOF (Prêmio Nobel 2001)

ASSIMETRIA INFORMACIONAL

• Concorrência Perfeita:– Informação perfeita: os participantes no mercado

tem informação completa sobre os bens comprados e vendidos, e os agentes conhece as ações dos outros.

• Concorrência Imperfeita:– Informação imperfeita: os participantes no mercado

não tem informação completa sobre os bens comprados e vendidos e a informação pode ser manipulada, e os agentes não conhece as ações dos outros.

Mercado de carros usados e seleção Adversa

• Carros novos: Satisfação do carro novo, maior confiabilidade Preço alto.

Ao adquirir o carro, de acordo sua utilização o proprietário passa a conhece-lo bem. Se o carro for bom, ele vai permanecer com ele. Porem caso o carro seja problemático, o dono vai querer se livrar dele, passar o abacaxi para outro. (Teoria dos Limões).

O modelo dos limões – Arkelof (1970)

Mercado de carros usados e seleção Adversa

• Nível elevado de preços carros usados: Carros bons e ruins misturados no mercado;

• Baixo nível de preços de carros usados: é retirado grande numero de carros do mercado e a qualidade média dos carros diminui, surge então a seleção adversa. Quem tem o carro bom desiste de vender, sobra apenas os ruins.

O modelo dos limões – Arkelof (1970)

O problema da seleção adversa é também conhecido como o problema dos limões, devido a formulação original de Arkelof (1970) – Markets for Lemons

Mercado de carros usados e seleção Adversa

Mas o que é a Seleção Adversa? • A seleção adversa é um fenômeno de

informação assimétrica que ocorre quando os compradores selecionam de maneira incorreta determinados bens e serviços no mercado, em decorrência das informações privadas.

Mercado de carros usados e seleção Adversa

Quando o preço cai , cai a qualidade média. Porem a demanda depende do preço e da qualidade. Se, quando o preço cai, a qualidade deteriora rapidamente, então quantidade demandada diminui quando o preço cai.

Isso se deve a assimetria de informação entre vendedores e compradores. O vendedor do carro usado tem mais informação que o comprador. E o comprador sabendo disso desiste de comprar.

Mercado de carros usados e seleção Adversa

• Consequências da informação assimétrica:– Diminuição de compradores e vendedores;– Ausência de mercados importantes na economia;

O comprador prefere deixar de comprar do que se arriscar a comprar um produto ruim, um “abacaxi”. Prefere adquirir um novo.

Assimetria informacional

Sinalizando

• Caso esteja vendendo um carro bom e queira vendê-lo, como fazer o comprador acreditar na qualidade do carro?

– Transmitir confiança;– Oferta de garantias.

O problema do incentivo

•Fornecer incentivos que motivem os indivíduos a fazer as melhores escolhas. O grande problema do incentivo por sua vez, é que os indivíduos não arcam com as consequências plenas de suas ações.• Então nesse caso dizemos que há um problema de risco moral (moral Hazard). Ex.: mercado de seguros.

Soluções para problemas de incentivo em economia de mercado

O problema dos incentivos surge quando as pessoas não são recompensadas pelo que fazem ou quando não precisam pagar o custo pleno do que fazem.Ex.:As firmas precisam produzir produtos de qualidade para vender. Se não venderem vão falir.

Julgando a qualidade pelo preço

• Outro meio que os consumidores usam para julgar a qualidade do que querem comprar é o preço(se o preço esta baixo, a chance de ser um produto defeituoso é maior). Em mercados com informação imperfeita , as firmas fixam seu preço. Preocupadas que os consumidores possam fazer inferências sobre a qualidade impede a eficácia da competição de preços.

Soluções para problemas de incentivo em economia de mercado

O problema do incentivo vai aumentando de acordo a complexidade das transações. Em transações simples podem ser usadas soluções como:• Soluções:

– Uso de premiações (bônus, descontos);– Uso de penalidades;– Propriedade privada, sistemas de preços;

Uso de Contratos:

– Clausulas de contingencia;– Clausulas punitivas;– Quebra de contrato;Mas por mais que seja complicado o contrato, continuarão existindo ambiguidades e disputas. Os contratos são incompletos e caros, e custa caro cobrar legalmente seu cumprimento. Continua sendo uma solução parcial para o problema do incentivo.

Reputação:A reputação é uma das formas de garantia mais importantes. Pois mesmo não sendo algo que se pode cobrar em dinheiro, você sabe que a pessoa ou companhia será prejudicada se ela não manter um bom desempenho. Companhias com baixa reputação perdem mercado e consequentemente, diminuem seus lucros, pois o consumidor vai optar por comprar produtos de companhias com boa reputação.

Assimetria informacional

“Sem assimetriaInformacional, não há

Utilidade para a própria Contabilidade”

(Lopes e Martins, 2005)

O problema da Busca

• Um problema básico de informação é que os consumidores e vendedores precisam descobrir seus conjuntos de oportunidade.

• Descobrir quais os bens que estão disponíveis no mercado, a que preço e quando.

• Bens idênticos podem ser vendidos em lojas diferentes a diferentes preços sem que haja outros atributos que explique a diferença de preço – a dispersão dos preços e as imperfeições que ela gera fazem com que um mesmo bem possa ser vendido com preços diferentes.

• A busca é dispendiosa e cara, portanto se encerra antes mesmo que se tenha toda informação relevante.

Busca e Concorrência Imperfeita

• As firmas sabem que a busca é dispendiosa e tiram vantagem desse fato.

• A concorrência é necessariamente imperfeita.

Busca e Mercado de Trabalho

• Cada trabalhador avalia o benefício marginal e o custo marginal de busca adicional, mas as suas avaliações tem respostas diferentes.

Busca e Intermediários da Informação

• Algumas firmas desempenham papel importante coletando informação e servindo de intermediárias e permitem que os consumidores comparem preços de diferentes vendedores.

Publicidade

• A publicidade tenta mudar o comportamento do consumidor em suas compras, seja dando informação relevante sobre preços ou características, ou provocando o consumidor a ter um sentimento favorável ao produto.

• Publicidade Informativa: fornece ao consumidor informações sobre o preço de um bem, onde ele pode ser adquirido e suas características.

• Publicidade Persuasiva: provocar no consumidor um sentimento favorável ao produto, pode confundir o consumidor para que ele pense que que há diferença entre os bens.

• Publicidade e Concorrência: a publicidade é tanto causa quanto consequência da informação imperfeita.

• Publicidade e Lucros: o aumento da publicidade pode atrair clientes. A propaganda pode induzir à compra de determinado produto.

A Importância da informação imperfeita

• Não só a informação é imperfeita, mas diferentes pessoas tem informação diferente.

• Em anos recentes os economistas reconheceram que tais imperfeições da informação alteram de modo fundamental o comportamento dos indivíduos e dos mercados.

• O fato de que indivíduos e firmas normalmente tomam decisões baseados em informação imperfeita afeta o comportamento dos mercados de varias formas

TEORIA CONTRATUAL DA FIRMA• A Teoria da Firma é um conceito

criado pelo economista britânico Ronald Coase, em seu artigo The Nature of the Firm, de 1937.

• A Firma é um conjunto de contratos racionais ou de relacionamentos, explícitos ou implícitos, de longo ou curto prazo, que vincula seus acionistas, gestores e empregados, em certos padrões de expectativas e comportamentos.

Ronald Coase, 1910-2013

Teoria Clássica X Teoria Contratual da Firma

Teoria Clássica • Informação plena • Mercado perfeito • Maximização da função

utilidade

Teoria Contratual da Firma • Assimetria Informacional• Conflito de Interesses• Custos de Agência• Informação Imperfeita ou

Incompleta• Covenants (cláusulas

contratuais)• Função da contabilidade:

Quebrar assimetria

Uma empresa é vista como um conjunto de contratos entre os diversos agentes.

Quem são esses agentes?

Os agentes são pessoas com preferências pessoais e recursos econômicos. A cooperação mútua e auto motivada entre esse agentes faz com que a firma seja possível.

FIRMA

Gestores

Governo

Auditores

FornecedoresClientes

Empregados

Credores

Acionistas

Os contratos podem ser formais (leis, regras, normas) ou informais

Os contratos aderidos pelos agentes funcionam como uma via de mão dupla. Assegurando a eles participação e retorno lucrativo nas organizações mas em contrapartida os obriga a contribuir com recursos: capital, habilidades ou informação.

Um individuo pode ser um agente de diversas firmas. Uma única firma pode não necessitar de todos os recursos que uma pessoa tem a oferecer ou pode não satisfazer todas as necessidades de uma pessoa.

No que se refere ao papel da contabilidade dento da teoria contratual da firma, Sunder Apud Lopes (2004),afirmam que a contabilidade possui cinco funções na coordenação dos vários contratos existentes entre os agentes ligados à empresa.

MENSURAR CONTRIBUIÇÃO DOS AGENTES.

INFORMAR O CUMPRIMENTO E SUCESSO DOS

CONTRATOS.

MENSURAR OS DIREITOS

DISTRIBUIR INFORMAÇÃO

PARA POTENCIAIS AGENTES.

DISTRIBUIR ALGUMAS INFORMAÇÕES COMO

CONHECIMENTO COMUM.

FUNÇÃO DE

1. Mensurando as Contribuições

A contabilidade e os controles são desenhados eficientemente para mensurar e registrar os recursos contribuídos pelos agentes e para compara-los com suas obrigações contratuais.

Ex: Jornada de Trabalho.

2. Mensurando os Direitos

O conjunto de contratos de uma firma intitula cada participante a receber recursos da firma. A segunda principal função da contabilidade é determinar quem obtém o que.

3. A Distribuição de Informação sobre o Cumprimento do Contrato

Os agentes querem saber se eles estão recebendo ou receberam o que eles contrataram. Os credores, os fornecedores e os clientes são exemplos de tais agentes.

4. A Liquidez dos Mercados para as Participações Contratuais

Os indivíduos ou os grupos que possuem participações contratuais em uma firma ocasionalmente desejam desocupar suas posições. Se a lei e os contratos existentes permitirem, eles vendem suas participações a outros agentes que possam estar interessados em aceitar ou em renegociar os termos do contrato associados àquela participação.

5. O conhecimento Comum para a Renegociação de Contratos

É função da contabilidade oferecer informação na forma de conhecimento comum para facilitar a renegociação de contratos entre os participantes atuais.• Eliminar certos tipos de barganhas

estratégicas .

A CORRESPONDÊNCIA ENTRE AS FORMAS ORGANIZACIONAIS E

CONTÁBEIS

A contabilidade se adapta ao tamanho e à forma da organização ou ao conjunto de contratos que ela serve.

• A escrituração (bookkeeping)• A Contabilidade Gerencial• Os Relatórios Financeiros

(Sunder 2014)

PAPEL DA CONTABILIDADE

• Reduzir a assimetria de informações.• Teoria clássica da firma: todos os envolvidos têm acesso completo e irrestrito às mesmas informações.• Empresa moderna: quem tem informação tem poder.• Permitir a realização de contratos.

• Remuneração variável dos administradores - atrelado ao sucesso da empresa.

• Acionistas - interesses diferentes dos Administradores e de outras classes de participantes.

• Adaptação da contabilidade - fornecer informações úteis.

PAPEL DA CONTABILIDADE

A contabilidade surge para resolver problemas econômicos que não foram contemplados pela teoria tradicional da firma.

Os gestores e o sistema contábil;O lucro e sua mensuração;A contabilidade e o mercado financeiro;O regime de competência;O papel dos auditores.

PROBLEMAS TRADICIONAIS DA CONTABILIDADE

PROBLEMAS TRADICIONAIS DA CONTABILIDADE

• As técnicas utilizadas pela contabilidade gerencial são instrumentos de poder e de controle organizacional → Importação de modelos gerenciais. • O lucro pode ser o número mais importante produzido pela contabilidade → Possui grande parcela de subjetividade em sua mensuração.

PROBLEMAS TRADICIONAIS DA CONTABILIDADE

• O regime de competência e outros princípios e normas podem ser analisados sob a ótica contratual → Conservadorismo e comparabilidade na divulgação dos dados contábeis.

• O papel dos auditores depende da estrutura patrimonial da empresa → Onde a propriedade é mais concentrada é menor a preocupação com conflito de interesses e vice versa.

CONCLUSÃO

• Qual a relação da teoria contratual da firma e a assimetria da informação?

• A assimetria informacional pode se desenvolver em dois momentos do contrato entre principal e agente: ex-ante / ex-post

• A assimetria, no contrato, abrange aspectos como seleção adversa, risco moral e sinalização.

SINALIZAÇÃO

• Problema ex-ante: Somente os agentes que acreditam que podem mostrar que eles são melhores do que os outros é que desejam enviar um sinal.

• A sinalização busca analisar situações na qual as partes de um contrato estão interessadas em sinalizar algumas características antes que o contrato seja assinado ou firmado.

• A sinalização é uma ação que é tomada pela parte mais bem informada para comunicar suas características de um modo crível a parte menos informada.

SELEÇÃO ADVERSA

Problema ex-ante: Qual deles têm problemas ? Somente o proprietário sabe a resposta .

• A seleção adversa no mercado de trabalho acontece quando a firma contrata tipos errados de trabalhadores já que os candidatos a emprego têm melhores informações sobre suas qualificações do que a empresa que os está selecionando.

• As contratações no mercado de trabalho se dão basicamente sobre a presença do problema de seleção adversa já que o empregador, na maioria das vezes, não tem certeza sobre as habilidades dos candidatos ao emprego antes de contratá-lo, e geralmente continua sem saber por algum período depois da contratação.

RISCO MORAL

• Problema ex-post: Meu carro tem seguro, por isso eu não me importo.

• No problema de risco moral, os participantes têm a mesma informação quando a relação (transação econômica) é efetivada; o problema de informação assimétrica surge pelo fato de que depois do contrato assinado, o principal não consegue observar e/ou monitorar perfeitamente as ações/esforço do Agente.

• A partir da não-observação do comportamento de um dos Agentes, pode haver o incentivo para tomada de decisões que não respeitam o que foi determinado no contrato. Desta forma, os arranjos efetuados via sinalização ou filtragem perdem sua efetividade, a medida que um dos agentes passa simplesmente ignorar as convenções estipuladas no contrato.

Exemplos• MPF-SP denuncia Eike Batista por

uso de informações privilegiadas das empresas OSX Construção Naval S.A e OGX Petróleo, hoje Óleo e Gás Participações.

• Sadia/Perdigão - primeiro caso de insider trading na esfera criminal julgado no Brasil.

CONTABILIDADECaracterístic

as

Mecanismo de Governança CorporativaRedução de Assimetria InformacionalRedução de Incertezas (risco)Proteção ao principalPossui diversos instrumentos de controle organizacional

Papéis Subsidia o processo de feedback e predição de eventos futurosSubsidia a análise de performance dos agentesSubsidia o monitoramento dos agentesMensura o desempenho organizacionalMensura a distribuição dos resultados organizacionais

Expectativas

Sofrer avaliação pelo principalAtender as necessidades informacionais dos diversos usuáriosUtilização pelos agentes para a tomada de decisãoContinuidade da organização

Fonte: Elaborado a partir da revisão de literatura, principalmente de Lopes.

top related