artigo orçamento base zero

Post on 13-Sep-2015

230 Views

Category:

Documents

12 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

O Orçamento Base Zero (OBZ) consiste em uma técnica utilizada para a elaboração do programa orçamentário de uma organização, exigindo que cada gestor justifique detalhadamente os recursos solicitados. A técnica é bastante eficiente na alocação e otimização de recursos, redução de custos e alcance de economias.

TRANSCRIPT

ORAMENTO BASE ZERO

Autores: Ana Elisa GonalvesJosiane de Ftima Sid

RESUMO

O Oramento Base Zero (OBZ) consiste em uma tcnica utilizada para a elaborao do programa oramentrio de uma organizao, exigindo que cada gestor justifique detalhadamente os recursos solicitados. A tcnica bastante eficiente na alocao e otimizao de recursos, reduo de custos e alcance de economias.

O modelo de gesto financeira OBZ, mostra-se como uma ferramenta indicada para detalhar e hierarquizar os pacotes de custos do negcio, definir o limite dos gastos e os objetivos da implementao, visando um melhor resultado financeiro e apoiando as decises estratgicas. Esta ferramenta tornou-se opo de inmeras empresas na tentativa de melhorar seu processo oramentrio, j que o mercado apresenta oscilaes que demandam decises precisas e eficientes.

CONCEITO

O Oramento Base Zero foi concebido no seio de uma organizao privada Texas Instruments e tinha por objetivo atuar no controle e na avaliao de custos indiretos. O ento presidente Jimmy Carter, quando ainda era governador do estado da Gergia nos EUA, em meados da dcada de 70, interessou-se pelo mtodo e patrocinou a sua implementao no setor governamental americano. Ao final da dcada, eram vrias as organizaes pblicas e empresas privadas que utilizavam o sistema, valorizado e bastante utilizado em funo da recesso em que a economia americana comeava a enfrentar. (JUND, 2008)

No OBZ no h direito adquirido no oramento. Cada despesa tratada como uma nova iniciativa de despesa e, a cada ano, necessrio provar as necessidades de oramento, competindo com outras prioridades e projetos. Inicia-se todo ano, partindo do zero, por isso o nome Oramento Base Zero.

O Oramento Base Zero o processo oramentrio no qual cada item justificado para obter aprovao, e baseia-se em um conceito claro de objetivos a longo prazo, metas especficas de curto prazo e os recursos financeiros disponveis para ser bem sucedida. Alm disso, ele se concentra nas atividades das despesas ao invs de departamento ou tipo de item do oramento (MATURI, 2009).

O OBZ exige que o administrador justifique, a cada ano, todas as dotaes solicitadas em seu oramento, incluindo alternativas, anlises de custo, finalidade, medidas de desempenho e as consequncias da no aprovao do oramento. A nfase na eficincia, e no se preocupa com as classificaes oramentrias, mas o porqu de se realizar determinada despesa. O OBZ surgiu para combater o aumento dos gastos e a ineficincia da utilizao e alocao dos recursos. Sua filosofia romper o passado, pois ele deixa de lado os dados histricos de receitas e despesas e exige nova anlise e justificativa para os gastos de forma a no perpetuar erros histricos.

O objetivo do Oramento Base Zero o de viver de acordo com os recursos disponveis, e, corresponde a um meio de analisar, reestruturar e eliminar despesas, programas e projetos no econmicos. Os programas e atividades so analisados em termos de sucessveis nveis de aumento de realizaes e de custos correspondentes, partindo do zero, e ento, avaliados e dispostos em ordem de prioridade. O objetivo determinar o nvel, se que algum foi aprovado, no qual cada programa ou atividade ser conduzido.

As caractersticas e objetivos do OBZ segundo Lunkes (2003) so:

Analisar o custo-benefcio de todos os projetos, processos e atividades, partindo de uma base zero; Focalizar objetivos e metas das unidades de negcio, cujos recursos so consequncia do caminho e/ou direo planejados; Assegurar a correta alocao de recursos com base no foco e nos fatores-chave do negcio; Aprovar nvel de gastos aps a elaborao com base em critrios previamente definidos; Desenvolver a forma participativa, com intensa comunicao entre as reas; Fornecer subsdios decisrios inteligentes para a gesto.

Cada gestor deve organizar seu plano oramentrio a partir de pacotes de decises que facilitem o processo de tomada de deciso. Desta forma, o gestor tem a responsabilidade de preparar o pacote decises para cada atividade ou operao, e este pacote inclui anlise de custos, finalidades, alternativas e benefcios. O OBZ est ligado ao custo padro ideal e depende muito das pessoas envolvidas com seus processos de elaborao e controle.

APLICAO

Ao aplicar a tcnica oramentria OBZ, diferentemente das tcnicas tradicionais, as empresas esperam um auxlio na tomada de decises estratgicas tais como priorizar um programa/ projeto em detrimento de outro, identificar processos que no agregam valor companhia, alocar recursos de forma eficiente, buscar solues e melhorias operacionais e outras vantagens.

importante atentar-se a algumas premissas ao adotar a tcnica: Definir a estratgia da organizao, englobando objetivos de curto e longo prazo; Desenhar cenrios de atuao, assegurando a sobrevivncia da empresa no pior cenrio ou aproveitando as oportunidades advindas dos melhores cenrios; Padronizar contas e classificaes contbeis; Identificar os pacotes de deciso; Definir a matriz de responsabilidade; Priorizar os pacotes de deciso; Acompanhar e gerenciar o OBZ.

Tabela 1 Definio de Pacotes de Deciso

Fonte: Santanna (2010)

EXEMPLO

A AmBev, empresa criada a partir da fuso da Antrctica e Brahma em 1999, atualmente a quinta maior cervejaria do mundo e est presente em 14 pases. Um dos seus maiores cases a adoo da poltica oramentria a partir do Oramento Base Zero.

Segundo Joo Castro Neves, atual CEO da companhia, cinco pilares estratgicos levaram a AmBev sua posio atual: aumento da receita, fortes marcas em seu portflio, excelncia em distribuio, gesto de custos eficiente e disciplina financeira. Tais pilares viraram marca registrada da organizao, que transformou o OBZ, visto como uma tcnica que estimula o comprometimento atravs do controle de despesas e custos, em lema da companhia.

A empresa, na poca de sua formao, passava junto com o pas uma era de instabilidade, onde prejuzos e a quebra de muitas empresas eram fatos comuns de se presenciar. Com isso, a companhia precisava se estruturar para evitar que tal incerteza do mercado assolasse os seus negcios. Desta forma, a empresa passou a introduzir o OBZ como poltica da organizao, na qual acreditava que para sobreviver bem ela teria que controlar bem os custos. Para isso, exigiu-se mtodos, disciplinas, padronizao e adoo de indicadores de desempenho. Como resultado, aps 9 anos de implantao de OBZ, a organizao saltou de uma margem de Ebitda de 29% em 2000 para 45% em 2009.

REFERNCIAS

AE AGNCIA ESTADO. Ambev, campe da dcada, ainda quer dobrar de tamanho. Disponvel em: http://www.ae.com.br/hs/AEEmpresas/pag_noticias_decada_01.php . Acessado em: 29/09/14.

AMBEV. Relatrio Anual. 2009. Disponvel em: http://ri.ambev.com.br/arquivos/Ambev_RA_2009_PT.pdf . Acessado em: 29/09/14.

JUND, S. AFO Administrao Financeira e Oramentria. So Paulo: Elsevier, 2008.

LUNKES, R.J. Manual de Oramento. So Paulo: Editora Atlas, 2003.

MATURI, R.J. Zero-Based Budgeting. Home Business Magazine: The Home-Based Entrepreneur's Magazine; Vol. 16, p70-70, May/Jun, 2009

MARTIN FILHO, Marcelo P. S.; CARVALHO, Ramon R. D.; Estudo de caso: implementao do modelo oramento base zero em uma empresa do ramo de shopping centers. Trabalho de concluso de curso (Graduao em Engenharia de Produo) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: 2013.

PALUDO, A.V. Oramento Pblico e Administrao Financeira e Oramentria. Rio de Janeiro, Elsevier, 2012

RAZA, Cludio. Oramento Base Zero: Modismo ou Necessidade. Revista Contbil & Empresarial. Fiscolegis: Aracaju. Abril, 2010.

SANTANNA, Leonel Garcia. Proposta de aplicao do oramento base zero em um departamento financeiro de uma empresa multinacional. Trabalho de concluso de curso (Graduao em Cincias Contbeis) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: 2010.

WILGES, I.J. Finanas Pblicas: oramento e direito financeiro para cursos e concursos. Porto Alegre: AGE, 2006

AUTORES

Ana Elisa Gonalves: Tcnica em Administrao pelo SEBRAE-MG, graduada em Administrao de Empresas pela Fundao Pedro Leopoldo em Dezembro de 2010 e especializada em Estratgia Empresarial Automotiva pela PUC-MG. Possui experincia na rea de recursos humanos de indstrias e planejamento de projetos no desenvolvimento de novos produtos em indstria automobilstica. Atualmente contratada como analista pleno de planejamento e ps graduando em Engenharia de Custos e Oramentos pelo IETEC-MG. E-mail: anaelisagoncalves@gmail.com.

Josiane de Ftima Sid: Engenheira de Produo graduada pela PUC Minas em Dezembro de 2011. Atua na rea de Anlise Tcnica de Valor, responsvel por garantir as anlises dos custos das alteraes de engenharia para produtos correntes e avaliar possveis discrepncias de custos, tambm como acompanhamento da evoluo dos custos dos produtos em todas as fases de projetos novos e de produtos correntes. Atualmente ps graduando em Engenharia de Custos e Oramentos pelo IETEC MG. Email: josisido@gmail.com

1

top related