artes eja 5 ª prof.ª gabriela dacio prof.ª lÚcia santos … · como surgiu a valsa vienense a...

Post on 24-Oct-2020

0 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ARTES PROF.ª GABRIELA DACIO

PROF.ª LÚCIA SANTOS5ªEJA FASE

Unidade IICultura - A pluralidade na expressão humana

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 6.2Conteúdos

• Dança de salão: conceito e estilos • Características de danças de diferentes países

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Habilidade • Fruir e diferenciar diferentes manifestações da dança.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Dança de salão: conceito e estilos; Características de danças de diferentes países.A dança de salão, conhecida também como dança social, é aquela realizada por casais em festas e reuniões sociais. Surgiu na Europa, durante o Renascimento, na França e teria sido uma forma de diversão apreciada pela alta sociedade e pela população dos séculos XV e XVI.

AULA

6

Essa dança, recebeu o nome de social por ser executada por qualquer tipo de pessoa, em festas para estreitar laços de amizade, romance, parentesco, etc. O termo salão foi inserido porque os dançarinos precisavam de amplos espaços para realizar suas performances e também porque foi nos salões da corte que esse estilo de dança foi valorizado e trazido para as Américas, África e Ásia, pelos colonizadores.

AULA

7

Benefícios da Dança de SalãoAtravés da dança de salão, o indivíduo poderá ter um melhor condicionamento físico, pois essas danças trabalham o corpo, proporcionando maior flexibilidade, força e resistência. Além disso, é uma dança que incentiva a socialização, aumenta a autoestima, iniciativa, concentração e a diversão.

AULA

8

Tipos de Dança de SalãoExistem tipos variados de danças de salão que podem ser divididos, de acordo com a Federação Internacional de Dança Esportiva, em danças latinas e clássicas.

AULA

9

Danças ClássicasComo surgiu a Valsa VienenseA Valsa Vienense é uma dança com origem em danças camponesas tradicionais austríacas. Foi introduzida em Paris, em 1775, denominada como Valsa Vienense. Inventada pela nobreza, como diversão para as ocasiões festivas.A palavra tem origem no alemão Walzen, que significa girar ou deslizar.

AULA

10

Valsa vienense tradicional

AULA

11

Como surgiu a Valsa InglesaA Valsa Inglesa teve as mesmas origens que a Valsa Vienense e já era dançada nas cortes europeias em meados do século XVIII. Constitui uma variação mais lenta da Valsa Vienense. A Valsa Inglesa apenas ganhou importância após a primeira Guerra Mundial, em Boston.

AULA

12

Valsa Inglesa tradicional

AULA

13

Como surgiu o Slow Foxtrot À semelhança do Quickstep, também o Slow Foxtrot vai buscar a sua raiz ao Foxtrot.Harry Fox, introduzindo um passo diferente (tipo trote de cavalo) ao som de ragtime, acaba por ser o responsável pelo batismo do Foxtrot. No entanto a forma definitiva do Foxtrot acabou por ser desenvolvida pelo par de dançarinos G.K. Anderson e a sua esposa Josephine Bradley.

AULA

14

Slow Foxtrot

AULA

15

Como surgiu o Quick StepEm 1922, os passos tipo trote foram substituídos por outros que exigiam menos vigor. Em 1927, o passo foi denominado Slow Fox devido aos seus movimentos mais suaves. Desde então, a dança foi desenvolvida a partir de duas formas: o Quickstep (o passo rápido) e o Slow Fox (passo lento).

AULA

16

Quick Step

AULA

17

1. Descreva com suas palavras os benefícios que a dança pode trazer para a saúde humana.

2. O que é necessário para que os dançarinos possam praticar a dança de salão?

3. Com base no vídeo apresentado, apresente os passos básicos para prática da dança de salão.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

18

Dança de salão

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

19

Conceito e estilos; Características de dança de diferentes países.A dança de salão tem origem nos bailes das cortes reais europeias, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França. A forma de dança em casal foi levada pelos colonizadores para as diversas regiões das américas, onde deu origem às muitas variedades à medida que se mesclava às formas populares locais: tango na Argentina, o maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil, a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos como a salsa, o bolero, a rumba etc.

AULA

21

tango

samba de gafieira salsa

habanera

AULA

22

maxixe bolero rumba

AULA

23

EgitoDança do VentreA dança do ventre já era praticada por civilizações antigas e no Antigo Egito, sacerdotisas dançavam em rituais religiosos. Primeiramente, ela ocorria somente nos templos, mas depois passou a ser comum em festividades e eventos públicos.

AULA

24

Os movimentos realizados pelas dançarinas imitam os animais, os quatro elementos e a natureza. As mulheres devem tratar a dança do ventre com respeito e amor. Além da própria dança, que usa movimentos que remexem o tronco, os quadris e o abdômen, também são utilizados instrumentos como a espada, véu, punhais, jarros e taças. Os instrumentos musicais utilizados são as flautas, clarinetes e trombetas.

AULA

25

Dance in Sound Tracker

AULA

26

Movimentos fundamentais da dança do ventre: • Movimentos redondos: circundação do peito e quadril; • Movimentos em oito: é feito um desenho de um oito para

a direita e a esquerda com o quadril; • Os movimentos com a cabeça utilizam deslocamentos

para a esquerda e a direita; • As mãos realizam movimentos leves e delicados; • O rosto da dançarina deve expressar sentimento; • Movimentos para tremer o peito, as pernas e o abdômen.

AULA

27

ItáliaTarantellaO nome dessa dança vem da cidade de Taranto, na Itália. Ela é realizada por casais que fazem trocas de forma muito rápida.

AULA

28

A Tarantella deve ser dançada em duplas, pois dançar sozinho é considerado má sorte. Primeiro, é feito um círculo pelos participantes que giram no sentido horário; depois, a música passa a ficar mais rápida e os dançarinos trocam de lado. A tendência é que a Tarantella fique sempre mais rápida.

AULA

29

Tarantella

AULA

30

ColômbiaZumbaO Zumba é uma dança criada na Colômbia pelo coreógrafo Beto Pérez, durante os anos 90, e trata-se de uma reunião de vários estilos, tais como samba, salsa, mambo e merengue. É bastante praticada em academias e tornou-se uma dança que conquistou pessoas no mundo todo.

AULA

31

De acordo com Pérez, Zumba é uma festa, uma forma divertida de praticar exercício físico que teria surgido por acaso, quando ele esqueceu de levar suas músicas para uma aula de aeróbica. Ele começou a improvisar com a música latina que possuía em fitas cassetes. As pessoas saíram encantadas com o estilo e a partir daí, surgiu a dança, que inicialmente começou na Colômbia e se espalhou para os Estados Unidos.

AULA

32

Zumba em AcademiasO Zumba a cada dia tem feito parte das atividades físicas dos brasileiros. Nas academias, escolas de dança, na televisão ou através de vídeos na internet pode-se aprender a dançar.

AULA

33

Zumba clássica e de academia

AULA

34

Danças Típicas da EspanhaFlamencoO Flamenco surgiu na região de Andaluzia e é a junção do canto, a guitarra e a dança. A dança utiliza movimentos nos braços e nos punhos, sapateado, forte expressão facial e grande movimento das saias.

AULA

35

As dançarinas sapateiam e batem palmas para dar ritmo à dança, que é embalada ao som dos músicos. O Flamenco termina em um movimento intenso da dançarina que deve passar uma expressão segura e forte.JotaEstilo de dança muito comum na região de Aragón e que sofre algumas alterações em outras partes do país. É realizada em pares que ficam com as mãos acima da cabeça, tocando castanholas e dançando.

AULA

36

SevilhanasDança típica da cidade de Sevilla, na Espanha. Ela utiliza palmas, guitarras e batidas dos tamancos para dar o ritmo dos movimentos. É realizada por casais de homens e mulheres, mas também podem ser formados casais com duas mulheres. Sevillanas é dividida em uma ordem cronológica de quatro partes (primeira, segunda, terceira e quarta), que possuem distintas formas para dançar. Com essa diferença, o espectador pode verificar quando cada etapa da dança vai começar.

AULA

37

Suite Flamenca

AULA

38

Durante as nossas aulas apresentamos vários estilos de danças, através de vídeos e imagens. Agora chegou mais um momento da nossa DLI, este momento será de atividade prática. Ensaie e apresenta uma coreografia de dança de salão.Você pode criar, reproduzir uma coreografia do seu dia a dia ou ter como base o vídeo.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

39

Bolero

AULA

40

Assista ao vídeo com bastante atenção e tente identificar a qual parte do mundo essa dança pertence.

DESAFIO DO DIA

41

DESAFIO DO DIA

AULA

42

A dança no mundo: diferentes estilos de danças dos paísesDança de salão: conceito e estilosCaracterísticas de danças de diferentes países

RESUMO DO DIA

43

top related