artes 6º ano prof.ª arlene azulay€¦ · foto: michael dantas/sec. maquiagem a maquiagem é...

Post on 30-Sep-2020

2 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ARTES PROF.ª ARLENE AZULAY

PROF.ª LÚCIA SANTOS6º ANOENSINO FUNDAMENTAL

Unidade IVCiência - O homem na construção do conhecimento

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 7.2Conteúdo

• Elementos do Teatro

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Habilidade • Identificar aspectos técnicos, estilístico, históricos e

interpretativos na prática teatral.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Adaptada de Foto: Divulgação/SEC.

Elementos do TeatroUma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.

AULA

6

Foto: Divulgação/SEC.2016

CenografiaMuito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e transforma o espaço cênico. O cenógrafo é aquele que cria o cenário.

AULA

8

FigurinoÉ um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios.

AULA

9

AULA

10Alma – Figurino de Laura Françozo

Foto: Michael Dantas/SEC.

AULA

11

Maria Stuarda - Figurino de Fábio Namatame.Foto: Michael Dantas/SEC.

AULA

12

Tosca - Figurinos: Pablo Ramirez.Foto: Michael Dantas/SEC.

MaquiagemA maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores. O maquiador atua junto com toda a produção do espetáculo acompanhando sempre a concepção do mesmo, com vistas a ressaltar e/ou criar elementos que ressaltem aspectos importantes para a compreensão do personagem. O maquiador é o responsável pela pintura do rosto ou do corpo dos atores e atrizes.

AULA

13

Caracterização teatral

AULA

14

SonoplastiaA sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo.O sonoplasta é aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral.

AULA

15

Sonoplastia

AULA

16

Foto de Sowmiyanarayanan/SHUTTERSTOCK.Áudio: CC0. Efeitos – O som do vento. Canal Efeitos Sonoros – Youtubers.

IluminaçãoA iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo.O iluminador é aquele que concebe e planeja a colocação das luzes em uma peça teatral.

AULA

19

1. Durante nossa aula apresentamos vários itens que envolvem o teatro quanto físico e profissionais. Escolha três itens ou profissionais e comente a função ou finalidade de cada um.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

20

Elementos Físicos do TeatroFisicamente o teatro é constituído de vários elementos, entre eles, os principais são os seguintes:

Foto de Rarrarorro/SHUTTERSTOCK.

Foto de R Thiago Benedeti/CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA SP

Foto de Luxstorm/PIXABAY Foto de Luc Kohnen/SHUTTERSTOCK.

AULA

21

TeatroÉ o local construído para a ação dramática, representada por atores a um público. Compreende o palco para a representação e as acomodações para o público, e nele atuam a equipe dramática e a equipe técnica, que se ocupam de todos os elementos da representação incluídos seus acessórios e adereços.

AULA

22

PalcoEstrutura sobre a qual são conduzidas as representações teatrais em uma casa de espetáculos. Os palcos assumem as mais variadas formas e localizações em função da plateia.

AULA

24

Foto de Jorge Royan/WIKIMEDIACOMMONS.

BastidoresPares de painéis verticais retangulares, de madeira e pano, que esconde do espectador as dependências laterais do palco. São também chamados pernas.

AULA

26

CamarimRecinto reservado, próximo ao palco, onde os atores se vestem e se maquilam para a cena, ajudados pelos técnicos das áreas respectivas.

AULA

28

CenárioConjunto de recursos visuais utilizados para criar o ambiente e a atmosfera própria na representação do drama. Compreende painéis, móveis, adereços, bambolinas, bastidores, efeitos luminosos, projeções etc.

AULA

29

Foto: Reprodução, Fantasma da Ópera/VEJASP

CortinaPeça, geralmente em tecido, que resguarda o palco. Abre e fecha nas mudanças de ato, e ao fim ou início do espetáculo.

Espaço CênicoÁrea do palco ocupada com a representação. Divide-se primeiramente em direita e esquerda, conforme a visão do público

AULA

36

ProscênioUm avanço do palco, além da boca de cena, que se projeta para a plateia. Seu limite, comumente em forma de arco, é a ribalta.

AULA

37

PúblicoSão os frequentadores do teatro e os que apenas ocasionalmente assistem a um espetáculo teatral. É chamado plateia por extensão do nome, da parte do auditório fronteira ao palco, devido à grande parte dos teatros disporem apenas desses assentos.

Foto de tangero/PIXABAY. Foto: Michael Dantas/ SEC. Foto de Cátia Fraga/FLICKR.

AULA

39

PúblicoO público também se dispõe nas GALERIAS, FRISAS e CAMAROTES, quando o teatro dispõe destas estruturas.

Foto de Andreas Praefcke/SHUTTERSTOCK. Foto reprodução/FUNDARTE.

AULA

40

Hall ou Foyer Área externa dos auditórios, onde geralmente se realizam coquetéis, apresentações, exposições, vernissages (abertura de exposições) etc.

FigurinoÉ um elemento importante da linguagem visual do espetáculo, formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela.

AULA

43

Figurinos de época

AULA

44

Ao abordarmos nosso conteúdo de hoje, exemplificamos variados espaços e profissionais que compõem o Teatro enquanto espaço físico. Agora é sua vez de praticar a teoria, escolha um dos profissionais e faça sua apresentação na prática. Exemplo; caso escolha maquiador, terá que apresentar uma transformação através da maquiagem e assim sucessivamente.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

45

Origem do TeatroA origem do teatro remonta ao homem primitivo e a todas as suas formas de rituais.

RESUMO DO DIA

46

TeatroTeatro é um termo de origem grega que designa, simultaneamente, o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público.

RESUMO DO DIA

47

Teatro – espaço Além de designar “a arte do espetáculo”, a palavra teatro se refere ao prédio onde podem se apresentar várias formas de arte.

RESUMO DO DIA

48

Tríade cênica O teatro não existe sem sua tríade: texto, ator e público.

RESUMO DO DIA

49

Gêneros de TeatroGêneros Teatrais são formas de apresentação teatral.- Será sempre marcado por questões e pontos de vista de cultura e de cada época.- Novas formas de teatro vão surgindo e fundindo-se umas nas outras.

RESUMO DO DIA

50

AutoDe conteúdo simbólico, costuma representar entidades como a hipocrisia, a bondade, a avareza, a luxúria, a virtude, etc., mostrando o lado negativo ou positivo dos sentimentos humanos.

RESUMO DO DIA

51

TragédiaÉ uma forma de drama, que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, frequentemente envolvendo um conflito entre uma personagem e algum poder de instância maior, como a lei, os deuses, o destino ou a sociedade.

RESUMO DO DIA

52

Comédia Peça teatral que tem o propósito de provocar riso e a crítica nos espectadores, pelas situações cômicas, pela caracterização de tipos e de costumes, quanto pelo absurdo da história.

RESUMO DO DIA

53

Drama É um género onde o enredo se baseia principalmente em conflitos sentimentais humanos, muitas vezes com um tema geral triste.

RESUMO DO DIA

54

MímicaÓperaTeatro de Fantoche

RESUMO DO DIA

55

Elementos do TeatroUma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.

RESUMO DO DIA

56

CenografiaFigurinoMaquiagem

RESUMO DO DIA

57

Sonoplastia

RESUMO DO DIA

58

Iluminação

RESUMO DO DIA

59

Palco: estrutura sobre a qual são conduzidas as representações teatrais em uma casa de espetáculos.Bastidores: pares de painéis verticais retangulares. Camarim: recinto reservado, próximo ao palco, onde os atores se vestem e se maquilam para a cena, ajudados pelos técnicos das áreas respectivas.Espaço Cênico: área do palco ocupada com a representação. Divide-se primeiramente em direita e esquerda, conforme a visão do público.

RESUMO DO DIA

60

Qual a manifestação artística que é considerada uma arte completa? Justifique.

DESAFIO DO DIA

61

top related