arte, movimento e som

Post on 07-Jul-2015

3.234 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

aula de arte preparada para o 9° ano do Colégio Artur Ferreira

TRANSCRIPT

ARTE, MOVIMENTO E SOM

EXPLORANDO TODOS OS SENTIDOS

Os artistas não se cansam de pesquisar novos meios de expressão. Eles se apropriam de novos materiais e técnicas, brincam com o mundo a sua volta, com os fenômenos da natureza e com a própria cultura.

Alguns artistas exploraram o movimento. Essa arte foi chamada de Arte Cinética.

Na escultura, que era uma arte tradicionalmente estática, Calder colocou movimento através da interferência do vento.

Ele criou formas que se movimentavam livremente, levadas pelas leves correntes de ar, diferentemente de outros artistas, que usaram motores para criar movimento em suas esculturas.

Agora imagine luzes dançando à sua frente ou uma pintura que se move com uma leveza incrível, apesar de possuir muitos fios, motor e lâmpadas, ou seja, uma parafernália! Essa é a mágica da arte de Palatnik, um artista brasileiro pioneiro da arte cinética.

E o que fez Palatnik deixar os pincéis e a representação figurativa? Em sua história, ele teve experiências marcantes no Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro. Lá ele trabalhou como monitor de pintura em um ateliê para doentes mentais.

ALEXANDER CALDER

ABRAHAM PALATNIK

Para a aula prática:

Na próxima aula iremos criar um móbile, a arte de equilibrar peças ao vento.Criaremos hastes de metal para pendurar objetos, de forma a criar uma estrutura interessante. Vocês deverão equilibrá-las adequadamente.

Material para a próxima aula:Arame finoAlicatePapel celofane (colorido)Pequenos objetos a sua escolhaFio de nylon (linha de pesca)TesouraCola.

top related