apresentação do powerpoint©-saraiva.pdfestaduais de meio ambiente. • operacionalização: quem...

Post on 30-Jul-2020

5 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

FORUM

André Luís SaraivaPresidente & CEO PRAC

andresaraiva@prac.com.br +55 11 3511.3889 +55 11 99989.7855

WWW.PRAC.COM.BR

FORUM

O PRAC - Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada foi idealizado em 2000, emvirtude da publicação da Resolução CONAMA 257 que estabeleceu procedimentos para o descartede baterias. Atual Resolução CONAMA 401/08.

O sucesso do PRAC é balizado não só pelos Prêmios e Reconhecimentos que vem recebendo aolongo dos seus 16 anos de história, mas, por ser uma empresa que, de forma proativa, vemrealizando a Logística Reversa desde o seu nascimento e perpetuando a sua base de conceito nociclo de vida do produto, através da reciclagem e do reaproveitamento dos insumos, protegendo osrecursos naturais, visando a inserção no mercado de um produto que renasce com as mesmaspropriedades garantindo a sustentabilidade do negócio e sendo tratado agora com Serviço.

O PRAC através do Projeto Energia Responsável, “hoje denominada Economia Circular” idealiza epropõe soluções integradas e responsáveis às empresas de forma compartilhada, evidenciando arecuperação de valores econômicos com critérios éticos.

Seja bem vindo !!

FORUM

Nosso Comportamento: Interno – Externo

• Definir o Reciclador Oficial do Programa: Tamarana Metais (até 2012) em 2013 face as novas demandas domercado seu escopo de serviços foi atualizado:Tamarana Tecnologia e Soluções Ambientais.

• Desenvolvimento do material para divulgação da Resolução CONAMA 257/99 através do Caderno TécnicoPRAC & Tamarana. (Atual 401/08)

• Documentos legais que fazem parte do processo.• Plano de Gerenciamento, Coleta, Transporte e Destinação aprovada no IBAMA/DF e nas OEMA’s - Órgãos

Estaduais de Meio Ambiente.• Operacionalização: Quem são os Geradores? Suas Unidades e Localização. Mapeamento de Rotas,

Consolidação e envio até a Recicladora.

• Conscientização do Gerador, para se familiarizar com o assunto.• Instruções para o armazenamento correto das baterias.• Procedimentos seguros de coleta e transporte.• Demonstração dos mecanismos de reciclagem.• Homologação do Reciclador.• A satisfação do Gerador sendo Avaliada através do Radar Ambiental.

Início dos Trabalhos

FORUM

• Orientamos as empresas a respeito das licenças ambientais que o gerador, transportador e o reciclador devempossuir para garantir a destinação ambientalmente adequada; (Empresas inscritas no CTF/IBAMA)• Obtemos a anuência dos órgãos ambientais envolvidos para realizar a operação;• Gerenciamos a coleta e o transporte com empresa dentro das regras atuais de transporte de produtosperigosos; (ANTT 5232/16).• Encaminhamos as baterias somente à recicladora: Tamarana Tecnologia;• Desenvolvemos linhas de serviços junto a Area de Suprimentos – Proj ER;• Emitimos o Termo de Responsabilidade Ambiental, que garante ao cliente a conformidade com a legislaçãoambiental vigente;• Emitimos o Termo de Responsabilidade Social, que garante ao cliente sua participação nos programasapoiados pelo PRACtique Responsabilidade Social melhorando sua performance no ISE..• Evidenciamos e transmitimos as informações para o CTF - Cadastro Técnico Federal - IBAMA DF e para osrespectivos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente, fechando o ciclo desta atividade.

Nosso Diferencial

FORUM

Art 1º - Estabelecer critérios e procedimentos para o gerenciamento ambientalmente adequado de pilhas e baterias.

• Destinação ambientalmente adequada: É a destinação que minimiza os riscos ao meio ambiente e que adotaprocedimentos técnicos reconhecidos de coleta, recebimento, reutilização, reciclagem, tratamento oudisposição final de acordo com a legislação ambiental vigente.

• Plano de Gerenciamento de Pilhas e Baterias Usadas: Conjunto de procedimentos para o descarte,segregação, coleta, transporte, recebimento, armazenamento, manuseio, reciclagem, reutilização, tratamentoou disposição final ambientalmente adequada.

• Recicladores: Empresas de recuperação de componentes de pilhas e baterias devidamente licenciadas paraa atividade pelo órgão ambiental competente.

CAPÍTULO III - DAS BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO

• Art. 9º. O repasse previsto no Art. 4º. poderá ser efetuado de forma direta aos recicladores, desde quelicenciados para este fim.

Objetivo do Artigo: Prevalecer a melhor técnica de destinação ambientalmente adequada das baterias nofinal de vida útil. Substituir: “Maior Preço por Melhor Preço”

Resolução CONAMA 401/08

FORUM

Tamarana TecnologiaRecicladora Autorizada

IBAMA

GerenciadorPRAC

TransportadorCredenciado

Envio das bateriascoletadas nos clientespara reciclagem Retorno do

chumbo, plásticoapós reciclagem para o ciclo produtivo da Rondopar Energia Acumulada e retorno do Produto ao Cliente como serviço através do Projeto Energia Responsável

Coleta / Transferência

Fluxo / Descarte de Baterias Chumbo ÁcidasLogística Reversa

Gerador Cliente

FORUM

PRACGerenciador

Cliente(Gerador de Baterias

Inservíveis)

Emissão e envio da AA

Entrega da documentação para

solicitação daAA (Autorização

Ambiental)

PRACGerenciador

• Licença de Operação.• Carta de autorização para

descarte.• Fluxograma simplificado

dos processos produtivos,informando os locais ondeas baterias são geradas

Encaminha pore-mail ou correio

IAP – Instituto Ambiental do Paraná

Envio da Autorização Ambientale Carta de Anuência para o Cliente

OBS: De posse dessesdocumentos, o Cliente podesolicitar o CADRI ou outralicença no Órgão Ambientalde seu estado.

Fluxo / Obtenção das Licenças Ambientais Pertinentes ao Processode Descarte de Baterias Chumbo Ácido Inservíveis

FORUM

Vista Áerea da Tamarana

FORUM

Fluxograma do Processo Produtivo

FORUM

FORUM

Projeto Energia Responsável

FORUM

Prêmio FIESP 2004 de Mérito Ambiental - Reconhecimento

Prêmio Ambiental von Martius 2004 - Câmara Brasil Alemanha - Reconhecimento

Prêmio CNI 2004 - CAT.: Ecologia - MOD.: Conservação dos Insumos da Produção

Prêmio - Case 2005 - 3º. Benchmarking Ambiental Brasileiro

Destaque Ambiental 2006 - Site Mercado Ambiental - Reconhecimento

Prêmio Ambiance - Melhores Conferencistas 2007

Prêmio Global Forum América Latina - Pubicações FGV - Gvces 2008

Prêmio SENAI - Patrono da 3a. Turma 2008 - Curso: Tecnologia Ambiental Industrial

Prêmio FNQ - Fundação Nacional da Qualidade 2008 – Banco de Boas Práticas

BNVC 2009 - Parque Industrial da Marinha do Brasil - Boas Práticas - Reconhecimento

Reconhecimentos & Prêmios

FORUM

Site PRAC

FORUM

Sessões Efetivas (acessos): BRASIL 16.754 (Jan. / Dez.)

Média de 1.396 / mês

Duração média por sessão: 5,75 min.Páginas mais visitadas:

Fale Conosco: 6.860História: 2.652

Legislação e demais telas: 5.238 Utilizaram a ferramenta: 4.123

Países visitantes:Brasil: 66,23 %

Estados Unidos: 6,43 %Alemanha: 1,68 %

Espanha: 0,95 % Cuba, Costa Rica, Republica Dominicana,Panamá, Guatemala e Honduras: 17,29 %

China: 7,42 %

Site: Relatório de Tráfego (Locaweb2017)

FORUM

O ser humano está no centro das preocupações do nosso programa: PRACtiqueResponsabilidade Social

Razão pela qual apoiamos todos os Programas e Projetos de Responsabilidade Social daTamarana Tecnologia e da Rondopar Energia Acumulada voltados para as comunidadesinternas e externas.

Dessas ações fazem parte:

. Programa Bom Aluno;

. Programa Pingo D’água;

. Projeto Desenvolve Tamarana;

. Projeto Indústria do Conhecimento.

Termo de Responsabilidade Social

FORUM

Quando nosso conceito é utilizado, mudanças são promovidas de forma direta na sociedade.

• Programa Bom Aluno: tem como objetivo incentivar bons alunos de baixa renda, por meio de sua capacitaçãoeducacional e técnico-profissional, bem como habilitá-los nos aspectos de cidadania e solidariedade para que setornem agentes de transformação de sua situação socioeconômica e da desigualdade social existente no Brasil.

• Projeto Pingo D'água: considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada de mundo, tanto notempo como no espaço, tem como objetivo oferecer meios efetivos para que cada aluno desenvolva aconscientização ambiental adotando posturas pessoais e comportamentos sociais que permitam viver numarelação construtiva consigo mesmo e com seu meio.

• Projeto Desenvolve Tamarana: foi criado em 2015, oferecendo a funcionários e comunidade em geral, queatravés de cursos e especializações, contribuem com o aumento do IDH do município.

• Projeto Indústria do Conhecimento: em parceria com o SESI, dispõe de uma Biblioteca localizada em área emfrente à sua sede, onde existe um acervo de mais de 2.000 livros disponíveis para consulta, bem como 09computadores com acesso à internet, onde os colaboradores, seus familiares e toda a comunidade podem utilizarpara pesquisas em geral.

+ Performance no ISE – BM&FBovespa

FORUM

Certificados de Redução de Emissões de CO2

A partir de 2012, o PRAC & TAMARANA, através da busca pela melhoria contínua de seus processos dedestinação de baterias no final da vida útil, estabeleceu parceria com o Instituto Totum, organismo certificadorpara compensação das emissões geradas pelo transporte destas baterias.

O cálculo dessas emissões é realizado pelo Instituto Totum, responsável também por validar os dadosfornecidos pelo PRAC. As emissões de gases de efeito estufa da atividade de coleta e transporte são calculadascom base nas recomendações da ISO 14.064 e utilizando fatores de emissões internacionalmente reconhecidos.

Após cálculo das emissões, o PRAC & TAMARANA faz a compensação através da compra de créditos decarbono registrados no NYSE Blue VCS que é a plataforma de negócios na área ambiental da New York StockExchange. Essa plataforma é o ambiente de negócios nos quais os projetos certificados pelo padrão VCS(Verified Carbon Standard) são disponibilizados e comercializados.

Assim, no inicio do processo, o cliente deve solicitar este serviço de compensação junto ao PRAC, para que nofinal da atividade possa ser obtido o TERMO DE COMPENSAÇÃO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITOESTUFA, este documento demonstra a quantidade de créditos de carbono adquiridos para compensação dassuas emissões.

Mudanças Climáticas

FORUM

Radar Ambiental: Transforma Resultados em Atestados.

Promove ações para garantir que o fluxo dos resíduos sólidos gerados seja direcionado para asua cadeia produtiva ou para a de outros produtos;

Reduz a poluição e o desperdício de materiais associados à geração de resíduos sólidos;

Proporciona maior incentivo à substituição dos insumos por outros que não degradem o meioambiente;

Compatibiliza interesses conflitantes entre os agentes econômicos, ambientais, sociais, culturaise políticos;

Promove o alinhamento nos processos de gestão empresarial e mercadológica com os degestão ambiental e desenvolve estratégias sustentáveis;

Estimula a produção e o consumo de produtos derivados de materiais reciclados e recicláveis;

Propicia que as atividades produtivas alcancem marco de eficiência e sustentabilidade.

“Como Ferramenta de Trabalho”

FORUM

12.5 Até 2030, reduzirsubstancialmente ageração de resíduos pormeio da prevenção,redução, reciclagem ereuso

17.17 Incentivar e promover parcerias públicas,público-privadas e com a sociedade civileficazes, a partir da experiência das estratégiasde mobilização de recursos dessas parcerias

Práticas coordenadas pelo PRAC

Algumas das iniciativas

promovidas pelo programa,

que estimulam a inovação e o

desenvolvimento competitivo,

de forma ambientalmente

correta e socialmente

responsável.

10.2 Até 2030, empoderar epromover a inclusão social,econômica e política detodos, independentementeda idade, gênero,deficiência, raça, etnia,origem, religião, condiçãoeconômica ou outra

13.3 Melhorar aeducação, aumentara conscientização e acapacidade humana einstitucional sobremitigação,adaptação, reduçãode impacto e alertaprecoce da mudançado clima

FORUM

• Nossa Missão:

Divulgar o PRAC e seus Parceiros como ferramenta e conceito detrabalho, criando uma base sólida e sustentável de dados para aconscientização através do Consumo Responsável na cadeia deprodutos, recuperando valores e cuidados que devemos ter com oMeio Ambiente e direcionar parte dos resultados obtidos em açõesde Responsabilidade Social.

Espaço Aberto

top related