apresentacaofreire

Post on 21-May-2015

850 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULCURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA

COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA PROMOÇÃO DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM.APRENDIZAGEM.

Apresentando o pensamento de Paulo FreireApresentando o pensamento de Paulo Freire

Especializada: Gisele Ramos LimaEspecializada: Gisele Ramos LimaTurma 4 /RSTurma 4 /RS

PROA 8PROA 820072007

À sombra desta mangueira

● “A história é tão vir a ser quanto nós, seres limitados e condicionados, e quanto o conhecimento que produzimos. Nada por nós engendrado, vivido, pensado e explicado se dá fora do tempo, da História. Ter certeza, estar em dúvida, são formas históricas de estar sendo.” (p.19)

● “A afirmação de que “as coisas são assim porque não pode ser de outra forma” é odiosamente fatalista, pois decreta que a felicidade pertence apenas àqueles que tem poder. Os pobres, os desertores, os excluídos estariam fadados a morrer de frio, não importa se no Sul ou no Norte do mundo.”(p.23)

● “Estando a favor de algo e de alguém, me acho necessariamente cotra alguém.” Com quem estou? Contra quê e quem estou?” Pensar na minha terra sem fazer-me estas perguntas e sem a elas responder me levaria a pura idealizações estranhas à realidade. A falta de clareza quanto aos problemas envolvidos nessas indagações por eles fazem-nos solidários co os violentos e com a (des-) ordem que lhes segue.” (p.27)

● Realizando uma releitura das palavras de Freire –> Com quem estou? Conta quê e quem estou?” pensar as práticas pedagógicas sem fazer-me estas perguntas e sem a elas responder me levaria a pura idealizações estranhas a realidade.

● “A esperança na liberdade não significa já, a libertação. É preciso lutar por ela, dentro de condição historicamente favoráveis. Se elas não existem, temos de planejar esperançosamente para criá-las. A liberdade é possibilidade, não sinal, nem destino, nem fado. Nesse contexto, se percebe a importância da educação, da ruptura, da opção, da ética, afinal.” (p.30)

● “Na compreensão da história como possibilidade, o amanhã é problemático. Para que ele venha é preciso que o construamos mediante a transformação do hoje. Há possibilidades para diferentes amanhãs A luta já não se reduz a retardar o que virá ou a assegurar a sua chegada; é preciso reinventar o mundo. A educação é indispensável nessa reinvenção. Assumirmos-nos como sujeitos e objetos da História nos torna seres de decisão, de ruptura. Seres éticos.” (p.40)

● “Eu gosto de ser gente principalmente por causa da minha responsabilidade ética e politica em face do mundo e dos outros. Não posso ser se os outros não são, sobre tudo não posso ser se proíbo que os outros sejam. Sou ser humano.” (p.44)

REFLEXÃO● Quando leio e releio “A sombra dessa

mangueira” – encontro nas palavras de Freire referências para pensar e repensar o nosso país e no nosso país a escola. O legado de Freire possibilita reflexão-ação-reflexão da minha prática pedagógica diária. Assim procuro estabelecer com os educandos uma relação de troca, de respeito a eles e a sua cultura, possibilitando que o educando sejam protagonistas de suas aprendizagens, de sua história. Na prática diário venho me construindo uma educadora capaz de ser mediadora entre o conhecimento trazido pelo aluno e suas novas descobertas, de forma que ele evolua de um conhecimento ingênuo, para um conhecimento científico.

Pensando Projeto de Aprendizagem a luz de pedagogia de Freire

● “A educação da resposta não ajuda em nada a curiosidade indispensável ao processo cognitivo. Ao contrário, ela enfatiza a memorização mecânica do conteúdo. Só uma educação de perguntas aguça, estimula a curiosidade.”(Por uma pedagogia da

pergunta, Paz e Terra, Rio de Janeiro)

IIniciei meus estudos referentes a Freire em janeiro de 2000, niciei meus estudos referentes a Freire em janeiro de 2000, quando fiz um curso em Porto Alegre para o concurso de quando fiz um curso em Porto Alegre para o concurso de professores do Estado do RS. Neste momento tive aulas utilizando professores do Estado do RS. Neste momento tive aulas utilizando um material organizado por Maria Alice Goularte e Susana um material organizado por Maria Alice Goularte e Susana Fernandes, foi justamente esse material que utilizei para Fernandes, foi justamente esse material que utilizei para estabelecer a relação entre PA e a pedagogia de Freire nos 10 estabelecer a relação entre PA e a pedagogia de Freire nos 10 Slides que seguem. Slides que seguem.

Em junho de 2000 assumi o concurso do Estado do RS, passei a Em junho de 2000 assumi o concurso do Estado do RS, passei a participar da constituinte escolar, onde tive oportunidade de dar participar da constituinte escolar, onde tive oportunidade de dar continuidade nos estudos sobre Paulo Freire, a partir daí sempre continuidade nos estudos sobre Paulo Freire, a partir daí sempre que surge a oportunidade de conversar, estudar, trocar idéias que surge a oportunidade de conversar, estudar, trocar idéias sobre Freire procuro estar presente. Ainda tenho uma longa sobre Freire procuro estar presente. Ainda tenho uma longa caminhada, muito o que aprender de Freire e essa disciplina está caminhada, muito o que aprender de Freire e essa disciplina está sendo mais uma oportunidade de qualificar os meus sendo mais uma oportunidade de qualificar os meus conhecimentos sobre Freire.conhecimentos sobre Freire.

● O conhecimento é enfocado a partir da localização histórica de sua produção e é entendido como provisório e relativo.

● Valoriza a ação reflexiva e a disciplina tomada como capacidade de estudar, refletir e sistematizar o conhecimento.

● Oportuniza e privilegia a intervenção no conhecimento socialmente acumulado – parte de conhecimentos prévios do aluno sobre o assunto escolhido.

● Estimula a análise, a capacidade de compor e recompor dados, informações, argumentações e idéias.

● Valoriza a ação, a reflexão, a curiosidade, o questionamento exigente a inquietação e a incerteza, características básicas do sujeito cognoscente

● Valoriza o pensamento divergente, parte da inquietação e/ou provoca incerteza.

● Percebe o conhecimento de forma interdisciplinar, propondo pontos de relação entre eles e atribuindo significados próprios nos conteúdos, em função dos objetivos acadêmicos.

● Concebe pesquisa como atividade inerente do ser humano, um modo de apreender o mundo, acessível a todos e a qualquer nível de ensino, guardada as suas proporções.

● Requer um professor inteligente e responsável, capaz de estimular a dúvida e orientar o estudo para a emancipação.

● Entende o professor como mediador entre o conhecimento, a cultura sistematizada e a condição de aprendiz do estudante.

O Trabalho com Projeto de Aprendizagem na minha percepção tem em sua essência as seguinte palavras de Freire:

“Saber que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagação, à curiosidade, ás perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser critico e inquietador em face a tarefa que tenho – a de ensinar e não de transferir conhecimento.”(pedagogia da autonomia p.52; 1997)

Referência bibliográfica:

● FREIRE. Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 1997.

● _______ Pedagogia do Oprimido. São Paulo, Paz e Terra, 1999.

● _______ À sombra Desta Mangueira. São Paulo, Olho d'água, 2005.

● _______ Para uma Pedagogia da Prgunta. São Paulo, Paz e Terra.

● CUNHA, Maria Isabel da. Ensino Desafios na transposição de paradigmas. PPGE/UFPEL, mimeo, 1995.

● http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=%22paulo+freire%22&btnG=Pesquisar+imagens.&gbv=2

top related