apresentação estado sólido 2

Post on 11-Jul-2015

1.740 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Disciplina: Fundamentos da Química Polo: Nanuque

Professor : Guilherme Luiz

Grupo A: Sólidos Edvaldo de Brito Mescla

Flávio Mota Viana Frank Albert Garcia Gentil Ferraz Teixeira Joice Rodrigues Lima Wesley Rosa Januario

Claudilene Soares Moreira

Aula teórica

Sólidos

O Estado Sólido, é um estado da matéria no qual, as partículas de atração são maiores que as de repulsão, sendo elas organizadas.Isso faz com que os sólidos possuem forma e volume definidos.

Imagem das partículas de um sólido.

Os corpos sólidos são classificados em dois tipos:

Amorfos – Em determinados corpos sólidos, as partículas se agrupam de forma desordenada, sem formar nenhum arranjo especial. Por isso esses corpos podem ter as mais diversas formas.

Ex: A porcelana e a madeira.

Estrutura e imagem de corpos amorfos.

Cristalinos – Ao contrário dos corpos amorfos, as partículas que constituem os corpos cristalinos apresentam-se de forma mais organizada.

Ex: O diamante, o cloreto de sódio( sal de cozinha), o açúcar, o gelo e o quartzo( um tipo de rocha)

PROPRIEDADES DOS SÓLIDOS

As propriedades dos sólidos dependem da natureza das partículas nos pontos reticulares e das forças que mantêm as partículas unidas. Desta forma as partículas no estado sólido podem ser encontradas em três formas diferentes: Cristais iônicos, cristais moleculares e cristais metálicos.

CRISTAIS IÔNICOS

A ligação iônica é conseqüência da atração entre os íons de carga oposta, tal como, por exemplo, o Cl- e o Na+.

O empacotamento de íons ocorre sem que haja orientações preferenciais, pois a atração eletrostática de cargas simétricas é independente da orientação das cargas.

Por isso, a ligação iônica é de natureza não direcional. Assim, por exemplo, um cátion Na+ atrai igualmente em todas as direções, qualquer ânion adjacente Cl- e vice-versa, conforme mostra a figura.

CRISTAIS COVALENTES

Uma característica interessante das ligações covalentes é a limitação do número de ligações, devido ao fato de alguns elementos formarem uma só ligação.

Em muitos compostos como o CH4, há formação de moléculas estáveis e não há elétrons disponíveis para formar ligações covalentes adicionais e, portanto, cristais covalentes não podem ser construídos.

CRISTAIS MOLECULARES

Formados a partir de ligações secundárias (Van der Waals), onde as unidades repetitivas são moléculas. Devido a estas ligações serem mais fracas que as covalentes e as iônicas e portanto apresentam pontos de fusão mais baixos.

Nos três tipos de ligações primárias as energias de ligação estão na faixa de 50 a 700 KJ/mol.

Ligações secundárias ou de Van der Waals, que ocorrem sem que elétrons sejam transferidos ou compartilhados. A atração depende da distribuição anisométrica de cargas positivas e negativas em cada átomo ou molécula chamada de dipolo.

As energias de ligação em torno de 1 a 40 KJ/mol, o que mostra que estas ligações são bem mais fracas.

(c)

(a) representação esquemática um átomo eletricamente simétrico. (b) Um dipolo atômico induzido. (c) um dipolo elétrico numa molécula com ligação covalente.

CRISTAIS METÁLICOS

Ligação metálica envolve o compartilhamento de elétrons, mas não são necessários pares de elétrons, como na ligação covalente, nem há restrições relacionadas com a neutralidade elétrica, como no caso da ligação iônica.

. Os elétrons de valência estão livres para saltarem de um átomo para outro. Num cristal metálico, como no cobre, no ferro, nas ligas metálicas, etc., os íons positivos do metal estão fortemente empilhados e unidos por uma "nuvem eletrônica" móvel. Observe que, diferentemente do cristal iônico, não existem íons de cargas opostas que se atraem eletrostaticamente.

Estrutura cúbica de corpo centrado

(NC=8)

Ex: Li, Na, K, Rb, Cs e Ba.

Estrutura cúbica de face centrada

(NC=12)

Ex: Ca e Sr. Estrutura hexagonal

densa

(NC=12)

Ex: Be e Mg.

Representação da ligação metálica

Diagramas de mudança de estado físico Ao aquecermos uma amostra de substância pura,

como, por exemplo, a água no estado sólido e anotarmos as temperaturas nas quais ocorrem as mudanças de estado, ao nível do mar, obteremos o seguinte:

Mudança de fase Variações de energia acompanhando as mudanças de fase Todas as mudanças de fase são possíveis sob as condições corretas.

Conclusão Podemos concluir que existem 3 estados da matéria sólidos, Liquido e Gasoso; vimos

aqui sobre os sólidos. No estado sólido, os átomos das substâncias estão muito próximos uns dos outros e ligados por forças elétricas relativamente grandes. Eles estão em constante movimento estão em constante movimento de vibração (agitação térmica) em torno de uma posição média de equilíbrio.

No estado sólido as substâncias apresentam forma e volume definidos. Existem 3 tipos de sólidos: cristalinos,metálicos e amorfos.Cristalinos: pontos de fusão definidos. Iônicos. Os íons estão arranjados em unidades

repetidas.Metálicos: Unidades repetidas formadas por átomos metálicos. Os elétrons de valência

estão livres para saltarem de um átomo para outro.Amorfo: Não possuem pontos de fusão definidos ou unidades repetidas regulares.No estado sólido a matéria:Tem forma própria. Uma aliança de ouro terá sempre a mesma forma, onde quer que seja

colocada (dentro de um cofre, sobre a mesa, no bolso da calça, etc.);Tem volume definido. Medindo as dimensões da aliança de ouro, você poderá determinar o

seu volume.Na maioria dos casos, corpos sólidos se transformam em líquidos ou gasosos quando

aquecidos a temperatura elevada ou quando a pressão a que estão submetidos é reduzida.

Referência Bibliográfica Livro Ciências-coleção explorando o ensino Vol.18 http://www.colegioweb.com.br/quimica/substancias-covalentes-e-moleculares.html http://www.brasilescola.com/quimica/solucoes-seus-estados-fisicos.htm

top related