ano x | nº 98 | outubro 2012

Post on 20-Mar-2016

221 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui • Ano X • Nº 98 • Outubro 2012 • www.sindicato.org.br

Blog do RH Sinbiwww.blogdorhsinbi.blogspot.com

Facebookwww.facebook.com/SINBI.BIRIGUI

Curta o Sinbi nas redes sociais e compartilhe

Com tema “Vista conhecimento”, evento ofereceu aos participantes muita informação por meio de pales-tras com conceituados palestrantes. Ação Sesi Indústria Saudável integrou programação. Páginas 4 e 5

Destino será Novo Hamburgo e Gramado (RS).

Página 10

Página 3Página 11

Semana da Indústria: Ciclo de palestras traz o que existe de melhor em conhecimentos para indústrias de Birigui

Sinbirealiza plantio

de árvores

Sinbi e Sebrae-SP levam empresas

para missão Produção Enxuta

Sucesso:“Brinca Birigui”

bate recordede público

Quase 12 mil pessoas estiveram presentes no Parque do Povo. Lançamento do projeto Birigui Cidade Leitura, da Secretaria de Educação de Birigui, foi o diferencial desta edição.

Páginas 6 e 7

Birigui marca presença em reunião na Secretaria da Fazenda

Ações do Sinbi visam o aprimoramento do PoloD o i s g r a n d e s

eventos marcaram o mês de outubro: a sexta edição do “Brinca Birigui” e a sétima da “Semana da Indústria”.

O “Brinca Birigui” mostra a preocu-pação do Sindica-to e parceiros em atender ao principal público do polo in-dustrial: as crianças. Uma das caracterís-ticas do biriguiense é o fato de trabalhar muito, o que o leva a ter pouco tempo para estar com a família. A festa é uma justa homenagem às crianças e já é data prevista no calendário da cidade, proporcionando momentos agradáveis a toda a família. A edição deste ano superou as expectativas: 11600 pessoas passaram pelo local.

Compromisso social também faz parte da programação do mês de outubro. Por mais um ano realizamos junto às empresas asso-ciadas a campanha de doação de calçados. Foram atendidas 2500 crianças das creches municipais.

A “Semana da Indústria” também foi um sucesso. A programação de palestras trouxe o que existe de melhor em termos de conhe-cimento, garantindo grande contribuição aos associados e colaboradores das indústrias. Acreditamos que o conhecimento é primor-

dial para o avanço de qualquer empre-endimento, por isso, o tema deste ano foi “Vista Conhecimen-to”. Apropriar-se das informações ofereci-das em prol da me-lhoria dos processos empresariais fortale-ce a competitividade de nossas empresas.

Ainda com foco na competitivida-de, o PMC (Plano de Melhoria da Compe-titividade), ação do Sinbi e do Sebrae-SP,

continua a todo o vapor. Durante o mês de setembro foram realizadas consultorias de marketing, finanças e recursos humanos, com conceituados consultores que, a partir do diagnóstico das empresas, traçaram estraté-gias a fim de aperfeiçoar as ações desempe-nhadas nestes setores.

O Sinbi também media a participação iné-dita das empresas de Birigui em feiras como Zero Grau (Gramado – RS), Salão de Negócios Rio-à-Porter (RJ) e a tradicional viabilização de estande coletivo na Couromoda, com parceria com Sebrae-SP e Prefeitura de Birigui.

Todas estas ações expressam a preocupa-ção do Sindicato em desenvolver seu trabalho tendo em vista o aprimoramento das em-presas que fazem de Birigui um grande polo industrial do calçado e vestuário.

Boa leitura!

E x P E D I E N T E

2 Sinbinforma

AN

OS

Diretoria Sinbi – Gestão 2012/2014

Presidente:Nelson Giardino

Vice-Presidentes:Antenor Marques da Silva Filho

Sérgio GraciaSamir Nakad

Wagner Aécio Poli Carlos Alberto Mestriner

1º Secretário:Ismael Varoni

2º Secretário: Sérgio Donizete Sposito

1º Tesoureiro:Jacir Migliorini

2º Tesoureiro:José Roberto Colli

Diretor de Patrimônio:Silas Ibanhez Soares

Diretores Sociais:José Roberto Rodrigues

Elizabete Maria Folini Buono

Diretor Administrativo:Marcelo Ribeiro Moreira

Membros do Conselho Fiscal:José Luiz Fernandes

Fábio MadellaJosé Carlos Barducci

Membros Suplentes do Conselho Fiscal:Denilson Eckstein

Renato Rocha BarbozaJuliano De Miguel Felipini

Delegados na Federação:1- Samir Nakad

2- Carlos Alberto Mestriner

Suplente Delegado na Federação:José Roberto Colli

Rua Roberto Clark, 460 – CentroCEP 16200-043 – Birigui-SP

Fone: (18) 3649-8000E-mail: sindicato@sindicato.org.br

Projeto gráficoPontual Propaganda

Fone: (18) 3607-3366imprensa@sindicato.org.br

Jornalista Responsável:Diuan Feltrin – Mtb 66.351

Impressão e Fotolitos ArteMidia Gráfica e Editora

Fone: (18) 3641-5550

Nelson Giardino, presidente do Sinbi

Entre os dias 19 e 21 de novembro, o Sinbi e o Sebrae-SP levarão representantes de 26 empresas que integram o PMC (Plano de Melhoria da Competitividade) para uma missão empresarial no Rio Grande do Sul. A missão dá sequência ao calendário de ações do PMC.

Os participantes terão a oportunidade de realizar uma visita técnica à sede do IBTEC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos), visita a empresas de calçados em Novo Hamburgo, e também à feira Zero Grau – Salão de Tendências em calçados e acessórios, em Gramado.

O objetivo principal é apresentar os resultados positivos de práticas inovadoras

aplicadas em pequenos e médios negócios de calçados e componentes do Rio Grande do Sul, que aplicam a metodologia da ma-

nufatura enxuta. Espera-se que ao final da missão os empresários ou representantes das empresas assimilem os conceitos de manufa-tura enxuta por meio dos exercícios teóricos e práticos. Na visita à feira, os participantes poderão obter aproximação com o varejo.

Para Carlos Eduardo Sinhori, da Steffy, as expectativas para a missão são muito positi-vas. “Teremos a oportunidade de verificar se nossas pesquisas de produção estão de acor-do com as exigências do mercado”, afirma.

João Filho Lazarini, da JJ Lazarini, compartilha da mesma opinião: “Nossa expectativa é buscar conhecimentos em tecnologia e inovação, para investirmos em nossa empresa”.

Um dos roteiros da missão é uma visita àZero Grau (Gramado – RS)

3SinbinformaPMC Birigui

Sinbi e Sebrae-SP promovem missão Produção EnxutaA missão empresarial ao Rio Grande do Sul conta com adesão de 26 empresas que integram o PMC

PMC: Sinbi e Sebrae-SP realizam consultorias

Continuam as ações do PMC (Plano de Melhoria da Competitividade), ação do Sinbi e Sebrae-SP que tem como objetivo aprimorar o trabalho das micro e pequenas empresas, propondo estratégias para esti-mular o processo de produção enxuta, para evitar desperdícios, tanto de mão-de-obra quanto de materiais. Nos últimos meses as empresas passaram por consultorias de marketing, finanças e recursos humanos.

Foi elaborado um diagnóstico, a fim de delinear aos consultores as necessidades a serem trabalhadas. Carlos Alberto Moraes, da Mafagafos, já participou da primeira etapa da consultoria de finanças. “O pro-jeto vai acrescentar muito, pois pretende organizar todo o processo”.

Mônica Torressani, da Dedinho do Pé, implantará na empresa a área de marketing e receberá orientações da consultoria. “Acreditamos que será muito produtivo e vai aprimorar ainda mais nossa marca”.

Para a consultora de marketing do Sebrae-SP, Vanessa Helena de Oliveira Alves, o marketing é essencial às empresas, pois trabalha a aproximação da indústria com o mercado. “O cliente é uma das áreas mais importantes da empresa, portanto, há a ne-cessidade de fortalecer a marca e aproxima-la das expectativas do cliente”, afirma.

O consultor de Finanças, Ricardo Espi-nosa, considera que as consultorias nesta área envolvem, sobretudo, planejamento. “É necessário que o profissional financeiro

tenha uma visão totalitária dos recursos da empresa, tanto materiais quanto pessoais. Um grande diferencial é conhecer o pro-cesso como um todo, a fim de aprimorar aquilo que já possuem”.

Plano de melhoria da Competitividade investe nas necessidades das empresas; Projeto conta com investimento de R$ 2 milhões

Consultora de marketing orienta Fábio Madella,da empresa Flib

PMC Birigui

4 Sinbinforma Iniciativa

Entre os dias 20 e 25 de outubro o Sinbi realizou a 7ª edição da “Semana da Indústria”. O tradicional evento contou com um ciclo de palestras oferecidas especial-mente para a capacitação das empresas de calçado e vestuário do Polo industrial de Birigui. O tema desta edição foi “Vista Co-nhecimento”. “Nosso objetivo foi fazer com que os participantes se apropriassem dos conhecimentos oferecidos a fim de coloca--los em prática em suas empresas”, afirmou Nelson Giardino, presidente do Sinbi.

A programação teve início no dia 20, com a Ação Sesi Indústria Saudável. Cerca de mil trabalhadores estiveram presentes no Centro de Atividades do Sesi de Birigui para participarem de um dia dedicado à saúde. Os participantes que percorrerem o circuito com diversas etapas de diag-nóstico de saúde, concorreram a prêmios oferecidos pelo Sinbi. “Estamos felizes com a adesão dos trabalhadores e parceiros

em prol do bem comum”, afirmou Ataliba Mendonça Junior, diretor do Sesi de Birigui.

A abertura oficial da semana aconteceu na noite do dia 20, com o tradicional jantar de confraternização, oferecido aos associados e parceiros do Sinbi, pessoas que empreen-dem pelo fortalecimento do Polo de Birigui.

Durante o jantar foi realizado o “jubi-leu”, que homenageou as empresas que completaram aniversário de 10, 15, 20 e 25 anos em 2012. “Esta noite é uma grande homenagem a quem tanto contribui para o desenvolvimento econômico da região. Nossas empresas são razões de Birigui ser reconhecida como potência industrial”, disse Nelson Giardino em seu discurso de boas vindas.

PalestrasO ciclo de palestras ofereceu o que

existe de melhor em termos de conheci-mentos. No dia 22, o Sebrae-SP trouxe a palestra “Como montar uma empresa Y – Inovadora, Conectada, Flexível e focada em Resultado”, mediada por Gustavo Cam-pos, especialista em conflitos de gerações, Geração Y e Redes Sociais.

Segundo Campos, as empresas preci-sam apostar mais nos jovens profissionais. “Quando os jovens ingressam no mercado de trabalho e começam a ‘se mexer’, são capazes de fazer coisas que a gente sequer pode imaginar”, afirmou.

No dia 23, a “Semana da Indústria” deu espaço para o lançamento oficial do proje-

Variado ciclo de palestras da “Semana da Indústria” traz capacitação às empresas

Jantar de abertura reúne empresários, parceiros e autoridades locais

7ª edição do evento proporcionou programação com renomados palestrantes

Sidnei Oliveira falou sobre sua especialidade: Geração Y

5SinbinformaIniciativa

to Desenvolvimento Regional Sustentável de Birigui (DRS), com apoio do Banco do Brasil. O tema da palestra foi “Bases para o desenvolvimento sustentável – Lan-çamento do DRS Birigui”. O objetivo do DRS é reorganizar as ações das entidades de Birigui a fim de estruturar um plano diretor para governança conjunta visan-do o desenvolvimento do município. O palestrante da noite foi Clodoaldo Anto-nio Fialho, vice-presidente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, que explicou a meto-dologia do DRS.

“O desenvolvimento sustentável con-tribui com o aprimoramento da sociedade,

a partir da reorganização dos serviços já desenvolvidos por entidades que fazem parte de determinado arranjo produtivo”, afirmou o palestrante. Ao final da palestra, cada entidade presente apresentou sua contribuição dentro dos oito objetivos que compõem o projeto.

A palestra do dia 24 teve como apoio a Abicalçados, que trouxe Gustavo Cam-pos, sócio e diretor do Núcleo de Posicio-namento da Focal Pesquisas e MBA em Gestão Estratégica pela Fundação dos Administradores do RS. Campos abordou o tema “Criando diferenciais para sua marca no mercado”.

A palestra trouxe dicas para que as empresas venham a se tornar “a melhor do mundo”. Para Campos, esta característica requer admiração, reconhecimento e in-dicação. “Devemos ter um objetivo maior além vender as horas de nossos dias por meio do trabalho. Para ser o melhor do mundo é necessário buscar capacitação e treinamento constantes”.

E no dia do sapateiro, 25, o Sebrae--SP trouxe a Marcelo Torres Jaz Band, finalizando a semana com muita música e informação. O tema foi “ Criatividade e Cooperação como diferenciais para o desenvolvimento competitivo”. “Nossa intenção foi conscientizar sobre os pa-péis que desempenhamos em nossas

empresas, tudo de forma bem humo-rada”, afirmou Marcelo Torres.

AçõesDurante toda a semana, os partici-

pantes preencheram uma ficha na qual informaram o tipo de veículo utilizado para chegar até o Sinbi, a quantidade de quilômetros percorridos e o tipo de combustível utilizado. As informações foram tabuladas pela equipe do Sindicato, para verificar a quantidade de CO2 (gás carbônico) emitido no ar. A Semana da Indústria foi um evento Carbono Zero. Para neutralizar o impacto ambiental, foi necessário o plantio de 35 árvores.

Outra atividade foi a distribuição de bloquinhos de anotações artesanais con-feccionados com materiais que seriam descartados na natureza: 9 mil folhas de papel rascunho, 1500 cadarços, cola para calçados e diversos retalhos de materiais como: cortiça, P.U, E.V.A, sintético e tecidos dublados. As ações ambientais fazem parte do projeto EcoSinbi.

Patrocinadores A Semana da Indústria 2012 é patro-

cinada por: Francal Feiras, Couromoda, Banco do Brasil, Beerre Marcas & Patentes e Grupo Stickfran.

Gustavo Campos deu dicas de comose tornar uma empresa diferenciada.

No Dia do Sapateiro, Marcelo Torres Jazz Bandtrouxe música e informação

DRS Birigui é lançado oficialmente

A sexta edição do “Brinca Birigui” aconteceu no dia 14 de outubro, um ensolarado domingo. Aproximadamente 11600 pessoas passaram pelo local para prestigiar as atrações oferecidas pelo Sin-bi, Sesi e Prefeitura. O número superou as expectativas dos realizadores. O evento reuniu famílias de toda a cidade e região. “Esta festa poderia acontecer mais vezes durante o ano”, disse o pai Julio Albertin, acompanhado da esposa Patrícia e do filho Felipe, de quatro anos.

A festa é um presente em comemora-ção ao dia das crianças, com o objetivo de proporcionar novas vivências, por meio de atividades lúdicas que complementam

a formação, em um ambiente saudável. Ataliba Mendonça Júnior, diretor do Centro de Atividades do Sesi de Birigui, afirma que o “Brinca Birigui” é um evento muito

importante, já previsto no calendário da cidade. “É uma homenagem ao que temos de melhor em nossa cidade: as crianças. É uma festa que veio para ficar”.

O diferencial desta edição foi o lança-

mento oficial do projeto “Birigui Cidade Leitora”, da Secretaria Municipal da Educa-ção, que tem como foco motivar nas crian-ças o hábito da leitura. “Venha Brincar e ler com a gente” foi o convite para esta edição.

Para a Secretária da Educação de Birigui, Sonia Regina Guaraldo, o Brinca Birigui foi escolhido para o lançamento do projeto porque é fundamental aliar à leitura ao lúdico. “A leitura é uma forma de crescimento. Esta ação é apenas uma semente para a edificação de uma cidade leitora”, afirmou.

Nelson Giardino, presidente do Sinbi, acredita que o “Brinca Birigui” é a opor-tunidade de fazer com que as famílias

6 Sinbinforma

Com ações voltadas ao estímulo da leitura, “Brinca Birigui” bate recorde de público

Autoridades realizam abertura do evento

Iniciativa

“Venha Brincar e ler com a gente” foi o convite para a sexta edição do tradicional evento

Projeto “Birigui Cidade Leitora” foi lançado

no evento

biriguienses possam desfrutar de bons momentos, juntas. “As pessoas de nossa região trabalham muito e, por isso, têm pouco tempo de estarem juntas. Esta festa proporciona o resgate desses momentos, essenciais para o bem estar. O ‘Brinca Birigui’ também prestigia as crianças, que são razão de ser e existir de nosso Polo industrial”, considerou.

AtividadesAlém das tendas de leituras e da tradi-

cional variedade de brinquedos infláveis, o evento contou também com atrações

diferenciadas. O Instituto Pró-Criança, braço social do Sinbi, ofereceu atividades com desenhos. Voluntários do Programa Escola da Família ofereceram pinturas de rosto e escultura com bexigas. Alunos e professores do curso de Pedagogia da Fateb trabalharam oficinas de contação de histórias. O Sesi trouxe o xadrez gigante, a fim de estimular jogos estratégicos. No palco, atividades culturais desenvolvidas pelas escolas do município, abrilhantaram ainda mais a festa. A variedade de ativi-dades do “Brinca Birigui” agradou a todos os gostos.

Para o prefeito de Birigui, Wilson Carlos Rodrigues Borini, a união dos parceiros é o que faz a festa dar certo. “A força da união entre o Sinbi, Sesi e Prefeitura, juntamente com todos os parceiros envolvidos, en-grandece ainda mais esta grande festa”. Sobre o projeto de leitura, o prefeito eleito Pedro Bernabé, afirmou que é primordial. “O conhecimento é intransferível, por isso, o trabalho de incentivo à leitura insere as crianças no contexto social. A festa tam-bém possibilita a união familiar”, afirmou.

Patrocinadores do “Brinca Birigui 2012”: UNA, Patrus Transportes, ITB, JR Soluções, ArteMídia, Prisma, Chronos Gestão Comercial, Sicredi e Fácil Cor-

retora de Seguros. Apoio SBT Interior.Parceiros: Grupo da Amizade, Pró-

Criança, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar, Carvoaria Sogra, Departamento de Trânsito, Programa Escola da Família, Fateb, Secretaria da Saúde, Secretaria de Obras, Secretaria de Educação, Departamento de Cultura e Birigui extintores.

7SinbinformaIniciativa

Participamos todos os anos, diz o paizão Isaac, acompanhado dos filhos Gustavo (7 anos) e Tainara (4 anos)

Diversas atividades lúdicas integraram a programação “Ler nos possibilita viajar sem sair do lugar”, diz a mãe

Lucineia, acompanhada do filho Gabriel, de 5 anos

Vanderlei e a esposa Edna, levam o filho João Vitor, de 2 anos para se divertir no “Brinca Birigui”

“Esta iniciativa foi muito legal, pois as crianças podem brincar e ter contato com a leitura”, diz a mãe Mônica,

acompanhada do filho Vinicius, de 1 ano.

8 Sinbinforma

A tradicional campanha de doação de cal-çados do mês das crianças aconteceu entre os dias 8 e 11 de outubro e atendeu alunos das 16 creches municipais, contemplando cerca de 2500 crianças. A ação solidária acontece há mais de uma década e, desde 2009, integra a programação do “Brinca Birigui”.

A equipe do Sinbi realizou uma triagem junto às creches, para colher dados sobre o número de calçado de cada uma das crianças. Os dados foram passados às empresas, que adotaram suas creches, parcial ou integral-mente.

O total de pares doados pelas empresas equivale a aproximadamente 80 mil reais. “É uma forma muito justa de prestigiarmos as crianças, que são a razão de sermos reconhecidos como a capital brasileira do

calçado infantil”, afirmou Nelson Giardino, presidente do Sinbi.

A coordenadora da creche municipal Carmem Najas Camargo, que atende 150 crianças, Patrícia Bosco, afirma que a doação proporcionou alegria às crianças. Agradecemos à iniciativa dos empresários em presentear nossas crianças nesta data tão especial. A creche foi presenteada pela empresa Redmax. “Se doarmos um pouquinho do que temos, podemos fazer a diferença”, avaliam Neide e Mariângela, do departamento de recursos humanos da empresa.

A Bical doou calçados à creche Dona Henriqueta Terence, que possui 210 crian-ças. Para Paula Lima, do RH, o maior benefício foi da empresa. “Todos os anos

participamos. Ver o sorriso no rosto das crianças é a maior satisfação”.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (IFSP) articula o 5º Workshop de Empreendedoris-mo e Inovação. Inédito em Birigui, aconte-cerá nos dias 23 e 24 de maio de 2013. Em reunião realizada no dia 18 de outubro, o IFSP reuniu parceiros de diversas entidades, dentre elas Sinbi (representado pela UniSin-bi – Universidade corporativa), Assintecal, Fiesp, Sesi, Ciesp, Sebrae-SP, Senai de Birigui, Conselho de engenharia e Arquitetura de Araçatuba, Centro Tecnológico da Região e Associação Comercial de Birigui, a fim de apresentar a proposta de viabilização do workshop e sensibilizá-los para serem realizadores juntos às demais entidades, neste evento.

Na ocasião, o coordenador de Pesquisa e Inovação Tecnológica, professor Aurélio Mo-reira da Silva Neto, explicou aos presentes o principal objetivo do workshop: conscienti-zar empresários, gestores, e pesquisadores em investirem em soluções tecnológicas para o aprimoramento de suas empresas. “Queremos estreitar o relacionamento entre o Instituto Federal e potenciais empresas, por meio da pesquisa, desenvolvimento e Inovação”.

De acordo com o professor, durante os dois dias, o workshop terá como escopo o tripé inovação, sustentabilidade e empre-endedorismo. O diferencial será a aplicação prática dos conceitos trabalhados, por meio de minicursos e oficinas. O palestrante ânco-

ra será Ricardo Neves, especialista em pensa-mento estratégico em inovação e mudanças.

A reunião apresentou aos participantes a importância de aderir à ação. “Queremos um workshop que seja ‘a cara’ do empre-sariado de Birigui e toda a região. Não será um evento de acadêmicos, mas sim, para empreendedores”, finalizou.

O evento será voltado a empresas de diversos segmentos. A UniSinbi acredita que o tema é de extrema importância para aprimorar a competitividade das empresas associadas. Para marcar o início do trabalho com foco em inovação, a Universidade Cor-porativa, em parceria com a Assintecal, apoia o “Rotas da Inovação”, certificando o evento que acontece no dia 27 de novembro.

2500 crianças foram presenteadas

Solidariedade: Doação de calçados presenteia crianças de creches de Birigui

UniSinbi apoia projeto de Workshop em Empreendedorismo e Inovação

Iniciativa das empresas de Birigui contemplou 2500 crianças

Workshop será desenvolvido por profissionais do Instituto Federal

Parceria

Iniciativa

Birigui receberá no dia 27 de novem-bro, às 19h, na sede do Sinbi, uma das palestras das Rotas da Inovação, iniciati-va da By Brasil, com apoio da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos), que versará sobre a necessi-dade de inovar e investir em design. O projeto já foi realizado em Novo Ham-burgo (RS) no mês de setembro.

Com o patrocínio do Sebrae Nacional, o evento abordará dois temas: Inspi-ração, Design e Referências Brasileiras, palestra que ficará a cargo da superinten-dente da Assintecal, Ilse Guimarães; e A importância da Inovação como Elemen-to Estratégico para o Desenvolvimento das Empresas, com o consultor do IBB,

Marcelo Adriano da Silva.Para Ilse, a indústria deve criar formas

de diferenciação dos produtos e serviços existentes. “A inovação será o único foco da concorrência”, afirma, ressaltando que o design tem a missão de tornar o produto inovador comercialmente viável, servindo

como um condutor da inovação. Já o con-sultor Marcelo Adriano da Silva, frisa que a inovação deve ser “uma forma de ganhar dinheiro com algo diferenciado ou um jeito diferenciado de vender”. A participação nas palestras é gratuita.

Instituto By BrasilCom sede em Novo Hamburgo, desde

maio de 2006, as áreas de atuação do Ins-tituto By Brasil são: pesquisa, ensino e ser-viço em inovação, design, sustentabilidade e economia criativa. Trabalho este voltado para associações de classe e empresas de materiais do Sistema Moda Brasil (calçados, couro, móveis, confecções, gemas e joias), fabricantes da cadeia calçadista e órgãos governamentais.

Em novembro, Birigui receberá Rotas da Inovação

9SinbinformaCaderno Especial de FeirasCaderno Especial de Feiras

Evento aborda necessidade de inovar

Parceria

Atendendo a demanda das empresas associadas, o Sinbi articula um estande coletivo do polo de Birigui na SICC (Salão Internacional do Couro e do Calçado), que

acontece em Gramado - RS, de 27 a 29 de maio de 2013. A feira apresenta as coleções primavera/verão das empresas exposito-ras, para o biênio 2013/2014.

O Salão Internacional do Couro e do Calçado é uma feira focada em moda, de formato inovador e com um esquema inédito de parcerias junto a entidades seto-riais. A feira é referência do setor coureiro--calçadista brasileiro. Os lançamentos em calçados, novas tecnologias em materiais e processos produtivos, rodadas de negó-cios e discussões setoriais fazem parte da

programação do evento.O Polo de Birigui terá direito a doze

espaços no estande coletivo, que só será viabilizado se houver 100% de adesão. Ain-da restam quatro espaços disponíveis. Se sua empresa tiver interesse em participar, basta entrar em contato com Elines Rodri-gues, assistente de projetos, por meio do e-mail projetos@sindicato.org.br ou pelo telefone (18) 3649 8000.

A SICC acontece no Serra Park em Gramado na serra gaúcha e lança a moda em calçados

Sinbi articula estande coletivo do Polo de Birigui na feira SICC

Salão Internacional do Couro e do calçado. De 27 a 29 de maio de 2013. PARTICIPE.

EstandE colEtivo sicc

Estande do Polo de Birigui terá direito a doze espaços

10 Sinbinforma

Birigui receberá prévia do Fórum de Inspiração 2014

Na “Semana da Indústria 2012”, EcoSinbi promove manhã de conscientização

Durante o mês de novembro a Assintecal (Associação Brasileira de empresa de Com-ponentes para Couro, Calçados e Artefatos) realiza uma série de encontros para mostrar as inspirações e tendências para o verão de 2014. Trata-se do preview do Fórum de Ins-pirações 2014, que circulará por importantes polos da moda. Birigui recebe o evento no dia 28. Neste dia, haverá o Showroom das empresas de componentes, das 18h às 19h30. Em seguida, acontecerá a palestra de Inspirações com o designer Marnei Carminatti. Mais informações no site www.inspiramais.com.br.

OficinaCom base nas inspirações apresenta-

das do preview, no dia 29, das 8h às 12h,

o designer mediará a Oficina de Criação Brazilian Footwear. O objetivo é mostrar aos participantes que ideias e informações sobre as inspirações são essenciais, porém,

ainda mais importante é saber como traduzir tudo isso em coleções sintonizadas com o mercado e com o sucesso.

No contato com as novidades da pró-xima estação, os participantes da oficina fazem um exercício de decodificação, construindo e entendendo melhor como utilizar as informações da pesquisa em suas coleções. Trata-se de uma excelente oportu-nidade para as empresas capacitarem seus profissionais da criação.

Para a oficina são apenas 10 vagas. Para empresas associadas ao Sinbi e à Abi-calçados, o investimento é de R$ 50. Para não associados, R$ 100,00. Informações e inscrições: eventos@abicalcados.com.br ou (51) 3594 7011.

O Sinbi realizou no dia 26 de outubro uma atividade de conscientização que integra a “Se-mana da Indústria 2012”, com o projeto ambiental EcoSinbi. Logo pela manhã, cerca de 30 crianças atendidas pelo Instituto Pró-Criança nos projetos “Pipocando Saber” e “Geração.com”, tiveram a

oportunidade de assistir ao filme “Rango”, ani-mação que aborda a preservação da água. Em seguida, participaram de um bate-papo com o biólogo Márcio Soares, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, da Prefeitura de Birigui.

“Percebemos que as crianças, atualmente, são muito conscientizadas e inclusive sensi-bilizam os adultos com relação à preservação ambiental”, afirmou o biólogo.

Após o filme, as crianças visitaram a empresa Fiveltec, que utiliza um sistema de reaproveita-mento de água. Com esta tecnologia a empresa economiza água e diminui o impacto na natureza, contribuindo com a preservação deste recurso.

Para o diretor da Fiveltec, Allison Pontes, ações ambientais devem ser motivadas desde cedo. “As crianças são multiplicadoras de ini-

ciativas que fazem bem ao planeta, desde que incentivadas por nós, adultos”.

Após a visita, os pequenos neutralizaram o CO2 emitido na atmosfera no translado de trans-porte dos participantes para o ciclo de palestras da “Semana da Indústria”. Foram plantadas 60 mudas de árvores na área verde, localizada no 1º distrito industrial de Birigui. Árvores nativas, frutí-feras e ornamentais urbanas constituem a área. Davy Dutra de Andrade, de 7 anos, plantou árvore pela primeira vez. “Estou achando o máximo, pois a gente ajuda o planeta a respirar melhor”. Maria Clara Fani, 11 anos, também gostou muito. “É bom cuidar do meio ambiente e fazer com que as outras pessoas também cuidem”.

A área verde foi criada em 2008 e é mantida pelos parceiros Sinbi, Fiveltec e Prefeitura Muni-cipal de Birigui.

Fórum de inspirações apresenta tendênciasem componentes

Crianças realizam plantio de árvores

Crianças do Pró-Criança neutralizam emissão de CO2 com plantio de árvores

Parceria

Responsabilidade

Corporativo

11Sinbinforma

De 6 a 9 de novembro acontece, no Rio de Janeiro, o Salão de Negócios Rio-à--Porter. Pela primeira vez o polo de Birigui estará presente, representado por cinco empresas integrantes do PMC: Grugui, Pamplin, Clipassos, Biri e Dedinho do Pé.

A oportunidade foi concedida pelo Sinbi e pelo Sebrae-SP e Nacional, a custo zero para as empresas. O evento acontece no Píer Mauá, no Cais do Porto, e expõe as co-leções outono/inverno 2013 das empresas participantes.

O Salão de Negócios Rio-à-Porter in-tegra a plataforma Fashion Rio Negócios, reunindo expositores de todo o Brasil e compradores nacionais e internacionais, com o objetivo de colaborar na expansão de seus negócios e consolidação global do varejo de moda e design no país.

Nesta edição a feira contempla empre-sas de segmento infantil e, por isso, Birigui, a Capital Brasileira do Calçado Infantil, não poderia ficar de fora. Durante o evento,

acontece o Projeto Comprador Nacional e Internacional, que se trata de uma das ações do Programa TexBrasil, parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil, com a finalidade de promover as exportações da indústria da moda brasileira. Esta é uma ex-celente oportunidade para as empresas de Birigui, que também divulgarão o Projeto Comprador de nosso Polo, que acontece nos dias 29 e 30 de janeiro.

Fabio Rogério Lima Stábile, da Cli-passos, está com boas expectativas para o evento. “Rio de Janeiro é um mercado novo para nossa empresa. Vamos levar a qualidade dos produtos que já temos, a fim de atrair investidores daquela região”.

O presidente do Sinbi, Nelson Giardino, esteve na sede da Secretaria da Fazenda, em São Paulo no dia 23 de outubro, representando o Polo de Birigui em duas importantes reuniões para o setor industrial. Além do presi-dente, estiveram presentes o deputado estadual Caue Macris, o vereador José Firmino Grosso e Dienes Leo Favaro, presidente do Sindicato dos Contabi-listas de Birigui.

Na ocasião, foi entregue ao Secretá-rio da Fazenda do Estado de São Paulo, Andrea Sandro Calabi, o pleito que exige a redução do crédito do ICMS (Im-

posto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o comércio varejista e indústrias de calçado e confecção. O pleito também indica a possibilidade de aumento do prazo de recolhimento do ICMS, para que as empresas possam trabalhar com um capital de giro maior e se programarem para o pagamento do imposto. O pleito foi debatido com o secretário.

O Sindicato dos Contabilistas tam-bém solicitou à Secretaria da Fazenda um novo modelo de atendimento para a unidade da secretaria da receita esta-dual em Birigui. A alteração solicitada

se deve a grande demanda de serviços específicos, de modo a evitar a depen-dência do posto fiscal de Araçatuba.

Sinbi apoia ação do Sebrae-SP e Sebrae Nacional para Salão de Negócios Rio-à-Porter

Pleito ICMS: Sinbi busca mudanças na política tributária

Evento é um dos mais significativos na área da moda, atraindo lojistas de todo o mundo

Pleito é entregue e debatido em reunião na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Rio-à-porter atrai investidoresdo mercado nacional e internacional

Nelson Giardino e outros representantes deentidades ao lado do Secretário da Fazenda

Caderno Especial de FeirasCaderno Especial de Feiras

17 2138 9054S o f t w a r e ( S a a S ) | Te c n o l o g i a | S e r v i ç o s

/ t o t v s w w w. t o t v s . c o m / o e s t e p a u l i s t aAno 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4

Compartilhe o novo mundo.

Uma solução para cada fase da sua empresa.Mais do que atender bem, isso é entender bem o seu negócio.

TVS_0003_12_An_Jornal_Stencil_19x5cm.indd 1 7/11/12 3:55 PM

12 Sinbinforma Responsabilidade

Solidariedade: Pró-Criança recebe doação de brinquedosOs funcionários da Transduarte,

empresa associada ao Pró-criança, se uniram para arrecadar brinquedos, que foram doados na manhã do dia 9 de outubro ao Instituto. Os participantes do projeto Pipocando Saber recebe-ram a doação, representando todas as crianças atendidas. O cãozinho Klin também esteve presente para animar a manhã.

Os brinquedos doados farão parte da brinquedoteca que o Pró-Criança está montando para ser utilizada nas atividades dos cursos oferecidos e também nos momentos de lazer das crianças nos intervalos. Foram doados brinquedos para todos os gostos: bo-

necas, carrinhos, ursos de pelúcia, bola de futebol, entre outros, para a alegria dos pequenos atendidos.

Valdir Mestriner, presidente do Pró-Criança, considera que a doação é um exemplo a ser seguido por todas as empresas. “As empresas devem atender as crianças, pensando em proporcionar um bom futuro a elas. Incentivar o desenvolvimento das crianças é investir na construção de uma sociedade mais humana”.

Para a gestora social do Pró-Crian-ça, Marie Calixto M. de Oliveira, inicia-tivas como estas justificam a seriedade do Instituto frente à sociedade. “Doa-ções são sempre comoventes. A ação desenvolvida mostra que as pessoas, com poder aquisitivo ou não, sempre se empenham em doar o pouco que tem em prol de bem ao próximo. Os momentos de lazer que proporciona-remos são essenciais ao desenvolvi-mento das crianças.”Cãozinho Klin fez a alegria da criançada

Brinquedos para todos os gostos foram doados

top related