anais proceedings - ainfo.cnptia.embrapa.brainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/... ·...

Post on 03-Mar-2021

3 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

AnaisProceedings

Roberval Monteiro Bezerra de Lima Teresa Paula Costa Azinheira Oliveira

Editores Técnicos

EmbrapaBrasília, DF

2015

Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaEmbrapa Amazônia OcidentalMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Roberval Monteiro Bezerra de Lima Teresa Paula Costa Azinheira Oliveira

Editores Técnicos

Conferência Internacional da Amazônia em Estatística

Experimental de Risco

AnaisProceedings

TrabalhosPapers

Técnicas de Análise de Sobrevivência Aplicadas em Ensaio Florestal na Amazônia

1Roberval M. B. de Lima; 2Cintia R. de Souza; 3Edluz Gabriel da C. N. de Lima1Embrapa Amazônia Ocidental, Brasil, roberval.lima@embrapa.br; 2Embrapa Amazônia Ocidental,Brasil, cintia.souza@embrapa.br; 3Universidade Paulista (Unip), Brasil, edluz.

gabriel@globo.com

Resumo

Estudos de sobrevivência na ciência florestal são importantes e frequentemente realizados, pois essa variável está intimamente relacionada com a adaptação e produtividade das espécies florestais. Os dados para realização deste estudo foram coletados na área experimental da Embrapa Amazônia Ocidental, com as espécies Cordia goeldiana (freijó), Sclerolobium paniculatum (taxi-branco) e Schefflera morototoni (morototó), iniciando-se em 1998 (tempo zero) até 60 meses após o plantio. Os objetivos deste trabalho consistiram na aplicação das Técnicas de Análise de Sobrevivência, para estudar o comportamento das três espécies florestais quanto ao tempo de sobrevida das árvores, em dois locais (Km 30 e Caldeirão) no Estado do Amazonas, e determinar a influência das covariáveis “espécie” e “local”. A metodologia consistiu em descrever a função de sobrevivência das árvores utilizando método não paramétrico de Kaplan – Meier (GIOLO; SHIMAKURA, 2004; KLEIN; MOESCHBERGER, 1997) com posterior ajuste dos modelos de Weibull, logístico e exponencial. Os principais resultados obtidos indicam a técnica de análise de sobrevivência como uma ferramenta adequada para estimar as curvas de sobrevida das árvores. A espécie C. goeldiana (freijó) apresentou melhor adaptação ao local Km 30, considerando o tempo de sobrevida até 60 meses de idade, e comparando-se a sobrevivência de três espécies florestais para o local Km 30, obteve-se a seguinte ordem de importância: táxi-branco > freijó > morototó; e para o local Caldeirão: taxi-branco > morototó > freijó. Entre os modelos testados, o de Weibull

TrabalhosPapers 100

e logístico foram os que apresentaram os melhores ajustes para descrever a função de sobrevivência das espécies florestais, e recomenda-se o seu emprego em ensaios dessa natureza.

Palavras-chave: Kaplan-Meier, modelagem, logístico, Weibull, exponencial, Cordia goeldiana, Sclerolobium paniculatum, Schefflera morototoni.

Referências

GIOLO, S. R.; SHIMAKURA, S. E. Nonparametric method for analyzing interval- censored survival data. Curitiba: UFPR, Department os Statistics, 2004. Mimeografado.

KLEIN, J. P.; MOESCHBERGER, M. L. Survival analysis: techniques for censored an truncated data. 3. ed. New York: Springer-Verlag, 1997.

top related