alimentos que ajudam a combater o câncer

Post on 06-Jun-2015

31.185 Views

Category:

Health & Medicine

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

A ciência, há tempos, estuda a relação entre a alimentação saudável e a prevenção de doenças. Saiba quais alimentos podem ajudá-lo a ficar longe do câncer

TRANSCRIPT

www.oncoguia.org.br

Alimentos que Ajudam a Combater o Câncer

www.oncoguia.org.br

Combata o Câncer de Prato Cheio Nenhum alimento pode reduzir o risco de câncer, mas uma combinação certa de alimentos podem ajudar a fazer a diferença. Na hora das refeições, encontre o equilíbrio com pelo menos 2/3 alimentos de origem vegetal e não mais de 1/3 de proteína animal. Confira as melhores e piores escolhas para o seu prato.

www.oncoguia.org.br

Combata o Câncer de Forma Colorida Frutas e vegetais são ricos em nutrientes, que ajudam a combater o câncer. E quanto mais colorido, mais nutrientes os alimentos contêm. Ajudam a manter o peso, o que também contribui a manter o organismo saudável. Peso acima do recomendado, entre outras doenças, pode aumentar o risco de certos tipos de câncer, incluindo o câncer de cólon, câncer de esôfago e câncer de rim. Tente ingerir diariamente pelo menos 5 porções de frutas e vegetais.

www.oncoguia.org.br

Café da Manhã contra o Câncer O ácido fólico é uma vitamina B importante que pode ajudar a protegê-lo contra alguns tipos de câncer como, mama e colorretal, sendo encontrado facilmente na mesa do café da manhã. Cereais matinais fortificados, produtos de trigo, suco de laranja, melão e morango são ótimas fontes de ácido fólico.

www.oncoguia.org.br

Outros Alimentos Ricos em Ácido Fólico Outras boas fontes de ácido fólico são os aspargos, os ovos, fígado de galinha, feijão, sementes de girassol, espinafre e alface romana. A melhor maneira de obter ácido fólico não é através de complemento vitamínico, e sim comendo bastante frutas, verduras e produtos em grão.

www.oncoguia.org.br

Evite os Embutidos Um sanduíche de presunto ou um cachorro quente em ocasiões especiais, provavelmente, não vai fazer mal. Mas diminuir o consumo de carnes processadas, como mortadela, presunto e salsicha, pode ajudar a diminuir o risco de câncer colorretal e do câncer de estômago. Além disso, comer carnes que foram defumadas ou usam muito sal para serem preservadas, aumenta sua exposição a agentes que podem causar câncer.

www.oncoguia.org.br

Tomates Contra o Câncer Não se sabe ainda se é o licopeno, pigmento que dá a cor vermelha ao tomate, ou alguma outra substância, mas alguns estudos indicam que o tomate é um forte aliado na redução do risco de desenvolver vários tipos de câncer, incluindo o câncer de próstata. Estudos também sugerem que os produtos a base de tomate, como os sucos e os molhos, também ajudam na luta contra a doença.

www.oncoguia.org.br

Potencial Anticâncer do Chá Mesmo que as evidências ainda sejam poucas, o chá, especialmente o chá verde, pode ser um ótimo aliado na luta contra o câncer. Estudos mostram que o chá verde retarda, e até mesmo impede o desenvolvimento do câncer em células do cólon, fígado, mama, próstata, pulmão e pele. Em outros estudos, o chá também foi associado à redução de riscos do câncer de bexiga, estômago e pâncreas.

www.oncoguia.org.br

Uvas e Câncer As uvas, assim como seu suco, especialmente as uvas roxas e vermelhas, contêm resveratrol, um grande antioxidante e anti-inflamatório. Em estudos, o resveratrol impediu dano nas células, que podem deixá-las vulneráveis ao desenvolvimento do câncer, embora ainda não existam provas suficientes que associem as uvas ao tratamento e prevenção do câncer.

www.oncoguia.org.br

Álcool versus Câncer Os cânceres de boca, garganta, laringe, esôfago, fígado e mama estão todos ligados à ingestão de bebidas alcoólicas. Além desses, o álcool também pode aumentar o risco de câncer do cólon e do reto. É recomendado um limite diário de consumo de 2 drinques para homens e 1 para mulheres.

www.oncoguia.org.br

Água e Outros Líquidos A água não só sacia a sede, como também pode proteger contra o câncer de bexiga. A água dilui as concentrações de agentes cancerígenos na bexiga. Além disso, beber bastante líquido faz com que você urine com mais frequência, diminuindo o tempo que os agentes cancerígenos ficam em contato com a mucosa da bexiga.

www.oncoguia.org.br

O Poder do Feijão O feijão faz tão bem ao organismo, que além dos inúmeros benefícios, ele também pode ajudar a combater o câncer. Contém vários fitoquímicos que protegem as células do corpo contra os danos que podem gerar o câncer. Esse tipo de substância pode retardar o crescimento do tumor, além de impedir que os tumores se espalhem para células vizinhas.

www.oncoguia.org.br

A Família do Repolho contra o Câncer Vegetais crucíferos incluem brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas, acelga e couve. Além de incrementarem qualquer salada, são ótimos quando refogados. Mas o mais importante é que os componentes desses vegetais podem ajudar o corpo a se defender de vários tipos de câncer, como o de cólon, mama, colo do útero e pulmão.

www.oncoguia.org.br

Vegetais Folhosos Verde Escuro Vegetais folhosos verde escuro, como mostarda, alface, couve, chicória, espinafre e acelga são abundantes em fibras, ácido fólico e carotenoides. Esses nutrientes podem ajudar a evitar o câncer de boca, laringe, pâncreas, pulmão, pele e estômago.

www.oncoguia.org.br

Proteção de um Tempero Exótico A curcumina é o principal ingrediente do açafrão, especiaria indiana e um grande aliado no combate ao câncer. Estudos mostram que a curcumina pode evitar a transformação, proliferação e a invasão do câncer às células sadias.

www.oncoguia.org.br

Métodos de Cozimento O modo de cozinhar a carne pode fazer a diferença no risco de câncer que ela representa. Fritar, grelhar ou assar carnes em temperaturas muito elevadas faz com que os produtos químicos presentes na carne se modifiquem, aumentando o risco de doença. Outros métodos culinários, como assar e ferver, parecem produzir menos elementos químicos cancerígenos. Ao fazer um guisado de carne, lembre-se de adicionar vegetais em abundância, que protejam seu organismo.

www.oncoguia.org.br

Frutas Vermelhas Morangos e framboesas possuem um fitoquímico denominado ácido elágico. Este poderoso antioxidante pode combater o câncer de várias formas, amenizando certas substâncias cancerígenas e retardando o crescimento dessas células.

www.oncoguia.org.br

Mirtilos para a Saúde Os potentes antioxidantes presentes nos mirtilos são de grande importância para a nossa saúde, começando pelo câncer. Os antioxidantes previnem o câncer ao livrar o corpo dos radicais livres antes que estes possam danificar as células. Experimente comer mirtilos com aveia, iogurte e até mesmo na salada.

www.oncoguia.org.br

Evite Açúcar O consumo de açúcar não causa diretamente o câncer. Mas pode substituir outros alimentos ricos em nutrientes que podem ajudar a proteger o organismo do câncer. O açúcar também aumenta as calorias, podendo causar sobrepeso ou até mesmo obesidade em determinadas pessoas, e o excesso de peso pode aumentar o risco de câncer. Troque o açúcar por frutas doces, que além de mais saudáveis, são ricas em vitaminas.

www.oncoguia.org.br

Não Confie nos Suplementos As vitaminas podem ajudar a proteger contra o câncer. Mas quando são obtidas naturalmente, a partir da ingestão de alimentos ricos dessas substâncias. É preferível ingerir nozes, frutas e vegetais de folhas verdes, do que tentar obter as mesmas vitaminas através de suplementos. Se alimentar bem ainda é a melhor maneira de se manter saudável.

top related