alexandre pitta quando se afirma que uma palavra possui mais de um sentido, diz-se que ela É...

Post on 07-Apr-2016

215 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Alexandre Pitta

POLI SSEMI AQUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA

POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA

MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”.

Alexandre Pitta

A tirinha acima traz informações acerca da palavra GALO. Num primeiro momento com ideia de pancada, batida com inchaço na cabeça, porém – pela falta de contexto do personagem galo enciumado – ganha um outro aspecto: o real (de macho da galinha). A esse respeito, percebe-se que a palavra pode ter mais de um significado (POLISSEMIA), além de termos uma informação figurada e outra real a respeito da palavra GALO – a denotação e a conotação.

Alexandre Pitta

A MANGA CAIU SOBRE A MANGA DA CAMISA E A ESTRAGOU.

ESPEROU POR HORAS SENTADO NO BANCO DO BANCO.

OLHA A CARA DO CARA.

A MANGUEIRA FOI CORTADA E AGORA NÃO HÁ MAIS COMO USÁ-LA.

O INGRESSO FOI ENTREGUE DE GRAÇA NA CASA DELE.OS ALUNOS OBTIVERAM A GRAÇA QUE TANTO ANSIAVAM.

E OUTRO ESTILO COMO:

NESTE MERCADO, VOCÊ VAI FICAR DE SACO CHEIO.

PROCUROU A NAMORADA E DEU COM A CARA NA PORTA.

Alexandre Pitta

BRANCO – síntese de todas as cores, simboliza a pureza de alma; é a cor da paz e da perfeição. Pode simbolizar a candura e a claridade mas, ao mesmo tempo, a palidez, a frieza e a esterilidade. PRETO – cor que absorve as demais, é símbolo da escuridão, da interrupção da vida, do sofrimento, da dor, do silêncio, do abismo, do medo. VERMELHO – cor do fogo, do perigo, da paixão; símbolo da coragem, da vitalidade; cor da felicidade (no Oriente). LARANJA – cor do aconchego e do bem-estar. Símbolo do otimismo e da generosidade. Representa o equilíbrio entre a sexualidade e o espírito. AMARELO – cor do sol, da luz, símbolo de riqueza e de alegria. VERDE – símbolo do equilíbrio. Relaciona-se com a natureza – princípio e fim de tudo. Símbolo da esperança, da juventude, da prosperidade. AZUL– cor da purificação e da busca da verdade interior. É a cor do mar e do céu. Pode exprimir distanciamento e aproximação. Simboliza serenidade, harmonia, amor e fidelidade. ANIL– cor da espiritualidade em sintonia com a matéria; remete para a racionalidade; exprime reserva e introversão. Simboliza, como o azul, fidelidade. VIOLETA– cor da alquimia e da magia; cor da espiritualidade, da intuição e da inspiração; cor de energia cósmica, é símbolo da transformação e profundidade. ROSA– combinação da pureza do branco com a força do vermelho, é o símbolo do amor e do coração. CASTANHO– representa a estabilidade, a terra, a solidez.

Alexandre Pitta

Assinale a(s) proposição(ões) correta(s). 01. Na frase "Vou devagar, mas jamais desandando o andado", de Abraham Lincoln, a palavra “desandando” é entendida com o sentido de “desfazer”.02. Com base no contexto da frase “Vista em close a vida é uma tragédia, vista de longe, é uma comédia”, de Charles Chaplin, a palavra “close” é entendida como “armário”.04. Na frase "Velho sim! Velhaco não!", de Ulisses Guimarães, as palavras “velho” e “ velhaco”, por serem cognatas, não expressam o mesmo sentido.08. A frase "Certos políticos brasileiros confundem a vida pública com a privada", dita pelo Barão de Itararé, causa um efeito ambíguo para o leitor.16. Na frase "O homem é o único animal que se ruboriza, ou que tem razões para isso", de Mark Twain, a palavra “ruboriza” refere-se ao fato de a face humana corar-se diante de uma determinada situação.

Alexandre Pitta

Leia o seguinte texto, que faz parte de um anúncio de um produto alimentício:EM RESPEITO A SUA NATUREZA, SÓ TRABALHAMOS COM O

MELHOR DA NATUREZASelecionamos só o que a natureza tem de melhor para levar até a sua casa. Porque faz parte da natureza dos nossos consumidores querer produtos saborosos, nutritivos e, acima de tudo, confiáveis.

www.destakjornal.com.br, 13/05/2013. Adaptado.

 Procurando dar maior expressividade ao texto, seu autor a) serve-se do procedimento textual da sinonímia.b) recorre à reiteração de vocábulos homônimos.c) explora o caráter polissêmico das palavras.d) mescla as linguagens científica e jornalística.e) emprega vocábulos iguais na forma, mas de sentidos contrários.

Alexandre Pitta

Na sua coluna diária do Jornal Folha de S. Paulo, José Simão escreveu: "No Brasil nem a esquerda é direita!".

a) Nessa afirmação, a polissemia da língua produz ironia. Em que palavras está ancorada essa ironia?

b) Quais os sentidos de cada uma das palavras envolvidas na polissemia acima referida?

c) Comparando a afirmação "No Brasil nem a esquerda é direita" com "No Brasil a esquerda não é direita", qual a diferença de sentido estabelecida pela substituição de 'nem' por 'não'?

A ironia está ancorada nas palavras ‘esquerda’ e ‘direita’.

‘Direita’ e ‘esquerda’ significam posições políticas distintas na história do Brasil. A isso se acrescenta a imagem de honestidade sempre reafirmada pela esquerda. Direita também congrega o sentido adjetivo de conduta correta, ética, honesta.

Em “No Brasil nem a esquerda é direita”, o ‘nem’ generaliza a afirmação e estabelece uma escala de radicalidade ausente na frase construída com ‘não’: “No Brasil a esquerda não é direita”. A afirmação com ‘nem’ produz o sentido de que nada nem ninguém mais seriam confiáveis. A substituição de ‘nem’ por ‘não’ faz desaparecer essa radicalidade, substituindo-a pela constatação de que a esquerda não seria correta.

Alexandre Pitta

POLISSEMIADAS

PALAVRAS

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

POLISSEMIACOM

TROCADILHOS

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

SENTIDODENOTATIVO

eCONOTATIVO

Alexandre Pitta

Marque a alternativa cuja frase apresenta palavra(s) empregada(s) em sentido figurado: 

a) O homem procura novos caminhos na tentativa de fixar

suas raízes.

b) “Mas lá, no ano dois mil, tudo pode acontecer. Hoje, não.”

c) “... os planejadores fizeram dele a meta e o ponto de

partida.”

d) “Pode estabelecer regras que conduzam a um viver

tranquilo ...”

e) “Evidentemente, (...) as transformações serão mais

rápidas.”

Alexandre Pitta

Assinale a alternativa em que NÃO há palavra empregada em sentido figurado: 

a) “O estrangeiro ainda tropeça com muita frequência na

incompreensão das sociedades por onde passa.”

b) “Quando a luz estender a roupa nos telhados, seremos, na

manhã, duas máscaras calmas.”(Mário Quintana)

c) “Vejo que o amor que te dedico aumenta seguindo a trilha

de meu próprio espanto.”

d) Não, eu te peço, não te ausentes / Porque a dor que agora

sentes / Só se esquece no perdão.”

e) “Sinto que o tempo sobre mim abate sua mão

pesada.” (Carlos Drummond de Andrade)

Alexandre Pitta

AMBIGUIDADE

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

AMBIGUIDADE&

PALAVRA

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Onde há ambiguidade: 1. (___) A rede foi cortada ontem à noite.2. (___) Eu li a notícia sobre a greve na faculdade.3. (___) Corto cabelo e pinto.4. (___) Adverte, depois do fracasso das negociações, o líder sindical

o governador.5. (___) Os pais não podem pegar os filhos na escola até que todos

tenham sido cadastrados.6. (___) Para quem gosta, na sexta-feira haverá show do Zeca

Pagodinho em Florianópolis.7. (___) O aluno de Matemática foi visitar os pais na Páscoa, e o irmão

dele também foi visitá-los.8. (___) Há vinte anos atrás, consumia-se menos cerveja do que hoje.9. (___) Seria oportuno iniciar logo a limpeza das casas inundadas

pelas chuvas que desabaram ontem.10.(___) PF prende acusado de terrorismo nos EUA.11.(___) Minha irmã e minha mãe choram pelo que estão fazendo.

VVVVVFFFVVV

Alexandre Pitta

POLISSEMIAESTÉTICO-VISUAL

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

LÚDICAMUSICAL

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

SUPER-HERÓIS

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

POLISSEMIAe

PONTUAÇÃO

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Leia o trecho:Pode acusar a pessoa errada.I – Esse, juiz, é corrupto.II – Esse juiz é corrupto.Considerando o uso da pontuação, nas afirmativas I e II, pode-se inferir: A) Das duas afirmativas, depreende-se que o juiz é corrupto, independente da pontuação.B) Em II, alguém pergunta se o juiz é corrupto.C) Em I, alguém aponta o juiz e diz que o meritíssimo é corrupto.D) Ser corrupto é uma qualidade atribuída por alguém a um juiz, tanto em I quanto em II.E) Em I, o juiz não é corrupto, diferentemente do que ocorre em II.

Alexandre Pitta

Em relação aos recursos coesivos, marque a afirmativa correta. A) Nas frases Esse, juiz, é corrupto. e Esse juiz é corrupto., o pronome esse, nas duas ocorrências, não possui o mesmo referente.B) A recorrência do uso do artigo em A vírgula indica o caráter generalizante da pontuação.C) Em Pode acusar a pessoa errada, o sujeito elíptico é juiz.D) No trecho A vírgula pode ser uma pausa. Ou não., há um mecanismo coesivo próprio de texto jornalístico: a alternância.E) Em Não, quero ler., o recurso coesivo elipse justifica o uso da vírgula.

Alexandre Pitta

IDEIASPROIBIDAS!

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

Alexandre Pitta

FUI

top related