alexandre pitta quando se afirma que uma palavra possui mais de um sentido, diz-se que ela É...

58
Alexandre Pitta POLISSE MIA QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”.

Upload: irene-leao-marroquim

Post on 07-Apr-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

POLI SSEMI AQUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA

POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA

MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”.

Page 2: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

A tirinha acima traz informações acerca da palavra GALO. Num primeiro momento com ideia de pancada, batida com inchaço na cabeça, porém – pela falta de contexto do personagem galo enciumado – ganha um outro aspecto: o real (de macho da galinha). A esse respeito, percebe-se que a palavra pode ter mais de um significado (POLISSEMIA), além de termos uma informação figurada e outra real a respeito da palavra GALO – a denotação e a conotação.

Page 3: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

A MANGA CAIU SOBRE A MANGA DA CAMISA E A ESTRAGOU.

ESPEROU POR HORAS SENTADO NO BANCO DO BANCO.

OLHA A CARA DO CARA.

A MANGUEIRA FOI CORTADA E AGORA NÃO HÁ MAIS COMO USÁ-LA.

O INGRESSO FOI ENTREGUE DE GRAÇA NA CASA DELE.OS ALUNOS OBTIVERAM A GRAÇA QUE TANTO ANSIAVAM.

E OUTRO ESTILO COMO:

NESTE MERCADO, VOCÊ VAI FICAR DE SACO CHEIO.

PROCUROU A NAMORADA E DEU COM A CARA NA PORTA.

Page 4: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

BRANCO – síntese de todas as cores, simboliza a pureza de alma; é a cor da paz e da perfeição. Pode simbolizar a candura e a claridade mas, ao mesmo tempo, a palidez, a frieza e a esterilidade. PRETO – cor que absorve as demais, é símbolo da escuridão, da interrupção da vida, do sofrimento, da dor, do silêncio, do abismo, do medo. VERMELHO – cor do fogo, do perigo, da paixão; símbolo da coragem, da vitalidade; cor da felicidade (no Oriente). LARANJA – cor do aconchego e do bem-estar. Símbolo do otimismo e da generosidade. Representa o equilíbrio entre a sexualidade e o espírito. AMARELO – cor do sol, da luz, símbolo de riqueza e de alegria. VERDE – símbolo do equilíbrio. Relaciona-se com a natureza – princípio e fim de tudo. Símbolo da esperança, da juventude, da prosperidade. AZUL– cor da purificação e da busca da verdade interior. É a cor do mar e do céu. Pode exprimir distanciamento e aproximação. Simboliza serenidade, harmonia, amor e fidelidade. ANIL– cor da espiritualidade em sintonia com a matéria; remete para a racionalidade; exprime reserva e introversão. Simboliza, como o azul, fidelidade. VIOLETA– cor da alquimia e da magia; cor da espiritualidade, da intuição e da inspiração; cor de energia cósmica, é símbolo da transformação e profundidade. ROSA– combinação da pureza do branco com a força do vermelho, é o símbolo do amor e do coração. CASTANHO– representa a estabilidade, a terra, a solidez.

Page 5: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Assinale a(s) proposição(ões) correta(s). 01. Na frase "Vou devagar, mas jamais desandando o andado", de Abraham Lincoln, a palavra “desandando” é entendida com o sentido de “desfazer”.02. Com base no contexto da frase “Vista em close a vida é uma tragédia, vista de longe, é uma comédia”, de Charles Chaplin, a palavra “close” é entendida como “armário”.04. Na frase "Velho sim! Velhaco não!", de Ulisses Guimarães, as palavras “velho” e “ velhaco”, por serem cognatas, não expressam o mesmo sentido.08. A frase "Certos políticos brasileiros confundem a vida pública com a privada", dita pelo Barão de Itararé, causa um efeito ambíguo para o leitor.16. Na frase "O homem é o único animal que se ruboriza, ou que tem razões para isso", de Mark Twain, a palavra “ruboriza” refere-se ao fato de a face humana corar-se diante de uma determinada situação.

Page 6: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Leia o seguinte texto, que faz parte de um anúncio de um produto alimentício:EM RESPEITO A SUA NATUREZA, SÓ TRABALHAMOS COM O

MELHOR DA NATUREZASelecionamos só o que a natureza tem de melhor para levar até a sua casa. Porque faz parte da natureza dos nossos consumidores querer produtos saborosos, nutritivos e, acima de tudo, confiáveis.

www.destakjornal.com.br, 13/05/2013. Adaptado.

 Procurando dar maior expressividade ao texto, seu autor a) serve-se do procedimento textual da sinonímia.b) recorre à reiteração de vocábulos homônimos.c) explora o caráter polissêmico das palavras.d) mescla as linguagens científica e jornalística.e) emprega vocábulos iguais na forma, mas de sentidos contrários.

Page 7: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Na sua coluna diária do Jornal Folha de S. Paulo, José Simão escreveu: "No Brasil nem a esquerda é direita!".

a) Nessa afirmação, a polissemia da língua produz ironia. Em que palavras está ancorada essa ironia?

b) Quais os sentidos de cada uma das palavras envolvidas na polissemia acima referida?

c) Comparando a afirmação "No Brasil nem a esquerda é direita" com "No Brasil a esquerda não é direita", qual a diferença de sentido estabelecida pela substituição de 'nem' por 'não'?

A ironia está ancorada nas palavras ‘esquerda’ e ‘direita’.

‘Direita’ e ‘esquerda’ significam posições políticas distintas na história do Brasil. A isso se acrescenta a imagem de honestidade sempre reafirmada pela esquerda. Direita também congrega o sentido adjetivo de conduta correta, ética, honesta.

Em “No Brasil nem a esquerda é direita”, o ‘nem’ generaliza a afirmação e estabelece uma escala de radicalidade ausente na frase construída com ‘não’: “No Brasil a esquerda não é direita”. A afirmação com ‘nem’ produz o sentido de que nada nem ninguém mais seriam confiáveis. A substituição de ‘nem’ por ‘não’ faz desaparecer essa radicalidade, substituindo-a pela constatação de que a esquerda não seria correta.

Page 8: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

POLISSEMIADAS

PALAVRAS

Page 9: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 10: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 11: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

POLISSEMIACOM

TROCADILHOS

Page 12: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 13: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 14: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

SENTIDODENOTATIVO

eCONOTATIVO

Page 15: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Marque a alternativa cuja frase apresenta palavra(s) empregada(s) em sentido figurado: 

a) O homem procura novos caminhos na tentativa de fixar

suas raízes.

b) “Mas lá, no ano dois mil, tudo pode acontecer. Hoje, não.”

c) “... os planejadores fizeram dele a meta e o ponto de

partida.”

d) “Pode estabelecer regras que conduzam a um viver

tranquilo ...”

e) “Evidentemente, (...) as transformações serão mais

rápidas.”

Page 16: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Assinale a alternativa em que NÃO há palavra empregada em sentido figurado: 

a) “O estrangeiro ainda tropeça com muita frequência na

incompreensão das sociedades por onde passa.”

b) “Quando a luz estender a roupa nos telhados, seremos, na

manhã, duas máscaras calmas.”(Mário Quintana)

c) “Vejo que o amor que te dedico aumenta seguindo a trilha

de meu próprio espanto.”

d) Não, eu te peço, não te ausentes / Porque a dor que agora

sentes / Só se esquece no perdão.”

e) “Sinto que o tempo sobre mim abate sua mão

pesada.” (Carlos Drummond de Andrade)

Page 17: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

AMBIGUIDADE

Page 18: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 19: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 20: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 21: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 22: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 23: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 24: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

AMBIGUIDADE&

PALAVRA

Page 25: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 26: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Onde há ambiguidade: 1. (___) A rede foi cortada ontem à noite.2. (___) Eu li a notícia sobre a greve na faculdade.3. (___) Corto cabelo e pinto.4. (___) Adverte, depois do fracasso das negociações, o líder sindical

o governador.5. (___) Os pais não podem pegar os filhos na escola até que todos

tenham sido cadastrados.6. (___) Para quem gosta, na sexta-feira haverá show do Zeca

Pagodinho em Florianópolis.7. (___) O aluno de Matemática foi visitar os pais na Páscoa, e o irmão

dele também foi visitá-los.8. (___) Há vinte anos atrás, consumia-se menos cerveja do que hoje.9. (___) Seria oportuno iniciar logo a limpeza das casas inundadas

pelas chuvas que desabaram ontem.10.(___) PF prende acusado de terrorismo nos EUA.11.(___) Minha irmã e minha mãe choram pelo que estão fazendo.

VVVVVFFFVVV

Page 27: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

POLISSEMIAESTÉTICO-VISUAL

Page 28: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 29: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 30: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 31: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 32: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 33: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 34: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 35: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 36: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 37: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 38: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 39: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 40: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

LÚDICAMUSICAL

Page 41: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 42: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 43: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

SUPER-HERÓIS

Page 44: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 45: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 46: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

POLISSEMIAe

PONTUAÇÃO

Page 47: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 48: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Leia o trecho:Pode acusar a pessoa errada.I – Esse, juiz, é corrupto.II – Esse juiz é corrupto.Considerando o uso da pontuação, nas afirmativas I e II, pode-se inferir: A) Das duas afirmativas, depreende-se que o juiz é corrupto, independente da pontuação.B) Em II, alguém pergunta se o juiz é corrupto.C) Em I, alguém aponta o juiz e diz que o meritíssimo é corrupto.D) Ser corrupto é uma qualidade atribuída por alguém a um juiz, tanto em I quanto em II.E) Em I, o juiz não é corrupto, diferentemente do que ocorre em II.

Page 49: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Em relação aos recursos coesivos, marque a afirmativa correta. A) Nas frases Esse, juiz, é corrupto. e Esse juiz é corrupto., o pronome esse, nas duas ocorrências, não possui o mesmo referente.B) A recorrência do uso do artigo em A vírgula indica o caráter generalizante da pontuação.C) Em Pode acusar a pessoa errada, o sujeito elíptico é juiz.D) No trecho A vírgula pode ser uma pausa. Ou não., há um mecanismo coesivo próprio de texto jornalístico: a alternância.E) Em Não, quero ler., o recurso coesivo elipse justifica o uso da vírgula.

Page 50: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

IDEIASPROIBIDAS!

Page 51: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 52: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 53: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 54: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 55: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 56: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 57: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

Page 58: Alexandre Pitta QUANDO SE AFIRMA QUE UMA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SENTIDO, DIZ-SE QUE ELA É POLISSÊMICA, OU SEJA, CARREGA MAIS DE UM SENTIDO ALÉM DO “TRADICIONAL”

Alexandre Pitta

FUI