agentes internos: o vulcanismo. agentes internos o vulcanismo

Post on 18-Apr-2015

183 Views

Category:

Documents

11 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

AGENTES INTERNOS: AGENTES INTERNOS: O VULCANISMOO VULCANISMO

AGENTES INTERNOSAGENTES INTERNOSO VULCANISMOO VULCANISMO

Agentes externos do relevo: Agentes externos do relevo: INTEMPERISMOINTEMPERISMO

O termo intemperismo é aplicado às O termo intemperismo é aplicado às alterações físicas e químicas alterações físicas e químicas a que a que estão sujeitas as rochas na superfície estão sujeitas as rochas na superfície da Terra.da Terra.

Intemperismo Químico Intemperismo Químico Implica em transformações químicas dos minerais que Implica em transformações químicas dos minerais que

compõem a rocha. O principal agente do intemperismo compõem a rocha. O principal agente do intemperismo químico é a água. Os feldspatos e micas são químico é a água. Os feldspatos e micas são transformados em argilas, ao passo que o quartzo transformados em argilas, ao passo que o quartzo permanece inalterado.permanece inalterado.

Intemperismo Físico ou Mecânico Intemperismo Físico ou Mecânico Envolve processos Envolve processos que conduzem à que conduzem à desagregação da desagregação da rocha, sem que haja rocha, sem que haja necessariamente uma necessariamente uma alteração química alteração química maior dos minerais maior dos minerais constituintes. Os constituintes. Os principais agentes do principais agentes do intemperismo físico intemperismo físico são variação de são variação de temperatura, temperatura, cristalização de sais, cristalização de sais, congelamento da congelamento da água, atividades de água, atividades de seres vivos.seres vivos.

Observe o gráfico, que Observe o gráfico, que representa diferentes condições representa diferentes condições para o intemperismo. para o intemperismo. Com base no gráfico, avalie as Com base no gráfico, avalie as afirmativas a seguir.afirmativas a seguir.I. O intemperismo físico I. O intemperismo físico predomina nas áreas onde a predomina nas áreas onde a temperatura e a precipitação temperatura e a precipitação pluvial são baixas.pluvial são baixas.II. Quanto menor a disponibilidadeII. Quanto menor a disponibilidadede água (precipitação pluvial), mais de água (precipitação pluvial), mais completo e mais intenso será o completo e mais intenso será o intemperismo químico.intemperismo químico.III. Temperatura e precipitação pluvial III. Temperatura e precipitação pluvial altas favorecem o intemperismo químico.altas favorecem o intemperismo químico.Está(ão) correta(s):Está(ão) correta(s):a) apenas I, a) apenas I, b) apenas II b) apenas II c)c) apenas l e III. apenas l e III. d) apenas II e III d) apenas II e III e) I, II a lIIe) I, II a lII

AGENTES EXTERNOSAGENTES EXTERNOSOS VENTOS – CONSEQÜÊNCIAS DA CORROSÃOOS VENTOS – CONSEQÜÊNCIAS DA CORROSÃO

AGENTES EXTERNOSAGENTES EXTERNOSOS VENTOS - CONSEQÜÊNCIAS DA ACUMULAÇÃOOS VENTOS - CONSEQÜÊNCIAS DA ACUMULAÇÃO

AGENTES EXTERNOSAGENTES EXTERNOSAS CHUVAS – A AÇÃO PLUVIALAS CHUVAS – A AÇÃO PLUVIAL

AGENTES EXTERNOSAGENTES EXTERNOSAS CHUVAS – A AÇÃO PLUVIALAS CHUVAS – A AÇÃO PLUVIAL

VOÇOROCAMENTO NA PRAIA DE MORRO BRANCO-CE

A EROSÃO FLUVIALA EROSÃO FLUVIAL É a erosão provocada pela É a erosão provocada pela ação dos riosação dos rios. Em seu curso, os . Em seu curso, os

rios escavam leitos formam vales, destroem e transportam rios escavam leitos formam vales, destroem e transportam rochas e sedimentos, depositando-os e produzindo novas rochas e sedimentos, depositando-os e produzindo novas feições de relevo, como, por exemplo as feições de relevo, como, por exemplo as planíciesplanícies e os e os deltasdeltas (depósitos de sedimentos na foz de um rio, que o (depósitos de sedimentos na foz de um rio, que o levam a se dividir para desembocar). A desembocadura do levam a se dividir para desembocar). A desembocadura do rio por um só canal recebe o nome de rio por um só canal recebe o nome de estuárioestuário. .

A EROSÃO FLUVIAL

AGENTES AGENTES EXTERNOS:EXTERNOS:

EROSÃO EROSÃO MARINHAMARINHA

AGENTES EXTERNOSAGENTES EXTERNOSOS MARES – A AÇÃO MARINHAOS MARES – A AÇÃO MARINHA

AGENTES AGENTES EXTERNOS:EXTERNOS:

A AÇÃO A AÇÃO MARINHAMARINHA

AGENTES EXTERNOSAGENTES EXTERNOSAS GELEIRAS – A AÇÃO GLACIAL - EROSÃOAS GELEIRAS – A AÇÃO GLACIAL - EROSÃO

AGENTES EXTERNOSAGENTES EXTERNOSAS GELEIRAS – A AÇÃO GLACIAL - EROSÃOAS GELEIRAS – A AÇÃO GLACIAL - EROSÃO

fiordes

Formas de Relevo• Planaltos: Ao contrário do que sugere o nome, é uma

superfície irregular com altitude acima de 300 metros. É o produto da erosão sobre rochas cristalinas ou sedimentares. Pode ter morros, serras ou elevações íngremes de topo plano (chapadas).

• Depressões: Superfície entre 100 e 500 metros de altitude com suave inclinação, formada por prolongados processos de erosão. É mais plana que o planalto.

 

• Planícies: Superfície muito plana com no máximo 100 metros de altitude. É formada pelo acúmulo recente de sedimentos movimentados pelas águas do mar, de rios ou de lagos. Ocupa porção modesta no conjunto do relevo brasileiro.

FORMAS DE RELEVO: planaltos

FORMAS DE RELEVO: planaltos

top related