acesso `a informação - estratégias

Post on 05-Jun-2015

442 Views

Category:

Education

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Recurso de ensino-aprendizagem construído na disciplina de LETRAMENTO INFORMACIONAL das professoras Kelley Cristine Gasque e Elmira Simeão. Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

TRANSCRIPT

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIAFaculdade de Ciência da Informação

Tem origem no latim, do verbo informare, que significa dar forma ou aparência, colocar em forma, criar, mas também representar, construir uma idéia ou uma noção.

(ZEMAN,1970)

Usado como sinônimo:•Mensagem•Notícia• Fatos•Ideias

É um conhecimento inscrito (registrado) em forma escrita (impressa ou digital), oral ou audiovisual, em um suporte. (LE COADIC, 2004, p. 4)

Trata-se de um termo flutuante que, tal como o de democracia, produz diferentes efeitos de sentido em diferentes contextos.González de Gomez (2000)

Podemos também dizer que Informação é um processo que visa o conhecimento, ou, mais simplesmente, informação é tudo o que reduz a incerteza... Um instrumento de compreensão do mundo e da ação sobre ele". (ZORRINHO, 1995, grifo nosso)

“A necessidade de informação apesar de desconhecida pelo indivíduo, está subjacente àtarefa de resolução de um problema ou de um novo tópico que se precisa conhecer. (ALVES, 2001).

Momento em que ocorre a falta de informação

- Fazer um trabalho?

- Escrever um artigo?

- Montar uma apresentação?

- Usar um software novo?

“A necessidade de informação surge quando o indivíduo reconhece vazios em seu conhecimento e em sua capacidade de dar significado a uma experiência. (CHOO, 2003)

Assim:Quando um indivíduo se torna consciente que não sabe algo que lhe pode ser útil conhecer, foi definida uma necessidade de informação:o dada esta necessidade, o primeiro passo é

verificar se essa informação existe;o se a informação existe, o próximo passo é obter

essa informação;o assim que for obtida, o indivíduo deve ser capaz

de a entender a informação.

É o conjunto das atividades desencadeadas por uma necessidade de informação, ou seja, a busca, a comparação das várias informações acessadas, a avaliação, a escolha, o processamento cognitivo e a utilização da informação para suprir a necessidade primeira, incluindo a própria identificação desta necessidade. (BARTALO; MARCONDES, 2009)

(CARDOSO, 2000)

“ Origem física da informação, ou lugar onde pode ser encontrada. Tanto pode ser uma pessoa, como uma instituição ou um documento” ( UNESCO, apud CUNHA, 2008)

“Constituem o lugar de origem, onde a informação adequada é retirada e transmitida ao usuário” (BECKMAN e SILVA, apud PASSOS E BARROS 2009)

Fontes informais: contatos pessoais, comunicação oral, mensagens eletrônicas

Fontes formais: compreendem as fontes primárias, secundárias e terciárias

“São aquelas que contêm a informação como apresentada em sua forma original, inteira, isto é, não condensada nem resumida, não selecionada, nem abreviada. São documentos de transmissão em primeira mão, onde o interessado pode conhecer, em sua forma total, o trabalho, o relatório, a obra original enfim.” (PASSOS E BARROS, 2009)

Congressos e conferências : apresentação de trabalhos em eventos científicos

Legislação : leis, decretos, medidas provisórias, portarias, pareceres

Normas técnicas: documento que indica regras, linhas básicas ou características mínimas que produto, processo ou serviço deve seguir (CUNHA, 2001)

Patentes: documento expedido por um órgão governamental que descreve a invenção e cria uma situação legal na qual a invenção patenteada pode, normalmente, ser explorada (fabricada, importada, vendida e usada) com a autorização do titular. (OMPI, apud CUNHA, 2001)

Periódicos: publicação em intervalos regulares (semanal, mensal, semestral, etc.) Um título de periódico é identificado pelo seu ISSN

Relatórios técnicos: documento que apresentam os resultados de projetos técnico-científicos (CUNHA, 2001)

Tese: documento que se destina a defender perante uma comissão ou sustentar em público a proposição ou a posição sobre qualquer assunto técnico-científico. Éapresentada no doutorado

Dissertação: documento escrito, científico, técnico ou literário, apresentado a uma banca examinadora para obtenção do grau de mestre. (CUNHA, 2008)

“contém informações sobre os documentos primários e são arranjados segundo um plano definitivo; são, na verdade, os organizadores dos documentos primários e guiam o leitor para eles”

(CUNHA, 2001)

Catálogos de bibliotecas

“conjunto de registros que descrevem osdocumentos (itens) pertencentes a um acervo” (CUNHA, 2001)

Bases de dados

“Expressão utilizada paraindicar a coleção de dados que serve de suporte a um sistema de recuperação de informações”(CUNHA, 2001)

- bibliográficas e resumos- textuais

Internet

“tem como função principal ajudar o leitor na pesquisa das fontes primárias e secundárias, sendo que, na maioria, não trazem nenhum conhecimento ou assunto como um todo, isto é, são sinalizadores de localização ou indicadores sobre documentos primários ou secundários, além de informação factual” (CUNHA, 2001)

Bibliografias de bibliografias

Diretórios

Revisões de literatura

Conjunto de dados padronizados, armazenados em meio eletrônico, utilizados para identificar informação e fornecer sua localização.

META: permitir que um usuário recupere documentos através de certas características específicas (por autor, título conhecido, assunto ou qualquer combinação desses elementos)

(WELLISCH, 1987)

“técnica ou conjunto de regras para tornar possível o encontro entre uma pergunta formulada e a informação armazenada em uma base de dados.”

(LOPES, 2002)

Definir o tema e o objetivo da pesquisa Obter conhecimento mínimo sobre o tema Adquiri a capacidade de manipular fontes de

informação Dominar técnica de busca e recuperação de

informação Traduzir linguagens naturais para a

especializada Ter capacidade de desenvolver estratégias de

busca(COLEPÍCOLO, 2009)

Recomenda-se antes de iniciar a pesquisa conhecer o tema e as palavras-chave relacionadas a este.

Consulte enciclopédias, dicionários, capítulos introdutórios e peça orientação aos docentes.

(COLEPÍCOLO, 2009)

PUBLICAÇÕES IMPRESSAS

Saber manipular acervos/coleções e sistemas de acesso a estes:

Na biblioteca e afins - bases de dados referenciais; - sistemas de outras

bibliotecas (empréstimo entre bibliotecas);

- sistema de comutação bibliográfica (COMUT)

- catálogos coletivos (CCN, Portal de Periódicos)

PUBLICAÇÕES DIGITAIS E ONLINE

Saber acessar e pesquisar em sistemas de acesso a publicações digitais e online:

- Em portais de base de dados - Em bases de dados

referenciais e textuais - Em mecanismos de busca

(Google Acadêmico)

(COLEPÍCOLO, 2009)

TIPOS DE SISTEMAS DE BUSCA

Sistema local da BCE Portal CAPES Diretório de Periódicos Acadêmicos da UnB Repositório Institucional da UnB Biblioteca Digital de Monografias Mecanismo de busca Google Acadêmico

Observar a estrutura do sistema

Entender o funcionamento do sistema. Como? - Usando o Help/Ajuda do sistema - Usando guias, tutoriais e apresentações disponíveis - Realizando treinamento online ou presenciais sobre

o sistema - Pedindo auxílio ao profissional de informação - Pedindo auxílio ao Setor de Referência - Pedindo ajuda ao HelpDesk do sistema por chat, e-

mail ou telefone - Participando de grupos de discussão sobre o sistema

Mantém uma série de notícias e destaques sobre a BCE e o acervo.

http://www.bce.unb.br

O sistema Pergamum da BCE/UnB estádisponível online 24h.

http://consulta.bce.unb.br/pergamum/biblioteca/

http://www.bce.unb.br/

Delimitar a pesquisa por Biblioteca, Tipo de Obra e Colação

a q u i

Pergamum oferece ajuda online

http://consulta.bce.unb.br/pergamum/ajuda_online/HLP_index_pes.htm

Pesquisa executada por palavras ou termos, utilizando operadores booleanos (E, OU, NÃO, DEPOIS, ANTERIOR, PRÓXIMO), permitindo a consulta simultânea dos campos.

Visualiza os dados do registro selecionado, em todos os tipos de pesquisa (Geral, Avançada, Autoridades, etc.).

Todos os termos grifados são links que possibilitam visualizar os títulos vinculados ao termo selecionado.

Informa a quantidade de exemplares e seu status (emprestado, encadernação, disponível, reservado, etc.), a Biblioteca à qual pertencem, as datas de empréstimo e devolução prevista, a localização e se existe material adicional

http://consulta.bce.unb.br/pergamum/biblioteca_s/php/login_usu.php?flag=index.php

Esta tela possibilita ao usuário acessar as informações referentes à: Renovação, Reserva, Material pendente, Dados pessoais, Débito, Áreas de Interesse, Assuntos/Autores, Histórico e Consulta a Sugestões.

Digitar o código de acesso (matrícula) e Senha

http://www.bce.unb.br/

http://www.periodicos.capes.gov.br/

O Portal de Periódicos da Capes éuma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.

Acervo conta com 29 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 9 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Oferece link para: Treinamentos; Material Didático; Web TV, Dúvidas Frequentes e Help Desk.

A Capes oferece treinamento no uso do Portal de Periódicos a professores, pesquisadores, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação das instituições participantes.

Disponibiliza tutoriais de auxílio à pesquisa por informações científicas no Portal e interfaces de busca desenvolvidas pelos editores.

http://seer.bce.unb.br/index2.php

É um projeto da Biblioteca Central (BCE) que visa reunir em um único ambiente digital revistas científicas produzidas pelas unidades acadêmicas da UnB. Utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), software desenvolvido pelo PKP, do Canadá, que foi traduzido e adaptado pelo IBICT.

Oferece ampla visibilidade e acessibilidade a seus conteúdos, além de todos os recursos necessários à gestão e manutenção dessas revistas, otimizando, significativamente, o trabalho de seus editores.

Pagina inicial oferece:- Guia para Editores de Periódicos da UnB;- Informações de como requisitar a inclusão de periódico e- Informa quais os critérios para inclusão de periódicos no Diretório.

http://seer.bce.unb.br/index2.php

http://seer.bce.unb.br/index.php/les/index

Oferece a mesma dica de pesquisa disponível na busca do portal. Oferece a mesma dica de pesquisa disponível na busca do portal.

Acervo: Alunos de pós-graduação: • Teses e dissertações defendidas na UnB.Professores efetivos e pesquisadores da UnB: • Artigos científicos; • Livros eletrônicos; • Capítulos de livros; • Trabalhos apresentados em eventos pelos

professores efetivos e pesquisadores da UnB e

• Teses e dissertações dos docentes.http://repositorio.bce.unb.br

Pesquisa simples

Para realizar pesquisas no Repositório, utilize a caixa de pesquisa que aparece na parte superior da página inicial ao centro.Pode-se digitar qualquer palavra para a busca.

É possível restringir a pesquisa a uma Coleção ou Comunidade específica a partir do formulário encontrado no topo do resultado da pesquisa.

Onde é executada a pesquisa

A pesquisa é realizada nos metadados do item submetido, tais como autor, título, assunto, dentre outros. As palavras utilizadas para a pesquisa são, então, comparadas com as existentes nesses campos em cada item. A pesquisa também pode ser executada no texto completo dos documentos, por meio do uso de frases/sentenças conhecidas.

Stop Words - Palavras que não são utilizadas na Pesquisa

Algumas palavras não são utilizadas nas pesquisas, tais como: artigos, preposições e conjunções. Algumas dessas palavras estão listadas abaixo, em Português:"a", "as, "o", "os", "de", "para", "mas", "por", "para", "se, "em", "até", "e", "no", "na", "num, "numa", "ou", "cada", "um", "uma".

Utilize um asterisco (*) depois de uma parte da palavra pesquisada, indicando que quer pesquisar por itens que comecem por esse fragmento de palavra.

Exemplo: infor*

Nesse caso serão recuperados os documentos que contenham os termos informação, informatização, informacional, informática...

Pesquisa por frasepesquisar termos compostos ou frase, colocá-los entre aspas duplas (").

Exemplo:“governo eletrônico”

Pesquisa precisaColoque um sinal de mais (+) antes da palavra desejada no resultado.

Exemplo: +gestão integrada

O termo gestão é obrigatório, mas integrada éopcional.

Itens que não possuam a palavra

Coloque um sinal de menos (-) antes da palavra que não deverá aparecer no resultado de pesquisa. Para obter o mesmo resultado, pode-se utilizar o operador booleno NOT. Isto pode restringir o resultado de pesquisa, eliminando itens indesejados da lista de resultado.

Exemplos: capital - abertoou

capital NOT aberto

Os itens na lista de resultado devem conter o termo capital, excetuando-se àqueles que contêm aberto.

Para pesquisas mais específicas pode-se utilizar operadores lógicos AND (E) e OR (OU) para combinar os termos de Pesquisa. Note que é necessário que estejam em caixa alta!

AND (E) - A lista de itens retornada deve conter os termos agrupados pelo operador. (interseção)Exemplo:Os itens na lista de resultado devem conter os termos óleo e buriti.

NOT - Os itens na lista de retorno não devem conter o termo antecedido de NOT.

Exemplo: ácido NOT oléico

ou

ácido - oléico

Os itens na lista de resultado devem conter o termo ácido exceto àqueles que contenham o termo oléico.

Os parêntesis podem ser utilizados para agrupar termos de pesquisa.

Esta técnica ajuda a facilitar a criação de pesquisas mais complexas, pois cria uma precedência na pesquisa. Primeiro é efetuada a pesquisa dos termos agrupados.

Exemplo:(informação OR conhecimento) AND (profissional)

Os itens na lista de resultado devem conter o termo profissional, assim como os termos informação ou conhecimento.

A pesquisa avançada permite especificar campos (palavras-chave, autor, título, assunto, resumo, série, órgão patrocinador, identificador, idioma (ISO)) a qualquer pesquisa e fazer combinações entre campos com os operadores lógicos "AND (E)", "OR (OU)" ou "NOT (NÃO)" .

Para efetuar a pesquisa, selecione o campo desejado na lista àesquerda e entre com o termo à direita. Caso deseje utilizar mais de que um campo, escolha o operador lógico entre campos e entre com o termo para a pesquisa.

Pode-se também restringir a pesquisa a uma comunidade ou pesquisar em todo o Repositório. Para restringir a pesquisa a uma comunidade, basta selecioná-la na lista que aparece na parte superior do formulário. O padrão é pesquisar em todo o Repositório.

Nota: O preenchimento do formulário de Pesquisa avançada dever ser feito em ordem, de cima para baixo. Não se pode preencher a primeira linha , pular a segunda e preencher a terceira.

bdm.bce.unb.br

A pesquisa na BDM possui os mesmos critérios adotados no Repositório.

Para pesquisar no Google acadêmico é só digitar qualquer palavra, teclar em Enter ou clicar em Pesquisar;

As palavras inseridas na consulta serão usadas, exceto os “stop words”;

O uso de maiúsculas ou minúsculas não é diferenciado; Para aumentar o número de resultados ao pesquisar um

autor, digite o nome dele entre aspas , utilize as iniciais em vez do primeiro nome. Exemplo: “A Sposito."

Fonte: http://www.google.com.br/support/websearch/?hl=br

Em geral, a pontuação éignorada, com exceção de termos comuns, com significados específicos, como [ C++ ] ou [ C# ], que são nomes de linguagens de programação.

Se encontrar muitos artigos que mencionam o autor, use o operador de pesquisa "autor:" Para procurar um autor específico. Por exemplo, você pode tentar usar [autor: Sposito], [autor:“A Sposito”] ou [autor:”Andrei e Sposito"].

O caractere de sublinhado _ não será ignorado, quando conectar duas palavras. Ex.: [ quick_sort ].

Além de aceitar os operadores “+”, “-”, frase exata “ “, “OR” e “título”, a pesquisa avançada possibilita : pesquisar por um determinado autor; Restringir a pesquisa a uma publicação específica;Restringir a pesquisa a datas específicas.

Fonte: http://www.google.com/intl/pt-BR/help/refinesearch.html

O acesso à informação compreende as habilidades e os conhecimentos necessários para ativamente identificar e selecionar as informações relevantes, não simplesmente acessar as bases de dados tradicionais de forma simplificada, mas saber avaliar a qualidade da informação.

ALVES, Maria Bernardete Martins. A percepção do processo de busca de informação em bibliotecas, dos estudantes do curso de Pedagogia da UFSC, à luz do modelo ISP (Information Search Process). 2001. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

BARTALO, L. ; MARCONDES, Sonia Maria . O comportamento informacional na gestão acadêmica de uma universidade pública. In:

CONGRESSO DE ARQUIVOLOGIA DO MERCOSUL, 8., 2009, Montevideo. Actas... Madrid: Federación Española de Asociaciones de Archiveros, Bibliotecarios, Arqueólogos, Museólogos y Documen, 2009. v. 1. p. 1461-1471. Disponível em: <http://ebookbrowse.com/br-bartalo-marcondes-pdf-d126714877>. Acesso em: 31 out. 2011.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portal de Periódicos da Capes. Disponível em:

<http://www.periodicos.capes.gov.br/>. Acesso em: 23 out. 2011. BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portal de Periódicos da Capes. Disponível em:

<http://www.periodicos.capes.gov.br/>. Acesso em: 23 out. 2011. CARDOSO, Olinda Nogueira Paes. Recuperação de informação. Infocomp: Journal of Computer Science. Lavras, v. 2, n. 1, p. 3338,

Nov. 2000. Disponível em : <http://www.dcc.ufla.br/infocomp/artigos/v2.1/art07.pdf>. Acesso em: 24 out. 2011. CHOO, W. C. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado. São Paulo: SENAC,

2003. COLEPÍCOLO, Eliane. Treinamento Estratégias de Busca e Recuperação de Informação. 8 jun. 2009. Disponível em:

http://www.slideshare.net/seabd/treinamento-estrategias-busca-informacao-resumo. Acesso em : 31 out. 2011. CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: Fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet De Lemos, 2001. 168 p

ISBN 858563717X CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia R. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet De Lemos,

2008. xvi, 451 p. ; ISBN 9788585637354 DATTA, Suman. A organização de conceitos para recuperação da informação. Ci. Inf., Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p.1728, 1977.

Disponível em : <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1559/1175> . Acesso em: 24 out. 2011.

GONZÁLEZ DE GOMEZ, Maria Nélida. O caráter seletivo das ações de informação. Informare, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 7-31, 2000. LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet Lemos, 2004. PASSOS, Edilenice; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos. Fontes de informação para pesquisa em direito. Brasília, DF: Briquet De Lemos, 2009. 170

p. ISBN 9788585637361 SINGHAL, Amit. Modern Information Retrieval: a brief overview. Disponível em <http://singhal.info/ieee2001.pdf>. Acesso em: 24 out. 2011. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Biblioteca Central. Biblioteca Digital de Monografias. Disponível em: <http://bdm.bce.unb.br/>. Acesso em 25 out.

2011. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Biblioteca Central. Diretório de Periódicos Acadêmicos da UnB. Disponível em:

<http://seer.bce.unb.br/index2.php>. Acesso em 25 out. 2011. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Biblioteca Central. Disponível em: <http://www.bce.unb.br/>.Acesso em: 24 out. 2011. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Biblioteca Central. Repositório Institucional da Universidade de Brasília. Disponível em:

<http://repositorio.bce.unb.br/>. Acesso em: 23 out. 2011.

WELLISCH, H. H. Uma teoria dos sistemas de recuperação da informação. Brasília: IBICT, 1987. ZEMAN, J. Significado filosófico da noção de informação. In: SANTILLANA, Georgio de et al. O conceito de informação na ciência

contemporânea: colóquios filosóficos de Royaumo-nt. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1970. p. 154-159. (Ciência e Informação, 2). ZORRINHO, Carlos. Gestão da informação: condição para vencer. Lisboa: Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas - APMEI, 1995.

"Quando você percebe que tem que buscar uma informação?"

"Qual das fontes apresentadas você usaria se fosse refazer seu último trabalho?"

“A partir dos conhecimentos tratados em nosso encontro, você modificaria sua estratégia de busca? De que forma?

top related