a segunda guerra mundial e o impacto …rainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/aulão para...

Post on 08-Nov-2018

231 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Aulão para os 2º anos

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O IMPACTO

SOCIOECONÔMICO DA ENERGIA NUCLEAR

Prof.: Antonio – Cristina – Geraldino – Hugo – Ricardo S

A ROSA DE HIROXIMARio de Janeiro, 1954

Pensem nas criançasMudas telepáticasPensem nas meninasCegas inexatasPensem nas mulheresRotas alteradasPensem nas feridasComo rosas cálidasMas oh não se esqueçamDa rosa da rosaDa rosa de HiroximaA rosa hereditáriaA rosa radioativaEstúpida e inválidaA rosa com cirroseA antirrosa atômicaSem cor sem perfumeSem rosa sem nada.

Vinicius de Moares

O grupo Secos & Molhados, em1973, musicou o poema de Viniciusde Moraes.

ENERGIA NUCLEAR

É a energia liberada quando ocorre a fissãodos átomos. Em um reator nuclear ocorreem uma sequência multiplicadoraconhecida como "reação em cadeia".Energia de um sistema derivada de forçasligadas que contêm prótons e nêutronsjuntos como o núcleo atômico. É a quebra,a divisão do átomo, tendo por matériaprima minerais altamente radioativos,como o urânio.

A energia que mantém os prótons enêutrons juntos no núcleo é a ENERGIANUCLEAR.

ENERGIA NUCLEAR A fissão nuclear, onde onúcleo atômico se subdivideem duas ou mais partículas,e a fusão nuclear, na qual aomenos dois núcleos atômicosse unem para produzir umnovo núcleo.

Aspectos positivos Aspectos negativos

As reservas de energia nuclear são muitomaiores que as reservas de combustíveisfósseis

Os custos de construção e operação dasusinas são muito altos

Comparada às usinas de combustíveisfósseis, a usina nuclear requer menoresáreas

Possibilidade de construção de armasnucleares

As usinas nucleares possibilitam maiorindependência energética para os paísesimportadores de petróleo e gás

Destinação do lixo atômico

Não há emissões de gases de efeito estufa Acidentes que resultam em liberação dematerial radioativo

O plutônio 239 leva 24.000 anos para tersua radioatividade reduzida à metade, ecerca de 50.000 anos para tornar-se inócuo

Tório

As novas gerações de centraisnucleares utilizam o tório como fontede combustível adicional para aprodução de energia ou decompõeos resíduos nucleares em um novociclo denominado fissão assistida. Osdefensores da utilização da energianuclear como fonte energéticaconsideram que estes processos são,atualmente, as únicas alternativasviáveis para suprir a crescentedemanda mundial

Urânio

A principal finalidade comercialdo urânio é a geração deenergia elétrica. Quandotransformado em metal, ourânio torna-se mais pesadoque o chumbo, pouco menosduro que o aço e se incendeiacom muita facilidade

Actínio

Actínio é um metalprateado, altamenteradioativo, comradioatividade 150 vezesmaior do que o urânio.Usado em geradorestermoelétricos...

Foi em 16 de julho de 1945 que um trecho do deserto do Novo México, denominado “Trinity” pelo físico RobertOppenheimer, teve seu solo transmutado em vidro esverdeado pelo calor da primeira bomba atômica.

CHERNOBYL – UCRÂNIA(ÁREA DA ANTIGA URSS)

• OCORRIDO EM 1986

• A TRAGÉDIA FOI RESULTADO DEUMA SÉRIE DE ERROS TÉCNICOS EMANUTENÇÃO DEFICIENTE

• UMA QUANTIDADE LETAL DEMATERIAL RADIOTIVO ESPALHOU-SE POR QUASE TODA A EUROPA

• O MATERIAL RADIOATIVOLIBERADO FOI QUATROCENTASVEZES SUPERIOR ÀQUELELIBERADO NAS EXPLOSÕES DASBOMBAS DE HIROSHIMA ENAGASAKI, NO FINAL DA 2ªGUERRA MUNDIAL.

• ESTIMATIVAS DA ONU (2005) INDICAM QUEOCORRERAM 56 MORTES DIRETAMENTEASSOCIADAS À TRAGÉDIA DE CHERNOBYL, EMILHARES DE OUTROS AFETADOS PELOSEFEITOS DA RADIOTIVIDADE.

• MUITOS AINDA MORRERÃO POR EFEITODESTE DESASTRE.

• ALGUMAS ENTIDADES CONTESTAM ESTESNÚMEROS.

CIDADE DE PRIPYAT, COM CHERNOBYL AO FUNDO.

Bomba Nuclear: Uma bomba atômica é uma arma explosiva cuja energia deriva de

uma reação nuclear e tem um poder destrutivo imenso. Uma única bomba é capaz dedestruir uma cidade inteira. Bombas atômicas só foram usadas duas vezes em guerra, pelosEstados Unidos contra o Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, durante a SegundaGuerra Mundial. No entanto, elas já foram usadas centenas de vezes em testes nuclearespor vários países.

Usina Nuclear (EUA): A usina nuclear de Three Mile Island, na Pensilvânia,

corre o risco de derretimento, o mais grave tipo de acidente nuclear. A ameaça provémde uma bolha de vapor existente dentro do reator, que pode aumentar de tamanho àmedida que as pressões internas forem relaxadas, deixando o núcleo sem a água vitalpara seu resfriamento. Nuvens de partículas radioativas já escaparam do reator para aatmosfera, mas os técnicos em radioatividade afirmam que o risco de contaminaçãoainda é pequeno.

GOIÂNIA, BRASIL13-09-1987

Esquema do cilindro que continha o Césio,composto por:

A) um detentor de fonte radioativa(geralmente chumbo), que retém aradiação excedente;

B) um anel de retenção;C) a fonte do composto que continha o

núcleo de Césio;E), duas tampas de aço inoxidável;F) um escudo interno (geralmente de uma ligade tungstênio), que impede a grande saída deradiação;G) um cilindro de material radioativo, muitasvezes, mas nem sempre de cobalto-60 . Nocaso do incidente era Césio-137 . O diâmetroda "fonte" é cerca de 30 mm.

A

BEDF

G

C1CM

• ACIDENTE OCORRIDO PORFALHA HUMANA

• APARELHO DE RAIO – X FOIABANDONADO NUMACLÍNICA E REMOVIDO PARAUM LIXÃO

• CATADORES IMAGINARAMSER SUCATA

• O ACIDENTE FOICLASSIFICADO DE NÍVEL 5(NUMA ESCALA VAI ATÉ 7 )

• A CÁPSULA DE CÉSIO FICAVA NOINTERIOR DO APARELHO. AO SERDESMONTADO E REPASSADO ATERCEIROS, GEROU UM RASTRO DECONTAMINAÇÃO.

Tão logo expostas à presença do materialradioativo, em algumas horas as pessoascomeçaram a desenvolver sintomas: náuseas,seguidas de tonturas, com vômitos e diarreias.Alarmados, os familiares dos contaminadosforam inicialmente a drogarias procurar auxílio,alguns procuraram postos de saúde e foramencaminhados para hospitais. As autoridades,então, começaram a investigar.

• A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) mandou examinar toda apopulação da região. No total 1000 pessoas foram expostas aos efeitos docésio, muitas com contaminação corporal externa revertida a tempo. Destas,129 pessoas apresentaram contaminação corporal interna e externaconcreta, vindo a desenvolver sintomas e foram apenas medicadas. Porém,49 foram internadas, sendo que 21 precisaram sofrer tratamento intensivo;destas, quatro não resistiram e acabaram morrendo.

Muitas casas foram esvaziadas, elimpadores à vácuo foram usados pararemover a poeira antes das superfíciesserem examinadas para detecção deradioatividade

Telhados foram limpos à vácuo, mas duascasas tiveram seus telhados removidos.Objetos como brinquedos, fotografias eutensílios domésticos foram consideradosmaterial de rejeito.

Eu sabia que esse dia chegaria!!!

The Incredible Hulk - Maio de 1962, criado porStan Lee e Jack Kirby

Hulk é fruto de um acidente com Raios Gamae Césio (elementos que, misturados, lheatribuíram a cor esmeralda) a que o professorDr. Robert Bruce Banner, especialista empartículas e raios Gama, ficou exposto apóssalvar a vida de um jovem cientista.

Hulk esmagaaaa...Grrrrrrrrrrrrr.

• Até hoje todos os contaminadosainda desenvolvem enfermidadesrelativas à contaminação radioativa,fato este muitas vezes não noticiadopela mídia brasileira.

• Somente no final dos anos 90, aregião começou a passar umaimagem menos "assustadora“, comos governos estadual e municipaliniciando um projeto de revitalizaçãoe valorização da área.

Hannah Arendt - Banalidade do Mal: trecho do filme de título homônimocom o Discurso de Hannah sobre o século perdido nas mãos do ser humano

e suas guerras. (vídeo)Johanna Arendt: Linden, Alemanha, 14 de outubro de1906 – Nova Iorque, Estados Unidos, 4 de dezembro de1975. Foi uma filósofa política alemã de origem judaica,uma das mais influentes do século XX.A privação de direitos e perseguição na Alemanha depessoas de origem judaica a partir de 1933, assim comoo seu breve encarceramento nesse mesmo ano, fizeram-na decidir emigrar. O regime nazista retirou-lhe anacionalidade em 1937, o que a tornou apátrida atéconseguir a nacionalidade norte-americana em 1951.Trabalhou, entre outras atividades, como jornalista eprofessora universitária e publicou obras importantessobre filosofia política. Contudo, recusava ser classificadacomo "filosofa" e também se distanciava do termo"filosofia política"; preferia que suas publicações fossemclassificadas dentro da "teoria política".

A Flor e a Náusea

Preso à minha classe e a algumas roupas, vou de branco pela rua cinzenta.Melancolias, mercadorias, espreitam-me.Devo seguir até o enjoo?Posso, sem armas, revoltar-me?

Olhos sujos no relógio da torre:Não, o tempo não chegou de completa justiça.O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.O tempo pobre, o poeta pobrefundem-se no mesmo impasse.

Em vão me tento explicar, os muros são surdos.Sob a pele das palavras há cifras e códigos.O sol consola os doentes e não os renova.As coisas. Que tristes são as coisas, consideradas sem ênfase.

Vomitar este tédio sobre a cidade.Quarenta anos e nenhum problemaresolvido, sequer colocado.Nenhuma carta escrita nem recebida.Todos os homens voltam para casa.Estão menos livres mas levam jornaise soletram o mundo, sabendo que o perdem

Crimes da terra, como perdoá-los?Tomei parte em muitos, outros escondi.Alguns achei belos, foram publicados.Crimes suaves, que ajudam a viver.Ração diária de erro, distribuída em casa.Os ferozes padeiros do mal.Os ferozes leiteiros do mal.

Pôr fogo em tudo, inclusive em mim.Ao menino de 1918 chamavam anarquista.Porém meu ódio é o melhor de mim.Com ele me salvoe dou a poucos uma esperança mínima.(...)

Carlos Drummond de Andrade

top related