a organização mundial do comércio (omc)

Post on 25-May-2015

4.767 Views

Category:

Documents

14 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

OMC ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE

COMÉRCIO

ORG.: ALDELIZIA FEIO - GEOGRAFIA

OMC- ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE COMÉRCIO

• A organização mundial do comércio (OMC) é uma organização internacional que trata das regras sobre o comércio entre as nações. Os membros da OMC negociam e assinam acordos que depois são ratificados pelo parlamento de cada nação e passam a regular o comércio internacional. Possui 153 membros A sede da OMC é em GENEBRA, na SUÍÇA.

OBSERVE

A OMC entrou em funcionamento em 1 de Janeiro de 1995.

Suas funções são:1. gerenciar os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio2. servir de fórum para comércio internacional (firmar acordos internacionais)3. supervisionar a adoção dos acordos e implementação destes acordos pelos membros da organização(verificar as políticas comerciais nacionais).

• Outra função muito importante na OMC é o Sistema de resolução de Controvérsias da OMC , o que a destaca entre outras instituições internacionais. Este mecanismo foi criado para solucionar os conflitos gerados pela aplicação dos acordos sobre o comércio internacional entre os membros da OMC. As negociações na OMC são feitas em Rodadas, hoje, ocorre a Rodada de Doha iniciada em 2001.

O BRASIL NA OMC

A atuação da OMC pauta-se por alguns princípios na busca do livre comércio e também da igualdade entre os países.1. Princípio da Não-Discriminação: este princípio envolve duas considerações. O Art. I do GATT 1994, na parte referente a bens, estabelece o princípio da nação mais favorecida. Isto significa que se um país conceder a outro país um benefício terá obrigatoriamente que estender aos demais membros da OMC a mesma vantagem ou privilégio. 2. O Art. III do GATT 1994, na parte referente a bens, estabelece o princípio do tratamento nacional. Este impede o tratamento diferenciado aos produtos internacionais para evitar desfavorecê-los na competição com os produtos nacionais.3. Princípio da Previsibilidade: para impedir a restrição ao comércio internacional este princípio garante a previsibilidade sobre as regras e sobre o acesso ao comércio internacional por meio da consolidação dos compromissos tarifários para bens e das listas de ofertas em serviços. 4. Princípio da Concorrência Leal: este princípio visa garantir um comércio internacional justo, sem práticas desleais, como os subsídios (alguns Estados dão dinheiro aos agricultores de seus países, permitindo a produção de itens mais baratos e mais competitivos perante os itens/produtos dos outros países)..

5. Princípio da Proibição de Restrições Quantitativas: estabelecido no Art. XI do GATT 1994 impede que os países façam restrições quantitativas, ou seja, imponham quotas ou proibições a certos produtos internacionais como forma de proteger a produção nacional. A OMC aceita apenas o uso das tarifas como forma de proteção6. Princípio do Tratamento Especial e Diferenciado para Países em Desenvolvimento: estabelecido no Art. XXVIII e na Parte IV do GATT 1994. Por este princípio os países em desenvolvimento terão vantagens tarifárias, além de medidas mais favoráveis que deverão ser realizadas pelos países desenvolvidos.

As negociações no âmbito do antigo GATT e hoje na OMC são chamadas de rodadas. A cada rodada é lançada uma agenda de temas que serão discutidos entre os membros da OMC para firmarem acordos. O Art. XXVIII do GATT prevê as rodadas como forma dos Membros da OMC negociarem e decidirem sobre a diminuição das tarifas de importação e a abertura dos mercados, por exemplo. No GATT (1947 a 1994) ocorreram 8 Rodadas de Negociação e na OMC em 2001 iniciou- se a Rodada de Doha ainda em curso. O resumo das Rodadas de Negociação na história do sistema multilateral de comércio:1a rodada:Genebra - 1947-23 Países participantes - tema coberto: tarifas2a rodada: Annecy - 1949-13 Países participantes - tema coberto: tarifas3a rodada: Torquay - 1950,51- 38 Países participantes - tema coberto:tarifas4a rodada: Genebra - 1955,56 - 26 Países participantes - tema coberto:tarifas5a rodada: Dillon - 1960,61- 26 Países participante s - tema coberto: tarifas6a rodada:Kennedy - 1964,67-62 Países participantes - temas cobertos: tarifas e medidas antidumping7a rodada: Tóquio - 1973,79 - 102 Países participantes - temas cobertos: tarifas, medidas não tarifárias, cláusula de habilitação8a rodada: Uruguai - 1986,93 - 123 Países participantes - temas cobertos: tarifas, agricultura, serviços, propriedade intelectual, medidas de investimento, novo marco jurídico, OMC.9a rodada: Doha - 2001,?- 149 Países participantes - temas cobertos: tarifas, agricultura, serviços, facilitação de comércio, solução de controvérsias, "regras".

E AÍ, ENTENDEU?

FIM

top related