a minas gerais · habitação em 2017, e que não existem novos projetos de habitação que atendam...

Post on 23-Jun-2020

0 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

MESA deDIÁLOGO

Conflitos Urb.inos c (lutaisA MINAS

GERAISDlAIOGO EQUUÍHR'0 rRAHAlH

ATA N° 56/2018 DA REUNIÃO DA CÂMARA SETORIAL DA MESA DE DIÁLOGOE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE COM OCUPAÇÕES URBANAS E RURAIS EOUTROS GRUPOS ENVOLVIDOS EM CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E

FUNDIÁRIOS

No dia treze abril de 2018, na 9a RISP de Uberlândia, realizou-se reunião com oobjetivo de propor alternativas para a solução pacífica do conflito envolvendo asocupações Shopping Park I e II, Zaire Rezende, Taiaman e São Jorge (Planalto Meridional),em Uberlândia.

O Coordenador da Mesa de Diálogo, Fernando Tadeu iniciou a reunião com umarodada de apresentações e disse informou que a Prefeitura Municipal de Uberlândiafoi convidada mas não compareceu. Fez um breve histórico do processo demediação do conflito.

Dalva Esteia, representante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos,Participação Social e Cidadania - Sedpac informou que desde 2015 um enormeesforço foi feito para solucionar o problema das ocupações.

Tadeu informou participou de solenidade ontem, dia 12 de abril de 2018, na PBH,para assinatura dos decretos que reconhecem 119 áreas de BH como AEIS - áreasEspeciais de Interesse Social-, e decreto que cria grupo de trabalho sobre asocupações. Informou que é importante essa atitude no sentido de buscar soluçõespara os conflitos urbanos.

Passou a palavra o vereador de Uberlândia, Silésio Miranda, que informou queesteve na prefeitura com representantes de cada ocupação, e se reuniu com aprocuradora do município e ela disse que iria tentar contribuir, mas não fezpromessas. Ressaltou que ela foi convidada para esta reunião, mas nãocompareceu. Salientou que a prefeitura está virando as costas para a necessidadedos moradores. Disse que defende o direito à propriedade, mas, por outro lado,defende o direito à moradia. Explicou que no momento, a prioridade é resolver assituações de urgência de maneira conjunta (prefeitura, Ministério Público, CâmaraMunicipal e todos os envolvidos). Explicou que a prefeitura fechou a Secretaria deHabitação em 2017, e que não existem novos projetos de habitação que atendamaos menos favorecidos. Pediu que o governo do estado interviesse, com todas asforças possíveis para atender as famílias. Informou ainda que apresentou umaemenda no PL que cria um Plano Diretor, propondo a criação do Reurb, o que podepossibilitar a regularização de áreas ocupadas em Uberlândia. Finalizou sua falaagradecendo aos representantes do estado na reunião.

Luís Vinícius, advogado do movimento agradeceu o esforço da Mesa de Diálogo emajudar na solução do conflito e disse que os esforços estão se esgotando, devido areintegração que está marcada para a próxima segunda-feira. Ponderou que oultimo pedido que fez nos autos foi pela audiência de mediação, para solicitar aoJuiz a mediação do caso, buscando uma saída pacifica. ^

Página 1 de 4

,

MESAde J— MINASDIALOGO f.QUIUHKIO fRAHALHO

Maria de Jesus, moradora do Shopping Park fez um apelo à PM, que fosse feita asuspensão da ordem de despejo e informou sobre as dificuldades vividas naocupação. Disse ainda que ninguém tem pra onde ir e que muitas crianças ficarãosem escola; que os direitos humanos têm que prevalecer.

Valdemir dos Santos Cardoso, morado da comunidade Shopping Park II - disse quea prefeitura esteve no local para fazer as medidas necessárias para a ordem dedespejo. Disse que ao questionar sobre um projeto para a área, foi informado pelaprefeitura que não existia nenhuma destinação para o terreno. Ressaltou apreocupação de todos os moradores, que não têm para onde ir, caso tenham quedeixar o local. Clamou ajuda dos representantes do estado, destacando que omunicípio está sendo omisso.

Wender Adão da Silva, morador comunidade Zaire Rezende II informou que está namesma situação dos outros moradores; que a reintegração está suspensa mas podeser cumprida a qualquer hora. Procurou a prefeitura e a justiça e eles disseram quesomente com um documento dos representantes do governo pode suspender areintegração.

Alessandro Marques, Presidente da Cohab Minas, se solidarizou com o anseio dosmoradores. Ressaltou a proposta do estado, que é peticionar ainda hoje sobre asuspensão da reintegração de posse. Destacou que isso é apenas um paliativo, eque, posteriormente o governo vai trabalhar para tentar solucionar, em definitivo, oproblema de habitação dos ocupantes. Disse ainda que a Cohab vai fazer olevantamento de todas as ocupações de Uberlândia.

Fernando Tadeu: temos adotado uma postura na Mesa de que a gente pede muitorespeito às famílias e à PMMG. Disse ainda Mesa vai apontar uma solução, mas praisso o primeiro passo é tentar suspender a Reintegração.

Encaminhamentos:

1 -A Cohab e a Mesa de Diálogo irão peticionar junto ao Juiz de primeira instânciae junto ao tribunal, no sentido de solicitar a suspensão de todas as reintegrações deposse marcadas das ocupações Shopping Park I e II, Zaire Rezende, Taiaman eSão Jorge, no Planalto Meridional.

2 - Alessandro Marques sugeriu que o retorno sobre o pedido de suspensão dareintegração fosse dado ao vereador Silésio e ao escritório de advocacia do Dr.Higino, na pessoa do Dr. Vinícius.

3 - Havendo a suspensão, a Mesa de Diálogo comunicará ao comando da PMMGem Uberlândia.

Nada mais havendo a tratar, eu, Raphael Ursino, lavro a presente ata, que vaiassinada por todos os presentes.

Uberlândia, 13 de abril de 2017.

Página 2 de 4

&MESA deDIÁLOGO

MINASGERAIS

DIÁLOGO LQUIIIBRIO fRABALHO•

Conflitos Urbanos c Rur

Locais de assinatura:

Nome: TÍfíM*~*RG/CPF: $V$ ./6£(ff*&-&<>

o4> %~nzt=/#-^ 2^^^^

=M*^

Nome: hf^W-**^ ^\<\tf\^^i .RG/CPF: A^ÍKV^V6-3

Nome: 0-^*^9 J^^^M)\RG/CPF: G6S fe-y? ^O^Ô^

lome: f^^^ cx? 'z^CU/<%?RG/CPF: ^> ~^^>" Z-^i

RG/CPF: Ü9&4M 652 "A*

Nome- ^^^ <W ^M^JW-^ O* ^W •RG/CPF: Ol[o ( §0 3l0G~OO S^OpÇ)\M^ PflftK.[$L imjJã Myuú&a ^ %pwiopNome/á* Üfotâó" Jw^Úfi f^rg/cpf: ft 3// 3 %o H3- ^7- SJuY/tyvk fa* KJ+

h/c-

bL^ ^ J. fe^ 57^V//^ feJ-/Nome:Nome: n ^_ _ r/^/Zrg/cpf: 6®ie%l2^lC? t^-7- Jo/<GG</-

A/ome: ^^y0RG/CPF: OA-3 /&-'??•

RG/CPF: ÓtyA^ fk/m0*6-Nome:

Página 3 de 4

^ mesa d A, MINASUJ.SS&S) ^GERAIS• '̂Conflitos Urbanos «Rurais DlALOGO EQUILÍBRIO Ht ABAI HO

A/oA77e;Ç^—RG/CPF: nA _ •>

j>6^'^ íZ ^rg/cpf: ese,, ^j^ ^

RG/CPF: ^t)Q (Z>^ '^\a\G - £4

RG/CPF: (J '

Qâ9)aPP)6ft^nQNome: Q^AfiJLs- C^W">rr-<>-vo0c> /20)-r-t-^0RG/CPF: O O

A/ome: txQwocvj DAC<\>wX ÍW°-K

Nome:

RG/CPF:

Nome: ^JV- o^ ^\l^—^ %eoRG/CPF: fY)&-(b -l\5G^^S'

Nome: T^) O^^XT ^CV-Uçl í-£KNC^O*DORG/CPF: r~,l ~ . .

936 so innA/o/7?e:

RG/CPF:

Nome: , ,— J „ j -> &RG/CPF: /b-tftfí-Jft^^^ JíJUrti 5LuAo OHWH^t-i Página 4 de 4

top related