a minas gerais · habitação em 2017, e que não existem novos projetos de habitação que atendam...

4
MESA de DIÁLOGO Conflitos Urb.inos c (lutais A MINAS GERAIS DlAIOGO EQUUÍHR'0 rRAHAlH ATA 56/2018 DA REUNIÃO DA CÂMARA SETORIAL DA MESA DE DIÁLOGO E NEGOCIAÇÃO PERMANENTE COM OCUPAÇÕES URBANAS E RURAIS E OUTROS GRUPOS ENVOLVIDOS EM CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E FUNDIÁRIOS No dia treze abril de 2018, na 9a RISP de Uberlândia, realizou-se reunião com o objetivo de propor alternativas para a solução pacífica do conflito envolvendo as ocupações Shopping Park I e II, Zaire Rezende, Taiaman e São Jorge (Planalto Meridional), em Uberlândia. O Coordenador da Mesa de Diálogo, Fernando Tadeu iniciou a reunião com uma rodada de apresentações e disse informou que a Prefeitura Municipal de Uberlândia foi convidada mas não compareceu. Fez um breve histórico do processo de mediação do conflito. Dalva Esteia, representante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania - Sedpac informou que desde 2015 um enorme esforço foi feito para solucionar o problema das ocupações. Tadeu informou participou de solenidade ontem, dia 12 de abril de 2018, na PBH, para assinatura dos decretos que reconhecem 119 áreas de BH como AEIS - áreas Especiais de Interesse Social-, e decreto que cria grupo de trabalho sobre as ocupações. Informou que é importante essa atitude no sentido de buscar soluções para os conflitos urbanos. Passou a palavra o vereador de Uberlândia, Silésio Miranda, que informou que esteve na prefeitura com representantes de cada ocupação, e se reuniu com a procuradora do município e ela disse que iria tentar contribuir, mas não fez promessas. Ressaltou que ela foi convidada para esta reunião, mas não compareceu. Salientou que a prefeitura está virando as costas para a necessidade dos moradores. Disse que defende o direito à propriedade, mas, por outro lado, defende o direito à moradia. Explicou que no momento, a prioridade é resolver as situações de urgência de maneira conjunta (prefeitura, Ministério Público, Câmara Municipal e todos os envolvidos). Explicou que a prefeitura fechou a Secretaria de Habitação em 2017, e que não existem novos projetos de habitação que atendam aos menos favorecidos. Pediu que o governo do estado interviesse, com todas as forças possíveis para atender as famílias. Informou ainda que apresentou uma emenda no PL que cria um Plano Diretor, propondo a criação do Reurb, o que pode possibilitar a regularização de áreas ocupadas em Uberlândia. Finalizou sua fala agradecendo aos representantes do estado na reunião. Luís Vinícius, advogado do movimento agradeceu o esforço da Mesa de Diálogo em ajudar na solução do conflito e disse que os esforços estão se esgotando, devido a reintegração que está marcada para a próxima segunda-feira. Ponderou que o ultimo pedido que fez nos autos foi pela audiência de mediação, para solicitar ao Juiz a mediação do caso, buscando uma saída pacifica. ^ Página 1 de 4 ,

Upload: others

Post on 23-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A MINAS GERAIS · Habitação em 2017, e que não existem novos projetos de habitação que atendam aos menos favorecidos. Pediu que o governo do estado interviesse, com todas as

MESA deDIÁLOGO

Conflitos Urb.inos c (lutaisA MINAS

GERAISDlAIOGO EQUUÍHR'0 rRAHAlH

ATA N° 56/2018 DA REUNIÃO DA CÂMARA SETORIAL DA MESA DE DIÁLOGOE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE COM OCUPAÇÕES URBANAS E RURAIS EOUTROS GRUPOS ENVOLVIDOS EM CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E

FUNDIÁRIOS

No dia treze abril de 2018, na 9a RISP de Uberlândia, realizou-se reunião com oobjetivo de propor alternativas para a solução pacífica do conflito envolvendo asocupações Shopping Park I e II, Zaire Rezende, Taiaman e São Jorge (Planalto Meridional),em Uberlândia.

O Coordenador da Mesa de Diálogo, Fernando Tadeu iniciou a reunião com umarodada de apresentações e disse informou que a Prefeitura Municipal de Uberlândiafoi convidada mas não compareceu. Fez um breve histórico do processo demediação do conflito.

Dalva Esteia, representante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos,Participação Social e Cidadania - Sedpac informou que desde 2015 um enormeesforço foi feito para solucionar o problema das ocupações.

Tadeu informou participou de solenidade ontem, dia 12 de abril de 2018, na PBH,para assinatura dos decretos que reconhecem 119 áreas de BH como AEIS - áreasEspeciais de Interesse Social-, e decreto que cria grupo de trabalho sobre asocupações. Informou que é importante essa atitude no sentido de buscar soluçõespara os conflitos urbanos.

Passou a palavra o vereador de Uberlândia, Silésio Miranda, que informou queesteve na prefeitura com representantes de cada ocupação, e se reuniu com aprocuradora do município e ela disse que iria tentar contribuir, mas não fezpromessas. Ressaltou que ela foi convidada para esta reunião, mas nãocompareceu. Salientou que a prefeitura está virando as costas para a necessidadedos moradores. Disse que defende o direito à propriedade, mas, por outro lado,defende o direito à moradia. Explicou que no momento, a prioridade é resolver assituações de urgência de maneira conjunta (prefeitura, Ministério Público, CâmaraMunicipal e todos os envolvidos). Explicou que a prefeitura fechou a Secretaria deHabitação em 2017, e que não existem novos projetos de habitação que atendamaos menos favorecidos. Pediu que o governo do estado interviesse, com todas asforças possíveis para atender as famílias. Informou ainda que apresentou umaemenda no PL que cria um Plano Diretor, propondo a criação do Reurb, o que podepossibilitar a regularização de áreas ocupadas em Uberlândia. Finalizou sua falaagradecendo aos representantes do estado na reunião.

Luís Vinícius, advogado do movimento agradeceu o esforço da Mesa de Diálogo emajudar na solução do conflito e disse que os esforços estão se esgotando, devido areintegração que está marcada para a próxima segunda-feira. Ponderou que oultimo pedido que fez nos autos foi pela audiência de mediação, para solicitar aoJuiz a mediação do caso, buscando uma saída pacifica. ^

Página 1 de 4

,

Page 2: A MINAS GERAIS · Habitação em 2017, e que não existem novos projetos de habitação que atendam aos menos favorecidos. Pediu que o governo do estado interviesse, com todas as

MESAde J— MINASDIALOGO f.QUIUHKIO fRAHALHO

Maria de Jesus, moradora do Shopping Park fez um apelo à PM, que fosse feita asuspensão da ordem de despejo e informou sobre as dificuldades vividas naocupação. Disse ainda que ninguém tem pra onde ir e que muitas crianças ficarãosem escola; que os direitos humanos têm que prevalecer.

Valdemir dos Santos Cardoso, morado da comunidade Shopping Park II - disse quea prefeitura esteve no local para fazer as medidas necessárias para a ordem dedespejo. Disse que ao questionar sobre um projeto para a área, foi informado pelaprefeitura que não existia nenhuma destinação para o terreno. Ressaltou apreocupação de todos os moradores, que não têm para onde ir, caso tenham quedeixar o local. Clamou ajuda dos representantes do estado, destacando que omunicípio está sendo omisso.

Wender Adão da Silva, morador comunidade Zaire Rezende II informou que está namesma situação dos outros moradores; que a reintegração está suspensa mas podeser cumprida a qualquer hora. Procurou a prefeitura e a justiça e eles disseram quesomente com um documento dos representantes do governo pode suspender areintegração.

Alessandro Marques, Presidente da Cohab Minas, se solidarizou com o anseio dosmoradores. Ressaltou a proposta do estado, que é peticionar ainda hoje sobre asuspensão da reintegração de posse. Destacou que isso é apenas um paliativo, eque, posteriormente o governo vai trabalhar para tentar solucionar, em definitivo, oproblema de habitação dos ocupantes. Disse ainda que a Cohab vai fazer olevantamento de todas as ocupações de Uberlândia.

Fernando Tadeu: temos adotado uma postura na Mesa de que a gente pede muitorespeito às famílias e à PMMG. Disse ainda Mesa vai apontar uma solução, mas praisso o primeiro passo é tentar suspender a Reintegração.

Encaminhamentos:

1 -A Cohab e a Mesa de Diálogo irão peticionar junto ao Juiz de primeira instânciae junto ao tribunal, no sentido de solicitar a suspensão de todas as reintegrações deposse marcadas das ocupações Shopping Park I e II, Zaire Rezende, Taiaman eSão Jorge, no Planalto Meridional.

2 - Alessandro Marques sugeriu que o retorno sobre o pedido de suspensão dareintegração fosse dado ao vereador Silésio e ao escritório de advocacia do Dr.Higino, na pessoa do Dr. Vinícius.

3 - Havendo a suspensão, a Mesa de Diálogo comunicará ao comando da PMMGem Uberlândia.

Nada mais havendo a tratar, eu, Raphael Ursino, lavro a presente ata, que vaiassinada por todos os presentes.

Uberlândia, 13 de abril de 2017.

Página 2 de 4

Page 3: A MINAS GERAIS · Habitação em 2017, e que não existem novos projetos de habitação que atendam aos menos favorecidos. Pediu que o governo do estado interviesse, com todas as

&MESA deDIÁLOGO

MINASGERAIS

DIÁLOGO LQUIIIBRIO fRABALHO•

Conflitos Urbanos c Rur

Locais de assinatura:

Nome: TÍfíM*~*RG/CPF: $V$ ./6£(ff*&-&<>

o4> %~nzt=/#-^ 2^^^^

=M*^

Nome: hf^W-**^ ^\<\tf\^^i .RG/CPF: A^ÍKV^V6-3

Nome: 0-^*^9 J^^^M)\RG/CPF: G6S fe-y? ^O^Ô^

lome: f^^^ cx? 'z^CU/<%?RG/CPF: ^> ~^^>" Z-^i

RG/CPF: Ü9&4M 652 "A*

Nome- ^^^ <W ^M^JW-^ O* ^W •RG/CPF: Ol[o ( §0 3l0G~OO S^OpÇ)\M^ PflftK.[$L imjJã Myuú&a ^ %pwiopNome/á* Üfotâó" Jw^Úfi f^rg/cpf: ft 3// 3 %o H3- ^7- SJuY/tyvk fa* KJ+

h/c-

bL^ ^ J. fe^ 57^V//^ feJ-/Nome:Nome: n ^_ _ r/^/Zrg/cpf: 6®ie%l2^lC? t^-7- Jo/<GG</-

A/ome: ^^y0RG/CPF: OA-3 /&-'??•

RG/CPF: ÓtyA^ fk/m0*6-Nome:

Página 3 de 4

Page 4: A MINAS GERAIS · Habitação em 2017, e que não existem novos projetos de habitação que atendam aos menos favorecidos. Pediu que o governo do estado interviesse, com todas as

^ mesa d A, MINASUJ.SS&S) ^GERAIS• '̂Conflitos Urbanos «Rurais DlALOGO EQUILÍBRIO Ht ABAI HO

A/oA77e;Ç^—RG/CPF: nA _ •>

j>6^'^ íZ ^rg/cpf: ese,, ^j^ ^

RG/CPF: ^t)Q (Z>^ '^\a\G - £4

RG/CPF: (J '

Qâ9)aPP)6ft^nQNome: Q^AfiJLs- C^W">rr-<>-vo0c> /20)-r-t-^0RG/CPF: O O

A/ome: txQwocvj DAC<\>wX ÍW°-K

Nome:

RG/CPF:

Nome: ^JV- o^ ^\l^—^ %eoRG/CPF: fY)&-(b -l\5G^^S'

Nome: T^) O^^XT ^CV-Uçl í-£KNC^O*DORG/CPF: r~,l ~ . .

936 so innA/o/7?e:

RG/CPF:

Nome: , ,— J „ j -> &RG/CPF: /b-tftfí-Jft^^^ JíJUrti 5LuAo OHWH^t-i Página 4 de 4