a leitura das leis

Post on 04-Jul-2015

1.830 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

A A LEITURA LEITURA DAS LEISDAS LEIS

A composição gráficas e fonética

dos signos

A organização de um texto legal é feita por meio de ARTIGOS, que são disposições ordenadas em tópicos, com a finalidade de facilitar a interpretação.

Cada artigo deve se referir a apenas um tema.

Quando tema é muito complexo, pode ser organizado em parágrafos, incisos, alíneas e itens.

caput é o nome dado ao dispositivo inicial, que contém a idéia central do artigo, quando desdobrado em parágrafos, incisos, alíneas e itens.

Os parágrafos são usados para expandir, restringir ou detalhar a idéia enunciada no caput do artigo.

Os incisos são usados para exprimir enumerações relacionadas ao caput do artigo ou ao parágrafo.

 

As alíneas e itens também são meios de enumerações que se submetem, igualmente, à seguinte ordem hierárquica:

Os artigos se desdobram em parágrafos ou Os artigos se desdobram em parágrafos ou em incisos;em incisos;

Os parágrafos de desdobram em incisos;Os parágrafos de desdobram em incisos;

Os incisos se desdobram em alíneas;Os incisos se desdobram em alíneas;

As alíneas se desdobram em itens.As alíneas se desdobram em itens.

ARTIGOSARTIGOS

Na numeração de artigos em leis, decretos, Na numeração de artigos em leis, decretos, portarias e outros textos legais, proceder-portarias e outros textos legais, proceder-se-á da forma como se segue: se-á da forma como se segue:

Do Do artigo primeiro até o artigo nonoartigo primeiro até o artigo nono, usa-se , usa-se o o numeral ordinalnumeral ordinal, ou seja , ou seja 1º, 2º, 3º até o 9°1º, 2º, 3º até o 9°, , precedido da forma abreviada de artigo – precedido da forma abreviada de artigo – “Art.”. “Art.”.

EXEMPLO:EXEMPLO:

““Art. 1º, Art. 2º, Art. 3º.... Art. 1º, Art. 2º, Art. 3º.... Art. 9º ”.Art. 9º ”. Ex: Ex: C. Penal:C. Penal:

Do Do artigo dez (inclusive) em dianteartigo dez (inclusive) em diante, usa-se , usa-se numeral cardinalnumeral cardinal, ou seja , ou seja 10, 11, 12, 1310, 11, 12, 13 etc., etc., precedido da forma abreviada de Artigo – “precedido da forma abreviada de Artigo – “Art.Art.”, e ”, e o numeral cardinal o numeral cardinal acompanhado de ponto – “.”acompanhado de ponto – “.”

Lei penal no tempoArt. 2º Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior

deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.

Parágrafo único. A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.

EXEMPLO:EXEMPLO:

““Art. 10.”, “Art. 11.”, “Art. 99.”, “Art. 150.” Art. 10.”, “Art. 11.”, “Art. 99.”, “Art. 150.” etc.etc.

A indicação de artigo será separada do A indicação de artigo será separada do texto por dois espaços em branco, sem texto por dois espaços em branco, sem traços ou outros sinais. Ex: traços ou outros sinais. Ex: C.Penal:C.Penal:

Art. 10. O dia do começo inclui-se no cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum.

EXEMPLO: EXEMPLO:

Art. 1º Ao (nome do órgão) compete...

O texto de um artigo inicia-se sempre por O texto de um artigo inicia-se sempre por letra maiúscula e termina com pontoletra maiúscula e termina com ponto, salvo , salvo nos casos em que contiver nos casos em que contiver incisosincisos, quando , quando deverá terminar por dois-pontosdeverá terminar por dois-pontos. .

Em Em remissões a outros artigosremissões a outros artigos do texto do texto normativo, deve-se empregar a normativo, deve-se empregar a forma forma abreviada “art.” seguida do número abreviada “art.” seguida do número correspondentecorrespondente..

EXEMPLO:EXEMPLO:

““... o art. 8º, no art. 15...”.... o art. 8º, no art. 15...”.

Quando o Quando o número for substituído por um número for substituído por um adjetivoadjetivo (anterior, seguinte, etc), (anterior, seguinte, etc), a palavra a palavra artigo deverá ser grafada por extensoartigo deverá ser grafada por extenso. .

Exemplo: "... no Exemplo: "... no artigoartigo anterior..." anterior..."

O agrupamento de artigos poderá constituir O agrupamento de artigos poderá constituir Subseções.Subseções.

O de Subseções: a Seção. O de Seções. Ex: O de Subseções: a Seção. O de Seções. Ex: Constituição Federal:Constituição Federal:

CAPÍTULO II - DO PODER EXECUTIVOCAPÍTULO II - DO PODER EXECUTIVO

Seção V - DO CONSELHO DA REPÚBLICA E DO CONSELHO DE Seção V - DO CONSELHO DA REPÚBLICA E DO CONSELHO DE

DEFESA NACIONALDEFESA NACIONAL

Subseção ISubseção I - Do Conselho da República- Do Conselho da República

O Capítulo. O de Capítulos.O Capítulo. O de Capítulos.

O Título. O de Títulos – Ex: O Título. O de Títulos – Ex: Constituição.Constituição.

O Livro. O de Livros a Parte – Ex: O Livro. O de Livros a Parte – Ex: C. PenalC. Penal

TÍTULO IITÍTULO II - DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS- DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAISCAPÍTULO ICAPÍTULO I - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos- Dos Direitos e Deveres Individuais e ColetivosCAPÍTULO IICAPÍTULO II - Dos Direitos Sociais- Dos Direitos Sociais

PARTE GERALPARTE GERALTÍTULO ITÍTULO I

DA APLICAÇAO DA LEI PENALDA APLICAÇAO DA LEI PENAL

Podem também ser subdivididos em:Podem também ser subdivididos em:

"Disposições Preliminares“."Disposições Preliminares“.

"Disposições Gerais“."Disposições Gerais“.

"Disposições Finais“."Disposições Finais“.

"Disposições Transitórias"."Disposições Transitórias".

As Subseções e Seções serão identificadas As Subseções e Seções serão identificadas em:em:

Algarismos romanos, grafadas em letras Algarismos romanos, grafadas em letras minúsculas e em negrito.minúsculas e em negrito.

Os Capítulos, os Títulos, os Livros e as Os Capítulos, os Títulos, os Livros e as Partes serão gravados em letras maiúsculas Partes serão gravados em letras maiúsculas e identificados por algarismos romanos. e identificados por algarismos romanos.

As Partes poderão desdobrar-se em Parte As Partes poderão desdobrar-se em Parte Geral e Parte Especial, ou em partes Geral e Parte Especial, ou em partes expressas em numeral ordinal, por extenso.expressas em numeral ordinal, por extenso.

O artigo desdobra-se em parágrafos ou em O artigo desdobra-se em parágrafos ou em incisos.incisos.

ParágrafosParágrafos::

O parágrafo constitui a imediata divisão de um O parágrafo constitui a imediata divisão de um artigo, em que se explica ou modifica a artigo, em que se explica ou modifica a disposição principal.disposição principal.

Quando um artigo contiver mais de um Quando um artigo contiver mais de um parágrafo, estes serão designados pelo parágrafo, estes serão designados pelo símbolo §, seguido de numeração ordinal até o símbolo §, seguido de numeração ordinal até o nono parágrafo, inclusive.nono parágrafo, inclusive.

ExemploExemplo:: "§ 1º , § 2º, .....§ 9º..."§ 1º , § 2º, .....§ 9º...

Parágrafos:Parágrafos:

Ex: Ex: C. Penal:C. Penal:

Art. 13. O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido.

§ 1º. A superveniência de causa relativamente independente exclui a imputação quando, por si só, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou.

ParágrafosParágrafos:: A partir do parágrafo de número 10 A partir do parágrafo de número 10

(inclusive), usa-se o símbolo §, seguido de (inclusive), usa-se o símbolo §, seguido de numeração cardinal e de ponto.numeração cardinal e de ponto.

ExemploExemplo:: "§ 10., § 11." etc."§ 10., § 11." etc.

Se houver apenas um parágrafo deve-se Se houver apenas um parágrafo deve-se grafá-lo como "grafá-lo como "Parágrafo únicoParágrafo único" e não "§ " e não "§ único", seguido de ponto e separado do único", seguido de ponto e separado do texto normativo por 2 espaços em branco.texto normativo por 2 espaços em branco.

Parágrafo único:Parágrafo único:

Ex: Ex: C. Penal:C. Penal:

Art. 14. Diz-se o crime:Crime consumado I - consumado, quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal; Tentativa II - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente. Pena de tentativaParágrafo único. Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.

ParágrafosParágrafos::

Nas referências "Parágrafo único", Nas referências "Parágrafo único", "Parágrafo anterior", "Parágrafo seguinte" e "Parágrafo anterior", "Parágrafo seguinte" e semelhantes, semelhantes, a grafia é por extensoa grafia é por extenso. .

O texto dos parágrafos O texto dos parágrafos inicia-se com inicia-se com maiúscula e encerra-se com pontomaiúscula e encerra-se com ponto, salvo se , salvo se for desdobrado em incisos, caso em que for desdobrado em incisos, caso em que deverá findar por dois-pontos.deverá findar por dois-pontos.

Os parágrafos desdobram-se em incisos.Os parágrafos desdobram-se em incisos.

IncisosIncisos::

O inciso é utilizado como O inciso é utilizado como elemento elemento discriminativo de artigodiscriminativo de artigo, se o assunto nele , se o assunto nele tratado não puder ser condensado no tratado não puder ser condensado no próprio artigo ou próprio artigo ou se mostrar adequado a se mostrar adequado a constituir parágrafoconstituir parágrafo..

O inciso serve para O inciso serve para divisão imediata do divisão imediata do artigo ou do parágrafoartigo ou do parágrafo..

IncisosIncisos::

Os incisos dos artigos devem ser Os incisos dos artigos devem ser designados por designados por algarismos romanos, algarismos romanos, seguidos de hífenseguidos de hífen, o qual é separado do , o qual é separado do algarismo e do texto por um espaço em algarismo e do texto por um espaço em branco, e branco, e iniciados por letra minúsculainiciados por letra minúscula, , salvo quando se tratar de nome próprio.salvo quando se tratar de nome próprio.

IncisosIncisos::

Ao final os incisos são pontuados com Ao final os incisos são pontuados com ponto-e-vírgula exceto o último, que se ponto-e-vírgula exceto o último, que se encerra em ponto, e aquele que contiver encerra em ponto, e aquele que contiver desdobramento em alíneas, encerra-se por desdobramento em alíneas, encerra-se por dois-pontos.dois-pontos.

Os incisos desdobram-se em alíneas.Os incisos desdobram-se em alíneas.

IncisosIncisos::

Ex: Ex: C. Penal:C. Penal:

Art. 33. A pena de reclusão deve ser cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto. A de detenção, em regime semi-aberto, ou aberto, salvo necessidade de transferência a regime fechado. § 1º - Considera-se: a) regime fechado a execução da pena em estabelecimento de segurança máxima ou média;b) regime semi-aberto a execução da pena em colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar;c) regime aberto a execução da pena em casa de albergado ou estabelecimento adequado.

Alíneas:Alíneas:

As alíneas (ou letras) são os As alíneas (ou letras) são os desdobramentos dos incisos e deverão ser desdobramentos dos incisos e deverão ser grafadas com a letra minúsculagrafadas com a letra minúscula seguindo o seguindo o alfabeto e alfabeto e acompanhada de parênteseacompanhada de parêntese, , separado do texto por um espaço em separado do texto por um espaço em branco.branco.

ExemploExemplo: "a), b)" etc.: "a), b)" etc.

Alíneas:Alíneas:

Ex: Ex: C. Penal:C. Penal:

Art. 33. A pena de reclusão deve ser cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto. A de detenção, em regime semi-aberto, ou aberto, salvo necessidade de transferência a regime fechado. § 1º - Considera-se: a) regime fechado a execução da pena em estabelecimento de segurança máxima ou média;b) regime semi-aberto a execução da pena em colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar;c) regime aberto a execução da pena em casa de albergado ou estabelecimento adequado.

Alíneas:Alíneas:

Quando houver necessidade de Quando houver necessidade de desdobramento de alíneas em itensdesdobramento de alíneas em itens, estes , estes deverão ser grafados em deverão ser grafados em algarismos algarismos arábicosarábicos, seguidos de , seguidos de ponto e separados do ponto e separados do texto por um espaço em brancotexto por um espaço em branco..

Alíneas:Alíneas:

O texto dos itens inicia-se por letra minúscula, O texto dos itens inicia-se por letra minúscula, salvo quando se tratar de nome próprio, e termina salvo quando se tratar de nome próprio, e termina em ponto-e-vírgula, dois pontos, quando se em ponto-e-vírgula, dois pontos, quando se desdobrar em itens, salvo o último, que se encerra desdobrar em itens, salvo o último, que se encerra por ponto.por ponto.

ExemploExemplo::

a) Representação do Ministério do....... tem a a) Representação do Ministério do....... tem a seguinte estrutura:seguinte estrutura:

1. serviço de Planejamento e Desenvolvimento de 1. serviço de Planejamento e Desenvolvimento de Programas Educacionais;Programas Educacionais;

2. serviço de Análise, Registro e Apoio Técnico;2. serviço de Análise, Registro e Apoio Técnico;

3. serviço de Administração.3. serviço de Administração.

b) etc.b) etc.

ItensItens::

As alíneas se desdobram em itens.As alíneas se desdobram em itens.

O texto do item inicia-se com letra O texto do item inicia-se com letra minúscula, salvo quando se tratar de nome minúscula, salvo quando se tratar de nome próprio, e termina com ponto-e-vírgula ou próprio, e termina com ponto-e-vírgula ou ponto, caso seja o último e anteceda artigo ponto, caso seja o último e anteceda artigo ou parágrafo.ou parágrafo.

ItensItens::

Nas seqüências de incisos, alíneas ou itens, Nas seqüências de incisos, alíneas ou itens, o penúltimo elemento será pontuado com o penúltimo elemento será pontuado com ponto e vírgula, seguido da conjunção "e", ponto e vírgula, seguido da conjunção "e", quando de caráter cumulativo, ou da quando de caráter cumulativo, ou da conjunção "ou", se a seqüência for conjunção "ou", se a seqüência for disjuntiva.disjuntiva.

Utiliza-se um Utiliza-se um espaço simplesespaço simples entre entre capítulos, seções, artigos, parágrafos, capítulos, seções, artigos, parágrafos, incisos, alíneas e itens.incisos, alíneas e itens.

Quaisquer Quaisquer referências a números e referências a números e percentuais feitas no texto, devem ser percentuais feitas no texto, devem ser grafadas por extensografadas por extenso (trinta, quinze, zero, (trinta, quinze, zero, vírgula zero, vinte e dois por cento), exceto vírgula zero, vinte e dois por cento), exceto data, número de ato normativo e em casos data, número de ato normativo e em casos em que houver prejuízo para a em que houver prejuízo para a compreensão do texto.compreensão do texto.

top related