a geografia no perÍodo dos descobrimentos

Post on 05-Aug-2015

426 Views

Category:

Documents

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Prof. Iura Miranda

Quais as preocupações da Geografia neste período?Como contribui a Geografia do Renascimento para o conhecimento do mundo?A que ramos do saber recorreu a Geografia neste período?

Inicia no séc. XV as grandes viagens marítimas e a descoberta de novos mundos. O que traz as descrições de novas regiões e o aperfeiçoamento dos mapas. Foram traduzidas e difundidas as obras de Ptolomeu, Aristóteles, Estrabão, etc. A Geografia retomou os dois rumos que vinha seguindo na antiguidade: A geografia matemática e a geografia descritiva.

Surgem dois problemas:1- Não é possível medir a latitude e a longitude

com precisão;2- É necessário construir mapas que abranjam

o mundo inteiro.Para medir a latitude recorre-se ao astrolábio. Mas para os cálculos da longitude continuam a permanecer os erros de Ptolomeu. Para construir mapas onde caiba o mundo recorre-se aos sistemas de projeção matemática.

As mais importantes foram construídas por Mercator (1569) que corrigiu o mapa de Ptolomeu, diminuindo a extensão do Mediterrâneo; Ortelius (1570) ; Behaim (1492) construiu o primeiro globo terrestre, não estava representado o continente Americano.

A invenção do cronómetro, do relógio em 1658, e a do sextante, em 1672, permitiram o cálculo da latitude e da longitude com exatidão. Esta é medida a partir da diferença horária entre dois lugares. Assim foi corrigida os erros dos mapas construídos anteriormente.

Varenius (1622- 1650) distinguiu :- Geografia Geral ou Universal, que se ocupava

com as características físicas da Terra, utilizando os métodos da física e da matemática, se podem fazer generalizações ou leis independentemente do lugar.

- Geografia Regional ou Especial, onde se faz a descrição dos países, abrangendo vastas áreas ou pequenas áreas, sem que haja elaboração de leis, pois as características das regiões resultam da interação entre o homem e o ambiente.

Varenius defendia a necessidade da Geografia criar um conjunto de leis que se pudessem aplicar na generalidade e que explicassem os fenómenos encontrados nos estudos regionais. Caso contrário seria difícil considerar a geografia regional como ciência, já que era uma simples descrição de factos.

A situação da Geografia nos finais do séc. XVIII

Com o desenvolvimento científico registado a partir da revolução científica do século XVII, levou o desenvolvimento e emancipação de ciências que encontravam ligados à Geografia, como a Botânica, Geologia, Matemática, etc.

As novas ciências passam agora a estudar os problemas que até aqui pertenciam ao domínio da Geografia, o que levou um esvaziamento de conteúdos na Geografia. Mais tarde, a Geodesia e a Cartografia constituíram ciências independentes, o que levaria a Geografia a separar-se das ciências matemáticas.

A ideia da Geografia como mera descrição de países e regiões, fizeram perder o prestígio científico.

top related