a evolução da web: da web 1.0 à web 2.0

Post on 24-Jun-2015

2.596 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Apresentação de Tania Olinda e Ana Paula para a Disciplina de Introdução à Informática e Computação - Curso de Engenharia de Pesca e Aquicultura - Universidade Federal de Rondônia

TRANSCRIPT

1

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIRENGENHARIA DE PESCA E AQUICULTURA

CAMPUS CACOAL – EXTENSÃO PRESIDENTE MÉDICI

1. A evolução da web: da Web 1.0 à Web 2.0

2

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIRENGENHARIA DE PESCA E AQUICULTURA

CAMPUS CACOAL – EXTENSÃO PRESIDENTE MÉDICI

Acadêmicas: Ana Paula da Silva Bertão e Tânia Olinda Lima

Seminário de Introdução à Informática Apresentado ao

Professor Maigon Pontuschka

3

A World Wide Web é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na internet.

Introdução

4

Desde 1991, data em que o mundo fica a conhecer a Web, verificou-se uma evolução desta que chega aos nossos dias na versão Web 2.0 tendo a sua origem na Web 1.0.

Introdução

5

Foi a primeira geração de internet comercial. Seu grande trunfo era a quantidade de informações disponíveis;- 45 milhões de acesso global – 1996;- 250.000 sites.- Mais de 1 bilhão de acesso global – 2006;

Evolução do Código

Web 1.0

6

O usuário ficava no papel de mero espectador da ação que se passava na página que ele visitava. Não tinha autorização para alterar seu conteúdo;

Já existiam hiperlinks;

Os aplicativos da Web 1.0 eram fechados.

Evolução do Código Web 1.0

7

Web 1.0

É considerada como estática, sendo que seus conteúdos não podem ser alterados pelos usuários finais. Todo o conteúdo da página é somente para leitura, por isso o termo estático.

Evolução do Código

8

Web 1.0

Não existia a interatividade do usuário com a página, onde somente o webmaster ou o programador pode realizar alterações ou atualizações da página.

Evolução do Código

9

Evolução do Código Web 2.0

A web 2.0 é o que usamos atualmente, destaca-se por ser dinâmica, sendo o contrário da web 1.0 que é estática. Dinâmico indica a interatividade e participação do usuário final com a estrutura e conteúdo da página, sendo participativa ou colaborativa.

10

Evolução do Código Web 2.0

O usuário final pode postar comentários, enviar imagens, compartilhar arquivos e fazer milhares de outras coisas que a web 1.0 não permitia.

11

Evolução do Código Web 2.0

12

Evolução do Código Web 2.0

Metaverso

13

Evolução do Código Web 2.0

Metaverso

14

Evolução do Código Web 2.0

Metaverso

15

Evolução do Código Web 2.0

Uma das principais mudanças da web 1.0 para a web 2.0 foi que o usuário diminuiu a taxa de download e aumentou a de upload.

16

Evolução do Código Web 2.0

Isso indica que o usuário está interagindo mais com a web e trocando mais informações em forma de compartilhamento.

17

A primeira versão da Web ou Web 1.0, consistia num veículo de informação e de conteúdos onde o internauta não podia interagir. Era portanto um elemento passivo na construção ou evolução dos conteúdos muito semelhante ao da televisão.

A Web 1.0 vs Web 2.0

18

Em 2004 surge o conceito da Web 2.0 por intermédio da empresa norte-americana O´Reilly Media, que consiste na interação do internauta com serviços como os wikis (exemplo: Wikipédia) e aplicações baseadas em redes sociais, que permitiam ao internauta contribuir com conteúdos e interagindo com os sites, envolvendo assim as pessoas nesta nova forma de comunicação.

A Web 1.0 vs Web 2.0

19

A Web 1.0 vs Web 2.0

Excelentes exemplos desta interacção são sites como o Youtube, Facebook, Twitter, Linkdin, entre outros. Onde a comunidade de internautas desenvolve um papel fundamental na contribuição que dá para estes sites.

20

Diferença da Web 2.0 para a velhinha Web 1.0

Web 1.0 Web 2.0

Eu publico tu lêsNós publicamos nós

lemos

Eu forneço Nós partilhamos

Era da produção Era da colaboração

WebpageWiki, Blogs, Peer-to-

Peer

Sociedade de informação

Sociedade do Conhecimento

21

Interação entre as redes sociais,

desenvolvimento de novas tecnologias,

troca de informações e experiências

profissionais, oferta e busca por empregos, venda de produtos e

serviços...

22

Conceitualização

Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra

mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas,

aproveitando a inteligência coletiva.

Tim O'Reilly

23

Regras

O'Reilly sugere algumas regras que ajudam a definir sucintamente a Web 2.0:O beta perpétuo - não trate o software como um artefato, mas como um processo de comprometimento com seus usuários.

24

Regras

Pequenas peças frouxamente unidas - abra seus dados e serviços para que sejam reutilizados por outros. Reutilize dados e serviços de outros sempre que possível.

Software acima do nível de um único dispositivo - não pense em aplicativos que estão no cliente ou servidor, mas desenvolva aplicativos que estão no espaço entre eles.

25

Regras

Lei da Conservação de Lucros, de Clayton Christensen - lembre-se de que em um ambiente de rede, APIs (Interface de Programação de Aplicativos) abertas e protocolos padrões vencem, mas isso não significa que a idéia de vantagem competitiva vá embora.

Dados são o novo “Intel inside” - a mais importante entre as futuras fontes de fechamento e vantagem competitiva serão os dados, seja através do aumento do retorno sobre dados gerados pelo usuário, sendo dono de um nome ou através de formatos de arquivo proprietários.

26

Tecnologias Digitais e Educação

A Educação a Distância no Brasil-EaD, é um exemplo do crescimento da Web 2.0, com maior participação e oportunidade ao acesso das pessoas junto ao Ensino Superior, o n° de alunos matriculados dobrou entre 2007 e 2008.

27

Lucro na internet com a Web 2.0

Fonte: www.kreative.com.br/servicos/criacao-de-loja-virtual/index.asp

Fonte: www.comprarlojavirtual.com.br/modelo-de-loja-virtual

28

Obrigada!!!

top related