a deusa do pântano

Post on 04-Jul-2015

435 Views

Category:

Documents

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

A história da Yabá Nanã. Nanã Buruku (ou Nanã, Nanã Buluku, Nanã Buru, Nanã Boroucou, Nanã Borodo, Anamburucu, Nanã Borutu), é um nome pertinente a um vodun e orixá das chuvas, dos mangues, do pântano, da lama (barro molhado), senhora da Morte, e responsável pelos portais de entrada (reencarnação) e saída (desencarne). Identificado no jogo do merindilogun pelos odu ejilobon e representado materialmente pelo candomblé através do assentamento sagrado denominado igba nanã.

TRANSCRIPT

02

03

- Como os meninos me pediram, eu estava contando a história de Nanã.- Nanã, minha mãe? Eu que vou contar. Senta ai meninos.

04

- Nanã e uma das orixás mas antigas. Tinha o grande poder sobre os mortos. Oxalá queria muito esse poder, pensando em roubá-lo, a enfeitiçou, fazendo com que ela se apaixonasse por ele. Se casaram, mas ele não ligava para a mulher. Então, Nanã fez um feitiço para ter um filho. Tudo aconteceu como ela queria mas, por causa do feitiço, seu filho (Omolu) nasceu deformado, com manchas na pele.

05

Nanã horrorizada o deixou na beira do mar para seu filho morrer.

06

07

08

09

10

11

Ossaim, também conhecido como Ossânin, Ossonhe Ossãe e Osanha. Ele é um orixá das ervas medicinais e das plantas em geral, presente em todos os rituais de iniciação no condomblé.

12

13

14

15

16

17

EXU OGUM OSSAIM OXOSSI OBALUAIÊ

OXUMARÉ XANGÔ LOGUN-EDÉ OXALÁ OXALÁ velho 18

top related