6 uv - a radiação que vem do sol

Post on 25-Jul-2015

1.820 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

UV: A RADIAÇÃOQUE VEM DO SOL

o Sol emite vários tipos de radiação sob aforma de ondas eletromagnéticas. Cuidado comelas! Das que chegam ao nosso planeta, muitassão prejudiciais aos seres vivos. Felizmente, muitasdessas radiações nocivas são absorvidas pelascamadas superiores da atmosfera, como a camadade ozônio.

As radiações mais energéticas que chegam àsuperfície da Terra são as ultravioleta, responsáveispelo bronzeamento da nossa pele. Elas podem serdivididas em três tipos, de acordo com suas proprie-dades físicas e seus efeitos biológicos: UVC, UVB,UVA. Os raios UVC são extremamente nocivos aostecidos vivos, podendo matar organismos unicelula-res e danificar a cõmea, mas são quase totalmentefiltrados pela camada de ozônio. Os raios UVB, quesó atingem a superfície terrestre em quantidadesmuito peque as, são os responsáveis pela verme-lhidão da pele depois de uma exposição ao sol e po-dem causar diferen es tipos de câncer de pele. Osraios UVA são os e s energéticos e também me-nos problemáticos à saúde, tanto que são utili-zados em iluminações de pistas de dançana forma de "luz negra".

Estudos comprovam que o UVB é oprincipal responsável pelos efei-tos de queimaduras dapele, mas o UVA tambémcontribui. A vermelhidão,verificada após a exposiçãosolar prolongada, está associa-da a uma reação inflamatória,resultado da ação direta defótons ultravioleta sobre ospequenos vasos sanguíneos ouda liberação de substânciastóxicas de células epidérmicasdanificadas. As toxinas espa-lham-se pela derme, danifican-do os capilares e causando ca-lor, inchaço e dor.

A pele possui diversos me-canismos de defesa. O bron-zeamento é um deles, mas nãodá uma proteção absoluta. É,na realidade, um efeito retarda-

do: acontece depois da exposrçao ao sol, com afinalidade de tornar a epiderme (camada mais exter-na da pele) mais espessa. Num momento posterior,ocorre a descamação. Ao longo dos anos, exposi-ções prolongadas à radiação UV podem danificar apele. Vários estudos indicaram que uma única quei-madura por raios solares é suficiente para acarretarmudanças no sistema imunológico do tecido dapele. Assim, doenças como o câncer de pele e oenvelhecimento precoce têm maiores chances deacontecer. Porém, podemos evitar esses efeitosnocivos protegendo-nos das radiações solares.

Nesse caso, é importante levar em conta as se-guintes informações:

• Ficar debaixo do guarda-sol quando estamos napraia também nos expõe aos raios solares, poisa areia da praia reflete 50% dos raios UV que ne-la incidem, fazendo com que nos atinjam.

• Os raios UV atravessam a água até uma profundi-dade de quase um metro. Por isso, uma camise-ta molhada permite que 20% a 30% dos raios UVatinjam a pele.

• A neve (só como curiosidade para nós, brasilei-ros) reflete 83% da luz incidente e é capaz de pro-

mover um bronzeado equivalente aoque obtemos na praia.

ideal mesmo é diminuir o empo de exposcêotomar sol apenas antes das 10 h e após as 16de considerar os protetores solares como item oonaaro-rio no kit de praia.

O protetor ou filtro solar é um produto químico q eajuda a bloquear a radiação UV proveniente do Sol. Ele éuma mistura de diversos tipos de substâncias. As maisimportantes, obviamente, são os chamados agentes deproteção solar. Os mais antigos são o p-aminobenzóico,conhecido como PABA, e as benzofenonas. Hoje, os maisconhecidos são componentes orgânicos e sintéticos queapresentam a propriedade de selecionar e bloquear ostipos de radiações UV prejudiciais à pele. Existe, ainda,uma variada gama de opções conforme o tempo de expo-sição ao sol, a região do corpo em que o produto será uti-lizado ou o tipo de pele. Na composição do protetor, osquímicos também adicionam substâncias capazes de fixá-10 até na pele molhada.

Na hora de comprar o produto, verifique sempre oseu fator de proteção solar (FPS). É um número relaciona-do ao tempo mínimo que uma pessoa pode ficar expostaao sol sem apresentar vermelhidão após um período de24 horas. Tecnicamente, esse tempo é chamado de doseeritemal (eritema é a vermelhidão da pele). O FPS é defi-nido comparando-se o tempo necessário para a pele des-protegida ficar vermelha com o tempo necessário paraproduzir o mesmo efeito na pele protegida. Por exemplo,um protetor solar com FPS 8 permite que a pele leve oitovezes mais tempo para se queimar quando tratada porele. É claro que se deve levar em consideração o tipo depele. Dependendo da quantidade de melanina, substân-cia que dá cor e proteção natural à pele, cada um supor-ta um tempo diferente de exposição solar. Na dúvida, apessoa mais indicada para orientar o produto que melhorse adapta ao seu tipo de pele é o dermatologista.__ ~ ~. __ ~ r.~~ __

""~~~.~•. PENSE, DEBATA E ENTENDA;.~~:t->~. . .

Ousode protetor

solar é obrigatóriotoda vez que esta-mos expostos

ao sol.

o Comente se a afirmação a seguir está certa ouerrada e justifique: "O bronzeamento de nossapele ocorre somente devido a produtos específi-cos encontrados no mercado, denominados bron-zeadores".

fJ O que é a vermelhidão causada pela exposiçãoprolongada ao sol?

BVocê sabe qual é o FPS mais indicado para seutipo de pele?

li Tem gente que acha obrigatório voltar da praiacom a pele bem bronzeada e tem orgulho até dadescamação. O que você acha disso? Como po-de estar a pele dessa pessoa daqui a vinte anos?

top related