5°congresso brasileiro de natação infantil - apresentação early-years swimming

Post on 20-Jun-2015

680 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Pesquisa realizada na Australia, Nova Zelândia e Estados Unidos com crianças de 0 a 5 anos com o bojetivo de mostrar se existem e quais os benefícios para as crianças que praticam natação nos primeiros anos de vida.

TRANSCRIPT

“Natação nos primeiros anos”Relatório de Novembro de 2012

EUA

EUA

EUA

Nova Zelândia

Nova Zelândia

Brasil

• Projeto conduzido pela Dra Robyn Jorgensen, da Griffith University, Faculdade de Educação, Austrália.

• Projeto de 4 anos (2009 a 2013). Ainda estão fazendo as análises finais.

• Projeto centrado na análise dos possíveis benefícios para crianças, abaixo de 5 anos, que participam em aulas de natação.

• Pesquisa realizada na Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos

• 6930 pais de crianças de 0 a 5 anos responderam o questionário entre 2009 e 2012.

• Avaliação com aproximadamente 200 crianças para validar as respostas dos pais, em sessões de cerca de 90 minutos, com crianças de 3, 4 e 5 anos.

Questões que nortearam a pesquisa:1. Se existem, quais são os benefícios, físicos,

emocionais e intelectuais de aprender a nadar antes dos 5 anos?

2. Que fatores aumentam os benefícios de aprender a nadar em diferentes contextos.

Também foram explorados os seguintes pontos:• Existem diferenças entre sexo ou classe social na obtenção

dos resultados da natação na primeira infância?• Quais os outros fatores podem influenciar nos resultados?• Existem fatores relacionados a pedagogia e a qualidade

dos ambientes de natação que precisam ser considerados?

Conclusão -1Há uma perspectiva que as crianças que participam em aulas de natação estão obtendo um conjunto de resultados mais cedo que a população de crianças que não faz aulas de natação. Esta afirmação foi fortemente baseada na pesquisa com os pais, mas (em um grau menor) também nos testes com as crianças.

.

Conclusão - 2Muitas das habilidades, disposições e conhecimento que as “crianças nadadoras” estão mostrando nas pesquisa e nos testes são os esperados para quem faz natação – chamados de seu capital físico. Entretanto, também foi notado que as “crianças nadadoras”, também estão tendo uma performance melhor em outras áreas – na sua linguagem e no capital intelectual e social.

.

Conclusão - 3Muitas das habilidades que as “crianças nadadoras” estão mostrando, aparecem antes do que na população de crianças que não fazem natação, em áreas que são valorizadas em contextos fora da natação. Ex: crianças contam até 10, muito antes do que o esperado.

Conclusão - 4Foi encontrado também algumas áreas em que “crianças nadadoras” não desempenharam tão bem como as crianças que não fazem natação, particularmente, na área de manipulação de objetos.

Conclusão - 5A análise da pesquisa indicou que a escola de natação que a criança frequenta tem uma influência importante. Isto sugere que as diferenças entre as escolas de natação tem que ser consideradas pelos pais em qualquer escolha.

Conclusão - 6As observações de qualidade das aulas de natação sugerem que elas podem oferecer um potencial considerável para adicionar capital às crianças. Em aulas de natação na primeira infância, os aprendizes são expostos a novas experiências que ampliam seu repertório de habilidades, conhecimentos e disposições...

Conclusão – 6 continuação

...Foi notada uma forte experiência em matemática nas aulas de natação para a primeira infância (contar até três, contar até dez, correspondência entre contagem e ação; linguagem rica de cores e formas, linguagem rica em matemática geral).

Conclusão – 6 continuação

...É claro o foco na segurança aquática e nos benefícios físicos para participar em qualquer atividade, mas esta pesquisa sugere que existem muitas áreas de diferença positiva entre as “crianças nadadoras” e as que não nadam. Muitas destas diferenças serão uma vantagem pra as crianças em sua transição para a escola ou pré-escola. Eles desenvolveram muitas das habilidades necessárias para a escola – habilidades acadêmicas, sociais e pessoais.

Ressalva - 1Não podemos afirmar conclusivamente que a natação é responsável pelas diferenças identificadas no estudo. Podemos dizer que as crianças que participam de aulas de natação atingem uma vasta gama de marcos e habilidades, conhecimento e disposições mais cedo que a população normal.

Ressalva - 2 Não podemos afirmar conclusivamente, que mais aulas ou vezes na semana podem fazer uma diferença significativa para a natação. O número de crianças neste estudo que tinha aulas mais de uma vez por semana, foi muito pequeno para tirar qualquer conclusão definitiva.

Recomendação -1Toda criança tem que ser encorajada a participar em aulas de natação para sua segurança e bem estar geral.

Recomendação - 2Aulas de natação de qualidade são ricas em oportunidades para o aprendizado, além das habilidades aquáticas, assim há o potencial para que as crianças ampliem seu aprendizado, que pode ajudar na transição para a escola.

Recomendação - 3Seria recomendável para crianças de menor poder aquisitivo, ter acesso aulas de natação na primeira infância. Estas crianças tem menores possibilidades de participar em aulas de natação devido ao custo das aulas. Subsidiar aulas pode ser um caminho a seguir para famílias carentes para permitir um melhor acesso à escola.

Recomendação - 4Podem ser desenvolvidas recomendações para determinar o que constitui um programa de aulas de natação de qualidade, a fim de ajudar os pais na seleção das escolas de natação que melhoram as habilidades, conhecimento e disposições para apoiar a transição para a escola.

A Natação Infantil acrescenta capital para as crianças na

primeira infância.

Site para acessar o relatório da pesquisawww.griffith.edu.au/education/early-years-swimming

Acesso a esta apresentaçãowww.slideshare.net/rmadormo

INATI - Instituto de Natação infantilwww.inati.com.br

Congresso Brasileiro de Natação infantilwww.wabcbrasil.com.br

top related