3 calisto candidatura oidp 2016 final

Post on 11-Feb-2017

297 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

O presente documento tem em vista a Candidatura da Cidade da Matola para assumir a Presidência do Observatório Internacional de Democracia Participativa e Sede da XVI Conferência Anual 2016.

Com esta candidatura a Cidade da Matola propõe-se ser palco e sala de discussões de temas sobre Democracia Participativa.

Como tal ela apresenta uma estrutura e capacidade para acolher eventos de grande dimensao internacional.

Introdução

• Sedear na Cidade da Matola, em Moçambique e em África no geral a organização da Conferência Anual do OIDP 2016;

• Dar a África oportunidade de Presidir o Observatório Internacional de Democracia Participativa;

• Proporcionar a Matola, a Moçambique, a África no geral oportunidade unica de hospedar, participar nos seminários e debates internacionais de ideias, práticas e experiencias sobre democracia participativa.

• Oferecer ao continente africano uma plataforma de intercâmbios de pensamentos sobre participação da comunidade de outros continentes do mundo na acção sociopolítica e governativa do seu país.

Objectivos

• Interesse em ganhar conhecimentos com outras experiencias com vista a melhoria da nossa estrutura de abordagem da democracia participativa;

• Compromisso da Matola com a Democracia Participativa;

• Oportunidade de envolver, incluir municípios nacionais e outras cidades da região SADC na plataforma do OIDP;

• A democracia participativa constitui um tema actual, de interesse nacional, foco das ONG’s que actuam na Matola e no pais em geral;

• Interesse de apreender e aprofundar mais sobre a Democracia Participativa;

• Experiencia de organização de eventos de âmbito internacional;

• O facto de a Matola estar a desenvolver mecanismos de Democracia Participativa, nomeadamente, Conselho Municipal, Conselho Consultivo, Conselho do Posto, Conselho do Bairro, sessões sectoriais de auscultação, Governação Aberta e Participativa, Presidência Sem Paredes, espaço virtual de Interacção Pública no Facebook, espaço de interação com todos funcionários na plataforma wattsap , Orçamento Participativo, Caixas de Reclamação e outras.

Razões

República de Moçambique, faz parte da SADC – Southern African Development Community.Localiza-se na costa sudeste e oriental da África Austral, é banhado pelo Oceano Índico a leste e faz fronteira com a Tanzânia ao norte; Malawi e Zâmbia a noroeste; Zimbabwe a oeste e Suazilândia e África do Sul a sudoeste. A capital e a maior cidade do país é Maputo.Tem como língua oficial o português, que é falado principalmente como segunda língua por cerca de metade da população.Com 801 537 quilómetros quadrados de área territorial, Moçambique é o 34º maior país do mundo em área territorial, comparável em tamanho com a Turquia.

Moçambique

Tem sol, praias, boa comida e boa gente. Desenvolvimento, modernização, crescimento económico. São muitos os adjetivos e factores que bem descrevem o nosso país.

Moçambique é carinhosamente conhecido como ‘A Pérola do Índico, e é exactamente assim que sentimos que é o nosso País, uma pedra preciosa pronta para ser lapidada.

Somos 22 milhões de moçambicanos, em um regime de república desde 25 de Junho de 1975, quando o então Presidente Samora Machel liderou a luta pela libertação de Moçambique contra a colonização portuguesa.

Moçambique

Com grandes descobertas de muitas reservas de hidrocarbonetos, Moçambique entra para classe de países que precisa de bons parceiros para trabalhar juntos na exploração destas riquezas.

Com 11 províncias, espalhadas por mais de 800mil metros/2, sendo Maputo a província mais ao sul, situada na capital do País que leva o mesmo nome.

Moçambique

O Município da Cidade da Matola localiza-se no Sul de Moçambique e é capital da Província de Maputo, com uma população de cerca de 1.000.000 habitantes.

Ocupa uma área de 375km2 e tem como limites físicos o distrito de Moamba a Norte e Noroeste, o Distrito de Marracuene a Norte e Nordeste, a Cidade de Maputo, capital de Moçambique.

Tem uma área administrativa que coincide com a do Distrito da Matola, e, subdivide-se em três Postos Administrativos, nomeadamente, da Machava, do Infulene e da Matola Sede, que albergam 42 bairros.

Cidade da Matola

Cidade da Matola

• O nome desta cidade/distrito provém da presença dos Matsolos, povo de origem Bantu que se fixou nesta zona entre os séculos II e IV d.C.

• Ao longo dos séculos, este povo organizou-se e ocupou uma vastíssima área, tirando proveito: das alianças entre diferentes chefes militares (o que impediu até finais do séc. XIX a penetração dos portugueses na região); da sua vocação essencialmente agrícola (embora também criassem gado bovino e caprino); das suas tradições de solidariedade em trabalho comunitário, acolhimento de imigrantes pobres; e da sua boa governação, através da cobrança de um dízimo de cereais destinado a criação de excedente PARA ATENDER A NECESSIDADES SOCIAIS NOS PERIODOS DE CARENCIAS.

Historial

Cidade da Matola

Recurso TécnicoExistência de uma capacidade de organização e coordenação de eventos internacionais:• Departamento de Cooperação com competências de Relações

Internacionais, uma equipe de 4 técnicos Superiores, uma Comissão Municipal de Eventos da Cidade da Matola, Gabinete de estudos e projectos, colaboração dos pelouros municipais da Cidade da Matola, que vão garantir a logística, o cerimonial, a segurança, a comunicação e imagem.

• Apoio directo a ANAM (Associação Nacional dos Municípios) situado na Matola e Municípios nacionais;

• Colaboração de ONG’s parceiras do Município da Matola.

O Evento

• Transfere – Do aeroporto para hotel-evento e vice-versa. Trâmites para obtenção de visto para os participantes por meio de carta convite dirigida aos respectivos consulados e MNEC e MINT.

• Hospedagem – Hospedagem os participantes, convidados e palestrantes em hotel da cidade ou arredor com comodidade e boa estadia dos seminaristas.

• Eventos – Elaborar o programa do evento, preparar a metodologia de trabalho, viabilizar infra-estrutura, cerimónia e tradução simultânea. Sistematizar os documentos produzidos.

• Comunicação e Divulgação – Criação de paginas web e faceboock sobre o evento, produção os materiais gráficos tais como folhetos, cartazes entre outros. Parcerias estrategicas com vista a identificacao de midias oficiais do evento nomeadamente televisão, rádio, jornal e redes sociais durante o encontro.

Coordenação

O Evento

• Segurança – Garantir adequadamente a segurança nos pontos de encontro, por meio da articulação entre as instituições públicas-privadas ( Policia da Republica de Mocambique, Policia Municipal e empresas de seguranca privadas.

• Outras actividades – Paralelamente à conferência serão

realizadas actividades culturais, desportivas na cidade e outras oportunidades de intercambio que possam interessar os participantes .

• Recursos Económicos - O CMCM assumirá os custos de hospedagem e passagens aéreas dos palestrantes. Assumirá ainda os custos de transporte interno, comunicação divulgacao do evento no âmbito nacional, segurança dentre outras advenientes.

Coordenação

O Evento

• Nos dias 28, 29 e 30 de Junho de 2016 • Tema Central: Boa Governação e Participação do Cidadão.

• O evento será realizado por meio de palestras, debates, relatos de experiências, estudos e oficinas. O encontro estará estruturado em torno de seis eixos de trabalho: (1) Boa Governação e Cidadão como centro da governação; (2) Governação Aberta e Participação Comunitária; (3) Governação Municipal e Redes Sociais; (4) Dialogo, comunicação e gestão pública; (5) Participação, consulta e transparência na gestão pública; (6) Democracia Participativa e Novos Modelos de Gestão e Inovação; (7) Planificação Participativa e Inclusão dos Bairros; (8) Orçamento Participativo e Boas Praticas comunitárias; (9) Governação Municipal e Experiencias de Gestão Participativa; (10) Governação Democrática e Participação Comunitária no Desenho de Politicas Públicas; (11) Prestação de Contas e Transparência Publica; (12) Gestão Participativa e Nivel de Satisfação Comunitária; (13) Participação Comunitária e Melhoria da Condição de Vida do Cidadão e Bem Estar Social incluindo o Observatório de Desenvolvimento.

Coordenação

O Evento

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS E PERSPECTIVAS DO PROJECTO DE MELHORA DAS CAPACIDADES DE AUTORIDADES LOCAIS DE BRASIL E MOÇAMBIQUE COMO ACTORES DA COOPERAÇÃO DESCENTRALIZADA. Evento que reuniu delegações de cidades e Municípios de Moçambique, Brasil, Malawi e Espanha.

Experiência

Semana Africana – Evento anual que conta com cerca de 600 participantes, contando com a presença de representantes do Estado, Conselho de Ministros, Corpo Diplomático acreditado em Moçambique, concretamente, da Zâmbia, do Malawi, da Argélia, de Botswana, do Egipto, de Sahara Democrática, de Paquistão, da República Democrática do Congo, da Venezuela, do Japão, da República Popular da China, Delegação da União Europeia, da Franca

Experiência

Festival Intermunicipal (USSEMBE ACCORD) - Evento anual que conta com cerca de 800 pessoas, brindada com a presença dos presidentes dos Municípios de Mbabane-Swazilãndia, Mbombela e Nkomazi-RSA, Corpo Diplomático acreditado em Moçambique, parceiros de cooperação, individualidades políticas, demais personalidades.

Experiência

Fórum Empresarial do Município da Matola - Evento anual que contou com cerca de 350 participantes, onde destacam-se o Corpo Diplomático de África acreditado em Moçambique, nomeadamente: Zâmbia, Tanzânia, China, Japão, Espanha, Franca e Municípios nacionais como Nacala, Xai-Xai, Lichinga, Pemba, Dondo, Maputo, Inhambane, Manhiça e Municípios estrageiros, da RSA Johannesburg, Mbombela, Nkomazi, Mbabane

Experiência

Experiência

top related