1º ano · vozes verbais as vozes verbais são a forma como os verbos se apresentam na oração a...

Post on 27-Oct-2020

10 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

LÍNGUAPORTUGUESA

1º ANOENSINO MÉDIO

PROF.ª DINANCI SILVA

PROF. MARIO PAIXÃO

Unidade IIITrabalho: a trajetória humana, suas produções e manifestaçõesAula 24.1Revisão e Avaliação

AULA

2

Vozes verbais

As vozes verbais são a forma como os verbos se apresentam na oração a fim de determinar se o sujeito pratica ou recebe a ação. As vozes verbais, ou vozes do verbo, podem ser de três tipos: ativa, passiva ou reflexiva.

REVISÃO 1

3

Voz ativaNa voz ativa o sujeito é agente, ou seja, pratica a ação.

Bia tomou o café da manhã logo cedo.Aspiramos a casa toda.Já fiz o trabalho.

REVISÃO 1

4

Voz passivaNa voz passiva o sujeito é paciente e, assim, não pratica, mas recebe a ação. A voz passiva pode ser analítica ou sintética.

REVISÃO 1

5

Formação da voz passiva analítica

A voz passiva analítica é formada por:

Sujeito paciente + verbo auxiliar (ser, estar, ficar, entre outros) + verbo principal da ação conjugado no particípio + agente da passiva.

REVISÃO 1

6

Exemplos:O café da manhã foi tomado por Bia logo cedo.A casa toda foi aspirada por nós.O trabalho foi feito por mim.

REVISÃO 1

7

Formação da voz passiva sintética

A voz passiva sintética, também chamada de voz passiva pronominal (devido ao uso do pronome se), é formada por:

Verbo conjugado na 3.ª pessoa (no singular ou no plural) + pronome apassivador “se” + sujeito paciente.

REVISÃO 1

8

Exemplos:Tomou-se o café da manhã logo cedo.Aspirou-se a casa toda.Já se fez o trabalho.

REVISÃO 1

9

Voz reflexivaNa voz reflexiva o sujeito é agente e paciente ao mesmo tempo, uma vez que o sujeito pratica e recebe a ação.

REVISÃO 1

10

Formação da voz reflexiva

A voz reflexiva é formada por:

Verbo na voz ativa + pronome oblíquo (me, te, se, nos, vos), que serve de objeto direto ou, por vezes, de objeto indireto, e representa a mesma pessoa que o sujeito.

REVISÃO 1

11

Exemplos:

Atropelou-se em suas próprias palavras.Partiu-se todo naquele jogo de futebol.Olhei-me ao espelho.

REVISÃO 1

12

Voz reflexiva recíproca

A voz reflexiva também pode ser recíproca. Isso acontece quando o verbo reflexivo indica reciprocidade, ou seja, quando dois ou mais sujeitos praticam a ação, ao mesmo tempo que também são pacientes.

REVISÃO 1

13

Exemplos:Eu, meus irmãos e meus primos damo-nos bastante bem.Os dias e as noites passam-se sem que haja qualquer novidade.Sofia e Lucas amam-se.

REVISÃO 1

14

Indique as vozes verbais das orações abaixo:

a) Até que enfim os vistos foram obtidos!b) Cortei-me quando fazia o jantar.c) Diversos funcionários foram demitidos pela empresa.d) Invadiu a casa à procura do refém.e) Eles nos venceram…f) O chefe não me chamou para a reunião.

REVISÃO 1

15

Indique as vozes verbais das orações abaixo: a) Até que enfim os vistos foram obtidos! voz passivab) Cortei-me quando fazia o jantar. voz reflexivac) Diversos funcionários foram demitidos pela empresa. voz passiva d) Invadiu a casa à procura do refém. voz ativa e) Eles nos venceram… voz ativaf) O chefe não me chamou para a reunião. voz ativa

REVISÃO 1

16

Artigo Definido e Indefinido

O artigo definido e indefinido são tipos de artigos. Lembre-se que os artigos representam a classe de palavras que precedem o substantivo de forma que determinam seu número (singular ou plural) e seu gênero (feminino ou masculino).Dessa maneira, os artigos representam elementos essenciais na construção das frases, visto que mantêm a coesão no texto e ainda destacam algumas de suas particularidades.

REVISÃO 1

17

Tipos de Artigos

Os artigos são classificados em:Artigos Definidos (o, a, os, as): palavras que determinam o substantivo de forma precisa.Artigos Indefinidos (um, uma, uns, umas): termos que determinam o substantivo de forma imprecisa.Para saber mais, acesse o link: Substantivos

REVISÃO 1

18

Artigo DefinidoOs artigos definidos, como o próprio nome indica, definem ou individualizam os substantivos, seja uma pessoa, objeto ou lugar.

REVISÃO 1

19

São eles:

REVISÃO 1

20

Exemplos:

O garoto foi jantar na casa dos paisGanhamos a bicicleta que esperávamos.Luísa aproveitou para rever os amigos.As meninas foram viajar.Ele é o cara!

REVISÃO 1

21

Artigo Indefinido

Os artigos indefinidos determinam de maneira vaga, indeterminada ou imprecisa, uma pessoa, objeto ou lugar ao qual não se fez menção anterior no texto. São eles:

REVISÃO 1

22

Barroco (1580 – 1756) É o movimento artístico que rompe com o Classicismo e estabelece novos parâmetros estéticos.

REVISÃO 2

23

Barroco: A harmonia da dissonância Como movimento cultural e artístico, o Barroco se estende do final do século XVI até o início do século XVIII. Começa na Itália e alcança vários países europeus e algumas de suas colônias, como o Brasil.

REVISÃO 2

24

Barroco: Contexto histórico Na Europa, ganhava corpo a Contrarreforma liderada pela Igreja Católica, movimento que tinha por objetivo recuperar o espaço político-religioso perdido para os protestantes, após a Reforma Luterana.

REVISÃO 2

25

Barroco: Principais temáticas

Os temas se desenvolvem impulsionados por conflitos morais. Os prazeres humanos condenados pelos valores religiosos causam boa parte dos questionamentos presentes nas obras.

REVISÃO 2

26

Características formais importantes

• Pessimismo • Desequilíbrio entre razão e emoção • Dualidade; contradição • Tendência à ilusão • Tendência à alusão • Predomínio de figuras como a metáfora, a antítese, o

paradoxo, a hipérbole, o hipérbato.

REVISÃO 2

27

O Barroco no Brasil: Marco inicialEm 1601 surgiu o poema épico “Prosopopeia”, escrito por Bento Teixeira. Esse texto costuma ser considerado o marco inicial da literatura barroca brasileira, embora não apresente grandes qualidades literárias.

REVISÃO 2

28

O Barroco no Brasil: Principais autores Gregório de Matos A Poesia Lírica

Divide-se em três partes: Lírico-amorosa, lírico-religiosa e lírico-filosófica. Retoma os temas clássicos, como a oposição espírito-matéria, uso de metáforas e estruturação sintática sem o exagero da linguagem cultista.

REVISÃO 2

29

O Barroco no Brasil: Principais autores Gregório de Matos A Poesia Sacra: O que sobressai, na poesia sacra de Gregório de Matos, é o senso de pecado, a constatação da fragilidade humana e o temor diante da morte e da condenação eterna.

REVISÃO 2

30

O Barroco no Brasil: principais autores Gregório de Matos A Poesia Satírica: Foram os poemas satíricos que deram fama ao poeta baiano, chegando mesmo a causar o seu degredo para Angola, em 1694. O olhar crítico do poeta revela aspectos negativos da vida na Bahia e em Pernambuco em fins do século XVII. Seus poemas satíricos renderam-lhe o apelido de “Boca do Inferno”.

REVISÃO 2

31

Que falta nesta cidade? VerdadeQue mais por sua desonra? Honra.Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.E atrevido, se esforçado. O açúcar já se acabou? BaixouE o dinheiro se extinguiu? SubiuLogo já convalesceu? Morreu.

Que falta nesta cidade? VerdadeQue mais por sua desonra? Honra.Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.E atrevido, se esforçado. O açúcar já se acabou? BaixouE o dinheiro se extinguiu? SubiuLogo já convalesceu? Morreu.

REVISÃO 2

32

À Bahia aconteceuO que a um doente acontece,Cai na cama o mal lhe cresce,Baixou, Subiu e Morreu.

REVISÃO 2

33

Arcadismo Escola literária surgida na Europa no século XVIII, razão por que também é denominada Setecentismo ou Neoclassicismo. O nome “Arcadismo” é uma referência à Arcádia, região bucólica do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.

REVISÃO 2

34

Contexto históricoO Iluminismo é a corrente de pensamento que predomina na Europa durante o século XVIII, conhecido como o “século das luzes”. O nome é uma referência ao predomínio da razão (identificada como a luz) sobre a fé, o misticismo.

REVISÃO 2

35

Projeto literário do Arcadismo

• Divulgação dos ideais de uma sociedade mais igualitária e justa. (Fazer da literatura um instrumento de mudança social. A repetição insistente de um cenário acolhedor e natural.).

REVISÃO 2

36

• Tentativa de modificar a mentalidade das elites. (Na simplicidade dos pastores que se preocupam somente em cuidar de seu rebanho e desfrutar dos prazeres da natureza está a proposta de uma vida que valorize menos a pompa e a sofisticação, características das cortes europeias - o combate à futilidade é a principal meta.).

REVISÃO 2

37

Características do Arcadismo/Neoclassicismo. • Influência das ideias iluministas.• Volta à simplicidade dos modelos Greco-romanos.• Valorização do campo em detrimento da cidade (Idealização da vida no campo).• Predomínio da razão e da ciência, esquecendo-se a fé e a religião. (A partir das descobertas do físico Isaac Newton sobre a gravitação universal e sobre o movimento dos corpos, a pesquisa científica como forma de compreender e explicar o funcionamento da natureza.).

REVISÃO 2

38

• Retorno ao equilíbrio, em oposição ao desequilíbrio do Barroco.• Busca da perfeição da forma (Desejo de seguir as regras da poesia clássica - Neoclassicismo.).• Busca de um estilo simples, natural, despojado das metáforas e hipérboles (Em oposição ao rebuscamento barroco.).

• Identificação da arte com a natureza.• Simplificação do estilo, sem perder a nobreza de linguagem.

REVISÃO 2

39

Regra geral:

O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.

O passageiro e o motorista discutiam.O Renascimento caracteriza a transição do Feudalismo para o Capitalismo.

REVISÃO 2

40

Concordância do verbo parecerO verbo parecer seguido do infinitivo admite duas concordâncias - podemos flexioná-lo ou flexionar o infinitivo: Os alunos pareciam estar encantados com a concordância verbal. Os alunos parecia estarem encantados com a concordância verbal.

REVISÃO 2

41

Concordância verbal: verbo ser Na indicação de DATAS, HORAS e DISTÂNCIAS, o verbo ser concorda com o numeral. É meio-dia. Já é uma hora da tarde. Já são mais de dez horas.

REVISÃO 2

42

Hoje são quatro de outubro. Eram cinco quilômetros até a cidade mais próxima.

Do Centro de Mídias ao centro são 6,7 quilômetros.

REVISÃO 2

43

Atenção! Pode-se concordar desta forma também: hoje é treze de junho

REVISÃO 2

44

Concordância verbal: verbo SER concorda com o predicativo: 1. Quando o sujeito for representado por um dos pronomes interrogativos quem ou que, o verbo SER concorda com o predicativo. Quem foram os artilheiros do campeonato? Que são parônimos?

REVISÃO 2

45

2. Quando o verbo SER expressa quantidade, concorda com o predicativo.

Dez mil reais é pouco para o nosso salário de professor.

Quinhentos gramas de azeitona é muito.

Vinte e duas horas seria o tempo necessário.

Dois reais era suficiente para a passagem.

REVISÃO 2

46

Quando o sujeito é partitivo.A maioria eram desempregados. Quando o predicativo é o pronome demonstrativo “o”.Mentiras era o que me pediam.

REVISÃO 2

47

Concordância verbal: verbo SER O verbo SER concorda sempre com o pronome pessoal reto como sujeito. Nós somos a Pátria.

Ele é os pilares de nossa casa. O advogado aqui és tu.

REVISÃO 2

48

Concordância verbal: verbo SER concorda com o sujeitoO verbo SER concorda com o sujeito quando este for representado por um nome próprio ou nome de coisa no plural. Maria era os cuidados do pai.“Os miseráveis” são uma famosa obra do escritor francês Vítor Hugo.

REVISÃO 2

49

As verdades são a vida. A locução é que é invariável.Nós é que somos brasileiros.

REVISÃO 2

50

top related