amigo na necessidade é amigo de verdade

2
Amigo na necessidade é amigo de verdade O Homem é por natureza um ser social e tende por isso a criar relações de proximidade e estabelecer relações de amizade, que vão do simples conhecimento à cumplicidade fraternal e à partilha de alegrias e mágoas. É importante no entanto saber distinguir muito bem os amigos de ocasião, que estão sempre presentes nos bons momentos, mas que ao primeiro ao primeiro sinal de infelicidade ou regressão económica, são como os ratos nos navios, pois fogem sem olhar para trás revelando o seu verdadeiro carácter de amigo interesseiro. É costume dizer-se que os verdadeiros amigos se vêem quando estamos no hospital ou na cadeia, e este ditado é bem o retrato da verdadeira amizade, pois o verdadeiro amigo está connosco nas horas de provação, partilhando a nossa dor ou problema, e sobretudo dando o seu melhor para que naquele momento de infelicidade não falte uma palavra amiga ou uma mão que se estende sem pedir nada em troca. Os amigos são um tesouro precioso que dão sentido às nossas vidas e que nos realizam como seres humanos, mas temos que cada vez mais sabermos distinguir o trigo do joio para que a palavra

Upload: ricardo-cordeiro

Post on 01-Nov-2014

130 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Amigo na necessidade é amigo de verdade

Amigo na necessidade é amigo de verdade

O Homem é por natureza um ser social e tende por isso a criar relações de proximidade e estabelecer relações de amizade, que vão do simples conhecimento à cumplicidade fraternal e à partilha de alegrias e mágoas.

É importante no entanto saber distinguir muito bem os amigos de ocasião, que estão sempre presentes nos bons momentos, mas que ao primeiro ao primeiro sinal de infelicidade ou regressão económica, são como os ratos nos navios, pois fogem sem olhar para trás revelando o seu verdadeiro carácter de amigo interesseiro.

É costume dizer-se que os verdadeiros amigos se vêem quando estamos no hospital ou na cadeia, e este ditado é bem o retrato da verdadeira amizade, pois o verdadeiro amigo está connosco nas horas de provação, partilhando a nossa dor ou problema, e sobretudo dando o seu melhor para que naquele momento de infelicidade não falte uma palavra amiga ou uma mão que se estende sem pedir nada em troca.

Os amigos são um tesouro precioso que dão sentido às nossas vidas e que nos realizam como seres humanos, mas temos que cada vez mais sabermos distinguir o trigo do joio para que a palavra “amigo” não se torne numa palavra vã e perca toda a sua magia.

Nesta sociedade materialista e hipócrita em que vivemos os verdadeiros amigos escasseiam, e cabe a nós jovens fazer renascer a verdadeira essência da amizade para podermos construir um futuro sólido de valores para as futuras gerações.