ambiente

15
Ambiente Natureza

Upload: vale-rodrigues

Post on 08-Jun-2015

1.270 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ambiente

Ambiente

Natureza

Page 2: Ambiente

Índice• Introdução;• O que é o ambiente;1.1 meio ambiente abiótico;1.2meio ambiente biótico;1.3 ambientes naturais;1.4 meio ambiente artificial;• A importância de o preservar-mos;• Um Mundo melhor;• Glossário;• Conclusão;• Bibliografia.

Page 3: Ambiente

Introdução

Neste tema ou seja “O Ambiente” vamos dizer-vos o que é o ambiente abiótico, o ambiente biótico, ambiente natural e o ambiente artificial.

Page 4: Ambiente

O que é o Ambiente

Em biologia, sobretudo na ecologia e ambientologia, meio ambiente é o conjunto de todos os factores que afectam directamente o metabolismo ou o comportamento dos seres vivos que habitam no mesmo ambiente, que é chamado de biótopo. Esses factores incluem a luz, o ar, a água, o solo e os próprios seres vivos, nas suas relações ecológicas.

Page 5: Ambiente

O Meio Ambiente Abiótico

O meio ambiente abiótico inclui factores como solo, água, atmosfera e radiação. É constituído de muitas forças que se influenciam entre si e influenciam a comunidade de seres vivos que os cercam. Por exemplo, a corrente de um rio pode influir na forma das pedras que fazem ao longo do fundo do rio. Mas a temperatura, limpidez da água e sua composição química também podem influenciar toda sorte de plantas e animais e sua maneira de viver. Um importante grupo de factores ambientais abióticos constitui o que se chama de clima.

Page 6: Ambiente

Meio Ambiente BióticoTodo ser vivo se encontra em um meio que lhe

condiciona a evolução de acordo com o seu património genético. A reacção leva à individualização dos seres e a sua adaptação ao modo de vida. Quando o meio muda, o organismo reage através de uma nova adaptação que, segundo Lamarck, seria sempre eficaz.

A locomoção, no reino animal, e a dispersão dos diásporas, no reino vegetal, permitem às espécies instalarem-se em novos ambientes, mais favoráveis. É o aspecto principal da migração. O organismo pode, também, diminuir as trocas ou contactos com um meio hostil através da reclusão.

O meio ambiente biótico inclui alimentos, plantas e animais.

Page 7: Ambiente

Ambientes Naturais

Ambientes naturais são aqueles que se formaram sem intervenção humana, como os lagos, pântanos, oceanos. Entretanto, esses ambientes não são estáticos, têm sua dinâmica e, em muitos casos, são influenciados pela acção humana.

Page 8: Ambiente

Meio Ambiente Artificial

Ambientes artificiais são aqueles que se formaram com a intervenção do Homem, como jardins, salinas, campos cultivados e o próprio ambiente urbano.

Page 9: Ambiente

A importância de preservar-mos o meio ambiente

O meio ambiente foi feito para nós vivermos e preservá-lo com muito amor e carinho. Nós devemos tratá-lo muito bem, dando o máximo que pudermos da nossa vida. Existem muitas leis que proíbem a destruição da flora e da fauna, muitas pessoas, mesmo sabendo que essas leis existem e que para elas, prejudicar o meio ambiente é crime, ainda continuam fazendo o que é errado. Poluem o ar, a água e o solo de todas as maneiras. Os homens descarregam muitas substâncias indesejáveis no ar, poluindo-o e causando doenças nos animais, plantas e a nós mesmos.

Page 10: Ambiente

A importância de preservar-mos o meio ambiente

. Alguns causadores da poluição atmosférica são os carros através dos motores a combustão, as fábricas de alumínio, de produtos químicos, refinarias de petróleo, usinas siderúrgicas e as grandes queimadas. Para diminuir o problema, deve-se fiscalizar as indústrias, exigindo que instalem filtro que separem os gases tóxicos. Os carros também poderiam ter filtros no escape e as queimadas deveriam ser evitadas. Se as pessoas parassem para pensar e raciocinar que o ar é a nossa vida, não fariam isso, pois o ar é a nossa respiração e sem respiração não vivemos.

Page 11: Ambiente

Um Mundo melhorVamos utilizar energia de uma forma inteligente gastando apenas

o necessário sem pôr em causa o nosso bem estar e qualidade de vida.

Nós utilizamos a energia eléctrica diariamente, em casa, na escola, no trabalho e até mesmo quando estamos a divertir-nos.

Poupando energia estamos a ajudar a conservar os recursos energéticos disponíveis no nosso planeta, tais como: gás natural, petróleo, água e poupando ainda muito dinheiro.

E o melhor de tudo é que utilizando a energia eléctrica de uma forma consciente e racional, podemos reduzir a poluição da água e do ar, contribuindo desta forma para um melhor ambiente para todos nós.

Vamos pensar no que aconteceria se não existisse energia suficiente para todos… Não se acenderiam as luzes quando começasse a escurecer … Quando chegasse o Inverno não teríamos refeições quentes nem aquecimento… Não poderias ligar o teu computador… Enfim, existem inúmeras razões para pouparmos energia.

Page 12: Ambiente

Imagens do Ambiente

Page 13: Ambiente

Glossário• Abiótico - Diz-se da zona ou dos lugares onde a vida animal

ou vegetal não é possível, ou fica, pelo menos, atrofiada.• Biótico – relativo á vida.• Artificial – que não é natural.• Natural - Que não tem artifício, composição ou mistura.• Metabolismo - Mudança na natureza molecular dos corpos.• Biotopo - Área geográfica de dimensões variáveis, por vezes

muito pequenas, que oferece condições constantes ou cíclicas às espécies que constituem a biocenose.

• Flora - Conjunto das plantas de uma região.• Fauna - Conjunto dos animais próprios de uma região ou de

uma época geológica.• Diásporas - Dispersão de um povo, de alguns dos seus

elementos, de uma comunidade.

Page 14: Ambiente

Conclusão

Com este trabalho percebi que se nós queremos mesmo um mundo melhor temos de contribuir para isso.

Se nós continuarmos assim o nosso mundo vai acabar muito mais depressa do que era previsto. Temos de reciclar, temos de desligar das tomadas os electrodomésticos que não estamos a precisar, temos de andar mais vezes de transportes públicos ou a pé e fundamentalmente nunca esquecer de desligar as luzes e a torneira da água para essas fontes não se acabarem.

Page 15: Ambiente

Bibliografia

• www.wikipédia.com• www.priberam.pt/DLPO/