althusser

12
LOUIS ALTHUSSER E A TEORIA DOS APARELHOS IDEOLOGICOS DE ESTADO PROFESSORA: KAREM KOLARIK 1

Upload: luisclaude

Post on 04-Dec-2015

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Sociologia

TRANSCRIPT

Page 1: Althusser

LOUIS ALTHUSSER E A TEORIA DOS APARELHOS

IDEOLOGICOS DE ESTADO

PROFESSORA: KAREM KOLARIK

1

Page 2: Althusser

2

•O nome de Althusser foi uma homenagem a seu tio paterno, que havia morrido na Primeira Guerra Mundial. Para Althusser, sua mãe pretendia casar-se com seu tio, mas, após a morte deste e apenas em função disso, casou-se com o pai de Althusser. Ele também acreditava ser tratado como um substituto do tio falecido pela mãe, ao que ele atribui um grande dano psicológico.•Após a morte de seu pai, Althusser, sua irmã e sua mãe se mudaram para Marseilles, onde ele cresceu. •Em 1937 ele se uniu ao movimento da juventude católica. Althusser era um aluno brilhante, sendo aceito no prestigiado Ecole Normale Supérieure (ENS) em Paris. Entretanto, ele não pôde freqüentar a escola, pois estava convocado para a Segunda Guerra Mundial.

Page 3: Althusser

• Como a maioria dos soldados franceses, ficou aprisionado em um campo de concentração. Althusser era um prisioneiro relativamente feliz, permanecendo no campo até o final da guerra, ao contrário dos demais soldados, que fugiram para lutar - motivo pelo qual Althusser se puniu mais tarde.• Após a guerra, finalmente Althusser pôde freqüentar a Ecole Normale Supérieure.

Entretanto, sua saúde mental e psicológica estava severamente abalada, tendo, inclusive, recebido a terapia de eletrochoques em 1947. A partir de então, Althusser sofreu de enfermidades periódicas durante o resto de sua vida. A Ecole Normale Supérieure foi simpática a sua condição, permitindo que ele residisse em seu próprio quarto na enfermaria, onde ele viveu por décadas, a não ser em períodos de internação hospitalar.• Marxista, filiou-se ao Partido Comunista Francês em 1948. No mesmo ano, tornou-

se professor da Ecole Normale Supérieure.• Em 1946 Althusser conheceu Hélène Rytmann, uma revolucionária de origem

judaico-lituana oito anos mais velha. Ela foi sua companheira até 16 de novembro de 1980, quando foi estrangulada pelo próprio Althusser, num surto psicótico. As exatas circunstâncias do ocorrido não são conhecidas - uns afirmam ter se tratado de um acidente, outros dizem que foi um ato deliberado. Althusser afirma não se lembrar claramente do fato, alegando que enquanto massageava o pescoço na mulher descobriu que ele a tinha matado. A justiça considerou-o inimputável no momento dos acontecimentos e, em virtude da lei francesa, foi declarado incapaz e inocentado em 1981.

3

Page 4: Althusser

• Cinco anos mais tarde, em seu livro L'avenir dure longtemps ele refletiu sobre o fato, querendo reivindicar uma espécie de responsabilidade por seus atos quando do assassinato (criando uma polêmica entre seus correligionários e detratores a respeito da responsabilidade ser filosófica ou real). Althusser não foi preso mas foi internado no Hospital Psiquiátrico Sainte-Anne, onde permaneceu até 1983. Após esta data, ele se mudou para o norte de Paris e viveu de forma reclusa, vendo poucas pessoas e não mais trabalhando, a não ser em sua autobiografia. Ele morreu de ataque cardíaco em 22 de outubro de 1990, com 72 anos.• Althusser é amplamente conhecido como um teórico das ideologias,

e seu ensaio mais conhecido é Idéologie et appareils idéologiques d'état (Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado). A ideologia, para Althusser, é a relação imaginária, transformada em práticas, reproduzindo as relações de produção vigentes. Na realização ideológica, a interpelação, o reconhecimento, a sujeição e os Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE), são quatro categorias básicas.

4

Page 5: Althusser

O EstadoA tradição marxista concebe o estado como um aparelho repressivo, uma máquina de repressão que permite às classes dominantes assegurar a sua dominação sobre a classe operária, extorquindo desta última a mais-valia. O Estado é, antes de qualquer coisa, o Aparelho de Estado, termo que compreende não somente o aparelho especializado, mas também o exército (que intervém como força repressiva de apoio em última instância), o Chefe de Estado, o Governo e a Administração, definindo o Estado como força de execução e de intervenção repressiva a serviço da “classe dominante”. Grandes movimentos sociais e culturais que caracterizaram os anos 60: os movimentos de independência das antigas colônias européias, os protestos estudantis na França e em vários outros países, a continuação do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos, os protestos contra a guerra no Vietnã, os movimentos de contracultura, o movimento feminista, a liberação sexual e as lutas contra a ditadura militar no Brasil.

5

Page 6: Althusser

• O ensaio de Louis Althusser, A ideologia e os aparelhos ideológicos de Estado, iria fornecer as bases para as críticas marxistas da educação que se seguiram.

• Nesse ensaio, Althusser iria fazer a importante conexão entre educação e ideologia que seria central às subseqüentes teorizações críticas da educação e do currículo baseadas na análise marxista da sociedade.

• Althusser enfatizava o papel do conteúdo das matérias escolares na transmissão da ideologia capitalista.

6

Page 7: Althusser

• Os Aparelhos Ideológicos de Estado designam realidades que se apresentam na forma de instituições distintas e especializadas. São eles:• AIE religiosos (o sistema das diferentes Igrejas); • AIE escolar (o sistema das diferentes escolas públicas e privadas); • AIE familiar; • AIE jurídico; • AIE político (o sistema político, os diferentes Partidos); • AIE sindical; • AIE cultural (Letras, Belas Artes, esportes, etc.); • AIE de informação (a imprensa, o rádio , a televisão, etc.).

7

Page 8: Althusser

Althusser e a Educação - O Aparelho Ideológico de Estado escolar

No passado, o número dos Aparelhos Ideológicos de Estado era maior, sendo a Igreja o dominante, reunindo funções religiosas, escolares, de informação e de cultura. A Revolução Francesa resultou não apenas na transferência do poder do Estado para a burguesia capitalista comercial, resultando também no ataque ao Aparelho Ideológico de Estado número um - a Igreja -, substituída em seu papel dominante pelo Aparelho Ideológico de Estado escolar. Na verdade, enquanto o Aparelho Ideológico de Estado político ocupava o primeiro plano no palco, na coxia o Aparelho Ideológico de Estado escolar foi estabelecido como dominante pela burguesia.• A escola se encarrega das crianças de todas as classes sociais desde a

mais tenra idade, inculcando nelas os saberes contidos da ideologia dominante (a língua materna, a literatura, a matemática, a ciência, a história) ou simplesmente a ideologia dominante em estágio puro (moral, educação cívica, filosofia). E nenhum outro Aparelho Ideológico de Estado dispõe de uma audiência obrigatória por tanto tempo (6h/5dias por semana) e durante tantos anos - precisamente no período em que o indivíduo é mais vulnerável, estando espremido entre o Aparelho Ideológico de Estado familiar e o Aparelho Ideológico de Estado escolar.

8

Page 9: Althusser

• Segundo Althusser, raros são os professores que se posicionam contra a ideologia, contra o sistema e contra as práticas que os aprisionam. A maioria nem sequer suspeita do trabalho que o sistema os obriga a fazer ou, o que é ainda pior, põem todo o seu empenho e engenhosidade em fazê-lo de acordo com a última orientação (os métodos novos). Eles questionam tão pouco que pelo próprio devotamento contribuem para manter e alimentar essa representação ideológica da escola, que hoje faz da Escola algo tão natural e indispensável quanto era a Igreja no passado.• Althusser tradicionalmente se afirmava como marxista, mas seu

modo de pensar a educação também pode ser enquadrado na perspectiva funcionalista-durkheimiana, já que em Althusser a educação tem uma papel tão fundamental quanto em Durkheim. Mas enquanto este último analisa a conservação do “equilíbrio social”, Althusser busca a ruptura, a revolução. Para Althusser, o papel da educação e suas operações são determinados fora dela, na base econômica da sociedade.

9

Page 10: Althusser

APARELHOS REPRESSIVOS DO ESTADO

• O governo, a administração, o exército, a polícia, os tribunais, a prisão.

• Repressivo indica que o aparelho do Estado em questão “funciona através da violência” (muitas vezes uma violência não física, como a repressão administrativa, por exemplo).

Page 11: Althusser

APARELHOS IDEOLÓGICOS E REPRESSIVOS

• Enquanto o aparelho repressivo do Estado, unificado, pertence inteiramente ao domínio público, a maior parte dos aparelhos ideológicos remete ao domínio privado.

•Principal diferença: os aparelhos repressivos funcionam através da violência; os aparelhos ideológicos funcionam através da ideologia.

11

Page 12: Althusser

CONCLUINDO...

• Só há prática através de e sob uma ideologia;•Só há ideologia pelo sujeito e para o sujeito;• Toda ideologia interpela os indivíduos concretos

enquanto sujeitos concretos;• Os Aparelhos Ideológicos do Estado podem não ser

apenas os meios mas também o lugar da luta de classes.

12