alternativa - ufpr...alternativa “a”. a obtenção da amônia (nh 3) ocorre a partir da reação...

19
Para a separação das misturas: gasolina-água e nitrogênio- oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente: a) decantação e liquefação. b) sedimentação e destilação. c) filtração e sublimação. d) destilação e condensação. Alternativa “a”. A gasolina e a água são líquidos praticamente insolúveis e podem ser separados por decantação, por exemplo, em um funil de bromo. O oxigênio e o nitrogênio são separados por liquefação e posterior destilação fracionada. Dependendo do tipo de mistura, podemos separar seus componentes por diferentes processos. Assinale a alternativa que apresenta o método correto de separação de uma mistura. a) Uma mistura homogênea pode ser separada através de decantação. b) A mistura heterogênea entre gases pode ser separada por decantação. c) O método mais empregado para a separação de misturas homogêneas sólido-líquido é a destilação. Alternativa “c”. a) Incorreta. A decantação é uma técnica empregada para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido. b) Incorreta. Vide letra a. c) Correta. A destilação simples é o método mais empregado para a separação de misturas homogêneas sólido-líquido

Upload: others

Post on 29-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Para a separação das misturas: gasolina-água e nitrogênio-oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente:

a) decantação e liquefação.

b) sedimentação e destilação.

c) filtração e sublimação.

d) destilação e condensação.

Alternativa “a”. A gasolina e a água são líquidos praticamente insolúveis e podem ser separados por decantação, por exemplo, em um funil de bromo. O oxigênio e o nitrogênio são separados por liquefação e posterior destilação fracionada.

Dependendo do tipo de mistura, podemos separar seus componentes por diferentes processos. Assinale a alternativa que apresenta o método correto de separação de uma mistura.

a) Uma mistura homogênea pode ser separada através de decantação.

b) A mistura heterogênea entre gases pode ser separada por decantação.

c) O método mais empregado para a separação de misturas homogêneas sólido-líquido é a destilação.

Alternativa “c”.

a) Incorreta. A decantação é uma técnica empregada para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido. b) Incorreta. Vide letra a. c) Correta. A destilação simples é o método mais empregado para a separação de misturas homogêneas sólido-líquido

Assinale a alternativa correta, relacionando a(s) técnica(s) que deve(m) ser empregada(s) para separar os componentes de cada mistura a fim de obter todos os componentes:

(1) Óleo + água (2) Sal + água

(3) Óleo + água + sal

a) (1) Evaporação (2) Filtração (3) Liquefação

b) (1) Destilação fracionada (2) Separação magnética (3) Decantação

c) (1) Decantação (2) Destilação simples (3) Decantação e destilação

d) (1) Adsorção (2) cromatografia (3) Filtração

Alternativa “c”.

Uma das etapas do funcionamento do aspirador de pó, utilizado na limpeza doméstica, é a:

a) filtração.

b) decantação.

c) centrifugação.

d) sifonação.

Alternativa “a”.

O aspirador de pó contém um filtro que retém a sujeira, separando-a do ar aspirado.

A humanidade vem provocando o aumento do efeito estufa e a destruição da camada de ozônio.

Como consequências dessas duas alterações, citam-se as seguintes:

I. Aumento da temperatura média do nosso planeta e da penetração de raios ultravioleta;

II. Degelo das regiões polares e aumento do número de câncer de pele;

III. Eutrofização das águas fluviais e aumento das micoses de pele.

Estão corretas:

a) somente I e II.

b) somente II.

c) somente I e III.

Alternativa “a”. I – Correta II – Correta III – Eutrofização das águas fluviais significa modificação de características biológicas, físicas e químicas. Pode ter causas naturais ou ser provocada pelo homem, sendo assim, não é uma consequência do aumento do efeito estufa e da destruição da camada de ozônio. Além disso, micoses na pele também não são causadas por esses fatores.

A destruição da camada de ozônio provoca o aumento da entrada dos raios ultravioleta na superfície terrestre em virtude da diminuição da concentração de ozônio (O³). São vários os impactos causados por essa alteração. Entre as proposições a seguir, assinale a alternativa incorreta:

a) O aumento da quantidade de raios ultravioleta pode contribuir para o aumento do aquecimento global.

b) O aumento dos raios ultravioleta que atingem a superfície pode provocar o envelhecimento precoce e câncer de pele.

c) A grande quantidade de raios ultravioleta não prejudica o desenvolvimento das plantas, visto que não está associada a alterações no processo de fotossíntese.

Alternativa “c”.

O aumento da quantidade de raios ultravioleta e a diminuição da camada de ozônio afetam o meio ambiente, bem como o desenvolvimento das vegetações, prejudicando o processo de fotossíntese e impactando o sistema nutritivo das plantas. O aumento da incidência dos raios UV lesiona as estruturas biológicas dos vegetais, como o DNA, alterando então o sistema fotossintético deles.

Qual é o gás considerado o grande responsável pela destruição da camada de ozônio? a) CO2 – gás carbônico

b) HFC – hidrofluorcarboneto

c) CFC - clorofluorcarboneto

d) Metano

Alternativa “c”. CFC (clorofluorcarboneto) é considerado o gás responsável pela destruição da camada de ozônio. Quando atinge altitudes entre 10 km e 40 km, os átomos de cloro fixam-se às moléculas de ozônio, destruindo-as e afetando, portanto, essa camada.

A tabela traz os pontos de fusão e ebulição (ºC), a 1 atm, de alguns materiais. Assinale a alternativa que indica quais materiais estão no estado de agregação líquido à temperatura ambiente (25ºC):

a) Oxigênio e Metanol

b) Metanol, acetona e mercúrio

c) Metanol e mercúrio

d) Amônia, acetona, mercúrio e alumínio

Alternativa “b”.

Veja que, na temperatura de 25ºC, somente o metanol, a acetona e o mercúrio estão no estado líquido, enquanto o oxigênio e a amônia estão no estado gasoso, e o alumínio está no estado sólido.

O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80°C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduo. Essa observação pode ser explicada pelo fenômeno da:

a) sublimação.

b) solidificação.

c) liquefação.

d) ebulição.

Alternativa “a”. A sublimação é a passagem direta do estado sólido para o gasoso.

As fases de agregação para as substâncias abaixo, quando expostas a uma temperatura de 30 ºC , são, respectivamente:

a) sólido, líquido, gasoso e líquido.

b) líquido, sólido, líquido e gasoso.

c) líquido, gasoso, líquido e sólido.

d) gasoso, líquido, gasoso e sólido.

Alternativa “c”.

A 30 ºC, temos: Mercúrio – líquido Amônia – gasoso Benzeno – líquido Naftaleno – sólido

O ponto de fusão do cobre é igual a 1083 ºC e o ponto de ebulição é de 2 310 ºC. Assinale a alternativa que indica corretamente o estado físico do cobre em 20ºC, 100ºC, 1000ºC e 2500ºC, respectivamente:

a) sólido, sólido, líquido, gasoso.

b) Sólido, sólido, sólido, sólido.

c) Sólido, sólido, sólido, gasoso.

d) Sólido, sólido, sólido, líquido.

Alternativa “c”. Se o ponto de fusão do cobre é igual a 1083 ºC, nas temperaturas abaixo dessa, que são 20ºC, 100ºC e 1000ºC, ele estará no estado sólido. Tendo em vista que seu ponto de ebulição é de 2 310 ºC, na temperatura de 2500ºC, ele já terá passado para o estado gasoso.

No filme fotográfico, quando exposto à luz, ocorre a reação:

2 AgBr →2 Ag + Br2

Essa reação pode ser classificada como:

a) eletrólise.

b) fotólise.

c) síntese.

d) simples troca.

Alternativa “b”. A fotólise é um tipo de reação de decomposição que ocorre graças à presença de luz.

O hidrogenocarbonato de sódio (NaHCO3) é utilizado em fármacos denominados antiácidos que ajudam a diminuir a acidez estomacal causada pelo excesso de ácido clorídrico (HCl). Qual das alternativas a seguir indica corretamente a reação que ocorre entre esses dois compostos? a) NaHCO3 + HCl → NaCl + CO2 + H2O b) NaHCO3 + HCl → NaH2CO3 + Cl2 c) NaHCO3 + HCl → NaH2CClO3 d) NaHCO3 + HCl → NaCl +H2CO3

Alternativa “a”. O NaHCO3 neutraliza o HCl presente no suco gástrico. O CO2 formado é o responsável pela eructação (arroto).

Sabe-se que a chuva ácida é formada pela dissolução, na água da chuva, de óxidos ácidos presentes na atmosfera. Entre os pares de óxidos relacionados, qual é constituído apenas por óxidos que provocam a chuva ácida? a) Na2O e NO2 b) CO2 e MgO c) CO2 e SO3 d) CO e NO2

Alternativa “c”.

O CO2 reage com a água e forma solução ácida, sendo responsável pela acidez natural da chuva em ambientes não poluídos. O SO3 reage com a água, formando ácido sulfúrico, e é um dos principais responsáveis por diminuir o pH da chuva a níveis perigosos para o ambiente.

A chuva ácida é um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente. Esse fenômeno tem como consequência

a) a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação de lagos.

b) a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera.

c) a destruição da fauna e da flora e redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios.

d) as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica.

Alternativa “a”.

A chuva ácida provoca sérios prejuízos. Dentre eles, podemos citar a destruição de monumentos históricos feitos de calcário, mármore, cimentos, metais e outros materiais. Isso ocorre porque a chuva ácida contém ácido sulfúrico e ácido nítrico, que reagem com o carbonato de cálcio (CaCO3) e com o ferro (Fe). A ação do ácido sulfúrico presente na chuva ácida sobre o mármore pode ser representada por: a) CaCO3(s) + H2O(l)→ CO2(g) + CaOH(s) + H2O(l) b) CaCO3(s) + H2O(l) + H2SO4(aq) → Ca2SO4(s) + H2O(l)+ CO2(g) c) CaCO3(s) + H2SO4(aq) → Ca2SO4(s) + H2O(l)+ CO2(g) d) CaCO3(s) + H2SO4(aq) → Ca2SO4(s) + CO2(g)

Alternativa “c”.

A chuva ácida forma-se porque existem na atmosfera alguns óxidos que, ao entrarem em contato com a água, formam ácidos. Dentre as substâncias passíveis de formar ácidos quando adicionadas à água, podemos citar:

a) CaO. b) H2O2.

c) MgO. d) SO3.

Alternativa “d”. O único óxido ácido apresentado é o trióxido de enxofre, que, ao reagir com a água, forma o ácido sulfúrico: SO3(g) + H2O(l)→ H2SO4(aq).

A queima de carvão e de combustíveis fósseis libera uma grande quantidade de óxidos para a atmosfera, que reagem com a chuva, tornando-a ácida, com pH igual ou inferior a 5,6. Qual das alternativas abaixo não representa a dissolução de óxidos que formam a chuva ácida: a) CaO(g) + H2O(l) → Ca(OH)2(aq) b) CO2(g) + H2O(l)→ H2CO3(aq) c) NO2(g) + H2O(l)→ HNO2(aq) + HNO3(aq) d) SO3(g) + H2O(l)→ H2SO4(aq)

Alternativa “a”. O CaO é um óxido básico. Quando ele reage com a água, origina uma base, o hidróxido de cálcio.

Entre as transformações adiante, assinale a alternativa que representa um fenômeno químico:

a) Obtenção de amônia a partir de hidrogênio e nitrogênio.

b) Obtenção de gelo a partir da água.

c) Sublimação da naftalina.

Alternativa “a”. A obtenção da amônia (NH3) ocorre a partir da reação química entre o hidrogênio e o nitrogênio: 3 H2 + N2 → 2 NH3 As demais opções correspondem a transformações físicas, isto é, todos continuam sendo a mesma substância, com a mesma composição, somente o estado de agregação de suas partículas é diferente. Veja: b) Obtenção de gelo a partir da água: mudança de estado físico do líquido para o sólido.. c) Sublimação da naftalina: mudança de estado físico diretamente do sólido para o gasoso.

Reações químicas são fenômenos em que, necessariamente, ocorrem mudanças:

a) de cor.

b) de estado físico.

c) de massa.

d) na natureza das substâncias.

Alternativa “d”. Todas as demais opções podem ocorrer em uma reação química, mas não necessariamente significam que ocorreu uma reação.

Entre as transformações a seguir, indique quais podem ser consideradas transformações físicas:

a) obtenção de vinho através da fermentação da uva.

b) queima de madeira em uma lareira.

c) ebulição da água.

d) fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre.

Alternativas “c” e “d”.

As imagens dos quadros A, B e C mostram os sistemas iniciais e finais de algumas transformações da matéria:

Indique em que situação(ões) há indício(s) de transformação(ões) química(s):

a) Apenas em C.

b) Em A e C.

c) Em A e B.

d) Apenas em A.

Alternativa “b”. Os indícios que indicam uma transformação química em A e C são, respectivamente, liberação de gás e mudança de cor.

Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. O número de fases em cada um é, respectivamente:

Exercício sobre misturas

I- óleo, água e gelo. II- água gaseificada e gelo. III- água salgada, gelo, óleo e granito.

a) 3,2,6.

b) 3,3,4.

c) 2,2,4.

d) 3,3,6.

Alternativa “d”. O sistema I apresenta três fases: óleo, água líquida e gelo. O sistema II apresenta três fases: água líquida, gás e gelo. O sistema III apresenta seis fases: óleo, gelo, solução de água e sal, quartzo, feldspato e mica (no granito).

Considere os seguintes sistemas: I - nitrogênio e oxigênio; II - etanol hidratado; III - água e mercúrio. Assinale a alternativa correta. a) Os três sistemas são homogêneos.

b) O sistema I é homogêneo e formado por substâncias simples.

c) O sistema II é homogêneo e formado por substâncias simples e composta.

d) O sistema III é heterogêneo e formado por substâncias compostas.

Alternativa “b”. O sistema I é homogêneo (toda mistura formada somente por gases é homogênea), e tanto o gás nitrogênio (N2) quanto o oxigênio (O2) são substâncias simples, isto é, formadas por um único elemento. O sistema II é homogêneo, mas não é formado por substâncias simples e compostas, mas somente por substâncias compostas, ou seja, suas moléculas são formadas por mais de um tipo de elemento químico (etanol – CH3CH2OH e água – H2O). O sistema III é heterogêneo, mas não é formado somente por substâncias compostas, mas por uma composta (água) e uma simples (mercúrio - Hg).

Quais alternativas que apresentam misturas homogêneas?

a) Água mineral

b) Ferro

c) Aço

d) Salmoura

As alternativas que apresentam misturas homogêneas são: a, c, d. b) Ferro: substância pura.

Quais alternativas que apresentam misturas homogêneas?

a) Refrigerante

b) Gasolina

c) Ouro 18 quilates

d) Leite

As alternativas que apresentam misturas homogêneas são: a, b, c. d) Leite: dispersão coloidal — existem partículas de gordura em suspensão que podem ser vistas com microscópio, portanto, trata-se de um tipo de mistura heterogênea.

Relacione corretamente as colunas a seguir: Coluna I:

a) Mistura líquida homogênea constituída por duas substâncias.

b) Mistura bifásica formada por três substâncias.

c) Mistura homogênea constituída por três substâncias. Coluna II:

I. água + álcool + areia

II. vapor de água + gás carbônico + gás oxigênio

III. sal + água

I. água + álcool + areia → b) Mistura bifásica (água e álcool formam uma fase só, e a areia forma a outra fase) formada por três substâncias. II. vapor de água + gás carbônico + gás oxigênio → c) Mistura homogênea constituída por três substâncias. III. sal + água → a) Mistura líquida homogênea constituída por duas substâncias.

Relacione corretamente as colunas a seguir: Coluna I:

a) Mistura líquida homogênea constituída por duas substâncias.

b) Mistura trifásica formada por duas substâncias.

c) Solução líquida. Coluna II:

III. sal + água

IV. água + areia + gelo

V. álcool hidratado.

III. sal + água → a) Mistura líquida homogênea constituída por duas substâncias. IV. água + areia + gelo → b) Mistura trifásica formada por duas substâncias (a água e o gelo são constituídos da mesma substância). V. álcool hidratado → c) Solução líquida.

A principal característica de uma solução é:

a) ser sempre uma mistura homogênea.

b) possuir sempre um líquido com outra substância dissolvida.

c) ser um sistema com mais de uma fase.

d) ser uma substância pura em um único estado físico.

Alternativa “a”. As demais são falsas porque: b) Uma solução pode ser formada também por gases e sólidos, e não somente por líquidos. c) Uma solução sempre constitui um sistema com uma única fase. d) Uma solução é uma mistura de substâncias, e não uma substância pura.

Assinale a alternativa que contém exemplos de soluções:

a) granito, mistura de água e óleo, ar.

b) petróleo no mar, granito, água destilada.

c) água pura, gás nitrogênio, ouro puro.

d) ar, água de torneira, ouro 18 quilates.

Alternativa “d”. a) o granito e a mistura de água e óleo são sistemas heterogêneos. b) o granito é uma mistura heterogênea, e a água destilada é uma substância pura. c) todas (água pura, gás nitrogênio e ouro puro) são substâncias puras.

Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, não importando seu estado físico. Quando algum dos componentes da solução encontra-se dissolvido além de seu limite de dissolução, diz-se que a solução está supersaturada em relação àquele componente. Uma garrafa de um refrigerante contém uma solução que geralmente é constituída por: água, sacarose, acidulante (o mais utilizado é o ácido fosfórico), um corante, um aromatizante (que pode funcionar também como corante) e dióxido de carbono dissolvido sob pressão. Qual é a alternativa falsa?

a) No refrigerante, o componente mais abundante é o solvente, ou seja, a água.

b) O refrigerante apresenta pH menor que 7.

c) A agitação do refrigerante provoca a saída do componente que se encontra dissolvido além do seu limite de dissolução.

d) Ao final do processo de evaporação do refrigerante não há resíduos sólidos.

Alternativa “d”. Os refrigerantes contêm componentes sólidos que, depois de uma eventual evaporação, permanecem como resíduos.

Estabeleça a relação entre as bases dadas a seguir

I - NaOH II – Mg(OH)2

e os usos e ocorrências de cada uma:

a) Antiácido estomacal.

b) Fabricação de sabão.

I – NaOH - b) Fabricação de sabão. II – Mg(OH)2 - a) Antiácido estomacal.

Estabeleça a relação entre as bases dadas a seguir I – Ca(OH)2 II – NH4OH

e os usos e ocorrências de cada uma:

a) Ajax, Fúria e outros produtos de limpeza similares.

b) Utilizada pelos pedreiros.

I – Ca(OH)2 - b) Utilizada pelos pedreiros. II – NH4OH - a) Ajax, Fúria etc.

O hidróxido de sódio (NaOH) é um sólido branco, cristalino, higroscópico (absorve água) e que possui grande aplicação comercial e industrial. Uma de suas principais aplicações é a sua reação com óleos e gorduras (reação de saponificação) para a obtenção de um sal orgânico usado como sabão e um álcool, que geralmente é a glicerina. Qual é o nome comercial dessa base usada no cotidiano?

a) amoníaco.

b) cal hidratada.

c) leite de magnésia.

d) soda cáustica.

Alternativa “d”.

Identifique a alternativa que apresenta dois produtos caseiros com propriedades alcalinas (básicas):

a) Detergente e vinagre.

b) Sal e coalhada.

c) Leite de magnésia e sabão.

d) Bicarbonato e açúcar.

e) Coca-Cola e água de cal.

Alternativa “c”. Os demais não são porque: a) o detergente é um sal de ácido carboxílico, e o vinagre é uma solução de ácido acético. b) o sal de cozinha é neutro, e a coalhada pode ter resquícios do acido lático do leite. d) o bicarbonato é um sal básico, mas o açúcar (sacarose) é um composto molecular orgânico neutro. e) A Coca-Cola tem ácido fosfórico e a água de cal é básica.

Observe as fórmulas do sulfato de amônio (NH4)2SO4 e do hidróxido de potássio KOH. A alternativa que apresenta a fórmula do hidróxido de amônio, substância usada em alguns produtos de limpeza, é: a) NH4

1+ b) (NH4)2OH c) (NH4)(OH)2 d) NH4OH

Alternativa “d”. Pela fórmula do sulfato de amônio (NH4)2SO4, vemos que o cátion NH4

+1 tem carga +1. Pela fórmula do KOH, vemos que o ânion OH- tem carga -1. Assim, na formação do hidróxido de sódio, basta unir esses dois íons e trocar as suas cargas pelos seus índices: NH4

+1 + OH-1: (NH4)1(OH)1. Como não é preciso escrever o índice “1”, a fórmula dessa base fica assim: NH4OH.

TRILHA QUÍMICA