alterações climáticas

21
Alterações Climáticas

Upload: professor

Post on 21-Jun-2015

2.146 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Alterações climáticas

Alterações Climáticas

Page 2: Alterações climáticas

Efeito Estufa Benéfico: essencial para vida na Terra

Page 3: Alterações climáticas
Page 4: Alterações climáticas

Efeito estufa Maléfico

Page 5: Alterações climáticas

Nas grandes cidades, o nível de poluição atmosférica é tão elevado que chega a afetar a temperatura.

Page 6: Alterações climáticas

Consequências: elevação da temperatura da Terra

Page 7: Alterações climáticas

Invasão do mar no continente

Page 8: Alterações climáticas

Ilhas de calor nos grandes centros urbanos. Fatores: elevada densidade de construções e redução das áreas verdes; a presença de atividades emissoras de poluentes; o consumo intensivo de combustíveis fósseis em diferentes atividades urbanas; a alteração do albedo em função dos materiais utilizados nas construções (asfalto e concreto).

Page 9: Alterações climáticas

Conseqüências da poluição atmosférica nas grandes cidades

Page 10: Alterações climáticas

Inversão Térmica A inversão térmica é um fenômeno meteorológico

facilmente visto nas grandes cidades, principalmente no inverno. É aquele facho de luz cinza alaranjado que divide o céu um pouco antes de anoitecer.

Para que ocorra a inversão térmica é preciso alguns fatores específicos como baixa umidade do ar (comum nos invernos paulistanos, por exemplo).

O fenômeno pode ocorrer em qualquer época do ano, mas fica mais intenso nas épocas de noites longas, com baixas temperaturas e pouco vento.

Page 11: Alterações climáticas

EMG_076_INVERSAO_TERMICA.exe

Page 12: Alterações climáticas
Page 13: Alterações climáticas

Manhã com inversão térmica

Page 14: Alterações climáticas

Exercício Mamão com açúcar!d

(UNICAMP ) A poluição nos grandes centros urbanos, como Curitiba, pode causar determinadas doenças como rinite, alergias, asma, problemas de pele e cabelo. Pessoas sensíveis às partículas em suspensão no ar podem desenvolver tais doenças ao respirar o ar poluído dos grandes centros.Durante todo o ano essas doenças podem acontecer, mas é no inverno que ficam mais acentuadas.

Durante o inverno, em Curitiba, é comum a ação da Massa Polar Atlântica, que facilita a ocorrência de problemas respiratórios, pois a) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes nas partes altas da cidade.

b) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes próximo da superfície do solo.

c) reduz a umidade relativa do ar e promove um maior aquecimento da parte central da cidade, se comparado à periferia, o que concentra os poluentes.

d) reduz a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes próximos da superfície do solo.

Page 15: Alterações climáticas

El Niño• El Niño representa o aquecimento anormal das

águas superficiais do oceano Pacífico Equatorial e que tem consequências variações na distribuição das chuvas em regiões tropicais.

Page 16: Alterações climáticas

La Niña • O Fenômeno La Niña é o oposto ao El Niño,

corresponde ao resfriamento anômalo das águas do Oceano Pacífico.

Page 17: Alterações climáticas

Consequências no Brasil

Page 18: Alterações climáticas

O Protocolo de Kyoto

Constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa. Discutido e negociado em Kyioto no Japão em 1997, foi aberto para assinaturas em 11 de Dezembro de 1997 e ratificado em 15 de março de 1999. Sendo que para este entrar em vigor precisou que 55 países, que juntos, produzem 55% das emissões, o ratificassem, assim entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou em Novembro de 2004. Os EUA não ratificaram o protocolo de Kyoto.

Page 19: Alterações climáticas

• A Eco 92Realizada em 1992 no Rio de Janeiro, teve como objetivo fundamental tentar minimizar os impactos ambientais no planeta, sendo elaboradas duas convenções:Convenção sobre Biodiversidade: Tratou de frear a destruição da fauna e flora, concentradas principalmente nas florestas tropicais.

Convenção sobre Mudanças Climáticas: estabeleceu várias medidas para diminuir a emissão de gases poluentes pela ação antrópica.Plano de Ação: Agenda 21 que é a implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável em todo mundo durante o século XXI

• Rio + 10Realizada em Johanesburgo (AFS) em 2002, tendo como principal objetivo realizar um balanço dos resultados práticos obtidos depois da Rio 92.Nesse encontro forma discutido quatro temas importantes para o desenvolvimento sustentável;- Erradicação da pobreza- Mudança no padrão de produção e

consumo.- Utilização sustentável dos recursos

naturais.- Possibilidade de se compatibilizar os

efeitos da globalização.Obs: a Rio + 10 tomou uma postura mais branda em ralação as alterações climáticas. Créditos de carbono.

Page 20: Alterações climáticas

(UFRN) No dia 19 de junho de 2010, a cidade do Rio de Janeiro amanheceu sob a influência de um forte nevoeiro, que dificultava a visibilidade, interferindo no ritmo das atividades urbanas. O ar quente permaneceu acima da camada de ar frio, que ficou retida nas proximidades da superfície, favorecendo a concentração de poluentes. O que foi vivenciado nesta cidade é um fenômeno climático que pode ocorrer em qualquer época do ano, sendo mais comum no inverno. Nessa época, as chuvas são mais raras, dificultando, ainda mais, a dispersão dos poluentes, o que causa um problema ambiental. O fenômeno climático descrito no texto é conhecido como,

a) efeito estufa. B) ilhas de calor. c) inversão térmica. d) chuva ácida.

Exercício

Page 21: Alterações climáticas

(UFV) A respeito dos principais fenômenos climáticos recorrentes nas cidades, é correto afirmar:

a) Friagem é o fenômeno natural mais frequente nos meses de verão, em períodos de penetração de massas de ar frio, acontecendo em escala local por apenas algumas horas.b) Efeito Estufa é um fenômeno natural e fundamental para a vida, que consiste na retenção de calor irradiado pela superfície terrestre, contribuindo para o equilíbrio térmico do planeta.c) Inversão Térmica é um fenômeno climático ocasionado por elevadas temperaturas, principalmente nas áreas centrais das cidades, onde existem poucas áreas verdes.d) El niño é o fenômeno climático resultante de alteração antropogênica, tais como verticalização, redução de áreas verdes, impermeabilização do solo, ocasionando a elevação da temperatura.e) La niña é o fenômeno natural mais frequente nos meses de verão, em períodos de penetração de massas de ar quente, acontecendo em escala local por apenas algumas semanas.