alterações climáticas #1

19
CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS (Nível Secundário de Educação) Ano Lectivo 2010/2011 Turma C Trabalho elaborado por: António Freitas Pedro Freitas

Upload: pasf4ever

Post on 12-Jun-2015

824 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

Powerpoint sobre o ambiente e sustentabilidade

TRANSCRIPT

Page 1: Alterações climáticas #1

CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS(Nível Secundário de Educação)

Ano Lectivo 2010/2011

Turma CTrabalho elaborado por:António FreitasPedro Freitas

Page 2: Alterações climáticas #1
Page 3: Alterações climáticas #1

O que são alterações climáticas? As alterações climáticas são fenómenos naturais que ocorrem desde a formação da Terra. No entanto, no último século estas têm sido mais pronunciadas e preocupantes, devido à acção do homem, levando a um aumento da temperatura que podem ter consequências devastadoras.

Desde a formação da Terra, que as alterações climáticas existem. A Natureza sempre arranjou maneira de lidar com essas alterações, regulando a temperatura ao longo do tempo. E agora, que a Humanidade está a interferir negativamente, nomeadamente com o aumento da emissão de gases de efeito de estufa e a exploração desenfreada de energias não renováveis, como irá a Natureza reagir?Há danos irreparáveis no ambiente, será que vamos a tempo de os remediar?

Page 4: Alterações climáticas #1

Causas Externas Naturais Actividade solar Órbita terrestre Meteoritos

Causas Internas Naturais Terramotos Erupções vulcânicasIncêndiosFuracões

Causas Internas Antropogénicas(provocadas pelo homem) Aumento de emissões de gases de efeito de estufa

- Mudança do clima -

Page 5: Alterações climáticas #1

CAUSAS NATURAIS Há alterações climáticas naturais que se produzem ao longo de grandes períodos de tempo.

São causadas por:

•Ciclos solares.

•Variação da excentricidade da órbita terrestre em volta do Sol.

•Variação da inclinação do eixo da Terra.

•Precessão do eixo de rotação terrestre.

•Vulcanismo

•Queda de meteoritos

Page 6: Alterações climáticas #1

O vulcanismo consiste nos processos pelos quais o magma e os gases a ele associados ascendem, a partir do interior da Terra até à superfície da crusta terrestre, incluindo à atmosfera.

Impactos de meteoritos são eventos raros, mas também podem modificar o clima na terra. Impactos de grandes proporções podem modificar profundamente a biosfera.

O ciclo solar é o ciclo que mostra a actividade do Sol em intervalos de aproximadamente 11 anos. Dependendo da sua maior ou menor actividade, as radiações solares que atingem a Terra serão maiores ou menores.

É causa de mudança climática o fenómeno astronómico de variação orbital, ou seja, o aumento ou diminuição, das radiações solares devido às variações no movimento da Terra em relação ao Sol.

Page 7: Alterações climáticas #1

Causas AntropogénicasAs causas antropogénicas são as maiores responsáveis pelo aquecimento global. Estas causas incluem tudo aquilo que o Homem altera na natureza.

A principal causa para o aumento da temperatura relaciona-se com os chamados gases com efeito de estufa (GEE). Os GEE(como o dióxido de carbono, o metano ou o óxido nitroso) retêm a radiação infravermelha emitida pela superfície da terra, impedindo que parte desta seja libertada para o espaço. Só este processo permite a vida na Terra, impedindo que esta se torne demasiado fria. Contudo, o aumento da libertação de GEE, resultante das actividades humanas (principalmente actividades industriais e transportes), origina o aumento da temperatura da troposfera, causando o aquecimento global.

Page 8: Alterações climáticas #1

Desflorestação é o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela actividade humana sobre a natureza, principalmente devido à destruição de florestas para a obtenção de solo para a agricultura e de madeira para a indústria madeireira. É a principal causa da destruição dos recursos biológicos.

A utilização dos recursos não renováveis provocam a destruição de ecossistemas, redução da produtividade agrícola, corrosão de edifícios, monumentos e infra-estruturas, deterioração da camada de ozono e mesmo chuva ácida.

Page 9: Alterações climáticas #1
Page 10: Alterações climáticas #1

CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBALAumento da temperatura média: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotes polares. Ao aumentar o nível da água dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades no litoral.

Na foto ao lado somente passaram 20 anos.

Possível mapa de Portugal em 2100 se as condições actuais não se alterarem.

Page 11: Alterações climáticas #1

Uma das consequências do derretimento dos glaciares, talvez a mais importante, seja a escassez de água potável, tanto para consumo como para agricultura e indústria. Com o problema da diminuição da quantidade de água potável, seguem-se naturalmente outros: diminuição demográfica , diminuição da esperança média de vida, aumento de doenças…

Page 12: Alterações climáticas #1

Aumento das catástrofes climáticas: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando este tipo de catástrofes (furacões, incêndios, inundações, tsunamis…)

Page 13: Alterações climáticas #1

Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas têm sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem-se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças. 

Page 14: Alterações climáticas #1

Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado à desflorestação que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais, a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra.

Page 15: Alterações climáticas #1

Uma vez que a principal causa do aquecimento global é a emissão de gases poluentes para a atmosfera terrestre, então uma das formas de minimizar o problema será diminuir essa emissão. Através da utilização de energias renováveis e da redução do consumo,é possível diminuir a emissão de gases e o consumo de combustíveis fósseis.

Soluções: Estabelecimento e cumprimento de um máximo mundial para as emissões de CO2, mediante limitações do uso de combustíveis fósseis na indústria e nos transportes. Efectuar, e cumprir, acordos internacionais para pôr fim à emissão de CFC`s (aerossóis e gases para refrigeração) Deter a desflorestação e incrementar a plantação de árvores em vastas áreas actualmente desflorestadas. Sensibilizar para a conservação de energia e apostar em formas de energia renováveis. Fomentar a escolha pelos transportes públicos.Reciclar

Page 16: Alterações climáticas #1

É essencial a aposta nos vários tipos de energias renováveis

Eólica Solar Biomassa

Geotérmica Ondas Mini Hídrica

Page 17: Alterações climáticas #1

És tu que controlas a mudança do clima .

Reduz Desliga

ReciclaAnda a pé

Page 18: Alterações climáticas #1

ConclusãoTorna-se cada vez mais urgente a divulgação e prevenção do meio ambiente. É necessário pôr em prática o protocolo de Quioto para que as gerações futuras tenham uma boa qualidade de vida. Espero que todos tenhamos consciência das medidas a adoptar para uma melhor qualidade de vida e do ambiente.

SALVA O PLANETA!

ACABA COM A

POLUIÇÃO!

Page 19: Alterações climáticas #1

• BIBLIOGRAFIAhttp://www.quercustv.org/spip.php?rubrique2

http://www.portaldoastronomo.org/tema_pag.php?id=36&pag=3

http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:PL3XtSj6FbkJ:https://infoeuropa.eurocid.pt/registo/000040724/documento/0001/+Martin+Hedberg+meteorologista+do+Centro+Meteorol%C3%B3gico+Sueco&hl=pt-PT&gl=pt&pid=bl&srcid=ADGEESioKHn7METKxiBsKTed3hmHd7gllnePVP-Dv7jyj0kduIsxn99TNZ69lBQl3NvovcWzhpWRb-mQDMfQRS1Nci4UzKxMY2TGqVYbd5WJPKO4PvcBq5QcQH8vKtPvs3rwJmMSv9-H&sig=AHIEtbSm19IFqEkfjYazRuZcOsfrETUTYw

http://europa.eu/pol/env/index_pt.htm

http://ec.europa.eu/environment/index_pt.htm

http://ec.europa.eu/clima/sites/campaign/index_pt.htm

http://efab3ambiente.blogspot.com/2009_03_01_archive.html