aldeias

32
constrói o futuro Feliz Natal! em foco a tua voz O NATAL SOS O TESTEMUNHO DAS CRIANÇAS

Upload: luis-sousa

Post on 12-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista SOS 4ºtrimestre 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Aldeias

constrói o futuro

Feliz Natal!em foco a tua vozO NATAL SOS O TESTEMUNHO DAS CRIANÇAS

Page 2: Aldeias

Os nossos sabores TESTEMUNHOS

Page 3: Aldeias

3Índice

14Quero darum Natal me lhor

22Notíc iasdo MundoCozinhar parao Natal

O Natal SOS

Testemunhos // Crianças e jovens das Aldeias SOS

“Um Feliz Natal!” // O nosso Ano Letivo 2011/2012

Receita da Mãe Emília

Passatempos natalícios para os mais novos

6 EM FOCO

8 OS NOSSOS MOMENTOS

12 A TUA VOZ

14 CONSTRÓI O FUTURO

18 OS NOSSOS SABORES

20 BRINCA CONNOSCO

22 NOTÍCIAS DO MUNDO

24 OS NOSSOS AMIGOS

Page 4: Aldeias

4 Editorial

Quem entra no coraçãode uma criança com amor fica lá para toda a vida...

Page 5: Aldeias

O Natal está a chegar e novos sorrisos se iluminam, com as luzes das árvores e das ruas, que ao longo do mês de Dezembro vão acendendo novos sonhos no coração de cada um.

É o mês em que a solidariedade, o amor e a amizade tomam novas formas e se intensificam num desejo partilhado de nos darmos mais aos outros e de irmos ao encontro de quem mais precisa. Nas Aldeias de Crianças SOS, este espírito do Natal é sentido em cada família SOS, em cada casa e em toda a Aldeia, numa sintonia com a comuni-dade e com todos os Amigos e Benfeitores que fazem com que esta época seja ainda mais especial. A todos deixamos o nosso Grande Obrigado e o renovado desejo de que continuem a fazer parte desta grande família SOS no próximo ano que se avizinha.

Nesta última edição da Revista Aldeias de 2012, trazemos-lhe novida-des e momentos das nossas Aldeias, contamos-lhe um pouco do nosso Natal e convidamo-lo a juntar-se à Campanha de Natal.

Apresentamos-lhe os resultados do ano letivo 2011-2012 das nossas crianças e jovens, com os quais estamos muito satisfeitos, refletindo um bom desempenho escolar na maioria das Aldeias e Apartamentos e, também, o esforço de todos na educação e formação como priorida-de no percurso individual de cada criança e jovem SOS.

Quem entra no coração de uma criança com amor fica lá para toda a vida, é o mote da nossa campanha que tivemos na rua em Novembro e que terá alguma presença ainda em Dezembro, com a qual pretendemos relembrar o nosso projeto e convidar todos a se tornarem Amigos SOS.Um excelente Natal 2012 e um ano 2013 cheio de tudo aquilo que deseja.

5Editorial

Page 6: Aldeias

6 Em foco O NATAL SOS

...é uma noite ondetambém se celebra o sentidoda vida. O Natal

SOS

Page 7: Aldeias

7Em foco

das crianças, as figuras vão alternando de lugar conforme o “sentido estético” de cada um. E como numa árvore de Natal, não pode de forma alguma, faltar os embrulhos, eles lá estão, de vários tamanhos e cores, envoltos em fitas brilhantes que culminam num grande laço, para agu-çar a curiosidade dos mais novos aos mais crescidos.

É também no salão comunitário da Aldeia, que acontece outro gran-de momento de convívio desta “família” mais alargada, da qual fazem parte outros colaboradores e amigos. Voluntários, Padrinhos SOS, co-laboradores, crianças e jovens, unem esforços para proporcionar ou-tra noite mágica que, não coincidindo com a consoada, é uma noite onde também se celebra o sentido da vida. Da vida numa sociedade onde todos nós temos o dever de ser protagonistas e de praticar a solidariedade.

Neste jantar, onde se juntam dezenas de pessoas, agradece-se re-ciprocamente a partilha que acontece durante todo o ano. A cada participante é atribuído um envelope, onde o seu nome consta em letras grandes, cuidadosamente disposto em local visível. Depois, segue-se a troca de mensagens. Assim, cada um, de forma livre e espontânea, e até confidencial se assim o desejar, escreve o que lhe aprouver transmitir aos destinatários por si escolhidos. Surgem en-tão as mais variadas mensagens, escritas ou até desenhadas, que são, no final de contas, aquilo que realmente faz valer a pena todo o trabalho realizado.

A tudo isto se dá o nome de… mAgiA do nAtAl!

O Natal SOSA festa que celebra o nascimento de Jesus é vivida intensamente nesta pequena e acolhedora comunidade que, de forma tão apropriada e carinhosa, é chamada de “Aldeia”. Formada por pequenos lares, cons-titui-se como o local onde todos partilham o sentimento de pertença a esta grande família, e o Natal é a festa que proporciona o reforço dos laços de afeto que unem as pessoas.

Replicando o que acontece em tantas outras famílias, cada lar SOS reúne a sua… e que grande família! Cada mãe SOS recebe em sua casa os seus filhos, netos, noras e genros, amigos mais próximos, en-tre outros familiares. Podemos dizer que é uma casa cheia. Cheia de gente, e sobretudo, cheia de alegria, pois como escreveu Fernando Pessoa (…) o melhor do mundo são as crianças, (…) e o Natal é prin-cipalmente para elas.

À volta das mesas repletas com as mais diversas e tradicionais igua-rias, bem ao gosto dos pequenos mais “gulosos”, as várias gerações convivem ao som duma lareira crepitante para aconchegar ainda mais os corações. (Acautela-se no entanto que o generoso velhote de barbas brancas consiga entrar pela chaminé sem perigo de se queimar.)

São momentos de grande azáfama, todos gostam de ajudar nos pre-parativos. Decoram-se as casas, os jardins e o salão comunitário onde uma grande árvore de Natal, cheia de bolas coloridas e luzes cintilantes invade o espaço com o agradável espirito natalício. Junto à árvore de Natal, coloca-se um presépio onde, obedecendo aos alegres caprichos

Page 8: Aldeias

8 Os nossos momentos NOTÍCIAS DAS ALDEIAS

...a formação pessoal e académicaé a melhor “herança” para enriquecer o futuro das crianças e jovens... momentos

das aldeiasde crianças sos

Page 9: Aldeias

9Os nossos momentos

VisitA à QuintA dA RegAleiRA Durante o mês de Setembro e para encerrar as atividades de Verão, foi organizado um dia cultural e de lazer que teve início com uma visita guiada à Quinta da Regaleira em Sintra, onde as crianças e jovens puderam observar a arquitetura e conhecer a história da Quinta. Após a visita, seguimos para o parque de merendas do Guincho, onde houve um almoço convívio com muitos jogos e animação à mistura. Após a digestão, o passeio culminou em grande, com um final de tarde na praia do Guincho. Foi um dia maravilhoso e muito agradável.

PeQuenos oleiRosUm grupo de cinco jovens italianas, estiveram na Aldeia de Bicesse, com o propósito de desenvolver atividades em cerâmica com as crianças. As crianças e jovens puderam construir peças de cerâmica à sua escolha: barcos, aviões, canecas, jarras, etc. Depois das peças de cerâmica estarem devidamente secas, passou-se à fase da pintura. Posteriormente, as peças foram entregues na Fábrica de Cerâmica de Bicesse, para serem cozidas e vidradas.

As peças juntamente com as fotografias da atividade estiveram expos-tas na festa do 45º aniversário da Aldeia, onde todos os convidados puderam ver a exposição.

45º AniVeRsáRio dA AldeiA de Bicesse No passado dia 27 de Outubro, a Aldeia de Crianças SOS de Bicesse celebrou o seu 45º Aniversário com grande alegria. A festa, teve iní-cio com a celebração da Eucaristia na Igreja de Bicesse e continuou com a Sessão Solene, onde foram entregues prémios aos melhores de cada Aldeia e de Rio Maior, no ano letivo 2011/2012.

Aldeia de Crianças SOS da GuardacRismA dA AnA isABelNo passado mês de Outubro, a Ana Isabel, jovem da Aldeia de Crianças SOS da Guarda recebeu o sacramento do Crisma. Para se preparar esta Consagração, entre Junho a Setembro do ano letivo 2011-2012, frequentou semanalmente a catequese. Foi com grande or-gulho que a mãe social desta jovem, a D. Cecília Rocio, acompanhou a Ana na receção da Confirmação. Através deste sacramento a jovem confirmou com consciência e espontaneidade o que outrora fizeram “em nome dela”, no Batismo.

...a formação pessoal e académicaé a melhor “herança” para enriquecer o futuro das crianças e jovens...

Após o discurso do presidente do Conselho Diretivo da Associação, e a visualização de um filme e fotos com os momentos da Aldeia nos últimos tempos, seguiu-se o tão esperado lanche na tenda exterior.

Num ambiente de alegria e diversão, todas as crianças, Mães, colabo-radores e membros da comunidade SOS, cantaram o hino da Aldeia e passaram um final de tarde muito agradável, convivendo na compa-nhia da Tuna Académica da ESHE (Escola Superior de Hotelaria do Estoril ) e o grupo de música ao vivo Ghöa.

A festa manteve-se sempre muito animada, todos riram dançaram e se divertiram até de madrugada. Em nome da Aldeia de Bicesse um muito obrigado a todos os que colaboraram e patrocinaram a realiza-ção da festa.

comemoRAção do 26º AniVeRsáRioO dia 11 de Outubro de 2012, não poderia passar indiferente para as Famílias SOS e para os restantes colaboradores, uma vez que nesse dia a Aldeia festejou os seus 26 anos de amor, carinho, partilha e uma dedicação imensa, a dezenas de crianças que por cá passaram. No fi-nal da tarde, ao regressarem da escola, as crianças e jovens juntamen-te com as mães SOS e colaboradores da instituição, partiram o bolo da Aldeia. Os presentes puderam ainda rever os principais momentos de 2012, através de uma apresentação de fotografias.

Aldeia de Crianças SOSde Bicesse

Page 10: Aldeias

foRmA técnicos do concelho de Rio mAioRNa sequência do protocolo com a Dr.ª Ana Melo, investigadora da Universidade de Coimbra, iniciou-se em Rio Maior a formação da co-munidade no Modelo de Avaliação e Intervenção Familiar Integrado.

Com a presença de 14 elementos das equipas locais da CPCJ, RSI, CAT de Santarém, Centro de Saúde de Rio Maior, equipa de inter-venção precoce e da equipa local das Aldeias de Crianças SOS, a

Aldeia de Crianças SOS de Gulpilharesinício de Ano letiVo com VoluntáRiosNo início de mais um ano letivo, voluntários e candidatos foram con-vidados a participar numa reunião no salão comunitário com a equipa técnica da Aldeia. Esta reunião contou com a presença de dez cida-dãos da comunidade com um extraordinário espírito de solidariedade que se comprometeram a colaborar nas dinâmicas da Aldeia.

Num primeiro momento tivemos a apresentação dos participantes em que foi criada a oportunidade de cada um partilhar os seus gostos e expetativas como voluntários e ampliar a sua capacidade de empatia ao se colocarem na “pele” do outro.

O segundo momento formativo teve o objetivo de dar a conhecer o perfil característico da ”criança institucionalizada”, especialmente no que diz respeito a uma sociabilidade indiscriminada bem como a falta de seletividade na escolha das figuras de vinculação. Ao referenciar Bowlby (1981) verificamos que são alguns dos sintomas típicos da criança privada de cuidados maternos: o relacionamento superficial, a inacessibilidade exasperante para os que tentam ajudá-la, uma es-tranha falta de preocupação e mesmo dificuldades de concentração. Embora as lacunas da relação precoce sejam determinantes no de-senvolvimento saudável da criança, é de considerar o potencial cria-tivo e uma incrível capacidade regenerativa (Zorning & Levy,2006) que acontece através de novas e equilibradas relações. Desta forma, o papel do voluntário neste contexto deve ser muito bem definido no tempo e nos objetivos, sendo esperados rigor e disciplina, uma vez que o voluntário também se vai apresentar como figura de referência positiva para a criança ou jovem.

Por fim, num terceiro momento, sucedeu-se a distribuição dos vo-luntários pelas várias áreas de intervenção ao nível deste serviço com base no Regulamento de Voluntariado e na disponibilidade de cada pessoa. Uma das áreas em que a Aldeia de Crianças SOS de

Gulpilhares sente maior necessidade, é ao nível do apoio escolar, uma vez que, por um lado, a formação pessoal e académica é a melhor “herança” para enriquecer o futuro das crianças e jovens acolhidos e, por outro lado, existem muitas dificuldades de base a superar e é necessária uma atenção individualizada que muitas vezes na azáfama do dia-a-dia é difícil de conseguir. Contamos também com voluntá-rios na área dos tempos livres (yoga), da saúde e nos serviços gerais, sendo que existe a necessidade de mais voluntários para a rouparia e a sala de estudo. Esperamos que seja um ano proveitoso para todos e que mais voluntários se juntem à nossa causa..

dRAgon foRce – cAPtAção de joVens tAlentosNo passado dia 29 de Setembro, quinze crianças com idades com-preendidas entre os 8 e os 12 anos, estiveram no Vitalis Park do F.C. Porto, nos treinos de captação de jovens talentos para as várias esco-las de futebol Dragon Force. As crianças estavam entusiasmadíssi-mas com a possibilidade de virem a desenvolver a prática do futebol, em instalações de excelência. Neste dia, todos deram o seu melhor sabendo que estavam a ser avaliados por técnicos do F.C. Porto e dis-putaram com grande empenho e talento os vários torneios, criando-se assim uma importante oportunidade de desenvolverem competências de trabalho em equipa.

Para além da saudável prática desportiva, rapazes e raparigas vivencia-ram uma experiencia única de convivência com colegas de outros Lares de Infância e Juventude da zona do Porto, com quem facilmente fizeram amizade. Estavam também presentes jornalistas do Porto Canal para fa-zer a cobertura televisiva, bem como a própria filha do presidente do F.C. Porto, que graciosamente apoiava os participantes deste evento.

Para recuperar energias, as crianças tiveram direito ao lanche e ainda trouxerem de recordação as camisolas com que jogaram toda a tarde, aguardando com expetativa a decisão de quem vai beneficiar da oferta das mensalidades para poder jogar na escola do Dragon Force de Valadares.

O conceito Dragon Force transpõe as barreiras meramente futebolís-ticas, procurando chegar mais longe, abraçando outras áreas pedagó-gicas como a Cidadania, a Geografia, o Ambiente e a Nutrição.

Os nossos momentos NOTÍCIAS DAS ALDEIAS

sessão de um dia de duração, decorreu a 26 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Rio Maior.

Focada na introdução ao pensamento sistémico e à necessidade de uma abordagem colaborativa e centrada nas forças no trabalho com famílias, a sessão marcou o arranque do trabalho de formação dos técnicos locais à metodologia do MAIFI, utilizada pela equipa do Programa de Fortalecimento Familiar em Rio Maior.

Programa de Fortalecimento Familiar

Page 11: Aldeias
Page 12: Aldeias

12 A tua voz! TESTEMUNHOS

Eu gostava de ter a minha família da Aldeia toda reunida a fazer os doces de Natal. testemunhos

das Crianças e Jovens

Page 13: Aldeias

13

Decidimos recolher os testemunhos das crianças e jo-vens que vivem nas Aldeias de Crianças SOS, sobre o que poderá ser para eles, o melhor presente de Natal. Todos se expressaram de forma muito sincera e direta, com muito sentimento e espírito natalício ao fazerem referên-cia a valores universais como a paz, o amor, felicidade... Congratula-nos o grande carinho e amor que sentem e demonstram pela sua família e Aldeia SOS. O melhor do mundo são as crianças.

“Eu gostava que todos os sem-abrigo tivessem um lugar quente e acolhedor para passar o Natal. Que todas as pessoas que têm dificul-dades, pelo menos fossem ajudadas. E como sempre quero continuar a passar o Natal com a minha família SOS.”

“Gostava que os sem-abrigo tivessem ajuda. Gostava de passar um Natal feliz na Aldeia. Como presente gostava de receber um MP3/MP4 (o meu “morreu” com a chuva, foi atropelado e ficou esmaga-do) e um carro telecomandado.”

“Gostava que toda a gente tivesse paz e alegria e claro também gos-tava de visitar mais vezes a minha tia e a minha avó.”

“Gostava que no mundo existisse uma oportunidade de se viver a amizade e o Amor, a felicidade e a liberdade, para todos os que não têm oportunidade de assim o viver.”

“Tal como deveria ser, o melhor presente para este Natal seria, paz e amor, saúde e dinheiro. E ir para a minha casa.”

“Para mim, o melhor presente seria que nenhuma criança tivesse que passar o que cada um de nós passou antes de vir para a Aldeia.”

“O presente ideal para este natal seria que todas as crianças no mundo tivessem acesso ao amor, ao carinho e à dedicação que nós recebemos na Aldeia.”

“O melhor presente de Natal seria receber uma máquina do tempo para poder reviver as minhas memórias fenomenais na Aldeia.”

“O meu maior sonho é terminar o curso com uma boa média e de-pois conseguir arranjar um trabalho”

“Eu gostava de ter a minha família da Aldeia toda reunida a fazer os doces de Natal.”

“Gostava de poder passar um dia nas ruas de Lisboa, para recordar a minha infância.”

“Eu gostava de brincar na noite de Natal com os meus irmãos.”

“Eu queria ter a casa cheia com os meus irmãos e os meus outros irmãos da Aldeia.”

“Eu adoro bateria e queria aprender a tocar. Mas sei que é muito caro para me darem uma.”

“Gostava de fazer a maior festa de Natal de sempre, com a minha família da casa Swissair.”

“A Aldeia passar o Natal toda junta.”

“Eu gostava de passar o Natal na Aldeia e convidar os meus amigos para virem cá.”

“Gostava de ir a Paris e gostava de pôr um aparelho.”

“O queria mesmo era conhecer o cantor Wiz Khalifa.”

“Eu adorava que na noite de Natal, todas as pessoas desta Aldeia fossem para o campo de Futebol, em família ver as estrelas”

“Queria que alguns dos meus melhores amigos viessem cá passar uns dias, para verem a harmonia da nossa Aldeia”

“Umas I-force! Também gostava de ir visitar a minha avó.”

“Quero uma kiki e bonecas e brincar com os meus irmãos.”

“Para mim, o melhor presente seria passar o Natal com a minha família do lar de autonomia, a reviver os nossos tempos felizes de criança, na Aldeia como irmãos.”

“Gostava que o Mundo fosse feliz!”

A tua voz!

“Fecha os olhos e imaginao melhor presente para este Natal!”

Page 14: Aldeias

14 CAMPANHA “FELIZ NATAL”

campanha“Um Feliz Natal!”

Constrói o futuro

Page 15: Aldeias

15Constrói o futuro

“Um Feliz Natal!”O Natal celebra o nascimento do menino Jesus. É a época em que no aconchego das famílias deve reinar a reconciliação entre todos, o carinho com os mais pequeninos e a ternura para com os mais velhos.

É o tempo da esperança, amor e paz e sentirmos que podemos dar um pequeno contributo para que o mundo seja mais feliz. A partilha dos afetos torna o Natal mágico e verdadeiro.

Nas Aldeias de Crianças SOS, partilhamos afetos todos os dias, é essa a nossa mis-são. É no Natal que a magia invade as casas das Aldeias de uma forma muito especial. As mães cozinham os pratos tradicionais, enquanto as crianças decoram as casas com toda a dedicação e sonham com os presentes do menino Jesus, na esperança que este Natal seja o mais mágico de todos.

Obrigado a todos por nos ajudarem a sermos felizes neste Natal.

Desejamos um Feliz Natal e um Bom Ano 2013!

Page 16: Aldeias

16 Constrói o futuro O NOSSO ANO LECTIVO 2011/2012

...toda a organização estará empe-nhada em proporcionar a estas crianças, todas as condições para que possam atingir o seu máximo potencial.2011/12

O nosso ano letivo

Page 17: Aldeias

17Constrói o futuro

no finAl do Ano letiVo de 2011-2012 As AldeiAs de cRiAnçAs sos de PoRtugAl tinhAm 121 cRiAnçAs e jo-Vens A fReQuentAR A escolA.

A distribuição de todas as crianças e jovens das três aldeias e dos dois apartamentos de autonomia, apresenta-se no gráfico abaixo, no qual se verifica que a maior percentagem de jovens frequentou, no ano letivo passado, o 3º ciclo do ensino básico.

Numa avaliação realizada no final do 3º período do ano letivo 2011-2012, verifica-se que 84% das notas de todas as disciplinas de to-dos os alunos foram positivas, e das quais 28% foram positivas altas. Apenas 16% das notas foram negativas, como se pode verificar no gráfico seguinte.

A Aldeia de Crianças SOS da Guarda obteve a maior percentagem de positivas elevadas (39%) e o Apartamento de Autonomia de Rio Maior obteve a menor percentagem de notas negativas (9%).

Estes resultados do 3º trimestre levaram a que 83% das nossas crian-ças e jovens tivessem trasitado de ano, como apresentado no seguinte gráfico, o qual se apresenta dividido pelos diversos programas.

Verificamos neste gráfico o bom desempenho escolar em pratica-mente todas as Aldeias e Apartamentos, nos quais se destaca o Apartamento de Rio Maior, no qual a totalidade dos seus cinco jo-vens transitaram de ano. Estes valores são francamente positivos, e apresentam-se 33% acima da média referida pela segurança social para as instituições de acolhimento, que se situa na ordem dos 50%.

O relatório CASA 2011, Caraterização Anual da Situação de Acolhimento de Crianças e Jovens, realizado pelo Instituto da Segurança Social, refe-re que “Devido às circunstâncias adversas do seu processo de desenvol-vimento bem como aos traumas sofridos, as crianças e jovens em aco-lhimento evidenciam dificuldades acrescidas na progressão curricular e na adaptação à comunidade escolar quando inseridas no ensino regular, o que por si só, tem um enquadramento mais rígido e formal ao nível da aquisição de competências e exige capacidades acrescidas em termos de tolerância e de relacionamento interpessoal entre pares.”

Face ao exposto acima e atendendo aos resultados globais atingin-dos pelas nossas crianças e jovens, estamos todos muito satisfeitos pela evolução no seu percurso escolar, que apenas é conseguida com bastante empenho e dedicação dos alunos, e do apoio continuado das Mães SOS, educadores e dos vários voluntários que diariamente apoiam as crianças com explicações individuais.

Contudo, sentimos que ainda existe capacidade de melhoria destes re-sultados e toda a organização estará empenhada em proporcionar a es-tas crianças, todas as condições para que possam atingir o seu máximo potencial. Tal, através de medidas como a implementação de um Plano Pedagógico anual global estruturado, instalação de ferramentas infor-máticas em todas as casas, angariação de bolsas de estudo, avaliação das melhores soluções educacionais para cada jovem através do reforço dos planos individuais e avaliação da orientação vocacional, maior pro-moção do apoio escolar através de serviço de voluntariado, melhoria das condições de estudo nas casas, atribuição de prémios de mérito escolar individual e por casa.

Teremos que premiar os melhores alunos e em simulltâneo dar um forte apoio e suporte aos que se deparam com mais dificuldades.

2011/12O nosso ano letivo

Page 18: Aldeias

18 Os nossos sabores FORMIGOS À MODA DA MINHA MÃE

Na noite de Natal, ninguém falta à Missa do Galo… os nossos sabores

receita da Mãe Emília

Page 19: Aldeias

19Os nossos sabores

Formigos à Modada Minha MãeingRedientes

• Pão (1 cacete) de preferência caseiro

• 3 gemas

• 1l de água e sal

• Açúcar amarelo

• Laranja ou limão

• Frutos secos cortados pequenos (pinhões; nozes; avelãs;

passas)

• Canela em pau

• Canela em pó

• Vinho do Porto

• Mel (2 colheres de sopa)

PRePARAção

1. Põe-se água ao lume c/mel, açúcar amarelo e pitada

de sal

2. Casca de limão, pau de canela e vinho do Porto (deixa-

se ferver um pouco)

3. Avelãs, sultanas, nozes e pinhão (tudo partido miudinho

menos o pinhão e sultana)

4. Continua a ferver e deita-se o pão cortado miudinho e

deixa-se apurar

5. Tira-se do lume e juntam-se as gemas bem batidas

para não ficarem grumos.

6. Deita-se em taças e polvilha com canela.

HistóriaA Mãe Emília está na Aldeia de Bicesse há 25 anos! Foi em Setembro de 1987 quando veio habitar a casa Lions. Sete anos antes tinha lá estado de visita, mas os 24 anos da jovem Emília, natural de Penafiel, não pareceram suficientes à sua mãe e à madrinha para abraçar esta causa, que se opuseram à sua vinda. Mas o ideal estava lá, em forma de sonho, e acabou por voltar… até hoje, a construir famílias com vários grupos de crianças, num total de 36 filhos e oito netos!

Neste momento, a Mãe Emília tem quatro filhos a viver no estrangei-ro, que também estarão por cá no Natal, para se juntarem aos da casa, que são sete, entre os 11 e os 16 anos. Mas não são só eles…todos os que vivem por perto fazem questão de marcar presença com maridos, esposas e filhos. Chegam a ser 40 pessoas dentro da casa. Ficam em colchões no chão e de manhã são tantos que a Mãe Emília tropeça em tantas pernas.

Na noite de Natal, ninguém falta à Missa do Galo e, no regresso, abrem os presentes e ficam a con-versar pela noite fora… falam do que passaram juntos em pequeninos.

Estas conversas fazem as delícias dos mais novos, que ouvem os mais velhos e os seus conselhos.

Todos se deliciam com os “Formigos à Moda da Mãe”; mas não foi sempre assim. Ao princípio pensavam que era açorda e não gostavam de pão desfeito.“ Açorda não gostamos!”

mas depois de experimentar…” isto é aquilo que a mãe fez? isto é bom! Afinal não tem pão.” Pode vir mais!

Mãe EmíliaAldeia de Crianças SOS de Bicesse

Page 20: Aldeias

Brinca connosco

Dá mais cor a esta trapalhada natalícia:pinta cada número com a cor que lhe pertence!

do Natal!

Page 21: Aldeias

21Brinca connosco

Completa a sopa de letras.As palavras da lista abaixotêm o tema do Natal.

Consegues adivinhar que figura é esta?Une os pontos e descobre! Se conseguires,tenta fazer as linhas com curvas!

do Natal!

Page 22: Aldeias

22 Notícias do Mundo NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

...os nossos presentes foram deixados nas portas por elfos. notícias

Internacionais

Page 23: Aldeias

23Notícias do Mundo

gRAnde AlegRiA e felicidAde PARA As cRiAnçAs dA AldeiA sos de VARi - gRéciA

Os fãs de futebol das Aldeias de Crianças SOS em Vari, Atenas, foram convidados pelo patrocinador Mastercard para assistir ao jogo inaugural da UEFA Champions League 2012-2013. Num está-dio com 45 mil espectadores, 22 crianças entre os 7 e os 9 anos de idade que vivem na Aldeia de Crianças SOS de Vari, acompanhadas pelos seus cuidadores, assistiram ao primeiro jogo oficial entre o Olympiacos e o Schalke. As crianças receberam um equipamento completo e tiveram a oportunidade de acompanhar os famosos jo-gadores no campo de futebol.

oBRA de ARte Reúne cRiAnçAs de todo o mundoNo início deste ano, o artista belga Arne Quinze, construiu uma casa de palafitas com as crianças da Aldeia de Chantevent na Bélgica. As crianças das Aldeias de todo o mundo, uniram-se para dar o toque final a um lugar que combina entretenimento, educação e cria-tividade. No final, a casa estava linda, uma verdadeira obra de arte, onde as crianças se podem esconder, sonhar e ser o que quiserem.

A casa de palafitas foi concluída graças aos desenhos criativos de crianças que crescem nas Aldeias de Crianças SOS no Burundi, na República Democrática do Congo, República Dominicana, França e Tailândia. Os desenhos foram usados para decorar as paredes da

casa de palafitas. Esta iniciativa é apoiada pela Louis Vuitton como parte de uma parceria de cinco anos com as Aldeias de Crianças SOS, com o objetivo de ajudar a moldar o futuro de crianças caren-tes em todo o mundo. Um futuro fundado na segurança, educação e aprendizagem.

cozinhAR juntos PARA o nAtAlDuas famílias da Aldeia de Crianças SOS em Islice, Letónia, descre-vem como celebram o Natal.As crianças têm de recitar poemas de Natal para receber um presente! Alguns anos atrás, os nossos presentes foram deixados nas portas por elfos, mas este vai ser o segundo ano consecutivo em que Pai Natal nos vem visitar. As crianças estão muito excitadas com isto, especialmente os mais pequeninos.

Cada um de nós tem a sua meia de Natal para pendurar na chaminé e encher de doces. Até o nosso animal de estimação, um rato, tem a sua própria meia com um pequeno pedaço de queijo”, diz-nos a mãe SOS, Anna.

“Vamos ter convidados nas Casas de Juventude SOS - as nossas crian-ças grandes, que antes viviam na família SOS. A casa está geralmente cheia de pessoas, quase a explodir, mas a atmosfera é simplesmente fantástica! As crianças mais velhas cuidam dos mais novos, cozinha-mos, rimos e aproveitamos este tempo em que estamos juntos.

Cozinhar juntos para o Natal é uma obrigação. Depois do jantar agra-dável, festivo, fazemos jogos e, em seguida, o Pai Natal chega - é o momento alto do Natal “, comenta a mãe SOS, Dace.

A casa está geralmente cheiade pessoas, quase a explodir,

mas a atmosfera é simplesmente fantástica!

Page 24: Aldeias

24 Os nossos amigos ESPAÇO PARA EMPRESAS E PARCEIROS

... que nunca falte um sorriso a uma criança. os nossos

amigos

Page 25: Aldeias

25Os nossos amigos

novos Amigos sos no centro comercial Vasco da gamaEntre os dias 22 e 28 de Outubro, as Aldeias de Crianças SOS esti-veram presentes no Centro Comercial Vasco da Gama com uma ação para angariação de novos Amigos SOS. Os nossos simpáticos cola-boradores, deram a conhecer a instituição, o nosso modelo de acolhi-mento e a nossa missão.

No espaço haviam mesas com desenhos para os mais pequenos colo-rirem e ainda um mealheiro mágico onde as crianças e jovens podiam colocar uma moeda e pedir um desejo a favor das Aldeias de Crianças SOS. Assim pretendemos com esta iniciativa “que nunca falte um sorriso a uma criança”, ajudando a manter a sustentabilidade do nosso projeto.

Parceria - delta cafésA empresa Delta Cafés, uniu-se às Aldeias de Crianças SOS ao divul-gar nos pacotes de Açúcar a nossa missão e a campanha de Amigos SOS. Com este gesto solidário permite dar a conhecer as Aldeias de Crianças SOS e sensibilizar o público para colaborar com a iniciativa. Assim agradecemos a Delta Cafés toda a atenção e apoio prestado.

dreamy World leva o natal às nossas criançasDecorreu até ao passado dia 25 de Novembro nas três lojas Dreamy World, localizadas nas Amoreiras, Forúm Sintra e Rio Sul Shopping Seixal, uma campanha de recolha de brinquedos usados e em bom estado a favor das Aldeias de Crianças SOS. Também estiveram à venda três brinquedos solidários cujas receitas reverteram a 100% para a nossa Associação.

O objetivo desta iniciativa foi o de ajudar as nossas crianças a terem um Natal ainda mais feliz. Em nome das Aldeias de Crianças SOS, um muito obrigado à Dreamy World e a todos os que colaboraram com o seu gesto.

Worten arregaça as mangas A Direção de operações Norte da Worten realizou uma ação de team building com os seus colaboradores, na Aldeia de Crianças SOS de Gulpilhares. Cerca de 50 pessoas, divididas por várias equi-pas, remodelaram, arranjaram e plantaram os espaços verdes exte-riores da Aldeia.

Para a Worten, os objetivos desta atividade foram os de ajudar na ma-nutenção dos espaços verdes e de promover o trabalho de equipa para a concretização de uma meta em comum.

semana do chocolate no hotel Real Palácio lisboa A Semana do Chocolate é uma iniciativa de responsabilidade social do Grupo Hotéis Real que se realiza anualmente (desde 2008) no Hotel Real Palácio, em Lisboa, apoiando as Aldeias de Crianças SOS desde a sua primeira edição. De 19 a 24 de Novembro, foram realizadas sessões de live cooking e degustações abertas ao público, numa iniciativa cujas receitas reverteram em 50% para a missão da Associação.

Foi também criado única e exclusivamente para esta iniciativa, um Bombom Real, o bombom oficial da semana do chocolate, prolongan-do-se a sua venda até ao Natal revertendo, também em 50%, a favor das Aldeias de Crianças SOS.

ATRAVÉS DO MULTIBANCO É POSSÍVEL, DE UMA FORMA

SEGURA E CÓMODA, FAZER O SEU DONATIVO

E APOIAR A NOSSA MISSÃO.

Page 26: Aldeias

ensaio geral solidário da companhia nacional de BailadoRealizou-se no passado dia 25 de Outubro no Teatro Camões o Ensaio Geral Solidário a favor das Aldeias de Crianças SOS. Na imponente sala, sentindo-se o carinho presente, crianças e adultos disfrutaram de um espectáculo fantástico. Agradecemos a todos os que assistiram ao espetáculo e que colaboraram para o seu sucesso.

O nosso obrigado a:- à companhia nacional de Bailado, nas pessoas da sua diretora Artistica, luísa taveira aos promotores do evento, luís moreira e cristina de jesus e a todos os bailarinos e técnicos; - ao césar liebant por todo o trabalho gráfico e audiovisual;- à empower comunicações pela divulgação junto dos orgãos de comunicação social; - à Antena 1;- aos chocolates Regina; - aos Vinhos caves da montanha; - aos hotéis Real;- aos Pasteis de Belém.

“o coração da Virgin Active são as pessoas.”Neste Natal, a Virgin Active Oeiras e as Aldeias de Crianças SOS uniram-se por uma causa.

O health club organizou uma ação de solidariedade a decorrer nas suas instalações até ao dia 17 de Dezembro, no sentido de recolher alguns bens como roupa, calçado, brinquedos e material didático para crianças a partir dos 3 anos.

“como clube familiar que somos, gostamos que as nossas crianças estejam sensibilizadas para realidades diferentes.”

O ginásio acredita terminar esta campanha com sucesso, pois este tipo de iniciativas fazem parte do dia-a-dia do staff e refletem o espi-rito da empresa: “O coração da Virgin Active são as pessoas.”

Perfumarias marionnaud criam calendário de natal sos

A empresa Marionnaud, lançou uma campanha para ajudar as Aldeias de Crianças SOS na sustentabilidade do seu projeto. Foi pedido junto dos seus funcionários desenhos feitos pelos seus filhos ou de crianças com idade até 15 anos para a personalização de um calendário de Natal.

Os calendários serão vendidos e o montante conseguido será doado à nossa Associação.

generix Portugal torna-se empresa Amiga sos olidária com a causa das Aldeias de Crianças SOS, a empresa Generix Portugal, tornou-se Empresa Amiga SOS, comprometendo- se a lon-go prazo com a Associação através da assinatura de um protocolo de colaboração que visa contribuir, de forma regular, para o bem-estar das crianças e jovens SOS.

No âmbito deste protocolo, a Generix desenvolveu uma campanha com o mote: “Ao subscrever o serviço Ecofatura da Generix, está a contribuir com 5 € para as Aldeias de Crianças SOS de Portugal”.

Marc Defretin, Diretor da Generix Portugal, afirma: “A ideia surgiu no âmbito de acrescentar ao serviço ecofatura, a contribui-ção social, além das contribuições para a poupança de cus-tos, ganho de tempo e proteção do meio ambiente”

Agradecimento Add - Postais de natalA Add Comunicação abriu o coração às Aldeias de Crianças SOS, oferecendo a criatividade dos postais de Natal. A venda dos mesmos reverte a favor da Associação e desta forma permite ajudar as nossas crianças a garantir um futuro onde os sonhos se tornem realidade.

muito obrigado ao ajudarem a nossa causa.

26 Os nossos amigos ESPAÇO PARA EMPRESAS E PARCEIROS

Page 27: Aldeias

A tarde terminou numa tenda gigante, montada para o efeito, onde foi servido um mega lanche para todos. Esta foi uma tarde ines-quecível para os nossos jovens, porque tiveram de comunicar em inglês e espanhol com os colaboradores da Molex e perceberam a importância de conseguirmos comunicar noutra língua para além do Português.

todos referiam que iriam estudar mais, para que da próxima vez a comunicação seja mais fácil e fluida.

Por parte da Molex, também estavam bastante satisfeitos e admirados com o trabalho desenvolvido pela instituição no que respeita ao pro-jeto de vida dos nossos jovens, bem como o envolvimento e carinho com que foram recebidos e tratados durante toda a atividade.

Deixaram-nos um depoimento desta ação:

“é para nós um prazer e um orgulho poder ajudar esta causa. sem mais, apresentamos os nossos melhores cumprimen-tos e os desejos de sucesso para o futuro da Associação, a qual será um prazer apoiar em ações futuras.”

life club apoia Aldeias de crianças sos“foi com enorme gosto que o life club decidiu apoiar a Vossa instituição, não só pelo excelente trabalho desenvolvido, mas também pela representatividade que a mesma tem para as crian-ças que tão bem acolhe e para a comunidade em geral.

um simples gesto solidário não carece de palavras de agradeci-mento, o trabalho desenvolvidos por vós, esse sim é que merece de toda a comunidade um grande oBRigAdo.

estaremos sempre disponíveis para ajudar na medida do possí-vel, a apoiar a Vossa missão.”

Pedro Silva, Coordenador Geral do Life Club.

Atividade com o gRAce - intervir, Recuperar e organizarO GIRO é uma iniciativa de voluntariado empresarial onde são rea-lizadas várias intervenções a nível nacional, com vista à melhoria da qualidade das comunidades envolventes.

Passar um dia fora do posto de trabalho para abraçar uma causa so-lidária foi o desafio que o GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial – propôs às empresas associadas, como for-ma de as alertar para a importância da responsabilidade social em-presarial. E foi o que aconteceu nas Aldeias de Crianças SOS de Gulpilhares onde se reuniram cerca de 90 pessoas para passarem um dia fora do trabalho para abraçar uma causa solidária.

No final o contentamento era geral, assim como o sentimento de tare-fa concluída e com muita vontade de continuar e de repetir. Foram vá-rios os grupos e empresas que participaram e que no final nos aborda-ram para perguntar como poderiam continuar a ajudar a Instituição.

staples associa-se à Volta à escola As Aldeias de Crianças SOS agradecem à Staples pelo donativo feito em material escolar e material de escritório. Com este gesto contribui para a ajuda no sucesso escolar das nossas crianças, bem como para melhoria do desempenho dos nossos colaboradores.muito obrigado staples!

inauguração das infraestruturas requalificadas pela empresa molexNo dia 2 de Novembro de 2012, recebemos a visita da empresa Molex, que suportou todo o investimento de requalificação do campo de fute-bol, estendal da roupa e churrasqueira.

Fizemos uma visita guiada pela Aldeia a cerca de 220 pessoas. Dado que os colaboradores eram de várias nacionalidades, tivemos de fazer a apresentação em inglês. Seguidamente fomos inaugurar o campo de futebol com um jogo amigável e divertido entre os nossos jovens e os colaboradores da Molex.

27Os nossos amigos

Page 28: Aldeias

28 Os nossos amigos ESPAÇO PARA EMPRESAS E PARCEIROS

Se é membro do Programa Victoria da tAP, tem agora a possibilidade de ajudar as Aldeias de Crianças SOS, com as milhas acumuladas na sua conta.

Assim, pode contribuir para que estes jovens realizem o seu sonho de voar, ou ajudar com os custos das deslocações das equipas técnicas para cursos de formação na SOS Kinderdorf, na Áustria.

dê as suas milhas por um mundo melhor e faça sorrir muitas crianças!

As suas milhas fazem-nos sorrir!

navegue até ao link www.tapvictoria.com/pt/utilizarmilhas/doarmilhas/1901/Aldeiasdecriancassos e participe na campanha!

Page 29: Aldeias
Page 30: Aldeias
Page 31: Aldeias
Page 32: Aldeias