alcon news 26 - setembro 2014

Upload: alcon-pet-ltda

Post on 13-Apr-2018

229 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 7/27/2019 Alcon News 26 - Setembro 2014

    1/8

    Jornal Informativo Alcon

    Distribuioratuita

    Setembro2014N 26

    news

    Roedoresual o melhor alimento?

    Controle de Algas nos

    Lagos de JardimArarinhararinha

    azulzul

    Ararinha-

    azul

    Espcie Ameaadaspcie Ameaada

    de Extinoe Extino

    Espcie Ameaadade Extino

    C LOPSIT S LOPSIT SCALOPSITASDicas de Manutenoicas de Manuteno

    e ReproduoReproduo

    Dicas de Manuteno

    e Reproduo

  • 7/27/2019 Alcon News 26 - Setembro 2014

    2/8

    Alcon News 26

    Expediente

    Indstria e Comrcio de AlimentosDesidratados Alcon Ltda.

    Equipe Tcnica: Projeto Grfico e Editorao Eletrnica:

    Bureau de Comunicao EuphorieFone: (47) 3366-6600

    Balnerio Cambori - SCe-mail: [email protected]

    Ricardo M. Silveira - Bioqumico

    Rodrigo O. B. Barreto - Eng. Agrnomo

    Caroline F. da Silva Fes - Biloga

    Fernando Bagateli - Eng. Agrnomo

    Rua Santo Amaro, 1620 Cambori - SCFone: (47) 3367-0238Fax: (47) [email protected]

    Diretor:

    Jean Jacques Voirol

    Profissional Responsvel:

    Accio Coelho Jr. - DRT: 006236

    Dr. Fala Explicar. Fala ExplicaDr. Fala Explica!r. Fala Explicar. Fala ExplicaDr. Fala Explica!

    Envie sua dvida ao Dr. Fala atravs da aba Pergunte ao Dr. Fala da nossa

    Central de Atendimento: www.alconpet.com.br/centraldeatendimento.

    Nossos especialistas esto sempre prontos para responder o seu

    questionamento.

    Como prevenir o desenvolvimento defungos nos peixes?

    Posso oferecer carne ao Jabuti?

    Com que frequncia devo trocar a guado aquaterrrio?

    At que idade as tartaruguinhas aquticasdevem ser alimentadas com Alcon ReptolifeBaby?

    Alcon Reptolife Baby deve seroferecido at a tartaruga alcanar 10 cm de

    comprimento de casco. Apsesse tamanho ela deve comer

    Alcon Club Reptolife. Aidade pode variar conforme omanejo utilizado: quantidadede al imento oferecido etamanho do aquaterrrio.

    A t roca deve ser fe i tasempre que a gua do aquaterrriose mostrar suja. A presena de um

    filtro mecnico diminui a frequnciadas trocas de gua. Aprenda detalhadamentecomo cuidar da sua tartaruguinha nogu ia Tartarugas Aqut icas:C u i d ad o s e C u r i o s i d ad es ,disponvel para download emwww.alconpet.com.br

    Para prevenir doenas fundamental manter osparmetros de qualidade da gua (pH, temperatura,amnia e nitrito) estveis, e nos nveis ideais para ospeixes. Variaes bruscas em qualquer destes

    parmetros, bem como valores inadequados s espcies,estressam os peixes, alteram o metabolismo e diminuema resistncia imunolgica, podendo lev-los morte.

    Alm dos cuidados com a qualidade dagua, outra forma efetiva para prevenirdoenas causadas por fungos alimentarseus peixes diariamente com Alcon GuardThymus, alimento em flocos com osingredientes funcionais Tomilho e Ch Verde.

    Para evitar a introduo depatgenos no aqurio deve ser utilizandoLabcon Cleanna gua do saco de transportedos peixes e para banhar objetos e plantas quesero introduzidos no aqurio.

    No adequado oferecer carne ou qualquer outrafonte de protena animal a jabutis, devido ao seu hbitoalimentar preferencialmente herbvoro. O desbalanonutricional, com falta ou excesso de nutrientes,desequilibra a dieta e afeta o sistema imunolgico doanimal, tornando-o susceptvel ao desenvolvimento dedoenas. Alcon Club Rpteis Jabutifornece aos Jabutis todos os nutrientesnecessrios para que eles se desenvolvamde forma saudvel e tenham uma vidalonga. Esta rao apresenta as quantidades

    corretas de macronutrientes (protena,gordura, fibras e carboidratos) emicronutrientes (vitaminas e minerais) exigidas pelosJabutis. Deve ser utilizada como nica fonte de alimento,perfazendo 100 % da dieta. Outros alimentos, como frutase folhas, podem ser utilizadas como distrao, empequenas quantidades, no mximo duas vezes porsemana.

  • 7/27/2019 Alcon News 26 - Setembro 2014

    3/8

    A alimentao um dos principais fatores

    para que os roedores se mantenham saudveis.Uma dieta equilibrada favorece o metabolismo,evita o desenvolvimento de patologias e mantmos pelos brilhantes e macios. Alm de todos estesbenefcios, h o aumento no tempo de vida destesencantadores pets.

    Atualmente existem no mercado dois tiposde alimentos para os pequenos roedores: mistu-ras de sementes e raes balanceadas.

    As misturas de sementes so bastanteatrativas, porque apresentam uma grande quanti-dade de gordura. Por outro lado essa gordura gerauma sobrecarga em rgos como fgado e rins. Assementes tambm apresentam carncia devitaminas, minerais e protenas. O fornecimentodesordenado de gordura e a falta de vitaminas,minerais e protenas, prejudicam o metabolismo,afetam o sistema imunolgico e favorecem odesenvolvimento de doenas. Outra desvanta-gem das sementes a possvel presena de

    agrotxicos e aflotoxinas, que geram infertilidadee, dependendo da concentrao, podem atmatar os animais. Em contrapartida, as raesbalanceadas de qualidade, como Alcon ClubRoedores Alimento Extrusado, fornecem aquantidade ideal de cada nutriente, garantindosade e vitalidade a estes pequeninos.

    Os alimentos so compostos basicamentepor macro e micronutrientes. Macronutrientes soaqueles nutrientes requeridos em maiores quanti-

    dades. So protenas, gorduras, carboidratos,fibras e gua. Estes so responsveis pelaformao dos tecidos e fornecimento de energiaao organismo. Os micronutrientes so aqueles

    exigidos em quantidades menores, como asvitaminas e sais minerais. Sua presena vital,pois controlam a absoro de oxignio, elimina-o do gs carbnico, transformao e absorodos alimentos, excreo das toxinas, inibio dasmolculas que causam danos s clulas, entre

    outras atividades. Quando estes nutrientes noso oferecidos diariamente ou no so disponibili-zados nas quantidades necessrias, o organismono funciona adequadamente e comeam a surgirpatologias.

    Alcon Club Roedores Al imentoExtrusado assegura uma alimentao completaaos pequenos roedores, pois fornece a quantida-de ideal de macro e micronutrientes que elesnecessitam. Esta rao possui ainda formatos ecores diferentes, o que diverte os pequeninos

    enquanto eles comem. Este diferencial muitoimportante, pois auxilia a minimizar o estresse docativeiro.

    RoedoresQual o melhor alimento?

    03

    Alcon News 26

  • 7/27/2019 Alcon News 26 - Setembro 2014

    4/8

    04

    Alcon News 26

    As Calopsitas (Nymphicus hollandicus) sooriginrias da Austrlia e foram descritas pela primeiravez em 1792. Chegaram ao continente europeu,trazidas por expedies, por volta do ano 1840.Atualmente, junto com os Periquitos Australianos(Melopsittacus undulatus), so os psitacdeos maiscriados no mundo. A colorao original cinza, masatravs de cruzamentos obteve-se uma grandevariedade de padres de cores, entre eles o canela, oarlequim e o lutino, o mais comum.

    De fcil criao e vida longa (podem passar devinte anos), as Calopsitas so recomendadas paraadultos e crianas que desejam ter uma bela e alegreave como companheira. Alm destas qualidades, estepsitacdeo tambm muito inteligente e, treinado,pode reproduzir msicas e algumas frases.

    Para minimizar o estresse e melhorar aqualidade de vida destas adorveis aves indicado tersempre um casal e disponibilizar o mximo de espaopossvel para elas voarem. A gaiola para um casaldeve ter o tamanho mnimo de 1 m x 50 cm x 40 cm(comprimento x altura x profundidade), e deve sercolocada em um local protegido de correntes de ventoe barulho.

    As aves devem receber sol dirio pela manh,

    quando a gaiola deve ganhar uma banheira, para queelas possam tomar banho.

    A limpeza muito importante para manter asaves saudveis. Prefira as gaiolas de metal com gradeno fundo, que evita o contato com as fezes. Limpe abandeja do fundo diariamente, bem como o bebedouroe o comedouro. Use poleiros com dimetros diferentese os mantenha sempre limpos. Por serem aves quevivem bastante tempo, pode ocorrer atrofia nos psquando so usados poleiros do mesmo dimetro.Quinzenalmente realize a higienizao de todos osutenslios com uma soluo de cloro.

    CalopsitasDicas de Manuteno e Reproduo

    Manuteno

  • 7/27/2019 Alcon News 26 - Setembro 2014

    5/8

    05

    O f o r n e c i m e n t o d e u m aalimentao balanceada um dos

    fatores primordiais para promover vidalonga e manter as Calopsitas sempresaudveis e felizes. Alcon Eco ClubCalopsita fornece todos os nutrientesque a ave precisa, na quantidadecorreta. Formulada com ingredientesnaturais, ela contm, ainda, espirulina,antioxidantes, inositol, nucleotdeos eprebiticos, ingredientes que favorecemo equilbrio metablico e reforam osistema imunolgico.

    Os antioxidantes neutralizam osradicais livres que causam danos sclulas. Inosi tol e nucleotdeosmelhoram o sistema imunolgico,tornando as aves ainda mais saudveise evitando o desenvolvimento dedoenas. Outro diferencial da linha EcoClub a ausncia de corantes artificiaise maior quantidade de ingredientesnaturais. Esta linha foi baseada naalimentao funcional, um conceito moderno denutrio, onde, alm de nutrir, o alimento refora osistema imunolgico.

    Para garantir estes benefcios, a rao deve serdisponibilizada como nica fonte de alimento. Frutas elegumes podem ser fornecidos apenas comodistrao, no mximo duas vezes por semana, empequena quantidade.

    A forma 100 % segura de se definir o sexo dasCalopsitas atravs do exame de sexagem por DNA.

    Uma vez formado o casal, eles desenvolvem umrelacionamento cheio de afagos epermanecem o tempo todo juntos. A fmeacoloca de 4 a 7 ovos por postura. O trabalhode chocar os ovos compartilhado entre ocasal. Os ovos eclodem aps um perodomdio de 19 a 22 dias.

    O desmame dos filhotesacontece com aproximadamente60 dias, quando ocorre a trocagradual da alimentao manualcom Alcon Club Papa paraFilhotes Psitacdeos para ar a o A l c o n E c o C l u bCalopsita.

    Alcon News 26

    Alimentao

    Reproduo

    O perodo de reproduo compreendeacasalamento, choco e alimentao dos filhotes.

    Nessa fase, a dieta dos pais, Alcon Eco ClubCalopsita, deve ser complementada com AlconClub Farinhada com Ovo para Psitacdeos, vistoque as necessidades nutricionais aumentamsensivelmente.

  • 7/27/2019 Alcon News 26 - Setembro 2014

    6/8

    06

    Alcon News 26

    Controle de Algas nos

    Lagos de JardimOs lagos ornamentais de jardim, povoados

    pelas exuberantes Carpas Nishikigois, esto cada vezmais presentes nos lares dos brasileiros, que buscam,alm da beleza, a tranquilidade e a paz transmitidaspor este ambiente. Na cultura japonesa estas carpasso smbolos da prosperidade, longevidade efertilidade. Os orientais acreditam que estes peixestrazem sorte e bons fludos. Eles representam a fora,a coragem e a determinao para alcanar objetivos esuperar dificuldades. Segundo a lenda, na poca dadesova a carpa tinha que atingir a fonte do rio que cortaa China, o Huang Ho (Rio Amarelo). Para isso, tinhaque nadar contra a correnteza, saltar cascatas e at amontanha Jishinhan. A carpa que alcanasse o topotornava-se um drago.

    O termo Nishikigoi usado para designar asCarpas ornamentais coloridas, que habitam os lagosde jardim. Elas parecem vestir roupa de brocado, da aorigem de seu nome, composto por Nishiki (brocado) eGoi (Carpa). Os primeiros exemplares surgiramatravs de mutao gentica da carpa comum, nasmontanhas do Japo.

    A beleza destas carpas indescritvel emerece ser admirada. No entanto, muito comumencontrarmos lagos ornamentais com a gua verde, oque impossibilita a visualizao dos peixes. A guafica verde pelo crescimento desordenado das

    microalgas, a partir do excesso de nutrientes. As algascrescem proporcionalmente aos nveis de nutrientesdisponveis, ou seja, quanto maior a quantidade de

    matria orgnica maior ser a populao de algas. Oexcesso de nutrientes gerado por restos de raono consumidos, fezes, folhas, troncos e algas mortas.Esta matria orgnica degradada em amnia, nitritoe nitrato, com consequente aumento de algas,indesejvel em uma situao de ornamentao comoessa.

  • 7/27/2019 Alcon News 26 - Setembro 2014

    7/8

    07

    Alcon News 26

    Espcie Ameaadaspcie Ameaada

    de Extinode Extino

    Espcie Ameaadade Extino

    Ararinha azulrarinha azulArarinha-azul

    Nome Popular:Ararinha-azul

    Ordem:Psittaciformes

    Famlia:Psittacidae

    Nome Cientfico:Cyanopsitta spixii

    Habitat:Caatinga seca e florestas ciliares abertas.Sua distribuio original ocorria doextremo norte da Bahia, ao sul do RioSo Francisco, na regio de Juazeiro eCura.

    Alimentao:Alimenta-se de frutos e sementes,inclusive dos buritis.

    Hbitos:Fazia ninhos em buracos nas rvores,principalmente nas Caraibeiras.Atualmente no existe nenhum exemplarna natureza, mas em cativeiro cerca de80 indivduos.Na dcada de 1990 havia um projetopara a reintroduo que fracassou, pois aararinha desapareceu depois de solta.Atualmente, um grande projeto vemsendo desenvolvido para reintroduzirnovas aves na sua regio original.

    Bibliografia Consultada:

    Sick, H (1984) Ornitologia brasileira: uma introduo.Braslia: Ed. Universidade de Braslia.

    A manuteno da transparncia e da boa qualidade de guadependem do funcionamento de um eficiente sistema de filtragemmecnica. Caso o lago no possua um bom sistema de filtragem, a matriaorgnica se acumula e desencadeia a formao de algas.

    Alm do sistema de filtragem mecnica, deve ser utilizado o algicidaLabcon Garden Antialgas, um produto extremamente eficaz no combate aalgas livres (unicelulares) e filamentosas. importante salientar que oproduto no retira as algas mortas do lago, as quais podem servir comonutrientes para a formao de novas algas. Por este motivo, logo aps autilizao do algicida, deve ser administrado Labcon Garden Cristal, quetem a funo de aglutinar as partculas em suspenso para que as mesmassejam captadas pelo sistema de filtragem. Labcon Garden AntialgaseLabcon Garden Cristalno apresentam toxicidade aos peixes e plantas,quando utilizados nas doses recomendadas.

    Do mesmo modo que em um aqurio, a qualidade da gua do lago

    deve ser monitorada constantemente, visto que alteraes no pH e excessode amnia e nitrito, podem levar os peixes morte. Os principaisparmetros a serem analisados so o pH (Labcon Test pH Tropical), adureza em carbonatos (Labcon Test Dureza em Carbonatos) e osindicadores dos compostos nitrogenados (Labcon Test Amnia Txica eLabcon Test Nitrito). A verificao da dureza em carbonatos importante,pois indica a maior ou menor tendncia em variar o pH da gua, que umparmetro fundamental para a sade dos peixes. J a verificao dos nveisdos compostos nitrogenados necessria para verificar a eficincia dosistema de filtragem ou a indicao da necessidade de trocas parciais degua. Alm disso, estes compostos em excesso, so extremamente txicosaos peixes.

    A Alcon desenvolveu um guia especfico sobre montagem emanuteno de lagos de jardim: Lagos de Jardim, um Convite Contemplao. Baixe o guia em www.alconpet.com.br

    Ilustrao e texto:Eduardo Parentoni

    Brettas

  • 7/27/2019 Alcon News 26 - Setembro 2014

    8/8

    Alcon News na internet www.alconpet.com.brAcesse nosso site para conhecer todas as edies do Alcon News