al manel e fernanda andrade[1]

6

Click here to load reader

Upload: sousa1973

Post on 05-Jul-2015

592 views

Category:

Technology


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Al Manel E Fernanda Andrade[1]

O SÍMBOLO ACREDITAÇÃO

O símbolo “Acreditação” identifica as acreditações concedidas pelo IPAC, sendo sua propriedade: - DRC002 – Regulamento Uso Marca Acreditação; - DRC001 – Regulamento Geral da Acreditação.

Page 2: Al Manel E Fernanda Andrade[1]

.

Laboratório Regulamento Apl icável Responsável : Dr. António Cerdeira O Laboratório da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes é um Laboratório Oficial desde 1926 e está acreditado, segundo a NP EN ISO/IEC 17025, como consta do Certificado de Acreditação L0226 e seu Anexo Técnico de Acreditação n.º L0226-1. Está apetrechado com meios materiais e humanos que lhe permitem efectuar anualmente cerca de 10.000 análises físico-químicas e sensoriais a vinhos e derivados. O Laboratório da CVRVV não só efectua análises a produtos vínicos da região, mas também efectua prestação de serviços aceitando amostras de produtos produzidos noutras regiões. Estas análises são efectuadas por métodos internos e/ou oficiais segundo normas portuguesas e europeias. Para conseguir, em tempo útil, a realização deste volume de análises, tem uma equipa constituída por 5 técnicos superiores, 6 analistas, 1 administrativos e 2 auxiliares.

Page 3: Al Manel E Fernanda Andrade[1]

Laboratórios:Calibração; X = 'M' Ensaios; X = 'L'Exames Clínicos; X = 'E'

Organismos de Certificação:Qualidade’; ‘X’ = ‘A’ Ambiente’; ‘X’ = ‘B’ Produtos’; ‘X’ = ‘C’ Pessoas’; ‘X’ = ‘D’ Segurança Alimentar’; ‘X’ = ‘G’ Gestão IDI; ‘X’ = ‘N’

Organismos de Inspecção: Veículos’; ‘X’ = ‘V’ ‘X’ = I

Organismos de Verificação: Ambiental’; ‘X’ = ‘F’

Page 4: Al Manel E Fernanda Andrade[1]

Condições de Uso:O símbolo “Acreditação” é de uso obrigatório pelas entidades acreditadas pelo IPAC.

Regras para o uso do símbolo “Acreditação”:Não é permitida a utilização do símbolo “Acreditação” nos casos que possam originar interpretação incorrecta ou abusiva.A utilização não pode ser associada a designações, não deve induzir dúvidas sobre as quais se encontram acreditadas, quando uma entidade possui várias instalações e nem todas estão abrangidas pela acreditação, somente as que estão abrangidas é que podem utilizar os Símbolos de Acreditação.

Restrições em caso de suspensão ou anulação:No caso de anulação da acreditação, a entidade deve cessar imediatamente a publicação de qualquer documento, caso a anulação tenha sido parcial e não total, a restrição aplica-se apenas ao âmbito anulado.No caso de suspensão da acreditação, a entidade deve cessar a emissão de relatórios, certificados ou etiquetas que contenham o Símbolo de Acreditação.

Page 5: Al Manel E Fernanda Andrade[1]

Bandeira “Entidade Acreditada”

O IPAC disponibiliza a Bandeira “Entidade Acreditada” para utilização pelas entidades acreditadas.Compete ao IPAC colocar a bandeira no exterior ou interior do edifício da entidade Acreditada.O direito à utilização da bandeira não é transmissível a terceiros, e só mantém enquanto se mantiver válida a acreditação da entidade.

Page 6: Al Manel E Fernanda Andrade[1]

Símbolo ‘Certificação Acreditada’

O IPAC permite a certificação efectuada no âmbito de acreditação IPAC através do Símbolo ‘Certificação Acreditada’, que só pode ser usado associado à marca de certificação utilizada pelo Organismo.O Organismo de Certificação com o Símbolo ‘Certificação Acreditada’ não pode alterar a unidade gráfica sem prévia autorização escrita pelo IPAC. Esta unidade gráfica só pode ser usada pelos clientes do Organismo de Certificação de acordo com as disposições enunciadas neste regulamento. O referido símbolo só pode ser usado enquanto a certificação acreditada se mantiver em vigor,O Organismo de Certificação acreditado apenas poderá fazer referência e publicidade ao seu direito de transmissão do símbolo de forma correcta e sem prejuízo para a sua imagem e reputação.

Trabalho realizado por: Manuel Sousa e Fernanda Andrade29/01/2009