ai - relatório

3
O filme intitulado por “Artificial Intelligence” fala-nos da inovação robótica por inteligência artificial, um dos grandes sonhos da Humanidade que desde que deu os seus primeiros passos na robótica por computorização, sempre tentou algo praticamente impossível. David, uma das principais personagens do filme foi também a primeira criação robótica com possibilidade de amar incondicionalmente. David, era apenas o nome do grande lote de robots com capacidade de amar e foi com um deles, “chamado” a desempenhar o papel de filho a uma família que estava desesperada após uma grave doença ainda desconhecida do seu filho e que o mantivera congelado ao longo dos anos até a comunidade científica descobrir como solucionar. Apesar do desconforto da mãe em assumir um filho robot em substituição do seu verdadeiro filho, foi-se acostumando ao facto de nunca mais poder falar com o seu filho e assim aceitou David. Mas algo viria a correr mal para o lado de David…

Upload: agostinho

Post on 04-Jul-2015

177 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ai - Relatório

O filme intitulado por “Artificial Intelligence” fala-nos da inovação robótica por inteligência artificial, um dos grandes sonhos da Humanidade que desde que deu os seus primeiros passos na robótica por computorização, sempre tentou algo praticamente impossível.

David, uma das principais personagens do filme foi também a primeira criação robótica com possibilidade de amar incondicionalmente. David, era apenas o nome do grande lote de robots com capacidade de amar e foi com um deles, “chamado” a desempenhar o papel de filho a uma família que estava desesperada após uma grave doença ainda desconhecida do seu filho e que o mantivera congelado ao longo dos anos até a comunidade científica descobrir como solucionar. Apesar do desconforto da mãe em assumir um filho robot em substituição do seu verdadeiro filho, foi-se acostumando ao facto de nunca mais poder falar com o seu filho e assim aceitou David. Mas algo viria a correr mal para o lado de David…

Page 2: Ai - Relatório

Após umas semanas, o verdadeiro filho é curado e regressa a casa onde depara com um robot bastante real e inteligente. Essa inteligência levou ao “extremis”, levando à competitividade e à disputa entre ambos pela mãe e no surgimento de alguns problemas, a família achou por bem entregar David à empresa que o construíra. Durante o percurso a mãe não foi capaz de entregar David pois suas memórias seriam apagadas e posteriormente destruído, então deixo-o ao abandono numa floresta e foi nesse instante que ambos deixar-se-iam de se ver.

David inconformado e indignado pelas suas atitudes tenta buscar o impossível, a sua humanidade. Ele reflecte-se na história de Pinóquio, que tinha sido contada pela mãe antes de o abandonar, procurava a única pessoa que era capaz de o transformar Humano assim como aconteceu a Pinóquio, a Fada Azul. Durante a sua procura, David passara por várias peripécias até conhecer um outro robot, este capaz de satisfazer qualquer Ser Humano por prazer sexual, que lhe ajudou a encontrar o paradeiro da Fada Azul. Ambos descobriram que a única forma de a encontrar seria falar com quem tinha fabricado David, que se encontrava na cidade “Onde Os Leões Choram”, mais precisamente em Manhattan que tinha sido devastada pelo desgelo dos calotes polares.

Após a chegada a Manhattan, David descobre que não é o único, que é apenas mais um e tenta o suicídio, afogando-se. Nessa sua tentativa descobre a Fada Azul que sempre procurou e fica-lhe pedindo eternamente para que lhe transforme num menino de verdade.

Passados milhares de anos, David e o seu ursinho que o tivera sempre ao lado foram descobertos por extraterrestres, os únicos sobreviventes do planeta Terra capazes de demonstrar uma raça já extinta, os terráqueos. David ficara ainda mais triste quando se apercebe que a sua mãe morrera mas os extraterrestres, possuidores de grandes capacidades mentais e fisiológicas, habilitaram a David a reconstrução da sua mãe por um dia através do seu ADN em cabelo que o ursinho mantivera guardado por mero acaso e apesar de ter sido curto o momento, David preencheu o seu vazio que sempre teve quando foi abandonado pela mãe naquele dia que nunca se esquecera…

Page 3: Ai - Relatório

OPINIÃO PESSOAL

Gostei de rever uma vez mais “Artificial Intelligence”, um dos meus filmes favoritos conjugado com um dos melhores actores “Haley Osment” e um dos realizadores/produtores melhores de sempre! Steven Spielberg.

Quando vi o filme pela primeira vez tinha eu 13 anos sensivelmente e marcou-me muito na altura. Ainda agora fico comovido quando o vejo por se tratar de um drama muito bem conseguido, futurista sobretudo e com muito enredo e especulação sobre o assunto que o filme envolve. Inteligência Artificial é hoje algo de estranha compreensão e de grande dificuldade em construir um robot com vasta identidade e personalidade por se tratar de algo que nem o próprio Ser Humano foi capaz de descobrir em si próprio, o seu cérebro.

O nosso cérebro ainda é um enigma para a comunidade científica, foi possível diagnosticar que o Ser Humano quando morre apenas utilizou uma pequena percentagem do seu cérebro. O máximo que foi até hoje descoberto, e atirando agora um número à incerteza, foi de apenas 27%!

Logo, por muito que o Ser Humano tente em construir um robot com características idênticas a um Ser Humano, primeiramente terá de se redescobrir em si mesmo todas as capacidades do nosso cérebro, só assim poderemos colaborar como algo idêntico a David. Acredito que o Ser Humano não será capaz de conhecer o seu próprio cérebro pois nós estamos em constante evolução e adaptação ao mundo que nos rodeia. Oxalá que esteja enganado e que possibilitem a minha hibernação para que daqui a muitos anos eu possa ver um novo mundo com os mesmos olhos…

Agostinho Oliveira - 54395