agrupamento de escolas de santo antónio · 5a - combater a indisciplina e a conflitualidade 5b -...

22
Agrupamento de Escolas de Santo António PAA Plano Anual de Atividades 2015/2016

Upload: phamngoc

Post on 30-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Agrupamento de Escolas de Santo

António

PAA Plano Anual de Atividades

2015/2016

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 2

Introdução

O Projeto Educativo e o Plano Anual de Atividades

O Plano Anual de Atividades para 2014/15, enquanto documento que operacionaliza o Projeto Educativo, tem como

pretensão dar continuidade a uma intervenção no Agrupamento que nos conduza, no fim do ano letivo, a uma avaliação efetiva do desenvolvimento deste. Isto explica a preocupação em conceber e desenvolver um conjunto de atividades claramente orientadas para responder aos objetivos definidos no Projeto Educativo, seguindo as estratégias gerais aí identificadas e garantindo, deste modo, uma atuação coordenada e coerente entre todos os intervenientes.

A missão fundamental do Plano Anual de Atividades é ajudar a esbater os problemas identificados no Projeto Educativo/Projeto TEIP e que deram origem aos quatro eixos seguintes:

1 – Apoio à melhoria das aprendizagens

2 – Prevenção do abandono absentismo e indisciplina

3 – Gestão e organização

4 – Relação escola família comunidade e parcerias

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 3

Tendo em vista a resolução dos problemas gerais diagnosticados, delinearam-se os seguintes objetivos:

1A - Promover o sucesso escolar e reduzir o absentismo

1B - Aproximar os resultados internos dos resultados nacionais

1C - Reduzir os níveis de conflitualidade e indisciplina nos espaços escolares.

2A - Reduzir o insucesso em Português e em Matemática

2B - Melhorar os resultados da avaliação externa

2C - Compensar a falta de apoio e estímulo familiares

3A – Criar estruturas de apoio à preparação para os exames

3B - Esclarecer dúvidas e promover o sucesso no ensino secundário

4A - Reduzir o número de alunos alvo de ocorrências disciplinares

4 B - Reduzir o número de ocorrências disciplinares aplicadas

4C - Intervenção do Gabinete de Intervenção Social e Psicológica

4D - Compensar a falta de apoio e estímulo familiares.

5A - Combater a indisciplina e a conflitualidade

5B - Melhorar a integração dos alunos na vida escolar

5C - Aumentar o envolvimento dos encarregados de educação no processo educativo dos seus educandos.

6A - Recolher informação

6B -. Analisar informação

6C - Produzir relatórios 6D- Divulgar os produtos da avaliação

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 4

6E- Deliberar sobre estratégias educativas (rotinas e inovações) 7A - Melhorar a assiduidade dos alunos na escola.

7B - Proporcionar a aquisição de competências para o prosseguimento de estudos e inserção profissional

7C - Criar diversidade de ofertas formativas.

8A - Construir um bloco para atividades laboratoriais, um auditório e gabinetes de trabalho.

9A - Acompanhar os alunos ao nível da saúde e da higiene

9B - Fornecer pequenos almoços e lanches aos alunos 9C - Fornecer bens alimentares, vestuário e calçado, obtidos em campanhas de solidariedade.

10A - Promover a aproximação da Escola às famílias

10B - Desenvolver e reforçar competências parentais

10C - Desenvolver e reforçar o trabalho em rede com os parceiros.

10D -. Educar para a multiculturalidade 10E- Promover a imagem do agrupamento

Mantém-se a aposta num conjunto de projetos que vão mais além do que a tradicional organização da Escola em

departamentos curriculares, fomentando uma ação mais transversal, mais diversa, mais articulada e inovadora. Esses projetos, juntamente com as atividades propostas pelos departamentos, permitem dar uma imagem dinâmica do Agrupamento, empenhado em fornecer aos alunos um diversificado conjunto de experiências ao serviço do seu desenvolvimento e sucesso. É possível, a cada passo, identificar espaços de melhoria, pois o Projeto Educativo fornece orientações nesse sentido e o Plano Anual de Atividades, enquanto instrumento de gestão pedagógica, permite rentabilizar o trabalho no Agrupamento em prol do sucesso educativo dos alunos. Fazer mais e melhor são premissas subjacentes ao trabalho que norteia este Plano de Atividades,

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 5

enfatizando a importância que damos à humanização do ambiente e das relações dentro do Agrupamento. É por isso que o envolvimento de todos os elementos da comunidade educativa em relações humanas construtivas é, para

nós, um importante fator de sucesso no nosso trabalho e um desígnio do nosso Projeto Educativo. Muitas das atividades que integram este Plano oferecem oportunidades de reforço desses laços de proximidade entre os participantes e contribuem, desse modo, para o reforço de um ambiente aberto, solidário, confortável dentro do Agrupamento, sobretudo no momento da celebração.

As atividades que integram o Plano Anual do Agrupamento resultaram de propostas de diferentes órgãos de gestão

intermédia – entre os quais sobressaem os departamentos curriculares, assim como de projetos de desenvolvimento – BE/CRE,

Projeto de Educação para a Saúde (PES), Plano Tecnológico da Educação (PTE) e outros. As Associações de Pais e Encarregados

de Educação serão também envolvidas na consecução das atividades como intervenientes ativos.

No sentido de permitir a avaliação da qualidade do serviço educativo prestado pelo Agrupamento, bem como a qualidade da sua organização e gestão, o Projeto Educativo prevê a criação de instrumentos que avaliem diferentes indicadores de qualidade. Nesse sentido, é criado um instrumento de avaliação que possibilite a análise quantificada de um conjunto de parâmetros relevantes no desenvolvimento das atividades previstas no Plano, de tal modo que seja possível reunir informação que permita avaliar o desenvolvimento do próprio Projeto Educativo. A análise dos instrumentos de avaliação efetuados pelos promotores das atividades constantes do Plano Anual de Atividades, relativas aos dois momentos de avaliação, será efetuada uma reflexão global de modo a identificar aspetos menos bem conseguidos, procurando desta forma optimizar os recursos disponíveis assim como as estratégias a diferenciar.

Algumas atividades, apesar se serem imprescindíveis ao lançamento do ano letivo, não constam deste plano embora tenham sido realizadas no início do mesmo, nomeadamente:

Distribuição do serviço letivo e não letivo; Elaboração dos horários dos Alunos, Pessoal Docente e Não Docente; Reunião Geral de Professores; Calendarização e planificação das reuniões ou outras atividades de arranque do ano letivo – Conselho Pedagógico,

Departamentos Curriculares, Conselhos de Turma, Conselhos de ano em articulação com enc. de educação, conselhos de turma de articulação entre ciclos e Conselho de Diretores de Turma, Coordenação dos Cursos CEFs/Vocacionais, Profissionais e Equipa de Coordenação das Atividades contemplada no PAA, Projeto de prevenção da indisciplina no 2º ciclo e Projeto de Mediação.

As atividades de preparação do ano letivo cumpriram uma calendarização previamente definida com vista a assegurar o

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 6

pleno funcionamento da Escola assim como reunir as condições necessárias para se iniciarem as atividades letivas. Esta avaliação será feita semestralmente pelo Conselho Pedagógico.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

O PAA, implicando os diferentes agentes educativos e reunindo os interesses comuns numa base de responsabilidades mutuamente assumidas, deverá assumir-se como processo, devendo criar mecanismos de autorregulação que permitam uma sistemática avaliação do mesmo e indicadores que ajustem o plano de ação e as estratégias aos objetivos definidos no PE. Tendo em consideração a diversidade de intervenientes e a recolha de dados durante a execução deste Plano, a equipa de e Equipa de Coordenação das Atividades do PAA, dará um contributo essencial para a análise dos resultados da execução. Nesta perspetiva, os Coordenadores das estruturas de orientação educativa e os Coordenadores de Estabelecimento, em articulação com a Diretora, são responsáveis pela organização, implementação e acompanhamento do Plano Anual de Atividades, competindo-lhes: Aferir as atividades de acordo com as linhas orientadoras do PAA e sua adequação aos objetivos e metas do PE; Ordenar a organização das atividades; Divulgar em tempo útil a calendarização das atividades propostas; Aferir a avaliação de cada atividade de acordo com a grelha de avaliação entregue pelos delegados de grupo de recrutamento e coordenador de estabelecimento dinamizador; Todas as atividades previstas, dinamizadas ou não, deverão ser objeto de preenchimento da “Ficha de avaliação por atividade” (anexo I) que, será sintetizada pelos delegados de grupo, coordenadores de estabelecimento e coordenadores de projectos no final de cada período de avaliação (semestral - anexoII). Posteriormente, a equipa de Coordenação das Atividades do PAA, fará a avaliação periódica e final (ficha síntese anexo III e relatório).

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 7

AÇÕES A DESENVOLVER 2015/2016

EIXOS

AÇÕES

OBJETIVOS COORDENAÇÃO

POPULAÇÃO ALVO

E

IXO

1 –

AP

OIO

Á M

ELH

OR

IA D

AS

AP

REN

DIZ

AG

ENS

AÇÃO 1 – Apoio nas aprendizagens de Português e Matemática no 1.º ciclo - Estratégias do projeto “ Mais sucesso escolar”. Modelo Fénix.

1A - Promover o sucesso escolar e reduzir o absentismo.

DEP

AR

TA

MEN

TO d

o 1

º C

iclo

DEP

AR

TA

MEN

TO D

E LÍ

NG

UA

S e

MA

TEM

ÁTI

CA

E C

IÊN

CIA

S EX

PER

IMEN

TAIS

Alunos 1º Ciclo

1B - Aproximar os resultados internos dos resultados nacionais.

1C - Reduzir os níveis de conflitualidade e indisciplina nos espaços escolares.

AÇÃO 2 – Apoio nas aprendizagens de Português e nas aprendizagens de Matemática nos 2.º e 3.º ciclos. Estratégias do projeto “ Mais sucesso escolar”. Modelo Turma +.

2A - Reduzir o insucesso em Português e em Matemática.

Alunos dos 2.º e 3.º ciclos

2B - Melhorar os resultados da avaliação externa.

2C - Compensar a falta de apoio e estímulo familiares.

AÇÃO 3 – Apoio nas aprendizagens do ensino secundário.

3A – Criar estruturas de apoio à preparação para os exames

Alunos do ensino secundário

3B - Esclarecer dúvidas e promover o sucesso no ensino secundário

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 8

EIXOS

AÇÕES

OBJETIVOS

COORDENAÇÃO

POPULAÇÃO ALVO

EIX

O 2

– P

REV

ENÇ

ÃO

DO

AB

AN

DO

NO

AB

SEN

TISM

O E

IND

ISC

IPLI

NA

AÇÃO 4 – Mediação de conflitos e integração educativa. Criação de assessorias de índole comportamental; animação de espaços de ocupação dos alunos.

4A - Reduzir o número de alunos alvo de ocorrências disciplinares

DEP

AR

TA

MEN

TOS,

GIS

P

Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário

4 B - Reduzir o número de ocorrências disciplinares aplicadas

4C - Intervenção do Gabinete de Intervenção Social e Psicológica

4D - Compensar a falta de apoio e estímulo familiares.

AÇÃO 5 – Desenvolvimento de competências de cidadania. Desenvolvimento de um programa de competências sociais em todo o agrupamento; envolvimento dos encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos

5A - Combater a indisciplina e a conflitualidade

DIR

EÇÃ

O

CO

OR

DEN

AD

OR

ES D

E D

EPA

RTA

MEN

TO e

DE

ESC

OLA

S , G

ISP

e

PA

RC

EIR

OS

Alunos do Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do agrupamento

5B - Melhorar a integração dos alunos na vida escolar.

5C - Aumentar o envolvimento dos encarregados de educação no processo educativo dos seus educandos

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 9

EIXOS

AÇÕES

OBJETIVOS

COORDENAÇÃO

POPULAÇÃO ALVO

EIX

O 3

– G

ESTÃ

O e

OR

GA

NIZ

ÃO

AÇÃO 6 – Monitorização e avaliação

6 A- Recolher informação

DEP

AR

TA

MEN

TOS

Técnicos, pais, encarregados

de educação, alunos, conselho Geral, Conselho

Pedagógico, departamentos, diretores de turma,

professores.

6B - Analisar informação

6C - Produzir relatórios

6D - Divulgar os produtos da avaliação

6E- Deliberar sobre estratégias educativas (rotinas e inovações)

AÇÃO 7 – Oferta Educativa diversificada

7A - Melhorar a assiduidade dos alunos na escola.

Alunos dos 2.º, 3.º ciclos e do

Ens. Sec. 7B - Proporcionar a aquisição de competências para o prosseguimento de estudos e inserção profissional

7C - Criar diversidade de ofertas formativas.

AÇÃO 8 – Melhoria do espaço edificado - construção de um bloco.

8A - Construir um bloco para atividades laboratoriais, um auditório e gabinetes de trabalho.

Comunidade Educativa

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 10

EIXOS

AÇÕES

OBJETIVOS

COORDENAÇÃO

POPULAÇÃO ALVO

EIX

O 4

– R

ELA

ÇÃ

O E

SCO

LA F

AM

ÍLIA

CO

MU

NID

AD

E E

PA

RC

ERIA

S

AÇÃO 9 – Apoio social às famílias. Combater as carências socioeconómicas das famílias; apoiar os alunos ao nível das necessidades básicas de higiene, saúde e alimentação.

9A - Acompanhar os alunos ao nível da saúde e da higiene

D

IREÇ

ÃO

CO

OR

DEN

AD

OR

ES D

E D

EPA

RTA

MEN

TO

e

DE

ESC

OLA

S ,

DTs

, GIS

P, e

PA

RC

EIR

OS

Alunos do Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do agrupamento

9B - Fornecer pequenos almoços e lanches aos alunos

9C-Fornecer bens alimentares, vestuário e calçado, obtidos em campanhas de solidariedade.

AÇÃO 10 – “Marcar a diferença” na relação com as famílias, comunidade e parcerias. Celebrações – momentos de convívio, partilha e aprendizagem

10A– Promover a aproximação da Escola às famílias

DO

CEN

TES,

, CP

, DIR

EÇÃ

O e

GIS

P

Comunidade educativa

10B- Desenvolver e reforçar competências parentais

10C – Desenvolver e reforçar o trabalho em rede com os parceiros.

10D - Educar para a multiculturalidade

10E - Promover a imagem do agrupamento

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 11

ATIVIDADES DE INÍCIO DE ANO LETIVO

Atividade Objetivos Coordenação Colaboradores Nº alunos envolvidos

População alvo

Calendarização Despesas previstas

Financiamento previsto

Financiamento Observações

Receção aos alunos do 2.º ciclo: “A BE da escola sede”

5B, 5C Profs. bibliotecárias

- Ca. 118 Alunos do 5º ano Enc. Educação

1º período

0 0 0

BIBLIOTECA ESCOLAR

Atividade Coordenação Colaboradores Nº alunos envolvidos

População alvo

Calendarização Despesas previstas

Financiamento previsto

Financiamento Observações

Cooperação com coordenadores/ representantes de grupos de recrutamento/Dts/ docentes - Difusão do documento de Política de colaboração entre conselhos de turma/docentes titulares e a BE Promover uma ligação entre a BE e outras estruturas pedagógicas;

Incentivar a cooperação dos professores com a BE optimizando os recursos existentes nesta, na planificação das aulas e em outras actividades escolares;

Domínio da BE: A,B

1A, 1C, 2A, , 3B

Profs bibliotecárias

Docentes de todos os ciclos

A determinar conforme solicitação

Pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclos e sec.

- Reuniões de início de ano

letivo e outras;

-sessão a calendarizar ao longo do ano

letivo;

0 0 0

Reuniões com professores colaboradores e restante equipa da BE; Desenvolver um trabalho colaborativo e articulado promovendo um bom desempenho das ações e atividades da BE; Uniformizar critérios; Partilhar experiências; Rentabilizar os recursos humanos;

Domínio da BE: D

1A , 5B Profs bibliotecárias

Elementos da equipa da BE

Alunos Monitores

A determinar Comunidade educativa

Trimestral 0 0 0

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 12

BIBLIOTECA ESCOLAR

Atividade Objetivos Coordenação Colaboradores Nº alunos

envolvidos

População alvo Calendarização Despesas

previstas

Financiamento

previsto

Financiamento Observações

“Mês das Bibliotecas Escolares”- Dinamização de diferentes atividades : Workshop- O fantasminha da BE - Formação de utilizador - Promover a reflexão, o espirito crítico e criativo ; Desenvolver competências de utilização da BE; Proporcionar actividades que promovam a utilização da BE nos tempos não letivos;

Domínio da BE: A,B, C

1A, 2A, 5B Profs bibliotecárias

Profs Adilia Ribeiro, Isabel Cordeiro, Professores titulares, DTs e profs. de Português;

Alunos do da escola

sede

Ca. De 500 alunos com atividades

diretas

Pré-escolar e 1º ciclo

1º, 2º, 3º, 5º anos

outubro

outubro

Material de desgaste/ comsumíveis

0 0

Alunos Monitores da BE Formar alunos monitores capazes de colaborar nas diferentes áreas da BE; Fomentar o apoio dos alunos monitores aos colegas; Valorizar e divulgar o trabalho organizado e realizado autonomamente pelos alunos; Produzir materiais específicos de apoio/formação para os monitores

Domínio da BE: C

5B Profs. bibliotecárias

Assistente operacional Da BE

A determinar Alunos do 6ºano, 3º ciclo e secundário

outubro Material de desgaste/ consumíveis

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 13

BIBLIOTECA ESCOLAR

Atividade Objetivos Coordenação Colaboradores Nº alunos

envolvidos

População alvo Calendarização Despesas

previstas

Financiamento

previsto

Financiamento Observações

Disponibilização de fundo documental: Circulação de obras do PNL, das metas curriculares e outros documentos; Digitalização de fundo documental para utilização em sala de aula; Colaboração na implementação de atividades de leitura diversificadas; Favorecer a integração dos recursos nas estratégias de ensino aprendizagem; Promover e dinamizar a leitura; Contribuir para a melhoria da leitura, da produção escrita e oral; Apoiar o desenvolvimento curricular;

Domínio da BE: A, B, D

1A, 2A, 3A Profs. bibliotecárias

Profs Adilia Ribeiro, Isabel Cordeiro;

Todos os alunos do

agrupamen-to

Alunos do pré-escolar, 1º, 2º,

3º ciclo e secundário

1º, 2º e 3º período a

calendarizar

Fundo documental a

adquirir ca. 250Euros/

consumíveis

250Euros 250Euros

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 14

BIBLIOTECA ESCOLAR

Atividade Objetivos Coordenação Colaboradores Nº alunos

envolvidos

População alvo Calendarização Despesas

previstas

Financiamento

previsto

Financiamento Observações

A BE e o apoio ao desenvolvimento curricular/apoio ao desenvolvimento de projetos/atividades de agrupamento - Elaboração de tutoriais para o uso de tecnologias digitais e da internet como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação ; Dias com destaque: - Dia do Pão por Deus -Dia de S. Martinho -Dia Nacional do Mar - Dia da Internet Segura - Dia do Livro ou Autor Português Projetos : - Apps For Good- turma 9ºC; - SOBE – Saúde Oral e Biblioteca Escolar; - Formação de Docentes: Aprender com a BE Promover o trabalho colaborativo e articulado com os docentes no âmbito do apoio ao desenvolvimento curricular; Promover a participação da BE em projetos e parcerias, de âmbito regional, nacional, internacional; Favorecer a integração dos recursos nas estratégias de ensino aprendizagem; Produzir e/ ou colaborar na produção

1A, 2A, 9A, 10A, 10C

Profs. bibliotecárias Profs. bibliotecárias Profs. bibliotecárias Profs. Bibliotecárias, prof. Ana Alexandre Profs. Bibliotecárias Profs. bibliotecárias

Profs. promotores das atividades Profs. bibliotecárias Profs Adilia Ribeiro, Isabel Cordeiro Prof Vera Ferreira; profs titulares; Prof. Margarida Chaves (Coord. Interconcelhio da RBE)

Ca. 220 alunos

Ca.25alunos Ca.80alunos

-

Comunidade educativa Comunidade educativa

Alunos da turma 9ºC;

1º ciclo EB Coina,

Docentes de todos os níveis

de ensino

1º/2º período

1º / 2º/ 3º período

Durante todo o ano letivo

2º / 3º período

1º período: Outubro-

Dezembro

Material de desgaste/

consumíveis

0

Material de desgaste/

consumíveis

Material de desgaste/

consumíveis; Material de desgaste/

consumíveis

0

0

0

0

0

0

0

0 0 0 0

0

0

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 15

BIBLIOTECA ESCOLAR

Atividade Objetivos Coordenação Colaboradores Nº alunos

envolvidos

População alvo Calendarização Despesas

previstas

Financiamento

previsto

Financiamento Observações

diferentes de materiais didáticos em diversos suportes; Promover a literacia da informação; Desenvolver capacidade de pesquisa;

Promover hábitos de leitura; Alargar a competências de leitura; Promover a escrita critativa;

Domínio da BE: A,B, C

Projeto Ler+Mar “Mar que vai e que vem, que leva e que traz!” Promover o trabalho colaborativo e articulado com os docentes no âmbito do apoio ao desenvolvimento curricular; Promover a participação da BE em projetos e parcerias, de âmbito regional, nacional, internacional; Favorecer a integração dos recursos nas estratégias de ensino aprendizagem;

Produzir e/ ou colaborar na produção

Domínio da BE: A,B, C

1A, 2A, 9A, 10A, 10C, 10E

Profs. bibliotecárias

Profs Adilia Ribeiro, Isabel Cordeiro, Profs curriculares/titulares envolvidos no projeto;

A determinar

Comunidade Educativa

A agendar ao longo do ano

letivo

- Material de desgaste/

consumíveis; - Material

Informático; - Fundo

documental; - Outras despesas diversas;

2000€ Plano Nacional de Leitura – Projeto “Ler+Mar”

Projeto bi-anual

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 16

BIBLIOTECA ESCOLAR

Atividade Objetivos Coordenação Colaboradores Nº alunos

envolvidos

População alvo Calendarização Despesas

previstas

Financiamento

previsto

Financiamento Observações

Formação de utilizadores: Sessões de formação de utilizador: - 1º ano: “Boas maneiras na biblioteca” e “Boas maneiras com os livros da biblioteca”; - 2º ano: “Como encontrar um livro na BE- Quantos queres?”; - 3º ano: Bibliopaper – “Viagem ao centro da BE” - 5º ano: “Como encontrar um livro na biblioteca escolar”, - 5º /6º ano: “Requisição Domiciliária na escola sede“

- Formação para a” Ética da informação e direitos de autor” - IGAC

Reconhecer a BE como um espaço educativo da escola; Sensibilizar para a utilização da BE; Apropriar-se do espaço e organização da BE,; Dar a conhecer as regras de funcionamento da BE; Desenvolver competências para um maior nível de autonomia na utilização da BE; Formar utilizadores competentes na utilização de diferentes recursos da BE; Promover a requisição domiciliária;

Domínio da BE: A,B

1A, 2A, 1A, 2A,

Profs. bibliotecárias Profs. bibliotecárias

Professores titulares, de Português, Dts Profs. Títulares/ IGAC

Ca. 500

Ca. 100

Alunos do 1º, 2º, ciclo Alunos do 3º ano

1º, 2º e 3º período – a calendarizar

2º/3º período – a calendarizar

0

0

0

0

0 0

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 17

BIBLIOTECA ESCOLAR

Atividade Objetivos Coordenação Colaboradores Nº alunos

envolvidos

População alvo Calendarização Despesas

previstas

Financiamento

previsto

Financiamento Observações

Formação para as literacias da informação/dos média/ tecnológica e digital: “Como fazer um trabalho de pesquisa – Modelo BIG 6” “Ética da Informação”; “Utilizar a internet com segurança” “Como fazer uma bibliografia” “Saber utilizar o Word”, “Como criar um PPT” “Recursos digitais da web” outros

Desenvolver competências no âmbito das literacias da informação/Ética da informação; Sensibilizar para a segurança na internet; Desenvolver competências TIC

Domínio da BE: A,B

1A, 2A, 3B, 7B

Profs. bibliotecárias

Professores titulares, Profs. curriculares a indicar

A determinar Alunos do 1º, 2º, 3º ciclo e secundário

1º, 2º e 3º período – a calendarizar

0 0 0

Concurso Nacional de Leitura

Estimular o gosto pela leitura; Desenvolver competências de leitura

Domínio da BE: B

2A, 3B, 10A Profs. bibliotecárias

Profs de LP de 3º ciclo e Secundário

A determinar Alunos do 3º ciclo e

secundário

1º/2ºperíodo (fase Escolas)

3º período (fase distrital)

50 Euros - Obras de

leitura obrigatória

50 Euros + Despesas de

meio de transporte para

alunos participantes e

professores acompanhantes

“Baú dos Livros em viagem” Itinerância de conjuntos de livros numa arca pelas escolas do agrupamento com défice de fundo doc. nos seus kits BE Gerir as BEs de forma integrada, rentabilizando os recursos existentes nas BEs do agrupamento

Domínio B, D

1A Profs. bibliotecárias

Prof Isabel Cordeiro, Profs coordenado-res de escola e profs títulares

Ca. 240 Alunos do 1º ciclo das Escolas de ST. António

(Igreja), Coina e Penalva

Circulação dos baús pelas escolas e salas ao longo do ano letivo

0 0 0

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 18

BIBLIOTECA ESCOLAR

Atividade Objetivos Coordenação Colaboradores Nº alunos

envolvidos

População alvo Calendarização Despesas

previstas

Financiamento

previsto

Financiamento Observações

Livro do Mês Promover e incentivar a leitura domiciliária; Rentabilizar a utilização dos livros adquiridos no âmbito do PNL;

Domínio da BE: B

2A Profs. bibliotecárias

Profª Élia Timóteo

Ca. 800 Comunidade escolar

mensal Material de desgaste/ consumíveis

Autor do Mês Dar a conhecer autores e sua obra; Desenvolver um trabalho sistemático de promoção da leitura; Mobilizar os alunos para o conhecimento e enriquecimento cultural Domínio da BE: B

2A Profs. bibliotecárias

Profª Élia Timóteo

Ca. 800 Comunidade escolar

mensal Material de desgaste/

consumíveis

Concurso trimestral: Leitor do período Desenvolver o gosto pela leitura; Estimular hábitos de leitura; Incentivar o empréstimo domiciliário; Domínio da BE: B

2A Profs. bibliotecárias

D. Zulmira Ca. 800 Alunos do 2º/3º Ciclos/Sec.

trimestral Material de desgaste/ consumíveis

“TOP + das turmas leitoras” Incentivar o gosto pela leitura e pelo livro;

Domínio da BE: B

1A, 2A Profs. bibliotecárias/

D. Zulmira, Profs. Profs Adilia Ribeiro, Isabel Cordeiro,

Ca. 1200 Alunos do 1º, 2º/3º

Ciclos/Sec. das escolas: - sede ;

- Cidade Sol; - Vila-Chã

Ao longo do ano letivo

Material de desgaste/

consumíveis

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 19

BIBLIOTECA ESCOLAR

Atividade Objetivos Coordenação Colaboradores Nº alunos

envolvidos

População alvo Calendarização Despesas

previstas

Financiamento

previsto

Financiamento Observações

Clube de Leitura Desenvolver as competências leitoras dos alunos; Estimular e criar hábitos de leitura; Desenvolver competências entre a leitura e outras áreas artísticas; Domínio da BE: B

1A, 2A, 5B Profs bibliotecárias

A determinar de acordo com os horários dos profs colaboradores e alunos

A determinar Alunos do 2º/3º Ciclos

Semanal

0 0

0

Sessões de formação “Comunicar em Segurança” dinamizadas pela Fundação PT Promover a cooperação com o exterior; Promover a participação em diferentes actividades associadas à segurança na Internet;

Domínio da BE: B, C

5A Profs bibliotecarias

Voluntários da Fundação PT

Ca. 150 Alunos do, 1º , 2º e 3º ciclo

1º e 2º período - Datas agendadas

0 0 0

Divulgação de concursos/iniciati-vas; Divulgar regularmente concursos, iniciativas e atividades de âmbito regional, nacional e internacional auxiliando a atividade docente;

Domínio da BE: D,C

1A Profs bibliotecárias

Profs bibliotecárias

Todos o alunos do

agrupamen-to

Comunidade educativa

Ao longo do ano letivo

Material de desgaste/ consumíveis

Semana da Leitura “Elos de Leitura” Sensibilizar para a importância da leitura na atual sociedade; Promover o gosto pelo livro e pela leitura; Desenvolver competências de leitura; Estimular a criatividade; Dinamizar a leitura e a escrita criando contextos diversificados de leitura e de produção/ comunicação da informação com recurso a suportes tradicionais e ambientes digitais; Domínio da BE: A, B

1A, 2A, 10A, 10E

Profs bibliotecárias

Profs Adilia Ribeiro, Isabel Cordeiro, Profs Departamento de Línguas/ Títulares de Turma/ Educadoras

Todos os alunos do

agrupamen-to

Comunidade Escolar

2ª e 3ª semana de março

Material de desgaste/ consumíveis

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 20

BIBLIOTECA ESCOLAR

Atividade Objetivos Coordenação Colaboradores Nº alunos

envolvidos

População alvo Calendarização Despesas

previstas

Financiamento

previsto

Financiamento Observações

Encontro com o autor a determinar Promover o gosto pela leitura e pelo livro através do contacto direto com autor e a sua obra; Estimular a criatividade e sensibilizar para a leitura e para a escrita; Domínio da BE: A, B

1A, 2A, 9B, 9C

Profs bibliotecárias

Profs titulares/curriculares envolvidas

A determinar A determinar - a agendar Material de desgaste/

consumíveis

0 0

Participação no jornal do Agrupamento Divulgar projectos e actividades realizadas pela BE ou em articulação com os docentes

Domínio: C

10ª, 10E Profs. Bibliotecárias

Equipa da BE/ Monitores

Todos os alunos do

agrupamen-to

Comunidade educativa

Trimestral 0 0 0

- Abertura das BEs do 1º ciclo no intervalo; - Elaboração de marcadores para todos os alunos (“fantasminhas”) para manutenção da arrumação do fundo documental da BE; Sensibilizar a gestão para a abertura da BE no período de intervalo para uso autónomo dos alunos;

Domínio: D

1A Profs. bibliotecárias e Profs Adília Ribeiro e Isabel Cordeiro;

Profs Adilia Ribeiro, Isabel Cordeiro, Profs de 1º ciclo

Ca. 850 Alunos do pré-escolar e 1º ciclo

Outubro Material de desgaste/

consumíveis

0

0

Participação nas reuniões de SABE e nas reuniões de Partilha de Bibliotecas Escolares do Concelho do Barreiro – 1º ciclo; Partilhar informações e experiências; Uniformizar critérios;

Domínio da BE: C

10E Coordenadora Interconcelhio; Divisão da Biblioteca e Arquivo,Profs bibliot.

Profs. bibliotecárias

- Profs. bibliotecários

1º, 2º 3º período a agendar

0 0 0

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 21

BIBLIOTECA ESCOLAR

Atividade Objetivos Coordenação Colaboradores Nº alunos

envolvidos

População alvo Calendarização Despesas

previstas

Financiamento

previsto

Financiamento Observações

Formação para o uso do programa Biblobase Formar elementos da equipa

Domínio da BE: D

Profs bibliotecárias

- - Profs Isabel Cordeiro e

Roberto Pinto

1º/2º período 0 0

Organização e gestão do fundo documental: Proceder ao tratamento do fundo documental existente; Informatizar o acervo utilizando o programa Bibliobase; Renovar e uniformizar das etiquetas das cotas; Organizar uma base de dados de leitores; Agilizar os serviços;

Domínio da BE: D

Profs. bibiotecárias

Profs Adília Ribeira, Isabel Cordeiro e Roberto Pinto

- Comunidade escolar

Ao longo do ano letivo

- Material de desgaste (toner,

etiquetas);

0 0

Divulgação da coleção e difusão de informação através de exposições e da internet: Blog, facebook, Wiki e mail da BE: Promover e divulgar a coleção e difundir a informação;

Domínio da BE: D

Profs. bibliotecárias

Profs. da equipa

- Comunidade escolar

Ao longo do ano letivo

0 0 0

Preenchimento da Base de dados RBE Manter atualizada a base de dados da Rede de Bibliotecas Escolares quanto ao agrupamento

Domínio da BE: D

10C, 10E Profs. bibliotecárias

- - Comunidade escolar

Ao longo do ano letivo,

quando disponibilizada

pela RBE

0 0 0

Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro Plano Anual de Atividades 2015/16 22

BIBLIOTECA ESCOLAR

Atividade Objetivos Coordenação Colaboradores Nº alunos

envolvidos

População alvo Calendarização Despesas

previstas

Financiamento

previsto

Financiamento Observações

Avaliação da BE de acordo com o Modelo de Auto-Avaliação da RBE: - apresentar o relatório síntese do Domínio C

sob avaliação em 2012/13 ao Cons. Pedagógico; - Elaborar o Plano de Melhoria; - Elaborar o Plano de Acção; - Aplicar instrumentos de recolha de dados sobre o funcionamento da BE para posterior tratamento estatístico e avaliação; - Analisar dados recolhidos; -Elaborar o relatório de auto-avaliação da BE; Verificar a eficácia das acções e a qualidade dos serviços da BE;

Domínio da BE: D

6A, B,C,D Profs. bibliotecárias

Equipa da BE

130 Comunidade escolar

1º, 2º e 3º período

Material de desgaste/

consumíveis

Participação na Mostra de Atividades do Agrupamento Participar no desenvolvimento da cultura de agrupamento; Valorizar práticas pedagógicas e outras atividades que estimulem o prazer de ler;

Domínio da BE: A,B, C

10A e 10E Profs bibliotecárias

Profs Adilia Ribeiro, Isabel Cordeiro, Equipa da BE/ Monitores

Todos os alunos do

agrupamen-to

Comunidade Educativa

3º período – a definir

Material de desgaste/ consumíveis

0 0