agrupamento de escolas de cascais _1_periodo-dez.pdf · as turmas dos 5º, 6º e 7º anos, a 1ª...

5
Projeto E.M.A. – Estímulo à melhoria das aprendizagens O projeto E.M.A., graças ao financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian no valor de 22.222, tem permitido o apetrecha- mento informático da biblioteca da Escola Secundária, de algumas salas de aula e do laboratório de Físico-Química que foi requa- lificado. Também foi adquirido software específico para o gabinete de Educação Es- pecial. Espera-se que este contributo para a melhoria das condições de trabalho se reflita positiva- mente nos resultados escolares dos alunos. Editorial Esta Newsletter do Agrupamento de Escolas de Cascais tem um duplo objetivo: por um lado, dar visibilidade aos projetos do nosso agrupamento e, por outro, incrementar a participação dos agentes educativos envolvidos. Está em causa uma copertença da comunidade em torno de si própria, mas virada para o exterior. O espaço colaborativo é o terreno desse objetivo e a motivação o seu móbil. Um agrupamento deve fortalecer a sua autoimagem por forma a aumentar a participação de docentes e não docentes. O horizonte a alcançar é sempre o sucesso educativo e é para ele que trabalhamos com e para os alunos. Uma comunidade educativa que se desconhece não pode esperar melhores resultados. Trabalharemos sempre com essa consciência. Isabel de Carvalho Diretora do Agrupamento Pavilhão Desportivo da Escola Secundária de Cascais sem amianto A cobertura do pavilhão desportivo da Escola Se- cundária de Cascais foi objeto de uma interven- ção, realizada pela Câmara Municipal de Cascais, no sentido de retirar o amianto que a integrava. Estiveram presentes na inauguração da nova co- bertura do pavilhão, que teve lugar no dia 9 de novembro, os representantes da autarquia, da direção do Agrupamento de Escolas de Cascais, do volley4all, bem como de outros elementos da Comunidade Educativa. Agrupamento de Escolas de Cascais Newsletter DEZ 2016

Upload: vukien

Post on 28-Jan-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Projeto E.M.A. – Estímulo à melhoria das aprendizagens

O projeto E.M.A., graças ao financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian no valor de 22.222€, tem permitido o apetrecha-mento informático da biblioteca da Escola Secundária, de algumas salas de aula e do laboratório de Físico-Química que foi requa-lificado. Também foi adquirido software específico para o gabinete de Educação Es-pecial. Espera-se que este contributo para a melhoria das condições de trabalho se reflita positiva-mente nos resultados escolares dos alunos.

Editorial

Esta Newsletter do Agrupamento de Escolas de Cascais tem um duplo objetivo: por um lado,

dar visibilidade aos projetos do nosso agrupamento e, por outro, incrementar a participação dos agentes educativos envolvidos. Está em causa uma copertença da comunidade em torno de si própria, mas virada para o exterior. O espaço colaborativo é o terreno desse objetivo e a motivação o seu móbil. Um agrupamento deve fortalecer a sua autoimagem por forma a aumentar a participação de docentes e não docentes. O horizonte a alcançar é sempre o sucesso educativo e é para ele que trabalhamos com e para os alunos. Uma comunidade educativa que se desconhece não pode esperar melhores resultados. Trabalharemos sempre

com essa consciência.

Isabel de Carvalho

Diretora do Agrupamento

Pavilhão Desportivo da Escola Secundária de Cascais sem amianto

A cobertura do pavilhão desportivo da Escola Se-

cundária de Cascais foi objeto de uma interven-

ção, realizada pela Câmara Municipal de Cascais,

no sentido de retirar o amianto que a integrava.

Estiveram presentes na inauguração da nova co-

bertura do pavilhão, que teve lugar no dia 9 de

novembro, os representantes da autarquia, da

direção do Agrupamento de Escolas de Cascais,

do volley4all, bem como de outros elementos da

Comunidade Educativa.

Agrupamento

de Escolas de Cascais

Newsletter

DEZ 2016

Clube de aeromodelismo

O Clube de Aeromodelismo integra o Projeto E.M.A. e iniciou a sua atividade em 24 de outubro. Até à data, foram realizadas 4 sessões de planificação e construção de um modelo de um hidroavião. Estas sessões têm o apoio técnico-científico do Eng.º José António Santos da Federação de Aeromodelismo que está a explicar a apli-cação das técnicas de construção deste modelo e fez uma demonstração dos princípios básicos de voo dos aviões.

TIC Intergeracional

As TIC (Tecnologias de Informação e Comuni-cação) fazem parte do nosso quotidiano e é indispensável conhecê-las e tirar o melhor partido delas. Há, no entanto, uma camada da população mais idosa que tem pouca fami-liaridade com estas tecnologias. Por isso, al-guns alunos do 10º ano dispuseram-se a ensi-nar informática aos utentes do Centro de Dia da Junta de Freguesia de Cascais-Estoril, às segundas-feiras, na biblioteca da Escola Se-cundária, entre as 13h45m e as 14h30m. Convidam-se os elementos da comunidade educativa a participar nesta atividade enquanto monitores, ou a usufruir dela enquanto alunos.

Literacia 3D

A Escola Básica iniciou no mês de novembro, com as turmas dos 5º, 6º e 7º anos, a 1ª fase do pro-grama Literacia 3D lançado pela Porto Editora. Esta fase local consiste num desafio dirigido aos alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico de todo o país, envolvendo os respetivos professores e esta-belecimentos de ensino, com o propósito de avaliarem as suas competências em três dimensões do saber: leitura, matemática e ciência. Haverá ainda a fase distrital e nacional com base em provas interativas disponibilizadas através da plataforma online Escola Virtual.

PORDATA KIDS e PORDATA no Agrupamento

Técnicos da Fundação Francisco Manuel dos Santos têm-se deslocado às bibliotecas das escolas Básica e Secundária, ajudando os alunos do 5º ao 12º anos a navegar nas plataformas PORDATAKIDS e PORDATA, permitin-do-lhes, assim, descobrir Portugal e a Europa através dos números.

Palestras de estatística na biblioteca da Escola Secundária

A Estatística Vai à Escola (AEVAE) é um projeto da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE) em articulação com o Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL), que visa promover a Estatística junto dos alu-nos do Ensino Secundário. “Que curso esco-lher… eu gostava de ir fazer ski aquático no Ártico…já sei…vou para Estatística!” e “Sem razões para ensinar estatística e uma para en-sinar ortografia” foram os temas das palestras realizadas pelos professores Tiago Marques e Dinis Pestana.

Clube Europeu

No dia 17 de outubro, o Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Cascais, em colaboração com a rede social da Câmara Municipal, assina-lou o “Dia internacional de erradicação da pobreza”, numa iniciativa cu-jo impacto foi bastante positivo. Com efeito, oito alunos do 12º ano ofe-receram-se como voluntários para trabalhar em duas instituições de apoio social, a Refood e a Cozinha com Alma. Para além disso, e ainda no âmbito do programa de Combate à pobreza e à exclusão social, foi também frutuosa a recolha de agasalhos que de-correu de 1 a 23 de outubro e que foram oferecidos à Conferência Vi-centina de Nossa Sr.ª da Esperança de Alcabideche.

Cientistas de Palmo e Meio—Projeto E.M.A.

No dia 12 de outubro realizou-se a 1ª sessão dos Cientistas de Palmo e Meio. Alunos do 4º ano do agrupamento parti-ciparam numa atividade sobre o papel dos indicadores de ácido-base, aprendendo para que servem, como atuam e, ainda, como se produz um indicador caseiro a partir de couve roxa. No dia 16 de novembro realizou-se a 2ª sessão na qual os cientistas de palmo e meio, no laboratório da Escola Se-cundária, aprenderam como se produz energia elétrica, montaram circuitos elétricos e ainda fizeram pilhas com limões.

Projeto Hortas Pedagógicas

Na Escola Básica de Cascais, o professor José Santos está a desenvolver com os alunos dos percursos curriculares alternativos um conjunto de atividades relacionadas com hortas pedagógicas, a fim de despertar o interesse das crianças por uma alimentação saudável e por um consu-mo sustentável. Este projeto também está a funcionar na EB1 Branquinho da Fonseca e no JI da Torre , sendo as suas dinamizadoras as educadoras de infância Constança Vasconcelos e Margarida Cardoso.

Imagem:http://hortaspedagogicas.blogspot.pt/

Escola Promotora da Saúde

O projeto Escola Promotora da Saúde é coordenado pela professora Lourdes Diogo e envolve todas as escolas do agrupamento, dinamizando atividades de preven-ção e promoção da saúde. Uma das iniciativas mais recentes diz respeito ao pro-jeto “Corações com coroa vão à escola” que pretende alertar para a igualdade de

género e para a violência no namoro.

O gabinete do Projeto de Educação para a Saúde (PES) funciona na escola sede do agrupamento e conta com a presença do professor Paulo Pedro que está dis-ponível à quinta-feira das 9h15 às 12h45 para esclarecer os alunos sobre questões

relacionadas, por exemplo, com o tabagismo, a sexualidade e as drogas.

Projeto Envolver-te

O projeto “Envolver-te”, dinamizado pelos professores João Miguel Silva e Miguel Vidal, decorre ao longo do ano em parceria com a Casa das Histórias Paula Rego e com o Centro Cultural de Cascais. Conta com a colaboração do Bairro dos Museus e com as turmas de Artes do 10º e 12º anos. Tem co-mo objetivos a produção de um objeto artístico coletivo, intergeracional e interescolar e, ainda, o desenvolvimento de um projeto artístico individu-

al, na Escola Secundária para valorização dos espaços comuns da Escola.

Educação Especial

No âmbito do Projeto “Quando os livros se transformam”, são selecio-nados e adaptados livros em Comunicação Aumentativa e Alternativa que, posteriormente, são dramatizados e apresentados pelos alunos das Unidades de Ensino Estruturado 1 e 2 e da Sala de Aprendizagens Funcionais 1 aos colegas de outras escolas do nosso agrupamento.

Aulas de expressão físico-motora no 1º ciclo

Se valorizar e estimular a criatividade das crianças é uma das preocu-pações do Agrupamento de Escolas de Cascais, combater a sua inativi-dade tornou-se uma das suas prioridades pelo que o agrupamento ofe-rece aos alunos do 1º ciclo momentos de atividade física com o profes-sor Paulo Pedro.

O Goethe Institut colabora com o projeto 7xDeutsch

“7xDeutsch” é uma ação de formação para professores de alemão de diferentes escolas, dinamizada pelo Goethe Insti-tut, que terá lugar mensalmente na Biblioteca da Escola Se-cundária de Cascais. Estes encontros proporcionarão a troca de experiências entre professores de alemão, o enriqueci-mento científico e didático e ainda o aperfeiçoamento da sua proficiência linguística.

Serviço de Psicologia e Orientação

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), coordenado pela Dra. Carmen Mendes, é um serviço técnico-pedagógico que articula com as estruturas de orientação educativa da escola e com outros serviços para promover condições que assegurem a integração escolar e social dos alunos e facili-tem a sua transição para a vida ativa. Desenvolve a sua ação na Escola Secundária de Cascais, sendo três os domínios considerados para a sua intervenção: o apoio psicopedagógico a alunos e a professores, o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa e a orientação escolar e profissional.

Contar o Holocausto

A turma F do 12º ano, no âmbito da disciplina de Filosofia A, lecionada pela professora Inês Müller, apresentou 6 candidatu-ras ao concurso "Contar o Holocausto", promovido pela Me-moshoá - Associação Memória e Ensino do Holocausto, em par-ceria com a Direção Geral da Educação. Os trabalhos a desen-volver visam refletir filosoficamente sobre a natureza do mal,

enquadram-se num projeto de turma intitulado "Olhares" e di-vergem consoante a perspetiva filosófica que tratam: Kant, Hannah Arendt, Heidegger, Nietzsche, Esposito e Agamben.

Imagem: http://www.memoshoa.pt/