agricultura

2
Agricultura 35% dos solos não cobertos pelo gelo são aproveitados para a agricultura e pecuária. (solos estes provenientes da desflorestação) Em meados do século XX, com o continuo crescimento da população, surgiram empresas agrícolas, que utilizavam trabalho mecanizado e se dedicavam à produção de uma única espécie vegetal (agricultura industrializada com monocultura intensiva – trigo, arroz, milho, batatas e tomates) Agricultura tradicional – Aplicação de adubos orgânicos que em muitos casos são adubos verdes; Pousio de terrenos após a colheita; (terreno dividido em áreas, fiacndo uma delas, alternadamente por cultivar) Rotação de culturas; (terreno dividido em diversas áreas de modo em que em cada ano, todas as parcelas sejam cultivadas com diferentes espécies previamente escolhidas) Associação de espécies com diferentes necessidades de elementos nutritivos; (diversas espécies com diversas características são cultivadas simultaneamente) Rega com água dos rios ou de poços, praticada individual ou coletivamente; Trabalho efetuado pelo agricultor com o auxilio de animais. Agricultura industrial Aplicação de fertilizantes sintéticos em quantidades excessivas, na maioria dos casos; Utilização, no combate às pragas de pesticidas, que se expandem não só pelo solo bem como pelo ar e pelas águas, poluindo assim o ambiente; Irrigação mecanizada e intensa; Todo o trabalho, desde a preparação do solo, monda, irrigação, aplicaçãoo de fertilizantes e pesticidas, até à colheita, é realizado por máquinas movidas a combustível fóssil.

Upload: ana-andrade

Post on 31-Jan-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

algo sobre agricultura do 12º ano de biologia

TRANSCRIPT

Page 1: Agricultura

Agricultura

35% dos solos não cobertos pelo gelo são aproveitados para a agricultura e pecuária. (solos estes provenientes da desflorestação)

Em meados do século XX, com o continuo crescimento da população, surgiram empresas agrícolas, que utilizavam trabalho mecanizado e se dedicavam à produção de uma única espécie vegetal (agricultura industrializada com monocultura intensiva – trigo, arroz, milho, batatas e tomates)

Agricultura tradicional – Aplicação de adubos orgânicos que em muitos casos são adubos verdes; Pousio de terrenos após a colheita; (terreno dividido em áreas, fiacndo

uma delas, alternadamente por cultivar) Rotação de culturas; (terreno dividido em diversas áreas de modo em que

em cada ano, todas as parcelas sejam cultivadas com diferentes espécies previamente escolhidas)

Associação de espécies com diferentes necessidades de elementos nutritivos; (diversas espécies com diversas características são cultivadas simultaneamente)

Rega com água dos rios ou de poços, praticada individual ou coletivamente;

Trabalho efetuado pelo agricultor com o auxilio de animais.

Agricultura industrial Aplicação de fertilizantes sintéticos em quantidades excessivas, na

maioria dos casos; Utilização, no combate às pragas de pesticidas, que se expandem não só

pelo solo bem como pelo ar e pelas águas, poluindo assim o ambiente; Irrigação mecanizada e intensa; Todo o trabalho, desde a preparação do solo, monda, irrigação, aplicaçãoo

de fertilizantes e pesticidas, até à colheita, é realizado por máquinas movidas a combustível fóssil.

As estufas permitem criar microclimas com: Proteção contra o vento e a chuva; Adaptação da temperatura; Modificações da iluminação e aquecimento.

(elevados custos e os microclimas favorecem o aparecimento de parasitas)

Ecossistemas agrários (agrossistemas) – são ecossistemas artificiais que são muito mais pobre que os sistemas naturais ao nível da diversidade. Enquanto que nos sistemas de agricultura natural há restituição dos elementos minerais, nos agrossistemas somente existe esta restituição com a intervenção do agricultor.

Agricultura biológica – alternativa no sentido de obter alimentos para uma população em crescimento, baseada no equilíbrio dos ecossistemas agrários. Não é permitida a utilização de fertilizantes sintéticos, de pesticidas e de hormonas de crescimento.

Page 2: Agricultura

Produz alimentos saudáveis ricos em nutrientes; Fertiliza o solo, diminuindo a desertificação; Usa racionalmente a água e conserva os aquíferos; Reduz o impacte sobre a biodiversidade; Respeita a vida selvagem e os ambientes naturais; Preserva a vida rural; Protege a saúdo dos agricultores; Permite uma autentica segurança alimentar.