agorasite105

20
É de Videira. É da gente jornalcorreioagora www.correioagora.com.br PÁGINAS 16 E 17 PÁGINA 7 ESPIÃO NOTÍCIAS PÁGINA 7 FESTA JULINA começa na sexta >> A ampla programação elaborada pela Prefeitura de Iomerê, inicia na sexta-feira e segue até o domingo. Show de Conrado & Aleksandro abrem a festa na sexta-feira. JORNAL CORREIO AGORA "FOI UM SEMESTRE DE MUITO TRABALHO", DIZ NATALINO Carboni Iveco prioriza segurança do motorista Camionete fica sem freios e motorista bate no poste >> O mês dedicado aos condutores tem como foco a segurança >> O mês dedicado aos condutores tem como foco a segurança TUDO PRONTO JULHO ACIDENTE BALANÇO PÁGINAS 4/5 [jc ]Agora . CIRCULAÇÃO SEMANAL ANO 3 | EDIÇÃO 105 | VIDEIRA - SC | VIDEIRA, 18 DE JULHO DE 2015 RODOVIA IOMERÊ - TREZE TÍLIAS A ESTRADA DA VERGONHA ESTAMOS DE OLHO LEIA NA COLUNA DO BARÃO - PG 3 FOTO DIVULGAÇÃO FOTO DIVULGAÇÃO R$ 2,00

Upload: moacir-oliveira

Post on 22-Jul-2016

238 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Agorasite105

É de Videira. É da gentejornalcorreioagora www.correioagora.com.br

PÁGINAS 16 E 17

PÁGINA 7

ESPIÃO NOTÍCIAS

PÁGINA 7

FESTA JULINAcomeça na sexta>> A ampla programação elaborada pela Prefeitura de Iomerê, inicia na sexta-feira e segue até o domingo. Show de Conrado & Aleksandro abrem a festa na sexta-feira.

JORNAL CORREIO AGORA

"FOI UM SEMESTREDE MUITO TRABALHO", DIZ NATALINO

Carboni Iveco prioriza segurança do motorista

Camionete fica sem freios e motorista bate no poste

>> O mês dedicado aos condutores tem como foco a segurança

>> O mês dedicado aos condutores tem como foco a segurança

TUDO PRONTO

JULHO

ACIDENTE

BALANÇO

PÁGINAS 4/5

[jc ]Agora.CIRCULAÇÃO SEMANAL

ANO 3 | EDIÇÃO 105 | VIDEIRA - SC | VIDEIRA, 18 DE JULHO DE 2015

RODOVIA IOMERÊ - TREZE TÍLIAS A ESTRADA DA VERGONHA

ESTAMOS DE OLHO

LEIA NA COLUNA DO BARÃO - PG 3

FOTO DIVULGAÇÃO

FOTO DIVULGAÇÃO

R$ 2,00

Page 2: Agorasite105

CORREIO AGORA- SEDE VIDEIRA - SANTA CATARINA - BRASIL

RUA GENELVIRA RAGADALLI N 60 SALA 01 BAIRRO UNIVERSITÁRIO

FONE (49) 3566-7759 - EMAIL: [email protected]

Diretor Geral

LEIA NO SITE: www.correioagora.com.br

Assessor Jurídico

CIRCULAÇÃO: VIDEIRA | RIO DAS ANTAS | PINHEIRO PRETO | IOMERÊ| SALTO VELOSO | TANGARÁ

CNPj 15.808.936/0001-10

Moacir Nunes de Oliveira

Roberto Olinger OAB/SC 22.83C!

COTIDIANO

EXPO VIDEIRA DE VENTO EM POPA

Para Neusa da Silva, Dieine

Dambros, Seloy de Barros

e Mariana Roberta da Silva,

aniversariantes do dia 16.

Felicidades!

Para Maria Brunilde Frie-

demann e Vanessa Zdunek,

completando mais um ano de

vida no dia 17. Desejamos as

mais ricas bênçãos de Deus!

Para Ivenise Wagner, Vera

Lucia Subtil e Alcir Camilo

Piovesan, de aniversário dia

18. Votos de muita saúde, paz

e sucesso!

Para Carla Campanharo e

Juliano Rampon, completan-

do mais um ano de vida no

dia 19. Parabéns!

Segundo informações da empresa Trop Eventos, que está realizando a comercialização dos espaços da Expo Videira, que acontecerá de 3 à 6 de setem-bro, a venda dos estandes está a todo vapor. Em

poucos dias de trabalho, mais da metade dos espaços já foi vendida e há expectativa é de que todos sejam comer-cializados até o dia 15 de agosto. Com atrações de peso e com expectativa da presença de mais de 150 expositores, o evento deve ser um grande sucesso.

No início de agosto a Comissão Central Organizadora da Expo Videira deverá confirmar toda a programação do evento. Possivelmente, serão confirmadas as atrações já especuladas nas rodas de conversas e nos bastidores do evento. A banda Jota Quest, o Grupo Sambô e o cantor Michel Teló devem ter seus nomes anunciados nos próxi-mos dias. Mais 3 atrações de renome nacional também já estariam bem articuladas.

Abraços da Semana

JAIRO NETTO email [email protected]

Sucesso

02 Videira, 18 de Julho de 2015

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Com a inflação oficial a menos de 9 por cento, como explicar aumentos de produtos como a cebola que, em menos de dois meses, aumentou 120 por cento?

REFLEXÃO DA SEMANA Tudo que buscares fazer em tua vida o faça de todo o coração para fazer o melhor.Tudo aquilo que te devo-tares, também o faça de maneira completa.Tanto nos grandes objeti-vos quanto nos pequenos sempre se comprometa profundamente.

Os Melhores Produtos eserviços você encontra aqui

9661-0017

E mais uma vez o tradicional Café Colonial promovido pela Igreja Evan-gélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) foi um sucesso. Mais de 80 membros da comunidade luterana trabalharam voluntariamente no evento que foi prestigiado por mais de 700 pessoas. Foi a 29ª edição do Café Colonial. Cabe ressaltar que a IECLB completará, em 2016, 85 anos de presença registra em Videira e seu tradicional grupo de mulheres, a OASE, comemorará 80 anos, também em 2016. Parabéns a todos!

LEGIÃO DE IMBECIS

O escritor e filósofo italiano Um-berto Eco, ao receber o título de doutor honoris causa em comu-nicação e cultura na Universidade de Turim, norte da Itália, afirmou que as redes sociais dão o direito à palavra a uma "legião de imbecis. Segundo ele, normalmente, eles [os imbecis] eram imediatamente calados, mas agora eles têm o mes-mo direito à palavra de um Prêmio Nobel. Ainda de acordo com Eco, o drama da internet é que ela promo-veu o idiota a portador da verdade, sem qualquer fundamentação dos fatos. Considerando a quantidade de babaquice e irresponsabilidade que se vê exposta por aí nas redes sociais, começo a concordar com o escritor e filósofo italiano.

POSTURAJá que a onda agora é todo mundo dar uma de “bom samaritano” nas redes sociais, que nas eleições de 2016 mui-tos destes “defensores da moral e dos bons costumes” espalhados por aí não vendam ou troquem o seu voto por alguns litros de combustível ou pelo pagamento de conta de luz ou água.

LOUCOS POR LIVROSA Associação dos Amigos da Biblioteca Municipal Euclides da Cunha (AABEC) realizará de 1 à 31 de agosto a 2ª edição da campanha “Loucos por Livros”. A iniciativa deverá contar mais uma vez com o apoio de diversas instituições, entidades, empresas e da imprensa. Cabe lembrar que em 2014, foram ar-recadados mais de 10 mil exemplares.

DONA NOÊMIA

Na coluna de hoje quero man-dar um abraço especial a minha querida amiga “Dona Noêmia”. Há alguns anos, através de meu programa de rádio e em parceria com o jornalista Edelcio Lopes, tive a grande satisfação de parti-cipar de um momento inesquecí-vel da vida de “Dona Noêmia”: o reencontro com um filho depois de aproximadamente 40 anos. De lá para cá, a amizade se forta-leceu e registro aqui uma das visitas que recebi desta querida amiga. Desejo a Dona Noemia, ao seu esposo Chicão e a toda sua família vida longa, saúde, paz e prosperidade. Grande abraço!

Page 3: Agorasite105

COLUNA DO

BARÃO DE ANTA GORDA

03Videira, 18 de Julho de 2015

A COLUNA DO BARÃO DE ANTA GORDA SOMENTE ESTÁ DISPONÍVEL NA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL CORREIO AGORA.

VOCÊ ENCONTRA O JORNAL, SÁBADO(18), NAS BANCAS: NO SUPERMERCADO ITALIA,

MINIBOX, REDE DE SUPERMERCADOS ZARPELLON (UNIVERSITÁRIO - SUL E

VIDEIRACENTER), MERCADO SANTA TEREZA, MERCADO VDM E BANCA DA RODOVIÁRIA.

Page 4: Agorasite105

PELA ASSEMBÉLIA04 Videira, 18 de Julho de 2015

"Foi um semestre de muito trabalho", diz Natalino

BALANÇO LEGISLATIVO

Ao entrar no período de recesso parlamentar, que segue até dia 2 de agosto, o deputado Na-talino Lázare (PR) avalia os primeiros meses de mandato na Assembleia Legislativa e afir-

ma que dentre suas metas está o debate sobre o atual modelo econômico da região de Videira.

Os primeiros cinco meses de mandato do deputado Natalino Lázare (PR) na Assembleia Legislativa de San-ta Catarina (Alesc), completados no início deste mês, deram uma mostra do que o parlamentar pretende em

sua atuação na defesa da região de Videira. Segundo ele, importantes avanços foram alcançados através de um intenso trabalho de articulação política com o Governo do Estado, quando as demandas dos municípios que representa passaram a serem vistas com mais atenção pelo Executivo. O deputado enfatiza que o trabalho le-gislativo no acompanhamento de projetos e aprovação de importantes leis estaduais, também contribuíram para o pontapé inicial de uma trajetória de quatro anos de muitos desafios e conquistas.

Sua eleição aconteceu após seis décadas sem representação efetiva de um deputado da região na ca-pital. É possível dizer que, mesmo com pouco tempo de mandato, os resultados já podem ser vistos?

Natalino: Sem dúvida. Neste tem-po passado a região foi penalizada por não ter um legítimo representante no Legislativo, um agente político que pudesse defender nossas bandeiras e interceder diante da necessidade de tantas obras, recursos e melhorias em setores como a saúde e a infraestrutura. Assim, a expectativa das pessoas diante

do trabalho que estamos desenvolven-do é muito grande, mas estou ciente disso. Costumo dizer que não vamos resolver todos os problemas estruturais que temos na região, mas seguramente vamos lutar para que a maioria deles tenham uma solução ou para que se-jam debatidos entre as lideranças polí-ticas, empresariais e com a participação da comunidade. Neste período em que ocupo a cadeira na Alesc promovemos alguns avanços que já são de conhe-cimento das pessoas, mas há outros tantos que ainda estamos construindo para surtir efeito ali na frente.

A que assuntos você se refere deputado?

Natalino: Desde o início do ano, um dos temas que mais tem me pre-ocupado são as estradas da região. Tenho sido um fiscal permanente do trabalho da Secretaria de Infraestru-tura e do Deinfra quanto aos inves-timentos que estão fazendo na revi-talização de nossas estradas. Foram inúmeras reuniões com os titulares destas pastas, inclusive com a parti-cipação do nosso secretário regional, Dorival Borga, quando reiteramos a importância do cronograma des-

tas obras não ser suspenso, para que avancem em ritmo acelerado para sua conclusão. De fato, avançamos bem nesta questão e atualmente as empreiteiras estão nos canteiros de obras, seguindo com as frentes de trabalho para a conclusão destes tre-chos. Há ainda uma forte mobilização de nosso mandato diante de melho-rias para a saúde. Temos um polo re-gional de saúde que é Videira, através do Hospital Salvatoriano Divino Sal-vador (HSDS), e defendo que a estru-tura precisa ser melhoradas em todos os setores para melhor atendermos nossa gente. Uma das prioridades é o atendimento de procedimentos de média e alta complexidade, avanço que estamos construindo em par-ceria com o hospital e com o go-verno para que seja rapidamente colocado em prática. Há também a intenção de aumentar os repasses mensais às unidades de saúde para que possam suprir a defasagem da tabela do SUS. Neste mesmo cami-nho, defendo um amplo debate en-tre os municípios sobre qual o enca-minhamento futuro que queremos dar para este setor, discussão que vamos promover em breve.

Há outras conquistas que pode-mos listar?

Natalino: Sim, há várias outras. Tivemos uma atuação forte e decisi-va para que a greve dos professores tivesse seu término. Através de nos-so gabinete, formamos um grupo de trabalho com professores de carreira para elucidar o plano do magistério e a proposta de aumento que o gover-no oferecia na época da greve. Por ser da área, vi que tinha o dever de fazer algo a mais pelos meus colegas pro-fessores. Assim, este profissionais le-varam um relatório detalhado de su-gestões para a Comissão de Educação da Alesc, que prontamente validou o documento e ofereceu condições para que este grupo fosse até a Secre-taria da Educação e debatessem cada ponto com os técnicos. Foi uma im-portante conquista para nós, já que oferecemos subsídios técnicos para que a negociação com os professores tivesse avanço. Não podemos esque-

cer também da Udesc, já que firma-mos compromisso de campanha de que iríamos viabilizar ao menos um curso gratuito da universidade aos estudantes da região. De fato este pleito será atendido, sendo que o rei-tor da Udesc esteve em Videira para uma primeira reunião. Agora, vamos atuar para consolidar esta agenda e para que possamos contar com o cur-so de administração com ênfase em gestão pública já no início de 2016. Nossa intenção é de que, no futuro, um campus possa ser construído ou que então a Udesc compre vagas da Unoesc para abrigar alunos contem-plados pelo ensino gratuito. Este mo-delo ainda vamos discutir e avaliar o melhor encaminhamento.

Você precisou interceder para que órgão de governo não saíssem de Videira?

Natalino: Fomos decisivos para que a cidade não ficasse prejudicada em alguns aspectos durante algumas reformas que estão sendo feitas em órgãos de governo. Este foi o caso da gerência regional da Cidasc, já que havia uma condição muito clara de que ela iria ser relocada em uma ci-dade próxima. Houve também o caso da Polícia Ambietal, que iria ser to-talmente abrigada em Caçador, mas conseguimos conter esta mudança. Nestes casos, utilizamos de nossa ar-ticulação política com o governador para rediscutir estas ações. Há, por outro lado, também uma intenção de nosso mandato em levar órgãos de governo para o município, como é o caso da Fatma, onde uma nova coordenadoria regional está muito próxima de ser instalada no municí-pio, fazendo com que procedimen-tos como a homologação de licenças ambientais seja um serviço mais ágil e perto de quem precisa, em especial, os agricultores e empresários.

Na agricultura, cuja comissão você preside, como está o trabalho?

Natalino: Este é um dos seto-res que mais ganhos tivemos neste curto período. Estamos buscando a inovação com a criação de alguns programas que vão dar condições

A região foi penalizada por não ter um legítimo

representante no Legislativo, um agente político que pudesse defender nossas bandeiras.

NATALINO LÁZARE

Page 5: Agorasite105

05Videira, 18 de Julho de 2015 PELA ASSEMBÉLIA

de melhoria na vida no campo e melhores perspectivas ao homem do campo. Já no início do ano, pro-pusemos a criação de um programa catarinense de vitivinicultura, cuja pauta se baseia no incentivo à pro-dução da uva e melhoria da quali-dade dos produtos, como o vinho e o suco. Criamos, com isso, o Dia do Produtor de Uva e de Vinho, como um marco de início das discussões em torno do setor. Recentemente, durante uma audiência pública em Videira, lançamento a Frente Par-lamentar da Fruticultura, quando um grupo de deputados foi escala-do para debater os problemas que o setor enfrenta e quais as saídas possíveis para que a fruticultura volte a ser um dos principais pila-res da economia catarinense e, por consequência, da nossa região. Por fim, estamos em fase adiantada de formatação de um projeto de apro-veitamento de dejetos de suínos para a geração de gás e energia, chamado de Bioenergia. Nossa intenção é ofe-recer um meio sustentável de utiliza-ção do dejeto como fonte de renda ao agricultores e ainda resolver um problema de saúde pública que atin-ge quase todo o território catarinense.

Alguns repasses de recursos também já foram possíveis. Qual setores tem sido beneficiados?

Natalino: Nós recebemos mui-tos pedidos de prefeitos, vereadores e associações para o repasse de re-cursos, valores que são investidos em obras, melhorias ou programas. Já conquistamos alguns repasses no setor da Cultura, Esporte e Turismo, além da Agricultura, mas vivemos em um momento difícil quanto à liberação financeira. Acredito que para o segundo semestre a situação possa melhorar, quando o Governo do Estado prevê abrir mais os co-fres para o repasse de subvenções e convênios. Entendemos que é um momento de expectativa quanto ao crescimento econômico do país e Santa Catarina tem sido exemplo de austeridade fiscal.

Na sua visão, o que podemos es-perar do futuro do seu mandato?

Natalino: A região tem na ca-pital um deputado disposto a lutar pelas causas dos municípios, pelas demandas que ainda são gargalos para o desenvolvimento regional. Para avançarmos ainda mais, pre-cisamos urgentemente rediscutir algumas questões como o atual mo-delo econômico da região, por onde nossa economia vai caminhar e de que forma vai oferecer subsídios para crescermos. São respostas que preci-samos encontrar como forma de pla-nejarmos nossas ações. Vou sugerir esta construção a todos aqueles que estão dispostos a ver nossa rica re-gião ir adiante. Peço para que todos formem uma corrente de cooperação para atingir nosso sonho, que é ofere-cer um amanhã mais próspero para nossa gente. Para isso, basta que dei-xemos as vaidades de lado e sigamos rumo ao caminho do trabalho, da jus-tiça social e da união.

Page 6: Agorasite105

[email protected] www.facebook.com/rafael.balestrin

CRÔNICAdaCIDADERAFAELBALESTRIN

C!A CIDADE

PAESE SUGERE POSTO DE ATENDIMENTO NO TERMINAL URBANOO vereador Wilson Paese (PSD) encaminhou durante a sessão de terça-feira(14), a indicação ao prefeito bem como ao representante da Empresa Santa Teresinha Transportes e Turismo S/A, concessionária do transporte coletivo municipal, para que seja instalado no Terminal Urbano, um posto de atendimento aos usuários dos serviços. Acompanhado de um abaixo-assinado feito pelos munícipes, a indicação pede a aproximação do posto de atendimento dos usuários do transporte coletivo, que atualmente mantem a sede no bairro Dois Pinheiros.

Investir em cultura é investir em um futuro melhorExistem algumas ações realizadas em Videira que merecem destaque, pela sua importância e relevância social. O trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Música da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura é digno de aplausos. Diariamente, dezenas de pessoas frequentam as oficinas de música oferecidas gratuitamente pelo município, que é uma referencia em estudo musical para toda Santa Catarina. Atualmente, o município mantém a Orquestra Sinfônica, a Big Band, a Camerata, o coral Vozes e o Madrigal Som da Pessoa, além das oficinas infanto-juvenil para os iniciantes e aspirantes a músicos. Contudo, esse é um trabalho que começou a ser realizado ainda na década de 80, com a fundação da Banda Municipal Sol-Lá-Si, na época o saudoso Gabriel Bogoni era prefeito e seu vice era Wilmar Carelli. Nota-se que é uma característica do PMDB investir na cultura e incentiva-la, pois o partido acredita que a cultura pode ser um poderoso instrumento de transformação social. A evolução da música em nossa cidade também é fruto de uma importante parceria com a Associação Suíça em Prol da Música de Videira, presidida pelo maestro videirense Luiz Alves da Silva, que constantemente doa instrumentos musicais para o município e proporciona o intercâmbio entre músicos suíços e videirenses, como forma de capacitação e aperfeiçoamento dos técnicos musicais. É simplesmente imensurável o quanto os nossos músicos ganham com isso e os bons resultados poderão ser colhido também pelas próximas gerações.

Muitos dos professores e maestros do Núcleo de Música de Videira foram alunos das oficinas do município. Além disso, são inúmeros os relatos de crianças que passaram a frequentar as aulas de música e melhoraram consideravelmente suas notas na escola

e seus comportamentos. Por isso, acredito que investir em cultura é investir em um futuro melhor e mais promissor, porque através da música ganha-se conhecimento e sensibilidade. Desejo vida longa ao Núcleo de Música e parabenizo todos os envolvidos.

IndicaçãoComo vereador, estou sempre atento em tudo que acontece no município e busco contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos videirenses. Minha atuação na Câmara de Vereadores é pautada por vocês, cidadãos, que solicitam, reivindicam e debatem soluções para alguns problemas que enfrentamos. Por isso, na última sessão, fiz uma indicação para que a Rua Augusto Benetti, no Bairro Santos Dumont seja pavimentada. Acredito que em breve esse sonho dos moradores da rua se torne realidade. Da mesma forma, reitero a você, amigo leitor, que estou sempre aberto ao diálogo e disposto a fazer o melhor pelo nosso município.

06 Videira, 18 de Julho de 2015

SILVIA PALMADas assessorias

SAIBA MAISCronograma de capacitaçãoOs demais servidores foram divididos no seguinte cronograma:

22 DE JULHO – 62 professores – Auditório da Câmara de Vereadores23 DE JULHO – 40 servidores de nível médio - Auditório da AMARP18 DE AGOSTO - 35 servidores de nível médio e fundamental - Audi-tório da AMARP19 DE AGOSTO – 34 servidores de nível fundamental - Auditório da AMARP20 DE AGOSTO – 35 servidores de nível fundamenta- Auditório da AMARPPIPAS LITERÁRIAS: O último dia de muita alegria! Faremos pipas literárias, cujo papel seda virá com um trecho escrito que, juntas, con-tam uma bela história. As pipas serão confeccionadas pelas crianças que depois de feita de concluída será compartilhada em uma roda de leitura. E, claro vamos soltar as pipas!

Prefeitura realizará integração e capacitação>> 250 novos servidores efetivos contratados serão capacitados

NOVOS SERVIDORES

A Prefeitura de Videira ini-cia a partir do próximo dia 21, uma capacitação para os cerca de 250 novos

servidores efetivos contratados pelo município por meio do concurso público realizado no final do ano passado. Segundo o secretário de Administração – Valmor Dall ´Ag-nol a capacitação foi determinada pelo prefeito Wilmar Carelli, que pretende ter servidores inteirados com toda a estrutura organizacional e instruídos para atender, da melhor forma, a população que precisa do serviço público. “Ao capacitarmos esses novos servidores vamos pro-mover a integração da equipe, per-mitir que eles se ambientem com o trabalho que estão assumindo, além de apresentar-lhes seus direi-tos, deveres e benefícios e provocar uma reflexão quanto ao conceito de servidor público e a visão do serviço público”, diz.

Dall´Agnol destaca que dos 248 servidores efetivos contrata-dos, mais de 200 foram chamados para substituir funcionários com contrato temporário. “Isso significa que não estamos provocando um aumento exagerado no número de servidores, pois a maioria se trata de substituição de temporários por

servidores efetivos”.A capacitação acontecerá nos

meses de julho e agosto. O primeiro grupo a participar do curso o será o de 42 servidores aprovados em car-gos de nível superior e médio, no dia 21, no auditório da AMARP.

O secretário aponta ainda que a capacitação será ministrada por servidores públicos do próprio mu-nicípio. Dionísio Robaskewicz Neto que é analista de nível de superior e assessor administrativo, com pós- graduação em Controle de Gestão Pública apresentará a estrutura

funcional da Prefeitura e organogra-ma; Os servidores Joseane Pereira dos Santos e Felipe Comelli Melotto do Departamento Pessoal falarão sobre os direitos e deveres dos ser-vidores, benefícios, obrigações e pe-nalidades, entre outras informações da vida funcional; e por fim, Jairo Viebrantz Netto, diretor de Gabi-nete e responsável pela Ouvidoria Municipal, com pós-graduação em Administração Pública e Gerencia-mento de Cidades falará sobre aten-dimento de qualidade, cordialidade e a humanização no atendimento.

VALMOR DALL ´AGNOL - A CAPACITAÇÃO ACONTECERÁ NOS MESES DE JULHO E AGOSTO

PEDRO SCHAITEL - PMV

Page 7: Agorasite105

Videira, 18 de Julho de 2015 07

N!NEGÓCIOS

IMETRO/SC COMEÇA FISCALIZAÇÃO EM CARRINHOS INFANTIS

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvi-mento Econômico Sustentável (SDS), começou a fiscalização de carrinhos infantis. O prazo para que o comércio varejista se adequasse à regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) terminou na última sexta-feira, 10.

HAMILTONZARDO JR

[email protected] www.facebook.com/hamiltonantonio.zardojunior

A Atualidade da AGRICULTURA FAMILIAR

No artigo publicado na última semana, abordei a importância da Feira de Talentos, a atual realidade dos agricultores e sobre alternativas para estimular a agricultura familiar, citei ainda exemplos como o da Lei n0 11.947/ 2009 e da COOPAVIDE - cooperativa de pequenos produtores rurais de Videira e Iomerê a qual vem se destacando na produção e comercialização de hortifrutigranjeiros.Hoje quero abordar a contextualização atual da agricultura familiar, baseada no texto publicado em dezembro de 2013, pelo Jornal Valor Econômico, de autoria de José Graziano da Silva – Diretor Geral da FAO abrindo o Ano Internacional da Agricultura Familiar, celebrado ao longo de 2014.Graziano conceitua Agricultores Familiares como “o grupo de produtores de pequeno e médio porte, camponeses, povos indígenas, comunidades tradicionais, pescadores artesanais e muitos outros –os quais detêm boa parte da experiência mundial em sustentabilidade, transmitida de geração em geração e aperfeiçoada a ponto de, muitas vezes, conseguir manter a produção mesmo em terras marginais”.

Vivemos um grande dilema, enquanto a população mundial vive uma ascensão

na sua renda e uma procura por dietas mais ricas em proteínas animal, as quais demandam um salto na produção de alimentos. Ao mesmo tempo, a mudança climática e a pressão sobre os recursos que formam as bases da vida na terra,

evidenciam os limites da lógica intensiva em uso de insumos.

Segurança alimentar e sustentabilidade não podem mais trilhar caminhos opostos.

E não há nada mais próximo de um matrimônio nesse horizonte do que o potencial, ainda não plenamente acionado em escala mundial, da agricultura familiar.Precisamos deixar claro, que não estamos tratando de um nicho exótico, mas sim de agricultores responsáveis por em média 80% das propriedades agrícolas do mundo – segundo a FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. São no mínimo 500 milhões de pequenas propriedades onde se realizam práticas sustentáveis.A preservação dos recursos naturais está enraizada na lógica da agricultura familiar. Salvaguardando a biodiversidade, contribuindo para a adoção de dietas mais saudáveis e equilibradas e preservando cultivos tradicionais descartados pela grande escala, constitui no seu caso não propriamente um recurso de marketing, mas um acervo de sobrevivência secular.Em muitos países em desenvolvimento e desenvolvidos, a agricultura familiar costuma ser o principal provedor da dieta popular. No Brasil, por exemplo, ela produz 87% da mandioca, 70% do feijão, cerca de 60% de leite e 50% da carne de porco utilizando apenas 24,3% das terras agrícolas.Esta aparente riqueza, está envolta num grande paradoxo, senão vejamos: cerca de 70% da miséria e da insegurança alimentar no século XXI concentram-se justamente na área rural dos países em desenvolvimento; a maioria dos produtores de subsistência não possui mais do que a própria força muscular para extrair os frutos da terra; seu acesso a recursos terrestres e hídricos é cada vez mais limitado e frequentemente circunscrito a áreas degradadas.Este é um dos grandes desafios da humanidade, equacionar este potencial produtivo da agricultura familiar, ou simplesmente ignorá-lo? Um grande abraço a todos.

Carboni Iveco prioriza segurança do motorista>> O mês dedicado aos condutores tem como foco a segurança

JULHO

REDAÇÃODas assessorias

Durante o mês de julho, o trabalho desenvolvido pelos milhares de cami-nhoneiros que ajudam

de forma significativa o desenvolvi-mento do país ganha destaque. Para as unidades de pós-venda da Car-boni Iveco, o mês dedicado aos con-dutores tem como foco a seguran-ça dos motoristas. “Até 25 de julho vamos oferecer o check-up gratuito de 15 itens ligados à segurança para todos que realizarem a troca de óleo e filtro numa concessionária”, expli-ca Idevaldo Carboni, gerente de pós venda da Carboni.

Além de aumentar a segurança nas estradas, o check up ajuda a ga-rantir o máximo de produtividade do equipamento. Segundo Regina Barbosa, gerente de Marketing de Peças da Iveco “são coisas simples, mas importantes”. Por exemplo, se os faróis não estiverem em boas condições, eles podem prejudicar a visibilidade de outros motoristas, exemplifica. “Se os fluidos de freio ou da embreagem estiverem abaixo do ideal, além de sobrecarregarem o caminhão, podem causar paradas inesperadas, acidentes ou atrasar o

frete”, finaliza Barbosa.A iniciativa pretende estreitar o

relacionamento com os clientes a partir de uma ação simples e positi-va, mas que tem impacto direto na

melhoria da rotina dos caminhonei-ros. Além disso, o motorista que rea-lizar o check up também levará para casa um baralho exclusivo da Iveco, para utilizar nas horas de descanso.

SAIBA MAIS

OS ITENS INCLUÍDOS PELA FABRICANTE NO CHECK UP SÃO:

Verificação das lâmpadas em geral; Verificação das palhetas limpadoras; Inspeção no ajuste do freio de estacionamento; Verificação de vazamento de óleo; Verificação de possíveis vazamentos de óleo do motor; Verificação da bateria e da limpeza e fixação dos cabos; Verificação dos níveis de fluidos do freio, embreagem e radiador; Verificação do filtro antipólen; Verificação de possíveis vazamentos no sistema de arrefecimento; Verificação da pressão dos pneus; Verificação da suspensão dianteira e traseira; Verificação dos batentes das portas; Verificação do funcionamento das janelas, acionamento

elétrico ou manual; Verificação da tampa do radiador; Verificação da tampa do bocal de abastecimento de óleo.

ATÉ 25 DE JULHO A CARBONI IVECO OFERECE O CHECK-UP GRATUITO DE 15 ITENS LIGADOS À SEGURANÇA

ASCOM - CARBONI IVECO

Page 8: Agorasite105

08 Videira, 18 de Julho de 2015

A!A CIDADE

CONCERTO BRINCA MÚSICA LOTOU O CEVI Nem mesmo a intensa chuva, que caiu durante todo o último domingo (12), foi capaz de espantar o grande público que prestigiou o Concerto Brinca Música, realizado no Centro de Eventos Vitó-ria (Cevi), pela Prefeitura de Videira, por meio do Núcleo de Música da Secretaria de Turismo e Cultura. Na ocasião se apresentaram a orquestra-escola de violino e o coral infanto-juvenil Brinca Música, formados por crianças e adolescentes entre cinco e 15 anos.

Ao assinarem o Termo de Com-promisso, os municípios da região da AMARP se comprometeram a fa-zer o licenciamento ambiental cor-retivo para cada jazida que já vinha sendo explorada. Para que essas li-cenças sejam concedidas é necessá-ria a elaboração de vários projetos para a análise da Fatma e do DNPM — Departamento Nacional de Pro-dução Mineral. Segundo Carelli, a intenção é licitar, por meio do Con-sórcio CIMCATARINA, a contrata-

ção de uma empresa com profissio-nais especializados na elaboração e execução desses processos para a obtenção de licenças para explo-ração de cascalheiras, de onde são retiradas pedras, britas, cascalhos e saibros, que são a principal matéria prima para a manutenção das estra-das vicinais dos municípios.

“Ocorre que as exigências feitas, tanto pela Fatma, quanto pelo DNPM requerem parecer e laudos de diver-sos profissionais avaliando impactos

físicos, socioeconômicos e bióticos das áreas. Para as prefeituras, é invi-ável ter esses profissionais no quadro de servidores, por isso, nossa inten-ção é contratar uma empresa para atender todos os municípios, minimi-zando gastos e agilizando o processo de obtenção das licenças, já que os documentos chegarão ao destino com todas as etapas concluídas”, diz Carelli, ressaltando que nos próximos dias uma reunião será realizada para definir os termos da licitação.

O secretário executivo da AMARP - Clovis Biscaro destaca que além da entrega do Termo de Compromisso para exploração das cascalheiras a reunião ordinária da Associação também foi marcada pela discussão das áreas urbanas consolidadas, cujos projetos devem ser elaborados por municípios com mais de 20 mil habitantes, o repasse do FPM, índices do IDEB, outros re-passes federais e as diversas ativida-des desenvolvidas pela AMARP em

atendimento aos 14 municípios. As ações do Colegiado de As-

sistência Social da AMARP, como as articulações em torno do Projeto de Regularização Fundiária, as eleições unificadas dos Conselhos Tutelares e as conferências municipais da área também foram apresentadas pela presidente do Colegiado - Beatriz Ri-beiro dos Santos. Segundo ela, a pró-xima reunião das assistentes sociais da região acontece nesta quarta-fei-ra, dia 15 de julho em Ibian.

Municípios contratarão empresa para agilizar licenças ambientais

Fatma entrega TC aos municípios >> O processo de regularização das cascalheiras atendem 14 municípios

EXPLORAÇÃO DE CASCALHEIRAS

SILVIA PALMADas assessorias

O processo de regulari-zação das cascalheiras que atendem os muni-cípios associados à As-

sociação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe - AMARP aca-ba de vencer mais uma importan-te etapa. Em reunião ordinária co-mandada pelo prefeito de Videira e presidente da AMARP - Wilmar Carelli, realizada na última sexta--feira (10), em Caçador os prefeitos receberam das mãos do gerente regional da Fatma - Dario Francio o Termo de Compromisso assina-do pelos chefes do Poder Executivo ainda no mês de maio e que aguar-dava a assinatura do presidente da entidade em Florianópolis.

Carelli explica que o Termo de Compromisso de adesão ao Pro-grama de Regularização Ambiental de Exploração de Jazidas, permite

que, pelos próximos quatro anos, as prefeituras explorem as casca-lheiras, desde que os municípios requeiram o licenciamento am-biental corretivo, para cada jazida que já vinha sendo explorada. A implementação de ações de regu-larização, melhoria e recuperação nos controles ambientais para a exploração dessas áreas, também

está prevista no Termo.Para Carelli, a medida é de

extrema importância, pois dá se-gurança e tranquilidade para os municípios trabalharem. "Sem as cascalheiras, os trabalhos de infra-

estrutura nas estradas dos nossos municípios ficam inviabilizados. As cascalheiras são de interesse social e econômico para o desen-volvimento de nossa região, pois estradas bem conservadas permi-

tem o escoamento de toda nossa produção", disse o presidente da AMARP argumentando que com esse Termo de Compromisso os municípios ganham fôlego para se adequar a legislação vigente.

Sem as cascalheiras,

os trabalhos de infraestrutura nas estradas dos nossos municípios ficam inviabilizados.

WILMAR CARELLI

Presidente da AMARP

EM REUNIÃO ORDINÁRIA COMANDADA PELO PRESIDENTE DA AMARP - WILMAR CARELLI, OS PREFEITOS RECEBERAM O TC

SILVIA PALMA - ASCOM AMARP

Page 9: Agorasite105

SEGURANÇA

ESPIÃO NOTÍCIASCELULAR: 9910-1226

GENAURO STEFANSKI Email: [email protected]

09Videira, 18 de Julho de 2015

A Policia Civil de Videira, por meio da equipe da Divisão de In-vestigação Criminal (DIC), com apoio das Delegacias das Comarcas de Videira e Tangará, prendeu em flagrante Cledson Maciel de Souza, vulgo “Nenê” e Anderson Rodrigues da Silva, vulgo “Sebinho” pelo cri-me de trafico de drogas. As prisões ocorreram nas residências dos sus-peitos, localizadas no bairro Vila Verde, foram apreendidas drogas (crack e maconha) e aproximada-mente R$ 1.300,00 em dinheiro.

As prisões ocorreram em cum-primento a um mandado de busca e apreensão. Os conduzidos já eram

investigados pela DIC há aproxima-damente quatro meses.

As investigações apontaram que Cledson Maciel de Souza era o for-necedor de entorpecentes de Evan-dro Apolinário, taxista preso pela DIC no mês de maio de 2015, o qual mantinha um tele entrega de dro-gas, utilizando-se de seu táxi para realizar a entrega das drogas e com isso tentar enganar a Polícia.

Já Anderson Rodrigues da Silva,utilizava-se de seu estabeleci-mento comercial, anexo a sua resi-dência, como fachada para exercer a sua traficância e assim tentar justifi-car a intensa movimentação de usu-ários que se deslocavam até o local.

Cledson Maciel de Souza e An-derson Rodrigues da Silva foram conduzidos para Delegacia de Po-lícia, sendo que após a realização dos procedimentos policiais foram encaminhados para UPA de Videira, onde ficam a disposição da Justiça.

Camionete fica sem freios e motorista bate no poste

ACIDENTE NO CONTORNO

Na terça-feira(14), por volta das 8:45 Hs, na SC 135, próximo ao Trevo de Acesso ao Contorno Sul

Luiz Henrique da Silveira, saída para Tangará, aconteceu um acidente, envolvendo uma camionete, per-tencente a Empresa Gaia que está fa-zendo a revitalização da Rodovia no Trecho de Videira sentido Joaçaba.

Após a informação do fato, via-turas da Policia Militar Videira e o Corpo de Bombeiros deslocaram rapidamente, realizando os proce-dimentos no local. O condutor pre-cisou de atendimentos no local e foi conduzido para o Hospital Divino Salvador de Videira.

Segundo informações do mo-torista, ele estava descendo sentido Tangará a Videira, quando percebeu que estava sem freios e para evitar um dano maior, puxou o freio de mão, rodopiou na pista e bateu no poste do outro lado da via.

A PM sinalizou para a segurança dos demais condutores e acionou a Policia Militar Rodoviária para efe-tuar os levantamentos e o registro da ocorrência. MOTORISTA RODOPIOU NA PISTA E BATEU NO POSTE DO OUTRO LADO DA VIA

COLISÃO SEGUIDA DE SAÍDA DE PISTA É REGISTRADA NA RUA SAUL BRANDALISE

FOTO ESPIÃO NOTÍCIAS.

FOTO ESPIÃO NOTÍCIAS.

DIC de Videira prende mais um por tráfico

COLISÃO NO BAIRRO DOIS PINHEIROSUm acidente foi registrado por volta das 10:00 Hs da manhã de quinta feira(16)

no Bairro Dois Pinheiros na Rua Saul Brandalise. De acordo com as informações apu-radas no local, o GM Vectra de Campos Novos, estava estacionado e ao sair teve a vi-são ofuscada por outros veículos estacionados, não percebendo que o VW Gol descia sentido centro. Sem conseguir evitar a colisão o motorista do Gol colidiu o veículo na lateral frontal do Vectra, rodou na pista e caiu no barranco na margem direita da rua.

O Corpo de Bombeiros deslocou rapidamente ao local para prestar os atendi-mentos necessários. Após conversa com os envolvidos, ficou constatado que os ocu-pantes do Vectra nada sofreram, inclusive havia uma mulher grávida no veículo que também ficou ilesa. Já o condutor do Gol, queixava-se de dores no ombro, recebeu os primeiros socorros no local, sendo conduzido ao Hospital para atendimentos médicos.O veículo Gol e o Vectra estavam com a documentação regular, sendo que foram liberados pela Policia Militar Videira para Retirada do local.

Page 10: Agorasite105

10 Videira, 18 de Julho de 2015

E!EDUCAÇÃO

DUAS ESCOLAS DA 9ª SDR PARTICIPAM DE FEIRA NACIONAL DA MATEMÁTICA

Iomerê tem alunos classificados >> Iniciativa conta com dois estudantes da EEB Frei Evaristo classificados.

PROGRAMA PARLAMENTO JOVEM

JOSIANE ZAGODas assessorias

Dois trabalhos com o foco essencialmente agrícola foram os clas-sificados no Programa

Parlamento Jovem, pela Secre-taria de Estado da Educação. Os autores são dois alunos da Escola de Educação Básica Frei Evaristo, de Iomerê. Eles ficaram entre os oito projetos selecionados do es-tado e agora competem para ficar entre os finalistas, sendo que os dois melhores do estado pode-rão vivenciar a realidade de um deputado federal, durante cinco dias na capital federal. Para o se-cretário de Estado de Desenvol-vimento Regional, Dorival Carlos Borga, é a educação rompendo barreiras,“Ficamos extremamen-te satisfeitos em verificar que de oito projetos do estado todo, dois são da nossa regional, na Escola Frei Evaristo de Iomerê. Parabe-nizamos a direção, professores e especialmente os alunos pelo em-penho e dedicação”, afirmou.

A etapa estadual da 12ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro conta com o trabalho da aluna do terceiro ano do Ensi-no Médio de Iomerê, Giulia Ma-riani Pasqual, que elaborou um projeto que consiste no repasse de recursos pelo Governo aos pro-

dutores rurais para investimento em geração de energia por meio do aproveitamento de dejeto de suínos. Pelo projeto da aluna, os produtores, como contrapartida, promoveriam a geração de ener-gia e devolveriam os recursos ao governo, sem o aditivo de juros.

Segundo a justificativa apre-sentada, o projeto foi idealizado devido a realidade econômica de Iomerê. Segundo ela, o município é essencialmente agrícola e há ne-cessidade de serem apresentadas alternativas para o crescimento e o desenvolvimento, sem resultar em ônus para o meio ambiente. “Fiquei muito feliz com o resulta-do”, afirmou.

Outro aluno classificado na etapa estadual, também da EEB

Frei Evaristo, de Iomerê, foi o alu-no Anderson Franciosi. O proje-to também teve a base agrícola e consistiu na criação de ferramen-ta de prestação de serviços para análise de solo para os produtores rurais. Segundo ele, muitos agri-cultores realizam adubação com dejetos de suínos, sem realmente saber das reais necessidades do solo, os nutrientes e as substân-cias inexistentes.

De acordo com os estudantes, ambos orientados pelo professor de sociologia Luiz Alves, a partici-pação foi decorrente de um estudo realizado sobre as leis e suas for-matações. Posterior todos os estu-dantes foram instigados a propor projetos dentro da realidade local vivenciada. Os mesmos foram ca-

dastrados e nesta segunda-feira, dia 13, divulgados pela Secretaria de Estado da Educação. O próxi-mo passo será o recadastramento online dos projetos para análise da Câmara dos Deputados.

No estado de Santa Catarina foram 64 estudantes inscritos. O resultado final dos classifica-dos para a etapa nacional será divulgado no dia 17 de agosto. Uma comissão formada por es-pecialistas em processo legisla-tivo escolherá os melhores. Dos 78 “Jovens Deputados” a serem escolhidos, dois serão de Santa Catarina, número proporcional ao número de deputados fede-rais. Neste ano, o programa será realizado entre os dias 21 e 25 de setembro, em Brasília. Os traba-

lhos iniciam com distribuição dos parlamentares nas Comis-sões do Parlamento Jovem Brasi-leiro e distribuição dos projetos aos relatores, simulando todas as etapas do processo legislativo.

Para a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, o resulta-do é fruto do trabalho desenvol-vido na rede estadual de ensino da 9ª SDR “Temos professores e um corpo técnico especialmente comprometidos o que reflete em uma educação de melhor quali-dade, com um engajamento maior por parte dos estudantes. A classi-ficação em programas estaduais é só uma pequena demonstração da qualidade e do poder da educação na nossa regional. Parabéns a to-dos os envolvidos” finalizou.

SAIBA MAIS

Os classificados na etapa estadual1 - Jeferson Gibrair Junior MadellaEscola de Educação Básica Olga Professora Olga Nunes de Abreu, em Coronel Martins 2 - Kelvin Gandin FariasEscola de Educação Básica Profes-sora Antonieta Silveira, em Palmeira 3 - Giulia Mariani PasqualEscola de Educação Básica Frei Evaristo, em Iomerê 4 - Matheus AntunesEscola de Educação Básica João

XXIII, em Maravilha 5 - Alana Karolyne Dametto dos SantosEscola de Educação Básica Rui Barbosa, São Lourenço do Oeste 6 - Lucas de CastroInstituto Estadual de Educação, em Florianópolis 7- Anderson FranciosiEscola de Educação Básica Frei Evaristo, em Iomerê 8 - Cryslan Jorjan de MoraesColégio Dom Jaime Câmara, em São José

FOTO DIVULGAÇÃO

OS CLASSIFICADOS - GIULIA MARIANI PASQUAL E ANDERSON FRANCIOSI

Duas escolas da rede estadual de ensino da 9ª Secretaria de Estado de Desen-volvimento Regional (SDR) foram selecionadas na etapa estadual e representam a região na Feira Nacional da Matemática que acontece de 15 a 17 de julho, no município catarinense de Jaraguá do Sul. As escolas vencedoras são: EEB Go-vernador Borhausen, de Arroio Trinta e EEB Adelina Régis, de Videira. Os projetos que estão sendo apresentados foram desenvolvidos em sala de aula cujos conte-

údos foram trabalhados de forma interdisciplinar. “A Feira Nacional de Matemática tem como finalidade promover a construção e divulgação dos conhecimentos matemáticos, socializando suas pesquisas e resultados. Ter escolas da nossa regional como representantes nesta Feira Nacional é muito importante e reforça a qualidade do ensino na nossa rede estadual” afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Dorival Carlos Borga

Page 11: Agorasite105

EVENTOS 11Videira, 18 de Julho de 2015

REDAÇÃODas assessorias

SAIBA MAIS

Começou o 7º Rally Transcatarina>> Com muita chuva e terreno liso, prólogo antecipou emoções em Fraiburgo

LARGADA

Desafio em alta intensidade! A tomada de tempo que definiu a ordem de larga-da para a primeira etapa

da competição teve chuva, lama e laços... E desta forma, começou o 7º Rally Transcatarina

Controlar o carro em um chão com lama e bastante liso é uma tarefa bem difícil... Principalmente quando é preciso obedecer às médias de ve-locidade impostas por uma competi-ção. Com chuva então... Nem se fala! Mas o que pode ser complicado para alguns, para outros é a mais pura di-versão... E desta forma, deu-se início a mais um Rally Transcatarina.

Na tarde de quarta-feira, foram percorridos os primeiros quilômetros dos 830 quilômetros que estão por vir. Entre Fraiburgo e Jaraguá do Sul, as mais de 180 duplas disputarão "se-gundo a segundo" o título do certame, que terá como cidades sedes Timbó Grande, Canoinhas, Major Vieira, Rio Negrinho e Corupá. As categorias existentes são Máster, Graduado, Tu-rismo, Jeep, Passeio e Adventure.

O prólogo - tomada de tempo que definiu a ordem de largada para a pri-meira etapa - teve 10 quilômetros e percorreu estradas de terra de um po-mar de maçã. Nada mais proposital, uma vez que Fraiburgo é conhecida como a Terra da Maçã.

Por conta da chuva ininterrupta , o terreno estava bastante liso, exigin-do muita habilidade e concentração dos competidores, fazendo com que

a pilotagem e a navegação fossem ainda mais precisas. Manter o veículo dentro do curso do caminho foi com-plicado. Porém, sabe-se que o prólogo não vale ponto, por isso, cada equipe tem uma estratégia diferenciada.

E quem abre o trecho cronome-trado na Máster são Marcos Bezerra e Ronaldo dos Santos, que já mos-traram que não tem piso liso que "os segurem". Na sequência ficaram Acyr

Hideki e Renan Medeiros, seguidos por Marcelo Rorig e Roberto Spessat-to. "Para abertura esperamos mais um dia com muita chuva e lama, e, depois deste desafio, sabemos que não será fácil vencer essa competição. Mas con-tinuaremos com a mesma 'pegada' em busca do pódio", contou Bezerra.

Pela Graduado, Dorivaldo Muller e Bianca Ruckl cravaram a melhor pontuação no prólogo. Na segunda

posição ficaram Rafael Cabongue e Neto Andrade, e em terceiro Juares Lacerda e Paulo de Oliveira. "Deu tudo certo, o prólogo foi mais curto do que estamos acostumados, mas tam-bém foi desafiador. Esse saldo positivo nos deixa mais confiantes para os pró-ximos dias", falou Muller.

Reginaldo da Silva e Maurício Gonçalves conquistaram a primeira colocação na ordem de largada da

categoria Turismo. Logo atrás virão Matias Grazziotin e Luciano Peruffo, e Orli Katzer e Gustavo Katzer, em se-gundo e terceiro lugares, respectiva-mente. "Apesar da chuva que deixou o piso escorregadio, a prova foi segura. Esse foi um excelente começo para nós e, agora, a motivação para vencer é ainda maior", disse Silva.

E pela Jeep, Kassiano Kerber e Francisco Sette são os primeiros a co-locarem o "velho guerreiro" na trilha. "As médias de velocidade estavam mais justas que o habitual e tivemos que ter cautela e poupar equipa-mento para evitar quebras. Estamos entusiasmados com o que ainda en-contraremos pela frente", declarou Sette. E eles não estão sozinhos, atrás deles virão Guilherme Melere e Felipe Fuentefria em segundo, e Aroldo Nery e Fabio Zagonel em terceiro.

DONI CASTILHO/DFOTOS

PROGRAMAÇÃO16/07 - QUINTA-FEIRA ROTEIRO: Fraiburgo - Timbó Grande - Canoinhas

17/07 - SEXTA-FEIRAROTEIRO: Canoinhas - Major Vieira - Rio Negrinho

18/07 - SÁBADOROTEIRO: Rio Negrinho - Corupá - Jaraguá do SulÀ NOITE: premiação na Associação Baependi em Jaraguá do Sul

O melhor sistema de telemetria e monitoramento.NA COMPRA DE UM FORD CARGO 2429, LEVE DE GRAÇA FORDTRAC*

Confira os serviços da Ford Caminhões:

*Serviço grátis válido apenas por um ano. Operação FINAME PSI, taxa de 0,76% ao mês = 9,5% ao ano, para planos de até 72 meses e até 70% do bem fi nanciado, podendo ser ampliado para até 90%* do bem fi nanciado com carência de 6 meses para micro, pequenas e médias empresas que possuam faturamento anual de até R$ 90 milhões. Operação BNDES Finame na Sistemática Convencional. O plano BNDES Finame é fi nanciado com recursos do BNDES, de acordo com o disposto na Circular nº 01/2015 - de 5/1/2015 e demais normas desta instituição, conforme cláusulas contratuais. As condições estão sujeitas a alteração por parte das autoridades monetárias BACEN e BNDES. Promoção válida em todo o território nacional para a linha Cargo zero km até 31/07/2015 ou enquanto durarem os estoques.

Todos juntos fazem um trânsito melhor.

(49) 3533.6700 | VIDEIRA-SCÚLTIMAS UNIDADES ANO/MODELO 2014/2015

Motor Cummins 6.7L com 290 cv; Transmissão de 6 ou 9 velocidades; Muito mais potência e economia.

CARGO2429 6X2 FI

NAM

E

0,76%Taxa a.m. meses

72de entrada10%O MELHOR FINAME DO MERCADO.

NESTA QUARTA-FEIRA FOI REALIZADO O PRÓLOGO DO 7º RALLY TRANSCATARINA

Page 12: Agorasite105

12 Videira, 18 de Julho de 2015

VAGAS

ATITUDE GESTÃO DE PESSOAS LTDA

Rua Saul Brandalise, 1255 1 andar - sala 3 - Celular 99346100 (Vivo) e o email [email protected].

AGÊNCIA VIDEIRA- RUA XV DE NOVEMBRO N 19 - CENTRO JUNTO AO PRÉDIO DA ACIAV

ANALISTA FISCAL: Necessária experiência. Ensino Su-perior e/ou especialização, ambos os sexos, horário comercial de 2ª a 6ª. Salário entre R$ 1500,00 e R$ 2500,00, negociável conforme experiência + VA R$ 400,00 + plano de saúde + plano odontológico + con-vênio farmácia. Oportunidade em Videira.

ASSISTENTE CONTROLE DE ESTOQUE: Necessária experiência. Ensino Médio, sexo masculino, horá-rio comercial de 2ª a 6ª. Salário entre R$1000,00 e R$1500,00 + benefícios. Oportunidade em Videira.

ASSISTENTE FINANCEIRO: Necessária experiência com NF. Ensino Médio completo, sexo masculino, ho-rário comercial de 2ª a 6ª. Salário entre R$ 1000,00 e R$ 1500,00 + benefícios. Oportunidade em Videira.

ATENDENTE COMERCIAL: Necessária experiência em atendimento e caixa. Ensino Médio completo, sexo feminino, maior de 20 anos de idade, horário de 3ª a domingo das 17h às 23h. Salário R$1061,00 + quebra de caixa. Oportunidade em Videira.

AUXILIAR DE ALMOXARIFADO: Não é necessária ex-periência. Ensino Médio completo, sexo masculino, a partir de 25 anos de idade, horário comercial de 2ª a sábado. Salário R$ 1000,00. Oportunidade em Videira.

AUXILIAR DE MANUTENÇÃO E INSTALAÇÃO ELÉTRI-CA: Não é necessária experiência, interesse em apren-der área elétrica automotiva. Ensino Médio completo, sexo masculino, maior de 18 anos de idade, horário comercial. Salário R$ 1000,00 + benefícios. Oportuni-dade em Videira.

AUXILIAR FISCAL/CONTÁBIL: Necessária experiên-cia para atuar em escritório de contabilidade. En-sino Médio completo, ambos os sexos, horário co-mercial de 2ª a 6ª. Salário em torno de R$ 1400,00. Oportunidade em Videira.

CHAPEADOR: Necessária experiência. Desejável En-sino Médio, sexo masculino, maior de 18 anos de idade, horário comercial. Salário negociável, entre R$ 1200,00 e R$ 2000,00 + benefícios. Oportunida-de em Videira.

MECÂNICOS INDUSTRIAIS: Necessária experiência, sexo masculino, ensino técnico em áreas afins, horá-rios negociáveis. Salário negociável entre R$ 1500,00 a R$ 2.500,00 + benefícios. Oportunidades em Videira, Fraiburgo e Tangará.

SOLDADOR: Necessária experiência comprovada acima de 2 anos (mig, tig e elétrica). Desejável Ensino Médio, sexo masculino, maior de 18 anos de idade, horário comercial. Salário negociável, entre R$1000,00 e R$1400,00 + benefícios. Opor-tunidade em Videira.

SUPERVISOR DE VENDAS: Necessária experiência e disponibilidade para viagens. Ensino Superior, sexo masculino, salário negociável em média de R$3.500,00, veículo e despesas por conta da empre-sa. Oportunidade em Joaçaba.

TÉCNICO DE MANUTENÇÃO PLENO: Necessário co-nhecimento em elétrica automotiva. Desejável En-sino Técnico, sexo masculino, maior de 18 anos de idade, horário comercial. Salário R$ 1553,00 + benefí-cios. Oportunidade em Videira.

VENDEDORES EXTERNOS: Necessária experiência, oportunidades em segmentos de publicidade, telefo-nia, saúde e caminhões. Ensino Médio completo ou Superior, ambos os sexos, necessário CNH. Salários variáveis. Oportunidades em Videira e região.

VENDE-SE CASA MISTA COM 2 PAVIMENTOS, LOCALIZADA NO BAIRRO FLORESTA, COM ÁREA DE APROXIMADAMENTE 110,00M². O TERRENO POSSUI ÁREA DE 412,54M². PAVIMENTO INFERIOR EM ALVENARIA:

CONTA COM 2 QUARTOS, SALA, COZINHA, 1 BANHEIRO SOCIAL.

PAVIMENTO SUPERIOR EM MADEIRA: CONTA COM 2 QUARTOS, COZINHA,LAVANDERIA, SALA E 1 BANHEIRO SOCIAL. TODAS AS PAREDES INTERNAS DO IMÓVEL SÃO

REVESTIDAS EM PVC.

VALOR: R$ 110.000,00 - NEGOCIÁVEL.

RAFAEL OLINGER CORRETORES DE IMOVEIS CRECI/SC 18.400

Rua Adolfo Konder n 105, Sala 01 (49) 3566-7368 olingercorretores.com.br

Rua XV de Novembro, 19, sala 02 | Centro- Videira SC Telefone: (49)3533-3158 E-Mail: [email protected]

VAGASVAGAS

OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO... VENDE-SE TERRENO!!!Atenção você que está buscando fazer um bom investimento, dispomos de um excelente terreno para venda, situado na SC 135 proximidades da Comunidade

de Gramados, com 59.000M2, ao lado da Rodovia.Interessados entrar em contato conosco, estamos abertos a Propostas!!!

0xx49 9914-7133. NÃO PERCA ESSA CHANCE, NEGÓCIO DE OCASIÃO!!!

Vendedor ( com experiência)

Vendedor Externo ( com experiência)

Vendedora ( com experiência, possuir CNH)

Borracheiro/ geometria

Doméstica ( com experiência)

Office Boy ( com experiência)

Auxiliar de instalador de redes

Pintor Industrial ( com experiência)

Montagem e solda ( com experiência)

Serviços Gerais ( com experiência)

Auxiliar de cozinha

Operador de guindaste ( com experiência ou curso)

Montador ( estruturas e esquadrias metálicas, com experiência)

Auxiliar de produção

Caixa

Carpinteiro

Montador externo/interno de estruturas metálicas

Office boy

Operador de guindaste

Serralheiro

Técnico e auxiliar de manutenção e instalação elétrica

Auxiliar de montagem ( estruturas e esquadrias metálicas, com experiência)

Padeiro ( com experiência)

BOLSAdeEMPREGOS

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.

AUMENTE SUA RENDA TRABALHANDO

EM HORAS VAGAS OU EM PERÍODO

INTEGRAL, GANHOS PROPORCIONAL AO SEU DESEMPENHO.

RECEBA TREINAMENTO E

ACOMPANHAMENTO. AGENDE ENTREVISTA:

(49) 9966.2500

OS CANDIDATOS DEVEM COMPARECER AO SINE DE VIDEIRA COM CARTEIRA DE TRABALHO, RG E CPF E DE PREFERÊNCIA

COM CURRÍCULO EM MÃOS.

TEMOS DUAS VAGAS PARA MECÂNICOS:Requisitos · 18 anos· Curso de eletromecânica completo ou em curso

Rua Brasil Correia, 630Farroupilha | Videira (SC)

CONTATO : 3531.3300

Page 13: Agorasite105

PUBLICIDADE 13Videira, 18 de Julho de 2015

IDIOMAS - Principais destinosÁFRICA DO SUL | AUSTRÁLIA | CANADÁ ESPANHA | ESTADOS UNIDOS |FRANÇA

INGLATERRA | ITÁLIA | MALTA | NOVA ZELÂNDIA

• A longa viagem de 17 horas do Brasil

à Nova Zelândia vale muito a pena. Foram os melhores

30 dias de férias que já tivemos. Ao

desembarcar na terra dos kiwis (como os

nativos são chamados por causa do nome

de um pássaro típico da região), o

cansaço fica de lado. Aproveitamos ao

máximo o que a NZ poderia oferecer,

desde as montanhas até as mais belas

praias.

CIDADE: AUCKLAND, NOVA ZELÂNDIA

FONES (49)3533 0498 - (49) 9104-9823

CURSO: INGLESINICIO TODA 2ª FEIRAINCLUI: - TAXA DE MATRÍCULA- CURSO DE 20 HORAS SEMANAIS- MATERIAL DIDÁTICO - TAXA DE ACOMODAÇÃO, CASA DE FAMÍLIA, QUARTO INDIVIDUAL, COM CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR POR 4 SEMANAS NÃO INCLUI:- TAXA TM- PASSAGEM AÉREA- TRANSFER DE CHEGADA E SAÍDA- SEGURO VIAGEM- DESPESAS PESSOAIS.ATE 3 MESES DE CURSO NÃO É NECESSÁRIO VISTO.

Page 14: Agorasite105

Videira, 18 de Julho de 201514

Equipes de Videira lideramcompetições estaduais

BASQUETE BOCHA PARALÍMPICA

SILVIA PALMADas assessorias

ESPORTE

A equipe adulta de basquete de Videira mantida pela AVIBA, UNOESC e Prefeitura

de Videira, por meio da Fun-dação Municipal de Esportes (FMEV), se prepara para mais um grande desafio. Neste final de semana, ela disputa a etapa final da Copa Santa Catarina de Basquete. Os jogos acontecem entre os dias 17 e 19, no Giná-sio Sebastião Cruz (Galegão), em Blumenau.

Para o treinador Fabio Oli-veira Wonzoski, a equipe de Videira tem chances de obter uma excelente classificação na competição. “Estamos entre as quatro melhores equipes de Santa Catarina. Só isso já é mo-tivo para comemorarmos. Con-tudo, nos dedicamos e treina-mos muito e tenho certeza que teremos um bom resultado”.

CAMPEONATO ESTADUAL SUB 13

A equipe masculina de basquete sub 13 de Videira, também manti-da pela AVIBA, UNOESC e FMEV, está comemorando a colocação obtida no Campeonato Estadual, que está em andamento. Até o momento, o time videirense lidera a Chave B da competição. No último final (11 e 12), aconteceu mais uma rodada, em Rio do Sul, e os videirenses disputaram e venceram duas partidas, contra o time da casa, pelos placares de 68 a 32 e 65 a 41.

EQUIPE ADULTA disputa a etapa final da Copa Santa Catarina de Basquete

O paratleta videirense Rafael Prigol participou da disputa

FOTO DIVULGAÇÃO - PMV

FOTO DIVULGAÇÃO - PMV

Paratleta videirense participou da Regional Sul de em Blumenau

No último final de semana (10 a 12), o município de Blumenau se-diou a competição Regional Sul de Bocha Paralímpica. O paratleta vi-deirense Rafael Prigol participou da disputa, representando o município de Videira, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FMEV), a Apae e a Associação Videirense de Esporte Adaptado (AVEA).

O evento reuniu aproximada-mente 70 competidores, dos três estados do Sul do Brasil. Prigol foi até as quartas de finais, quando foi derrotado por um atleta de Curitiba. “Alcançamos um ótimo resultado, estamos entre os oito melhores do sul do país. Foi uma competição de alto nível, inclusive, com parti-cipantes da seleção brasileira, ou seja, um nível bastante elevado para quem está treinando há pouco mais de dois anos”, destacou o professor e coordenador do paradesporto Gus-tavo Costenaro Brandalise.

Ainda de acordo com Branda-lise, a boa colocação de Prigol de-monstra a evolução que o parades-porto videirense está tendo, como um todo. “É nítida a evolução que estamos tendo. Isso é resultado de

um trabalho em conjunto que esta-mos fazendo e, claro, do empenho de cada atleta”. Ele agradece ainda o professor Sérgio Antônio Cirola, que acompanhou Prigol na compe-tição em Blumenau.

Page 15: Agorasite105

V!VARIEDADES

VIDEIRA RECEBE O CIRCUITO SESC DE MÚSICACom o objetivo de promover e difundir as bandas locais de Santa Catarina, no próximo dia 20 de julho, Videira recebe o Circuito SESC de Música, com a apresentação da banda Os Skrotes – de Florianópolis. O show é gratuito e acontece no Centro de Eventos Vitória (CEVI).

15Videira, 18 de Julho de 2015

GASTRONOMIACHEFFMUELLER

www.cheffmueller.com.br 49 9914 7556

SOPA DE FEIJÃO BRANCO E ERVAS

FEIJÃO BRANCO

INGREDIENTES: >> 3 alho poros picados; >> 2 dentes de alho, picados; >> 800 ml de caldo de galinha ou de legumes (NATURAL); >> 1 cebola média picada; >> 100g de cubinhos de bacon bem fritos; >> 800 g de feijão branco cozido e escorrido; >> 2 folhas de louro; >> 60 g de espinafre fresco; >> Sal e pimenta a gosto, ervas que você tenha a disposição e a seu gosto, entre elas tomilho, orégano, manjericão.

MODO DE PREPARO: Numa panela grande, refogue o alho poro, a cebola e o alho durante 5 minutos. Acrescente o caldo de galinha ou de legumes (NATURAL), o feijão branco, o louro e o cominho. Deixe que a sopa ferva. Diminua a chama do fogo e tampe a panela e deixe que a sopa ferva durante 5 minutos. Ponha o espinafre, o sal e a pimenta. Misture tudo. Sirva imediatamente junta-mente com os cubinhos de bacon.

O feijão branco é um grão rico em proteína e que ajuda a emagrecer, pois con-tém uma proteína chamada faseolamina, a qual inibe o processo de digestão do carboidrato, ou seja inibe a absorção de açúcares no sangue.Para obtermos esses benefícios temos que seguir alguns critérios: ele não deve ser cozido e sim consumido cru, e para isso ele deve ser triturado e ser consu-mido na forma de farinha. Mas antes é necessário lavar e secar ao ar livre (pode ser ao sol ou a sombra) e não deve ser colocado para secar no forno, pois perde suas propriedades. Essa farinha deve ser consumida antes do almoço e da janta, por exemplo, para diminuir a absorção da quantidade de carboidrato ingerida. Deve ser diluída em um copo de água, mas cuidado, deve ser utilizada quanti-dades pequenas, em torno de uma colher de café rasa, no máximo 1 grama por dia, pois pode ser tóxico, causando diarréia e náuseas.Outro benefício do feijão branco é que ele ajuda a prevenir o diabetes mellito, devido essa diminuição na absorção do carboidrato.

Uma opção de lazer educativa para as crianças videirenses

FÉRIAS NO MUSEU

JOSIANE UGOLINIDas assessorias

As férias e s c o l a -res de i n v e r n o

começou. Boa no-tícia para as crian-ças que terão mais tempo para brin-car, mas ruim para os pais que não tem com quem deixar seus filhos enquanto trabalham. Pensando nis-so, a secretaria de Turismo e Cultu-ra de Videira, por meio do Museu do Vinho Mário de Pellegrin, realiza o projeto Férias no Museu, com uma programação especial e gratuita, entre os dias 20 e 24 de julho, onde as crianças poderão passar a tarde no local, explorando e conhecendo o Museu.

As “Férias no Museu” propiciam uma opção de lazer cultural, ofere-cendo às crianças um espaço para experimentar e desenvolver ativida-des e brincadeiras, que estimulam a criatividade e abordam diferentes temas, de maneira lúdica e educati-va. “Estamos elaborando uma série de atividades que divertem, edu-cam e ensinam, com foco na histó-ria de Videira e do próprio Museu”, explica a coordenadora do Museu, Caroline Martello.

O público alvo serão crian-ças de seis a 11 anos, em recesso escolar. A programação iniciará sempre às 13h30 e segue até às 17 horas, monitores do Museu acom-panharão todas as atividades,

SAIBA MAISVeja a programaçãoDia 20/07, segunda-feira:Explorando o Museu do Vinho: o primeiro dia será de muita emoção com uma visita mediada pela exposição de longa duração do Museu do Vinho, atividades de caça as peças e contação de histó-rias do livro "Museu Desmio-lado", de Alexandre Britto.

Dia 21/07, terça-feira:Coleção de memórias – a construção de um museu particular: neste dia vamos desvendar através de fotos da cidade de Videira as dé-cadas de 1920 até a década de 1980, iremos descobrir quais são os lugares con-gelados no tempo através das imagens e comparar com o que temos hoje. Cada criança construirá seu museu particular, com sua concep-ção de memória e com suas vivências. Super legal!

Dia 22/07, quarta-feira:Oficina de culinária: através da matéria-prima principal do vinho, a uva, as crianças

serão instigadas a pensar sobre a industrialização dos alimentos e cuidados com a alimentação, a partir da cria-ção coletiva de uma de uma sobremesa com suco de uva. Hmmm, que delícia!

Dia 23/07, quinta-feira:Território dos Brinque-dos: Uma divertida sessão de cinema com pipoca, com o documentário, "Território do Brincar", dos documen-taristas Renata Meirelles e David Reeks, e após o filme vamos brincar com os jogos e brincadeiras apresentados no filme e escolhidos pelas próprias crianças.

Dia 24/07, sexta-feira:Pipas Literárias: O último dia de muita alegria! Faremos pipas literárias, cujo papel seda virá com um trecho es-crito que, juntas, contam uma bela história. As pipas serão confeccionadas pelas crian-ças que depois de feita de concluída será compartilhada em uma roda de leitura. E, claro vamos soltar as pipas!

FOTO JOSIANE UGOLINI - PMV

O PROJETO FÉRIAS NO MUSEU, COM UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL E GRATUITA, ACONTECE ENTRE OS DIAS 20 E 24 DE JULHO

proporcionando maior conforto e segurança aos participantes. As vagas são limitadas e as inscrições

podem ser feitas pelo telefone (49) 3566 1534 ou pelo e-mail: [email protected].

Page 16: Agorasite105

CENTRO DE ATENÇÃO AO CLIENTE 0800 702 3443

Videira 3533-8800W W W . C A R B O N I I V E C O . C O M . B R

Avance do respeito. Não avance na faixa.Fotos ilustrativas. Veículos vendidos sem implementos. Algumas versões, itens opcionais e cores estão sujeitos à disponibilidade de estoque, podendo variar seu prazo de entrega. *www.cartaobndes.gov.br . ***Taxa de 0,76% a.m. (9,5 % a.a.) BNDES Finame PSI para micro, pequenas e médias empresas (faturamento anual bruto de até R$ 90 milhões) e Taxa de 0,76% a.m. (9,5 % a.a.) BNDES Finame PSI para micro, pequenas e médias empresas (faturamento anual bruto de até R$ 90 milhões) e Taxa de 0,80% a.m. ( 10% a.a) para empresas com faturamento anual acima de R$ 90 milhões carência de 3 ou 6 meses, com entrada mínima obrigatória de 10% e carência de 3 ou 6 meses, conforme circular 15/2014 do BNDES. Condições sujeitas a alterações por atos do BACEN. Um maior percentual de entrada poderá ser exigido, de acordo com os critérios de aprovação de crédito do Banco CNHi Capital. Custo de IOF financiado na operação de CDC. O Custo Efetivo Total será variável, de acordo com o percentual de entrada e será informado no momento da contratação. Será cobrada tarifa de cadastro no valor de R$ 1.300,00 para PJ e de R$ 1.200,00 para PF. Ouvidoria: 0800 702 7041 – Centro de Atenção ao Cliente: 0800 300 3000. Condições válidas para faturamento realizado até 30/06/2015.

10% DE ENTRADA

60M E S E S

0,8%TA X A A . M . FI

NA

ME

CONDIÇÃO EXCLUSIVA

Se você queria uma chancepara ter o seu Iveco,aproveite essas condições,elas são garantidas

16 Videira, 18 de Julho de 2015 EVENTOS

Conrado & Aleksandro abrem a festa>> A ampla programação elaborada pela Prefeitura, inicia na sexta-feira e segue até o domingo

30ª FESTA JULINA DE IOMERÊ - TUDO PRONTO

REDAÇÃODas assessorias

Um grande público é esperado neste fim de semana para a 30ª Festa Julina de

Iomerê , evento considerado o maior do gênero na região. A ampla programação elabora-da pela Prefeitura de Iomerê, promotora da festa, inicia na sexta-feira (17) e segue até o domingo (19). A intenção tam-bém é comemorar o aniversá-rio de 20 anos do município, por isso, além de shows e gas-tronomia, a programação tam-bém contempla a realização do 6º Arrancadão de Jericos, o Encontro de Carros Antigos e a Confraternização de Moto-cilcistas. “Apesar da chuva du-rante a semana, adiantamos os trabalhos e toda a infraestru-tura está pronta pra receber os visitantes”, destaca o prefeito Luciano Paganini.

SAIBA MAIS

Previsão é de tempo bom para o fim de semana

Segundo os institutos de meteorologia, até o início das comemorações a chuva que cai em Iomerê e em toda a região deverá dar uma trégua. Para o sábado (18) e o domingo (19) não há previsão de chuva. Somente para a sexta-feira (17), existe a possibilidade de chover 8 mm, volume que não preocupa a organização do evento. “Vamos torcer para que essa chuva caia durante o dia, mas se for a noite, não vai ter problema, pois temos uma área coberta de 1.500 m² para abrigar os visitantes. Vai ser uma grande festa”, antecipa o prefeito Luciano Paganini.

FOTO DIVULGAÇÃO

A DUPLA CONRADO & ALEKSANDRO, NA ABERTURA DA FESTA.

Page 17: Agorasite105

EVENTOS

(49) 3566 0749 (49) 9127 8304VIDEIRA - SC

ANTES E DEPOIS DE UM MEGA HAIR. Que tal renovar seu estilo com muito glamour e praticidade , melhorando sua auto estima?O mega hair proporciona tudo isso pra você , uma técnica super usada nos dias de hoje que renova a beleza de todas as mulheres .Se você não esta satisfeita com o cabelo que tem venha conhecer e aproveitar essa técnica maravilhosa.Com nossa cabelereira Ivanilde O.Carrelli ( Vá ).

RUA SAUL BRANDALISE, 440 EDIFÍCO VIENA, SALA 22

Videira, 18 de Julho de 2015 17

No total, a Festa Julina de Iomerê terá 9 atrações se apre-sentando no palco montado ao lado da igreja matriz São Luiz Gonzaga, nos três dias de festa (17, 18 e 19 de julho). A dupla Conrado & Aleksandro, dona de hits que ecoam por rádios de todo o Brasil é uma das principais atrações do evento. Conhecida em todo o Brasil, por hits como Quem nunca, Lobos, Caminhonete inteira, Pode Chorar, Mete tequila, Signos e Toda Sexy , a dupla sensação do sertanejo univer-sitário sobe ao palco, nesta sex-ta-feira (17). Na mesma noite o palco também será ocupado pela Banda local Barbara Who e pela Banda Céu e Cantos. No sábado, 18 de julho, a progra-mação começa as 13h30 com o 1º Encontro de carros An-tigos de Iomerê, promovida pelo Autos Antigos de Videira, A noite acontecem os shows com Diego e Gabriel, Musical San Marino e Dany e Diego.

No domingo (19), logo

após a Missa de Ação de Gra-ças que inicia as 8h30, os mo-tores de jericos e motocicletas começam a roncar. A partir das 9h15 começa a recepção aos jericos e as inscrições para o 6º Arrancadão, bem como a Confraternização dos Motoci-clistas, promovida pelo Moto-grupo Ave Negra. A partir das 17h, a festa será animada pelo Musical JM. Todos os shows são gratuitos. O presidente da CCO - Claudemir Agostini des-

taca que a programação cultu-ral durante a festa também será marcada pela apresentação da Banda Municipal Santa Cecília e o Coral Municipal e a apre-sentação do Grupo de Dança Municipal. Todas as noites haverá baile promovido pela Associação de Pais e Professo-res das Escolas do município, com animação de Chiquito & Bordoneio, Banda San Rafael e Musical JM. Para os bailes ha-verá cobrança de ingresso.

Shows, adrenalina e emoção na programação

FOTO DIVULGAÇÃO

FESTA JULINA DE IOMERÊ TERÁ 9 ATRAÇÕES

Page 18: Agorasite105

FONE: FONE (49)3566-4952 WWW.GRUPOCINE.COM.BR

Programação de 16 à 22/7

NA TELONA

HORÓSCOPO DA SEMANA

SORRIAPASSANDO COLA

Na aula de história, a professora distribui um teste surpresa sobre o imperador Júlio César. Como co-nhece bem seus alunos, já avisa:— Se eu pegar alguém colando, vou dar nota zero para todo mundo!Então, no meio da prova, Joãozinho disfarçadamente cutuca o amigo e sussurra:— Juninho, não sei nada! Me passa uma resposta: o que o Júlio César disse quando morreu?O amigo responde:— Ele disse: “Até tu, Brutos?” e morreu. Só que escreve algo diferente, para a professora não notar que foi cola.Mais tarde, quando a professora foi corrigir, viu na prova do Joãozinho:— “Até tu, Popaye?”.

MINIONS – 3D - Sala 1Animação – Dublado – Livre – Duração: 95 min.Todos os dias: 14h30

MINIONS – 3D - Sala 2Animação – Dublado – Livre – Duração: 95 min.Todos os dias: 17h05

HOMEM FORMIGA – 3D – Sala 1Ação – Legendado – 12 Anos – Duração: 117 min.Sex: 21h30Seg. à Quinta-Feira: 16h30 – 19h00 – 21h30Sexta-Feira: 16h30 – 19h00

O EXTERMINADOR DO FU-TURO – 3D - Sala 2Ação/Ficção Científica – Du-blado – 12 Anos – Duração: 125 min Todos os dias: 21h20

CIDADES DE PAPEL – 2D - Sala 2Aventura/Romance – Dublado – 12 Anos – Duração: 105 min.Seg. à Quinta- Feira: 14h45 – 19h10

QUADRINHOS

R!REVISTA

18DICA DE CD DICA DE LIVROAMIGO DA ARTE – ALCEU VALENÇA Após 6 anos de recesso, Alceu Valença mostra um CD que reúne frevos, maracatus, caboclinhos e cirandas, principais gêneros do Carnaval Per-nambucano. Intitulado "Amigo da Arte" o disco, da gravadora Deck, tem a produção assinada por Paulo Rafael e a masteriza-ção de Ricardo Garcia.

AFTER: DEPOIS DO DESENCONTRO Tessa passa pelo momen-to mais difícil de sua vida. Enquanto luta para crescer na carreira com a qual sempre sonhou, seu mundo é virado de ponta cabeça: a inesperada aparição de seu pai e uma traição imperdoável. De Anna Tedd, o livro tem 416 páginas e é um lançamento da Editora Companhia das Letras.

ÁRIESSua reputação será elevada e seus ideais e ações deverão ser seguidas por pessoas que vivem a sua volta. Para que isso aconteça, siga e dependa da sua própria capacidade.

TOUROMuita disposição, otimismo e compreensão para com os outros. Assim estará você nesta fase que tem tudo para ser maravilhosa. Evite estragar tudo isso por causa do ciúme.

GÊMEOSPeríodo dos melhores para os escritos e o comércio de um modo geral. Pode solicitar favores de amigos e familiares em qualquer caso de dificuldades. Fluxo bené-fico às viagens e ao lazer.

CÂNCEREvite assumir compromis-sos contra os seus interesses, mesmo que seja para agradar alguém. Você não deve perder um só dia para realizar tudo o que houver de importante.

LEÃOBons prenúncios. Este período lhe trará êxito. Não perca tempo com minúcias. Arrisque-se em projetos mais audaciosos mesmo que os outros não acreditem. Olhe sempre para frente.

VIRGEMO momento pressagia o recebimento de ótimas notícias e de apoio moral e financeiro. Êxito em viagens, no amor, diversões e pas-seios. Viva a vida e seja feliz.

LIBRAConfie em si mesmo pro-curando compreender o seu valor profissional, relacion-ando-o ao bem que poderá causar ao seu semelhante no futuro. Valorize o seu intelecto.

ESCORPIÃOFavorecimento em muitas coisas. Haverá bons fluxos para estudos, exames, testes, averiguações, notícias e corre-spondências. Terá a capaci-dade de raciocínio aumentada.

SAGITÁRIOAlguém poderá lhe dar valio-sas sugestões ou orientações neste momento. Período promissor de felicidade sentimental e harmonia doméstica. Acautele-se em relação a sua saúde.

CAPRICÓRNIOAlguma chance de êxito financeiro deverá surgir e você poderá aproveitá-la com sua ca-pacidade de ação e inteligência. Procure controlar as oposições e obstáculos que surgir.

AQUÁRIONesta fase do ano, você terá surpresas agradáveis se en-trar em contato com pessoas amigas. Ascensão prevista durante todo este período. Amor favorecido. Seja mais otimista nos estudos.

PEIXESNotáveis probabilidades de sucesso em questões relacion-adas com o trabalho. O contato com pessoas íntegras lhe será útil. Aproveite as boas oportu-nidades que irão aparecer.

ESFRIOU Lembra daquela história de tirar o programa da Sabrina Sato das noites de sábado e levar para as sextas-feiras? Isso deu uma esfriada na Record.Pois bem, ninguém falou mais nisso, até porque ela vem cumprindo seu papel no horário estabelecido, que é o de ocupar a vice-liderança isolada de audiência. Mais que isso, todo mundo sabe que não dá.

A TV TEM CADA UMAA nossa querida e amada televisão insiste em surpreender o respeitável público. Chega agora a informação que o Paçoca, do Celso Zucatelli tem salário para "trabalhar" no programa "Melhor pra Você". O salário do Paçoca, segundo se especula na emissora, deve girar em torno de R$ 15 mil. Não se trata de uma informação oficial, mas é o que dizem funcionários da casa.

CAIU DO CAVALO

Videira, 18 de Julho de 2015

Cristiane Pelajo falou sobre sua volta ao trabalho, no coman-do do "Jornal da Globo", após um acidente com cavalo que aconteceu há pouco mais de um mês.A jornalista revelou o que aconteceu no dia da queda: "O cavalo se assustou com alguma coisa e empinou. Eu caí e me machuquei do lado esquerdo (rosto, mão e joelho). Foi a minha primeira queda! Dizem que a primeira a gente nunca esquece, né? Eu, com certeza, não esquecerei [risos]!".

SEM CRIANÇAS Quem sintonizou o SBT a partir das 9 da manhã de quarta-feira (15), sem acessar a internet, se depa-rou com uma surpresa no "Bom Dia & Cia".Por decisão do juiz Flávio Bretas Soares, juiz da Infância e Juventude do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, as crianças Matheus Ueta e Ana Júlia foram retiradas da apresentação do programa por terem uma carga de trabalho acima do que podem para as suas idades - 9 e 7 anos, respectivamente.

Page 19: Agorasite105

TV&CIA Videira, 18 de Julho de 2015 19

SINOPSES DA SEMANA DE 20 A 25 DE JULHO DE 2015 ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS.

resumo de novelasSEGUNDA-FEIRA QUARTA-FEIRA SEXTA-FEIRAQUINTA-FEIRA SÁBADOTERÇA-FEIRA

NÃO HÁ EXIBIÇÃO.

19H

30, N

A G

LOBO

18H

00, N

A G

LOBO

21H

10, N

A G

LOBO

23H

00, N

A G

LOBO

17H

55, N

A G

LOBO

Nat conta a Duca e Karina que sua me-mória está voltando aos poucos.Lobão tem esperança de que Nat esteja armando contra Duca. Dalva desconfia do comportamento de Nat. Germano visita Nat e checa seu estado de saúde.Começa a grava-ção do clipe de Sol com a música de Pedro. Nat decide trabalhar no QG.

Ariel consegue resgatar Emília do incêndio, mas a casa fica destruída.Vitória torce para que Emília não tenha resistido ao incên-dio. Gema e Chico cuidam de Emília, que pede para a amiga olhar por Lívia.Bento conduz Vitória à antiga casa de Bernardo e Emília. Botelho aconselha Gema a conversar com Lívia sobre o estado de saúde da mãe.

Gabo orienta Ester a reforçar a segurança da sua casa ao descobrir que Grego esteve lá. Soraya e Gabo comentam sobre a morte de Tiago e Júnior escuta a conversa dos dois. Gabo avisa a Grego para se afastar de sua família. Clarice exige que Mari fique longe de seus filhos e acusa a menina de estar interessada ape-nas no dinheiro de Tomás.

Anthony afirma para Gio-vanna que Alex não era o amante de Angel.Alex qui-ta a dívida do apartamen-to de Hilda e Carolina se emociona. Angel pede que Guilherme a acompanhe no jantar de Alex. Visky aprova o perfil de Roy e Larissa comemora. Fanny desconfia de Giovanna e orienta Visky a seguir Anthony. Fanny sugere casamento a Anthony.

Nat comenta que sentiu carinho por Karina, mas Lobão a convence de que a menina é falsa.Pedro e Karina fazem uma reconstituição de sua história para Tande, que começa a filmar o clipe sem que o casal perceba. Nat salva Karina de um aciden-te, mas sente raiva da menina. Nat sabota a academia de Gael.

Padre Luís ordena que Lí-via siga sua viagem, mas a menina decide voltar com Ariel para ver Emília.Vitória diz a Felipe que deseja ver um filho seu com Melissa. Zilda sugere que Afonso se aproxime de Bianca. Melissa ga-rante a Dorotéia que não deixará Felipe permanecer em Campobello.Gema impede Lívia de ver a mãe e a menina desconfia.

Soraya se preocupa ao saber que Izabelita a con-fundiu com Mari.Tomás avisa a Soraya e Benja-min que Izabelita pode estar com a doença de Alzheimer. Janice finge que quer ser amiga de Jú-nior e lhe dá um presente.Dilson sente falta do seu prendedor de gravata. Soraya contrata Danda como consultora de estilo de seus empregados.

Pia conhece Carolina. Giovanna percebe os olhares entre Alex e Angel. Alex faz o pedido oficial de casamento a Carolina e Pia teme que os dois tenham um filho.Carolina e Rogério se divorciam com a ajuda de um advogado de Alex. Viviane insinua para Rogério que eles devem se beneficiar do novo marido de Carolina.

Dandara insiste para que René se revele para Del-ma como seu pretendente virtual.Todos aprovam o clipe de Tande para a música de Pedro. Pedro descobre que o aniversá-rio de Karina se aproxima e Tomtom ajuda o irmão a criar um presente para a namorada.Dandara passa mal e Nat, orienta-da por Lobão, socorre a professora.

Vitória dá a Afonso a função de criado pessoal de Felipe e Zilda se enfu-rece. Bento comenta com Vitória que acredita que Emília não tenha resistido ao incêndio. Padre Luís e Irmã Lúcia vão à casa de Gema buscar Lívia, mas a menina se recusa a ir para o convento antes de escla-recer o estado de saúde de sua mãe.Emília diz que sente que irá morrer.

Danda conta para Tomás que Mari está desem-pregada e sugere que ele invista em um restauran-te para ajudar a filha. Benjamin pergunta sobre a morte do pai a Soraya e acusa Gabo de ter se be-neficiado com a tragédia.Gabo propõe a interdição de Izabelita e a transfe-rência direta das ações da sogra para Soraya, dei-xando Benjamin furioso.

NÃO HÁ EXIBIÇÃO.

Os paramédicos levam Dandara para o hospital e Gael a acompanha.Duca revela que Nat salvou Dandara e Karina pede que a lutadora os acompanhe ao hospital. Karina afirma a Pedro que não gosta de come-morar seu aniversário. Delma se prepara para o encontro com seu preten-dente virtual e estranha a demora do rapaz.

Emília revela a Lívia que ela é neta de Vitó-ria.Felipe conversa com Massimo sobre vinhedos e Salomé o convida para o chá que ofere-cerá a Vitória. Alex e Felícia combinam de brincar escondidos com Chico.Emília é operada às pressas. Melissa dis-farça o desagrado com a decisão de Felipe em ficar em Campobello.

Benjamin defende a per-manência de Izabelita na Pilartex.Clarice insinua que Mari pode não ser filha de Tomás e exige que ela faça um teste de DNA. Jávai conta para o arquiteto que foi o exe-cutivo da Pilartex quem deu sumiço em Grego.Gabo ameaça mostrar para Grego a gravação de seus encontros amoro-sos com Ximena.

Visky arma um plano para Fanny flagrar Anthony com Giovanna.Carolina pede demissão do seu emprego e Everal-do consente, magoado. Angel declara que prefere morar com a avó a se mu-dar com Carolina e Alex.Pia tenta impedir Alex de se casar. Larissa termina seu relacionamento com Sam e promete exclusivi-dade a Roy.

Lobão pede que Nat finja que está apaixonada por Duca.René se declara para Delma. Pedro apoia o re-lacionamento entre Delma e René. Sol comemora as possibilidades de melho-rar a sua vida e a de sua mãe.BB e Lírio tentam descobrir o segredo de Joaquina. Pedro arma uma festa surpresa para Karina. Nat finge passar mal e abraça Duca.

Os médicos afirmam que não há mais nada a fazer por Emília e convocam Padre Luís.Lívia conforta a mãe. Vitória acredita que Emília está morta. Bento assedia Rosa. Padre Luís reza por Emília, que apresenta melhora em seu estado de saúde.Vitória visita o suposto túmulo de Emília. Dorotéia avisa a Felipe que seu filho Rober-to chegará a Campobello.

Mari exige que Danda explique para Tomás que não lhe pediu dinheiro. Benjamin chora quando Soraya confirma para o filho que Izabelita está com a doença de Alzheimer.Mirela desmaia ao ser informada da morte de Raul. Benjamin avisa a Soraya que não deixará ninguém internar Izabe-lita no asilo .

Giovanna confronta Alex sobre levar Angel em sua viagem com Caro-lina. Divanilda procura por Larissa.Visky ajuda Larissa. Pia descobre que está grávida. Angel e Hilda se surpreendem com o novo visual de Carolina. Alex e Carolina se casam e viajam com Angel. Alex propõe passar mais tempo com Angel, com a descul-pa de conhecê-la melhor.

Emília revela sua história a Padre Luís e afirma que foi Vitória quem provocou o incêndio em sua casa. Lívia diz a Padre Luís que deixará o convento quan-do sua mãe se recuperar.Vitória analisa a proposta de Robson para a compra de suas terras e Felipe in-sinua que a tia não parece ter intenção de vendê-las.Felipe beija Lívia, que o acusa de traidor.

Tinoca orienta Mirela e Claudete a enterrarem o boneco em um cemitério, em noite de lua cheia, se não quiserem que Raul vire um lobisomem.Benja-min se muda para a casa de Izabelita. Mari diz a Tomás que decidiu aceitar seu empréstimo para abrir o negócio com Olga. To-más descobre que Clarice tirou todo seu dinheiro da conta do banco.

NÃO HÁ EXIBIÇÃO.

Beatriz e Murilo entram no apartamento de Evandro, que consegue imobilizar o suposto assaltante. Inês vai com a polícia até o apartamento de Evandro e desconfia da história contada por Beatriz.Beatriz descobre que o rapaz que a acompanhava não era Murilo. Olga avisa que repartirá o dinheiro da inde-nização de seu ex-marido entre seus dois filhos.

Inês insinua a Vera que Beatriz pode estar envol-vida no assalto à casa de Evandro.Estela sugere a Maria José que vá à sua casa com Aderbal. Dira Paes se irrita com Con-suelo, mas Luís Fernando afirma que o programa precisa ir ao ar.Paula e Bento sentem falta um do outro. Vinícius conse-gue resgatar Wolnei do abrigo.

Diogo afirma a Regina que ama Beatriz. Bento propõe amizade a Paula. Luís Fernando confessa a Norberto que está deven-do uma grande quantia para a construtora de seu apartamento.Consuelo pede que Xavier consiga informações sobre a vida amorosa de Rafael. Cris revela a Vinícius que está grávida. Consuelo flagra Aderbal e Inês juntos.

Vinícius afirma a Bento que quer ter o filho com Cris. Consuelo ameaça Inês e faz um acordo com Beatriz para afastar Ader-bal da advogada.Wolnei afirma a Murilo que não fará mais serviços para ele. Dora descobre que Diogo tem um caso com Beatriz e o atleta deixa a casa da mãe. Beatriz se surpreende com a chegada de Diogo em sua casa.

Aderbal e Teresa se enfren-tam e o jantar fracassa.Olí-via afirma a Caio que quer prejudicar Regina. Beatriz mostra a Aderbal as ima-gens de seu envolvimento com Inês.Estela pede que Regina se desculpe com Olívia. Consuelo conhece Cecília. Na frente de Laís, Cecília acusa Rafael. Inês pressiona Beatriz durante a reconstituição do assalto a Evandro.

Laís desabafa com Maria José e afirma que precisa de um tempo longe de Rafael. Paula e Bento se divertem como amigos. Olívia provoca Regina.Viní-cius tenta se entender com Cris, mas pensa em Regi-na. Caio contrata Regina para um novo trabalho como modelo. Beatriz dá dinheiro a Murilo, que lhe chantageia. Murilo sabota o carro de Vinícius.

VINÍCIUS AFIRMA A BENTO QUE QUER TER O FILHO COM CRIS

TOMÁS DESCOBRE QUE CLARICE TIROU TODO SEU DINHEIRO DO BANCO

BABILÔNIAI LOVE PARAISÓPOLIS

Page 20: Agorasite105

OFER

TAS V

ÁLID

AS A

TÉ O

DIA

18 D

E JU

LHO.

FOTO

S MER

AMEN

TE IL

USTR

ATIV

AS.

SUPERMERCADO ITÁLIA, É O MAIS, MAIS BARATO!!! NA XV DE NOVEMBRO, NO CORAÇÃO DE VIDEIRA!!!

SUPERMERCADO ITALIA TODO DIA MUITAS OFERTAS

NO AÇOUGUE, FRUTEIRA E PADARIA!!!

20 Videira, 18 de Julho de 2015 CONTRA-CAPA

REFRIGERANTE HOLA

2 LITROS

1,99PRESUNTO

COZIDO SULITA 180 GRAMAS

2,29MASSA SEMOLA

PARATI 500 GRAMAS

AGUA SANITARIA GIRANDO SOL

1 LITRO

OLEO DE SOJA

SOYA

1,89

1,692,38NESTE FINAL DE

SEMANA FAÇA

SUAS COMPRAS NO

SUPERMERCADO

ITÁLIA, O MAIS,

MAIS BARATO