agoraissuued77

32
Agora . Agora . www. CORREIO com.br PÁG 6 PÁG 04 A HISTÓRIA DE PAULO IRAEL KOCINSKI PUBLICADA NO LIVRO VIVA BRF ANO 2 | EDIÇÃO 77 | VIDEIRA - SC | 13 A 31 DE DEZEMBRO DE 2014 | R$ 2,00 LEI QUE ALTERA O TERRITÓRIO DE ANTA GORDA COMISSÃO ARQUIVA PROJETO DE PAESE Paese, Claudete e Sandro se posicionaram contra a solicitação. PG 2 - JAIRO NETTO Casa do Papai Noel de Videira está aberta todas as noites COMUNICADO O jornal CORREIO AGORA com essa edição dupla de fim de ano, comunica que do dia 15 até 31 de dezembro estaremos em férias. Re- tornaremos a nossa edição normal a partir da primeira semana de janeiro de 2015. A todos os nossos parceiros, anunciantes, assinantes e leitores um FELIZ NATAL e um Próspero 2015. A DIREÇÃO

Upload: moacir-oliveira

Post on 06-Apr-2016

231 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Agoraissuued77

Agora.Agora.www.CORREIO

com.br

PÁG 6

PÁG 04

A HISTÓRIA DE PAULO IRAEL KOCINSKI PUBLICADA NO LIVRO VIVA BRF

ANO 2 | EDIÇÃO 77 | VIDEIRA - SC | 13 A 31 DE DEZEMBRO DE 2014 | R$ 2,00

LEI QUE ALTERA O TERRITÓRIO DE ANTA GORDA

COMISSÃO ARQUIVAPROJETO DE PAESE

Paese, Claudete e Sandro se posicionaram contra a solicitação.

PG 2 - JAIRO NETTO

Casa do Papai Noel de Videira está aberta todas as noites

COMUNICADO O jornal CORREIO AGORA com essa edição dupla de fim de ano, comunica que do dia 15 até 31 de dezembro estaremos em férias. Re-tornaremos a nossa edição normal a partir da primeira semana de janeiro de 2015. A todos os nossos parceiros, anunciantes, assinantes e leitores um FELIZ NATALe um Próspero 2015.

A DIREÇÃO

Page 2: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014BOM DIA02

CORREIO AGORA- SEDE VIDEIRA - SANTA CATARINA - BRASIL

RUA GENELVIRA RAGADALLI N 60 SALA 01 BAIRRO UNIVERSITÁRIO

FONE (49) 3566-7759 - EMAIL: [email protected]

Diretor Geral

LEIA NO ISSUU: www.issuu/jornalagorameiooeste

Assessor Jurídico

CIRCULAÇÃOVIDEIRA

RIO DAS ANTASPINHEIRO PRETO

IOMERÊSALTO VELOSO

TANGARÁCNPj 15.808.936/0001-10

Moacir Nunes de Oliveira

Roberto Olinger OAB/SC 22.83

BA

DO

DO

MIN

GO31 3020 21

Então é Natal!

JAIRO NETTO email [email protected]

ABRAÇOSDASEMANA

>> Para Edilze Perosa, de ani-versário dia 09. Felicidades!

>> Para Nuves Rosana Frago-so, aniversariante do dia 10. Parabéns!

>> Para Thaliane Moresco Todt e Luis Henrique Freitas Machado, o popular Macgyver, pela passagem do aniversário dia 11. Votos de saúde, paz e muita prosperidade!

As festas de fim de ano já estão batendo à nossa porta. E os

discursos de nossos familia-res, amigos e conhecidos já começaram: porque ano que vem eu vou parar de fumar, vou emagrecer os 10 quilos que estou precisando perder; vou iniciar uma faculdade; vou mudar de emprego e, por aí vão as tantas e tantas promessas que você conhece bem, não é verdade? Bom, se você nunca cumpre essas

promessas, não se enver-gonhe. É difícil mesmo. A maioria nunca chega lá: só 8% das pessoas cumprem o que prometeram de ano novo, segundo uma pesquisa da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos. Mas, que tal você se esforçar um pouco mais na busca dos seus objetivos? Parece que estamos vivendo uma fase em que cada vez mais as pessoas acham desculpas e\ou culpados para as coisas. Mas, será que

cada um está fazendo a sua parte? Quero aproveitar esta pequena reflexão para desejar a todos os meus leitores muita saúde, que é o primordial, paz, harmonia e felicidades. Que Deus possa derramar suas ricas bênçãos sobre cada um de vocês e lhes conceda um final de ano repleto de ale-grias e que 2015 seja cheio de realizações. Mas, não esqueça, você também precisa fazer a sua parte, ok? Um abençoado Natal e Feliz Ano Novo!

Sintonia

Cartinhas de crianças carentes

Casa do Papai Noel está aberta todas as noites

Amigos daBiblioteca

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Videira reuniu li-deranças da cidade e da região em jantar de confraternização realizado no último dia 4. Quem marcou presença no evento foi o Deputado Estadual, eleito pela sigla, Rodrigo Minotto que, na oportunidade, reforçou seu compromisso com Videira e com os municípios vizinhos e disse ao Prefeito Wilmar Carelli, que as portas de seu gabinete na Assembléia Legislativa estarão sempre abertas para o chefe do executivo videirense. Carelli por sua vez parabenizou Minotto por sua eleição e ressaltou a aliança históri-ca e a lealdade entre o PDT e o PMBD de Videira há longos anos. O presidente do PDT Celso Silva e o vice o vereador Clarimar Bet-toni agradeceram o apoio recebido em 2014, dos pedetistas.

A Associação dos Amigos da Biblioteca Municipal Euclides da Cunha (AABEC) realizou no último dia 2, reunião de avaliação sobre as ações desenvolvidas em 2014. Foi unânime o sentimento de que o ano foi muito positivo para a AABEC que além de ter con-seguido repasses significati-vos para a biblioteca Euclides da Cunha, comemorou ainda o aumento do número de visitantes nas feiras do sebo, o sucesso da Feira do Livro e a grande aceitação das feiras itinerantes realizadas no IFC e na Unoesc. Destaque também para o sucesso da campanha “Loucos por Livros”, que deverá ser repetida em 2015. Falando em 2015, a primeira Feira do Sebo do próximo ano já tem data marcada: 7 de março na Praça Nereu Ramos.

COMUPAVIO Presidente do Conselho Municipal de Proteção aos Animais de Videira (COMU-PAVI) Vilso Vanz se reúne no próximo dia 16 com a Secre-taria Executiva do referido conselho, para avaliar as ações desempenhadas em 2014. De acordo com Vanz, a licitação para as 300 castrações que serão custeadas pelo poder público está agendada para o dia 17 e a expectativa é que logo que esteja defini-da a clínica vencedora, seja iniciado o cadastramento dos animais de pessoas carentes e em poder das Ongs que serão beneficiados pela ação. Vanz citou ainda que nesta semana o COMUPAVI esteve reunido discutindo o Projeto de Lei referente aos maus tratos e posse e guarda responsável, o qual deve ser encaminhado do para o legislativo videirense ainda no primeiro trimestre de 2015.

Acontece Neste do-mingo, às 20h00, acontece no Ginásio de Esportes do Colégio Imaculada Conceição, o Concer-to “Em Tempo de Natal”. Uma realização da Administração Municipal, através da Secreta-ria de Turismo e Cultura, com apoio da Associação Suíça e da Associação Videira Música Viva. A entrada é frana. Prestigie!

Desde que abriu as portas ofi-cialmente, no dia 5 de dezembro, a Casa do Papai Noel, montada pela Prefeitura de Videira em par-ceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) tem recebido dezenas de cartinhas de crianças carentes que visitam o local. A intenção é que essas cartas sejam

adotadas pelos videirenses que desejam presentear os autores das cartas.A secretária executi-va da CDL – Larissa Seemann Perondi explica que os interes-sados em adotar as cartinhas podem buscá-las na sede da CDL, localizada no Bairro II Pinheiros. “Em anos anteriores as pessoas

costumavam adotar as cartinhas que iam para os Correios, opção que este ano não está disponível, por isso, queremos fazer uma apelo aos videirenses que dese-jam atender pedidos de crianças carentes que procurem a CDL e adotem as cartinhas deixadas na Casa do Papai Noel”.

Quem passa pela Praça Nereu Ramos, no Centro de Videira, após as 19 horas, se impressiona, não apenas com a beleza da de-coração natalina, mas também com o grande movimento na Casa do Papai Noel, instalada na Praça. Pelo local, passam diariamen-te centenas de crianças acompanhadas dos pais para conhecer os aposentos do Bom Velhinho. A entrada e a visitação são gratuitas. A construção, levantada especialmente para o período natalino, segue aberta até o dia 23 de dezembro, sendo que até o dia 17 de dezembro o espaço estará aberto das 19h as 22h. Já de 18 a 23 de dezembro o horário será estendido até as 23 horas.

Page 3: Agoraissuued77

Videira,13 a 31 de Dezembro de 2014 NATAL 2014 03

Que venha o Natal...Pelo muito que você tem representado para nós, queremos

dedicar a você os melhores votos de um Natal cheio de paz! Que nós possamos continuar na emoção de levar sensações

boas, de desejar felicidades, de reconciliar sentimentos, de encurtar distâncias através das palavras, que juntas, for-mam mensagens que agora, dedicamos a você.

Desejamos que neste Natal a luz que guia o mundo possa também clarear os seus sonhos de um Feliz Natal, que os anjos acampem ao seu redor para sempre te proteger amparar nessa longa caminhada da vida.

Para que o caminho seja repleto de alegrias e vitorias. Es-tamos felizes, pois a cada dia fazemos novos amigos, a cada dia aparecem mais pessoas importantes como você.

Feliz Natal, Boas Festas é o que nós, do SINTRAVIDE, desejamos a você motorista!

Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários em Transportede Cargas e Passageiros de Videira - SC

www.sintravide.com.br

Page 4: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014A CIDADE04

EVENTO

VIDEIRA NO VIVA BRFNeste último mês, cerca

de 40 profissionais da Unidade Industrial da BRF de Videira

participaram de um grandioso evento realizado em São Paulo, o VIVA BRF, onde estavam reunidos mais de 4 mil colabo-radores e lideranças de todas as unidades nacionais e internacio-nais que compõem a BRF.

Na oportunidade, os parti-cipantes conheceram mais pro-fundamente a cultura do Viva

BRF, além da oficialização de outras movimentações da em-presa na construção do seu futu-ro. Também foram convocados a, cada vez mais, disseminar o Viva BRF em suas unidades.

Durante a realização do evento, foram divulgadas as Histórias de Valor que integram o livro Viva BRF – um reconhe-cimento a funcionários que efe-tivamente fazem a diferença. Em Videira, das várias histórias selecionadas e enviadas para a

comissão que fez a seleção, a es-colhida foi do funcionário Pau-lo Irael Kocinski.

Ele esteve presente no evento, onde foi agraciado com uma edição do livro – que é recheado de histórias espeta-culares de colaboradores da companhia - autografado pelo Presidente Global da BRF, Pedro Faria. Além disso, Pau-lo também realizou o antigo sonho de viajar de avião. “Foi inesquecível”, resume ele.

A HISTÓRIA DO COLABORADOR PAULO IRAEL KOCINSKI

Um Pedaço de MortadelaTudo

começou em 1979 onde eu

tinha uma vida simples no interior

do Paraná, junto aos meus pais e aos meus

doze irmãos. Nossa vida era humildade, trabalhá-

vamos numa fazenda e, assim sendo, nossa alimen-tação era baseada basica-mente no que lá se produzia, salvo algumas coisas que meu pai comprava nos armazéns da cidade.

Nosso conhecimento sobre coisas novas era muito restrito, nosso mun-do era aquela fazenda.

Em determinado dia, após meu pai ir até a

cidade, ele chegando em casa reuniu

todos os filhos ao redor da mesa.

Aquilo era algo que

apro-xi-

mava todos, pois repre-sentava que poderíamos ganhar uma bala ou outro doce vindo da cidade. Mas naquele dia foi diferente! Lembro-me como se fosse hoje meu pai tirando de uma sacola um pedaço de mortadela, afinal, ele não tinha dinheiro suficiente para comprar uma inteira, então, trouxe um pedaço que era o suficiente para que cada um da família pudesse experimentar!

Ele cortou um pedaço para cada um e deu a todos nós, e diante das expressões pelo delicioso sabor daquela fatia rosada, olhando fixamente para meus olhos disse: “Meu filho, espero que o dia que você crescer você vá trabalhar no lugar onde fazem essa Mortandela!”... Era engraçado, porque lá em casa, todos nós falá-

vamos Mortandela!

E meu querido pai ainda frisou na sua fala que teria muito orgulho que seu filho pudesse proporcionar a mesma alegria para outras crianças, da mesma forma que seus filhos tiveram ao experimentar o delicioso produto!

O tempo passou e a vida se encarregou de trazer mudanças. E uma delas foi a minha chegada à cidade de Videira, no ano de 1990, onde desde então, entrei na então Empresa Perdigão! Minha primeira atividade foi no setor de Túneis e Congelamento, um setor que ficava muito próximo do setor de Mortadela!

Logo na primeira sema-na de trabalho, falei para meus colegas que não estava com fome e que iria esperar, passar o intervalo no setor. Mas essa foi só uma descul-pa para que eu pudesse ir ao

setor ao lado, do produto que marcou um momento tão simples, mas extre-mamente valioso da minha vida.

Estou aqui há 24 anos e foi aqui nessa cidade e nessa empresa que conquistei mui-tas coisas. Isso tudo é motivo de alegria e orgulho! Afinal, estou trabalhando numa das maiores empresas de alimentos do mundo. Tenho certeza que com minha colaboração nossa unidade produz alimentos que ale-gram à todos, nos ambientes ou nas casas onde chegam.

Meu pai partiu, mas o orgulho que ele sentiu naquele dia em poder ofere-cer à nossa família aquela mortadela através do fruto do seu trabalho é o mesmo orgulho que sinto hoje em trabalhar aqui na BRF e ajudar a pro-duzir alimentos de igual valor.”

O MOVIMENTO VIVA BRFO Viva BRF é um conjunto de ações, valores e atributos que mudam tudo: a ligação da BRF com os mercados de atuação, as relações entre gestores e equipes, as parcerias entre áreas e até mesmo a motivação no dia-a-dia. Essas ações vêm sendo desenhadas pelo Núcleo de Cultura, formado por executivos, lideranças e em-baixadores indicados, responsáveis por dialogar com os colaboradores de todas as nossas unidades sobre ações de engajamento e sobre as características da BRF, respeitando a diversidade e os costumes locais.

DIVULGAÇÃO BRF

PAULO REALIZANDO O SONHO DE VIAJAR DE AVIÃO

Page 5: Agoraissuued77

Videira,13 a 31 de Dezembro de 2014 NATAL 2014 05

W W W . G R U P O C A R B O N I . C O M . B R

Que em 2015...o amor seja a palavra-chave,o coração seja o caminho,

e que a nossa energia leve a realização dos nossos sonhos.

Desejamos que a principal luz das suas festas seja o amor.

Page 6: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014A CIDADE06

LEI QUE ALTERA O TERRITÓRIO DE ANTA GORDA

Comissão arquiva projeto de PaesePaese, Claudete e Sandro se posicionaram contra a solicitação.REDAÇÃODas assessorias

O Legislativo videiren-se votou nove maté-rias na reunião or-dinária realizada na

terça-feira (9). Dessas, oito já haviam sido aprovadas em pri-meiro turno na sessão do dia 2.

O Projeto de Lei 147/14, de autoria do vereador Wilson Pae-se (PSD), que pede revogação da Lei que altera o território do Dis-trito de Anta Gorda, teve pedido de arquivamento pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. Durante a votação do pa-recer da comissão os vereadores Wilson Paese, Claudete Vavas-sori (PP) e Sandro Caregnato (PMDB), se posicionaram contra a solicitação de arquivamento.

Após a votação, o vereador Sandro Caregnato usou a Tribu-na para esclarecer o motivo de seu posicionamento contrário ao

pedido da comissão. Sandro afir-mou que teve poucas explicações com relações a questão legal do parecer, além de julgar poucas as informações que lhe foram passadas a respeito da decisão da comissão. “Tendo a certeza de que estamos aqui para defender, principalmente, o interesse po-pular, vejo que este projeto deve-

ria ter sido aprovado”.Da mesma forma, o autor

do projeto, o vereador Wilson Paese, usou a Tribuna para se manifestar a respeito da decisão pelo arquivamento do pedido de revogação. Paese lamentou a rejeição e questionou o parecer jurídico contido no documento apresentado pela comissão. “Ga-ranto a cada um dos pares desta Casa que foram contrários a esse projeto, que este assunto estará em mãos do Ministério Público”.

Por fim, o presidente da comissão, o vereador Pedro Machienavie (PMDB), o Pedro Polaco, esclareceu que tentou esclarecer todas suas dúvidas a respeito do projeto ao longo das reuniões que o debateram. “Não sou contrário à revogação desse projeto, mas no momento, a co-missão e demais vereadores que participaram da reunião não po-dem contrariar o parecer jurídi-co que foi dado ao projeto”.

JEFFERSON ANDRADE/SECOM

PROJETO DE PAESE QUE ALTERA LEI É REJEITADO NA CÂMARA

Vereadores se reúnem com protetores de animais

O Legislativo videirense participou de uma reunião para debater possíveis soluções para o problema dos animais de rua no município. A reunião foi rea-lizada antes da sessão ordinária de terça-feira (9) e teve a pre-sença de cerca de 10 protetores independentes.

Uma das porta-vozes dos protetores, Cleonice dos San-

tos Mottecy, uma das soluções para a diminuição de animais de rua seria a castração, o que diminuiria a população de cães e gatos nas vias do mu-nicípio. Cleonice, inclusive, informou que os protetores estão dispostos a elaborar um projeto e apresenta-lo ao Le-gislativo para que seja possível amenizar esse problema.

DEBATE BUSCOU APONTAR SOLUÇÕES PARA A DIMINUIÇÃO DA POPULAÇÃO ANIMAL DE RUA EM VIDEIRA

JEFFERSON ANDRADE/SECOM

Page 7: Agoraissuued77

Videira,13 a 31 de Dezembro de 2014 NATAL 2014 07

ARTESANATOS NATALINOS

Célia ArtesanatoRUA PARAGUAÇU PEREIRA DE SOUSA N 8 ENFRENTE AO GINÁSIO DA UNOESCBAIRRO UNIVERSITÁRIO - VIDEIRA - SC

FONE 99389872

celiaartesanato1Visite nossa loja e

conheça toda a nossa linha de artesanatos

PINTURA EM TECIDO ENXOVAIS COM ARTE BONECAS E PANO ARTE EM GERAL CUSTOMIZAÇÃO EM TECIDOS ARTES PLÁSTICAS

Confira 10 dicas para organizar a ceia de NatalO Natal se aproxima e

já está mais do que na hora de pensar nos pre-parativos para a ceia. A

melhor forma de evitar inconve-nientes é, sem dúvida alguma, investir na organização. Agrade os parentes e amigos seguindo 10 dicas simples, listadas pelas con-sultoras de organização Cinthia Albernaz Apipi e Kelly Cristina Albernaz:

1 Não deixe de pensar em tudo com antecedência, incluindo a

lista de convidados e a preparação dos convites. A confirmação de presença é imprescindível para se saber o número de pessoas, o tipo de recepção e o que será servido;

2Uma sugestão prática é o serviço de bufê à americana.

Assim, todos ficam à vontade e podem se servir em uma mesa central, onde os pratos salgados estão dispostos. As sobremesas devem permanecer em uma se-gunda mesa. Pratos, talheres e guardanapos ficam na dos con-vidados ou em uma à parte. Se possível, prepare uma para as crianças, já que não se adaptam

muito a esse tipo de jantar;

3Caso não tenha mesa para to-dos, é importante providen-

ciar apoio de colo e/ou bandejas de colo;

4Por tradição, a ceia é servida à meia-noite, mas nada impede

que você mude o horário ou ain-da conte com uma mesa de petis-cos com frios, frutas secas, frutas oleaginosas;

5 As bebidas podem ficar na cozinha e serem servidas por

garçons contratados (se pos-sível). Na hora de comprá-las, deve-se levar em consideração o número de adultos que ingerem álcool e os que não (incluindo as crianças). A partir disso, adqui-ra pelo menos três tipos de be-bidas alcoólicas (cerveja, vinho e champanhe), além de refrige-rante, suco e água (gaseificada e natural), aproximadamente 500 ml por convidado (refrigerante e/ou suco);

6 Em relação a pratos quentes, calcula-se cerca de 550 g por

pessoa, sendo que crianças co-

mem menos e, alguns adultos, mais. Dois perus de 5 kg cada um, servem, por exemplo, apro-ximadamente 24 pessoas. Cui-dado com receitas muito exóti-cas, pois podem não agradar a todos os paladares;

7 Faça uma lista para não se perder na organização, in-

cluindo a programação do ho-rário de preparo dos pratos na-talinos, principalmente porque alguns demoram a ficar prontos e devem ser temperados com até dois dias de antecedência;

8 Reserve um espaço especial para que as crianças brinquem

à vontade;

9 Faça uma coletânea com músi-cas natalinas e também com as

suas preferidas (seja eclético para agradar a todos);

10 Decore sua casa com mo-tivos de Natal, sem se

esquecer de uma grande árvore para acomodar todos os pre-sentes. Presenteie cada família com algo especial como forma de agradecimento pela presença.

FOTO: GETTY IMAGES

A MELHOR FORMA DE EVITAR INCONVENIENTES É, SEM DÚVIDA ALGUMA, INVESTIR NA ORGANIZAÇÃO

Page 8: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014EDUCAÇÃO08

COMPUTAÇÃO IFC

Curso é reconhecido com nota quatro pelo MECA avaliação ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro.REDAÇÃODas assessorias

O Bacharelado em Ciência da Compu-tação do Instituto Federal Catarinen-

se (IFC) Câmpus Videira teve sua primeira avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC). A nota quatro obtida pelo curso superior é comemo-rada por servidores e alunos. A avaliação ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro e a nota foi divulgada na sexta-feira, 5 de dezembro.

Para o coordenador do curso, professor Marcelo Massoco Cendron, a avaliação foi bastante criteriosa e refle-te o esforço de muita gente. “Para que chegássemos a esse

resultado foi necessário en-volvimento de diversos seto-res do IFC, pois eles avaliam não só aspectos do curso, mas da infraestrutura, recursos fí-sicos e humanos do Câmpus como um todo”, destaca.

Para Cendron, o resultado é um destaque para a região já que poucos cursos superiores atingem essa nota, ainda mais na primeira avaliação. “A nota representa a qualidade do cur-so e procura agregar para os alunos um alto nível de conhe-cimento”.

A avaliação foi feita por dois representantes do MEC, um da Bahia e outro do Rio Grande do Norte. Eles ficaram dois dias no IFC e avaliaram inúmeros quesitos, como produtivida-de acadêmica e titulação dos

professores, infraestrutura de computadores, livros, atendi-mento aos alunos, bolsas de Pesquisa, Extensão e Assistên-cia Estudantil, acessibilidade e participação estudantil. Além disso, conversaram com alunos e professores.

O Curso de Ciência da Computação teve início no se-gundo semestre de 2011 no IFC Videira. A formatura da pri-meira turma está prevista para a metade de 2015. Para a dire-tora-geral do Câmpus, profes-sora Rosangela Aguiar Adam, o reconhecimento do curso é motivo de orgulho para todos no IFC. “Quero parabenizar professores, alunos e técnicos envolvidos. É um trabalho de equipe que está sendo reco-nhecido”, enfatiza.

INGRESSOO ingresso no curso superior de Ciência da Computação é feito somente com a nota do Exame Nacional do Ensi-no Médio (Enem). Quem prestou o Enem 2014 poderá (após divulgação do resultado do Enem) se inscrever no site do IFC de 06 a 22 de janeiro para concorrer a uma vaga. Outra forma de ingresso, também utilizando a nota do Enem, será pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisu tem um calendário à parte estabelecido pelo MEC e que ainda não foi divulgado. Os interes-sados devem ficar atentos ao site do IFC pelo www.ifc-videira.edu.br e do Sisu pelo site sisu.mec.gov.br

2015

Page 9: Agoraissuued77

Videira,13 a 31 de Dezembro de 2014 NATAL 2014 09

Page 10: Agoraissuued77

EDUCAÇÃO

ESPORTES

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E HABITAÇÃO

AGRICULTURA

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014A CIDADE10

RETROSPECTIVA 2014

Carelli e Dr. Jorge fazem balanço positivo das

ações de 2014SILVIA PALMADas assessorias

Ao completar mais um ano de governo, o pre-feito de Videira Wilmar Carelli e o vice-pre-feito – Dr. Jorge fazem um balanço positivo

das atividades que desenvolveram no município. Segundo eles, embora este tenha sido um ano atí-

pico por conta da queda no retorno de impostos sobre produtos industrializados a que o município tem direito, por ser um ano eleitoral com restrição de repasses de recursos, bem como o fato de Ca-relli ter assumido a Administração com quase um ano de atraso após vencer as eleições, ainda assim foi possível registrar grandes avanços.

ACOMPANHE AS PRINCIPAIS AÇÕES DE 2014:

>> O setor Educacional de Videira é um dos carros chefes da Administração de Carelli e Dr. Jorge. Somente em 2014, a Rede Municipal de Ensino de Videira recebeu investimentos em torno de R$ 9,4 milhões em obras e ações que influenciam diretamente na qualidade de ensino oferecida aos estudan-tes. São cerca de 5.300 alunos frequentando as oito escolas e os 19 Cemeis municipais. O atendimento é feito por aproxi-madamente 550 funcionários. Acompanhe as principais ações do setor educacional:

>> Início da construção da nova escola no Bairro Carboni que está recebendo investimen-to superior a R$ 1,7 milhão na construção. A nova escola está sendo construída em um ter-reno de mais de 14 mil metros quadrados, localizado na Rua Anita Garibaldi. O projeto da nova unidade de ensino con-templa a construção de nove sa-las de aula, sala de atendimento especializado para portadores de necessidades especiais; sala de audiovisual; laboratórios de ciências e informática, sala de artes, refeitório, biblioteca e pátio coberto. Também há pre-visão para ampliação com cons-trução de um ginásio e quadra de vôlei. Pelo menos 50% da obra já estão concluídas.

>> Reforma e ampliação nas escolas Fidélis Antônio Fantin , localizada no Bair-ro Cibrazém, Escola Joaquim Amarante, no Bairro Amarante e Escola Paulo Penso, Bairro II Pinheiros, Escola Waldemar

Kleinubing, Bairro Floresta e do Cemei Dionisio Robaskewicz;

>> Os investimentos ain-da contemplaram: projetos de reformas de todas as unidades de ensino, Aquisição de novos veículos, móveis escolares, ele-trodomésticos, material espor-tivo, brinquedos pedagógicos, livros e equipamentos de in-formática, entre diversos itens para equipar e atender escolas e alunos;

>> Capacitação continuada para todos os professores das escolas e Cemeis;

>> Investimento de R$ 1,6

milhão na merenda escolar de qualidade, atendendo crité-rios nutricionais para todas as crianças;

>> Investimento de R$ 2,6 milhões no transporte escolar;

>> Investimento de R$ 353 mil em bolsas de estudos para estudantes de nível superior;

>> Investimento de R$ 2,3 milhões na aquisição de Kits de material escolar e unifor-mes escolares que serão entre-gues para todos os alunos no próximo ano letivo.

>> Nos últimos anos a agri-cultura de Videira tomou outra dimensão com o aumento sig-nificativo na demanda viária, tanto nas estradas municipais como nos acessos às proprie-dades. Como já é de conheci-mento dos agricultores, neste ano de 2014 a Prefeitura rea-

lizou algumas adequações nos serviços prestados pela Secre-taria de Agricultura, visando justamente atender as novas demandas, fruto do crescimen-to expressivo, principalmente das criações de suínos, aves e bovinocultura de leite.

>>Neste sentido, embora com orçamento enxuto, em 2014, a Administração viabi-lizou a aquisição de mais uma escavadeira hidráulica para a Secretaria de Agricultura, com recursos exclusivos do caixa de Prefeitura. Esta escavadei-ra veio somar-se ao expressivo número de máquinas viabi-lizados na gestão de Carelli e Dr. Jorge para a Secretaria de Agricultura que são: duas escavadeira hidráulicas, duas retroescavadeiras, dois cami-nhões caçamba trucados e um trator de pneus. Também es-tão em andamento processos licitatórios para realização de reforma de dois tratores de es-teiras, já no começo de 2015, ampliando, ainda mais o aten-dimento aos agricultores.

>> Melhorias permanentes nos mais de 1.200 km de estra-das rurais que Videira possui. As melhorias são vitais para o transporte da safra, transporte escolar e também para o con-forto e segurança dos agricul-tores. Além dos serviços junto aos agricultores, a Secretaria de Agricultura, através do De-partamento de Jardinagem, responde pelo embelezamento da cidade e há seis anos está a frente da decoração natalina, cujo resultado os videirenses podem constatar, com novida-des a cada ano que passa e que orgulha a todos os videirenses.

>> Regularização de 35 imó-veis com benfeitorias no Lotea-mento Bom Jardim (Bairro - De Carli). Esta era uma reivindica-ção de mais20 anos dos mora-dores que estão escriturando esses imóveis para seus respec-tivos nomes;

>> Instalação e entrega do loteamento Industrial Campina Bela com 43 lotes para micro e pequenas empresas. Foram contempladas inicialmente 9 empresas (que estão iniciando/expandindo seus negócios) e no mês de dezembro mais 7 empre-sas serão agraciadas.

>> Implantação do Progra-ma Lar Legal em convênio com o Ministério Público e oTribu-nal de Justiça (para famílias ins-taladas em áreas verdes do mu-nicípio). O programa realizou o levantamento com o cadastro das famílias e a realização da topografia (medições) dos locais invadidos, nos bairros Cidade Alta, Amarante, Água Verde, Li-nha Vermelha, Oficina, Fábrica de Tubos e Pedrerinha, com a finalidade de regularizar a situ-ação invadida com a legalização e escrituração desses imóveis, para posteriormente implantar rede de esgoto, luz e água;

>> Construção de Casas Pulverizadas. Estão sendo con-templadas 39 famílias videiren-ses através do Programa Minha Casa Minha Vida. Essas pessoas possuem renda familiar de até R$ 1.600,00 e possuem terre-

no próprio, com escritura (lote baldio ou com casa de madeira ou alvenaria em precárias con-dições). O projeto prevê a cons-trução de uma casa de alvenaria medindo aproximadamente 50 m2 e o pagamento será com des-conto de 5% da renda, até o limi-te no prazo de pagamento de 10 anos, sem juros.

>> Em 2014 a Fundação Municipal de Esportes organi-zou, realizou e sediou 12 even-tos esportivos: Campeonato Estadual Juvenil de Bocha, Taça Santa Catarina adulto de Bocha, Campeonato Estadual Juvenil e sub 21 de Bocha, Jo-gos Intercolegiais de Videira nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei, tênis de mesa e xadrez, reunindo mais de três mil atletas; Moleque Bom de Bola fases municipal e regional; Estadual de Judô, Juvenil; Copa Camilo Penso de Judô; Cam-peonato Estadual de Tênis de Mesa; Liga Regional de Tênis de Mesa; Campeonato Estadual de Basquete infantil, juvenil e adulto e Campeonato Estadual de Bolão masculino e feminino.

>> Sob a coordenação da FMEV, o município ainda par-ticipou de 14 grandes competi-ções regionais e estaduais: Jo-gos de Terceira Idade (JASTI), Parajasc, OLESC - Olimpíada Escolar de Santa Catarina (fa-ses micro regional, regional e estadual), Joguinhos Abertos de Santa Catarina (fases micro regional, regional e estadual), Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC ((fases micro regional, regional e estadual).

Page 11: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014 A CIDADE 11

TURISMO

SAÚDE

INFRAESTRUTURA

CULTURA

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura trabalhou em 2014, no setor de turismo, com foco na consolidação de Videira como destino para o turismo di-dático e estudantil. Em paralelo, deu continuidade às parcerias com agências e operadoras para a promoção do turismo de lazer e atuou com atenção especial na organização de Videira para o turismo rural. Algumas das principais ações:

>> Firmou parceria com o Sebrae para a implantação de um roteiro de turismo rural em Videira, cujo trabalho de diag-nóstico e as primeiras consul-torias já estão em desenvolvi-mento. O projeto começou em outubro deste ano e vai até de-zembro do ano que vem;

>> Criou o Circuito Rosé – Módulo estudantil, firmando parcerias com a Unoesc, o IFC, hotéis e restaurantes da cidade. Além do trabalho de organiza-ção, em 2014 a equipe do turis-mo trabalhou na divulgação do roteiro, visando o primeiro fluxo já em 2015;

>> Operação e manutenção dos principais pontos turísticos da cidade com aumento conside-rável do fluxo turístico. Em 2014, até o mês de novembro, o Ob-servatório Astronômico recebeu aproximadamente 6 mil visitan-tes. O Museu do Vinho, por sua vez, registrou 7.320 visitantes. Desde 2010, quando foram reali-zadas mudanças importantes na forma de gestão e atendimento, já passaram pelo Museu do Vi-nho mais de 32 mil pessoas.

No setor da cultura o foco em 2014 foi para os 70 anos de Videira. De janeiro a novembro foram realizados 52 pequenos, médios e grandes eventos. Em dezembro serão mais nove momentos culturais, somando ao todo 61 eventos realizados, com destaque para projetos novos como: Festival de Teatro Escolar, Mostra de Cinema In-fantil, Festival de Vídeo Ama-dor , Arte no Parque, Maratona Fotográfica e Criação da Big Band Videira. Além desses pro-jetos, foram mantidas todas as outras atividades dos núcleos de música, artes visuais, even-tos, museologia e artes cênicas, com a realização de oficinas e cursos gratuitos.

De janeiro a novembro de 2014, a Secretaria de Saúde pres-tou cerca de 300 mil atendimen-tos aos videirenses. O número é impactante e corresponde aos atendimentos realizados na Cen-tral Odontológica , no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), pelos consultórios odon-tológicos das Unidades Básicas, na Farmácia Municipal com a retirada de medicamentos, no La-boratório Municipal, por meio do Tratamento Fora de Domicilio e transportes (TFD), no mutirão de cirurgias e de catarata, no aten-dimento médico clínico (PAME 24 hs), no Programa Hiperdia e Diabetes, no atendimento médico do setor de ortopedia e trauma-tologia, nas consultas ginecológi-cas, pediátricas, com urologistas, cardiologistas, psiquiátricas e nos atendimentos clínicos nas Unida-des Básicas de Saúde. Somente da farmácia Básica foram 73.700 atendimentos, no PAME 24 horas outros 57.200 atendimentos e no laboratório Municipal cerca de 44 mil atendimentos.

>> Implantação da 7ª equipe de Estratégia de Saúde da Família. O Bairro contemplado foi o San-ta Gema que agora conta com a presença permanente de médico, enfermeiro, técnico de enferma-gem e agentes de saúde, sendo que até março de 2015, também serão disponibilizados um dentista e um auxiliar de consultório dentário.

>> Conclusão das obras da nova Unidade de Pronto Aten-dimento 24 horas de Videira: A UPA 24 horas contempla a construção de cerca de 1.750 m² distribuídos em quatro andares e mais de 50 salas para atendimen-

tos e procedimentos de urgência, o investimento é de cerca de R$ 2 milhões, entre obras e equipa-mentos. A inauguração acontece no primeiro semestre de 2015.

>> Disponibilização de equi-pes de saúde nas comunidades do interior: desde o mês de julho as comunidades de Anta Gorda, São Pedro e Lurdes estão recebendo quinzenalmente uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeira e dentista para atender os moradores des-sas localidades e arredores.

>> Renovação de frota de veículos: Em 2014, a Secretaria de Saúde investiu mais de R$ 250 mil recomposição e amplia-ção da frota adquirindo dois ve-ículos para vigilância sanitária, três veículos para as Estratégias de Saúde da Família (ESF), duas vans para viagens de Tratamen-to Dora de Videira e duas mo-tocicletas para o Programa de Combate a Dengue.

>> Aquisição de novo apa-relho de ultrasson para atender as videirenses que necessitam de exames de e Ultrassonografia Pélvica Transvaginal, Ultrasso-nografia Obstétrica;

>> Aquisição de equipamen-tos para a realização de hemogra-ma para o Laboratório Municipal: o novo equipamento é respon-sável por realizar cerca de 300 exames por hora, dando mais ce-leridade na realização de exames, trazendo mais qualidade e agili-dade atendimento dos munícipes.

>> Contratação de três médi-cos cubanos, integrantes do Pro-grama Mais Médicos do Governo Federal, para compor o quadro da Secretaria de Saúde de Videira;

>> Em 2014, o prefeito Wil-mar Carelli sancionou uma lei que autoriza a realização de con-curso para a contração de 10 mé-dicos efetivos para o município;

>> Implantação dos serviços de pré-natal nas sete unidades de ESF do município com a des-centralização dos atendimen-tos dos pré natais, que antes eram realizados apenas no PAM (Pronto Atendimento Médico);

>> Todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) com médi-cos: Com a realização do concurso para contratação de médicos ESF e com a vinda dos profissionais Do Programa Mais Médicos, em outu-bro deste ano, a Secretaria de Saú-de fechou com médicos em todas as unidades básicas.

>> Implantação do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF): estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, am-pliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Bási-ca/Saúde da Família;

>> Implantação do progra-ma “Com olhos de Criança” que atende a alunos com suspeita de Déficit de Atenção e Hipe-ratividade (TDAH), aplicando um protocolos rigorosos para o fornecimento do medicamento Cloridrato de Metilfenidato. O projeto é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar com-posta por médico, farmacêutica, enfermeira, psicóloga que dialo-gam com os profissionais de edu-cação, distinguindo os sintomas que são inerentes à infância e adolescência e os que necessitam de tratamento medicamentoso.

>> Implantação do Grupo de Combate a Obesidade em parce-

ria entre a Secretaria de Saúde e o Curso de Nutrição da Unoesc.

>> Implantação Programa Vigiágua que visa assegurar, através de análises, a qualidade da água que os moradores das cerca 1800 propriedades rurais existentes em Videira utilizam para o consumo.

>> Inauguração Praça do La-zer – Parque Rio do Peixe – In-vestimento: R$ 2,3 milhões

>> Pavimentação asfáltica 5 km da estrada de Anta Gorda - Investimento: R$ 3,6 milhões

>> Pavimentação asfáltica 5 km da estrada de São Roque/Lourdes - Investimento: R$ 3,6 milhões;

>> Construção de escadarias no Bairro Pedreirinha e no San-tos Dumont;

>> Construção da Capela Mortuária do Bairro Farroupilha – Investimento: R$ 180 mil;

>> Construção de um muro de contensão/gabião na Rua XV de Novembro, no trecho que so-fre constantes deslizamentos por causa das chuvas;

>> Construção da nova Casa Lar – investimento: R$ 296. 595,95;

>> Construção ponte comu-nidade de Santa Lucia – Investi-mento: R$ 480 mil;

>> Aquisição motonivelado-ra para compor o parque de má-quinas - R$ 458 mil;

>> Aquisição caminhão-ca-çamba - R$ 272 mil;

>> Construção de a nova ponte Comunidade Imbuial - R$ 130 mil;

>> Pavimentação com pe-dras irregulares nas ruas Vilmar Argenton, Augusto Demartini e parte da Rua Antonio Raimundo Lázzari(Bairro Vinhedo I), parte da estrada municipal VDR 448 em Monte Bérico,

>> Operação Tapete Preto com pavimentação asfáltica nas ruas: Padre Fidélis, Alvise Cal-dart (até o entroncamento com a Rua Pedro Gaio) e parte da Rua Artur Formigheri, Princesa Iza-bel e Santos Dumont;

ESSE ANO, COM INVESTIMENTOS DE R$ 1,5 MILHÃO,FOI INICIADO A REVITALIZAÇÃO DO PARQUE DA UVA COM A CONSTRUÇÃO DE UM AMPLO E MODERNO SALÃO DE CONVENÇÕES COM CAPACIDADE PARA 900 PESSOAS.

Page 12: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014 A CIDADE12

O Love Drive Solidário se desenrolou Novem-bro a dentro nas qua-tro concessionárias da

Carboni Fiat - Videira, Capinzal, Joaçaba e Campos Novos - com o objetivo de atrair clientes para o teste drive na Linha Fiat dando ênfase ao Novo Uno, com todas as suas novidades em tecnologia e conforto de fato o carro atraiu diversos clientes.

Segundo o gerente da Car-boni Fiat, Leonardo Carboni, o principal intuito da ação foi agradecer a comunidade pelo ano de 2014. "Notamos que houve uma mobilização em pról do bem social, gerando re-sultados positivos além das ex-

pectativas. Aconteceu sinergia na sociedade, e é isso que bus-camos com essa ação, envolver as pessoas", comenta Leonardo.

O mecanismo da ação foi sim-ples: durante todo o mês quem fizesse um teste drive na linha Fiat estaria contribuindo auto-maticamente com dois quilos de alimentos a entidade da região, sem precisar doar, pois a Carbo-ni e o parceiro regional fariam a destinação dos donativos, bastava apenas fazer o teste. Além disso os clientes foram inscritos na pro-moção nacional Love Drive e con-correm a 4 Fiat zero quilômetro.

Foram realizados mais de 600 testes em toda rede garan-tindo mais de 1,2 toneladas em

donativos distribuídos de acordo com os números de cada praça.

Para o gerente de marke-ting e comunicação da Carbo-ni, Rafael Carboni, a ação atin-giu os objetivos já que ocorreu um forte envolvimento com a comunidade. "Tivemos um for-te apoio de todos os órgãos de imprensa e também da comu-nidade, que compareceu em peso. Essa resposta já era espe-rada pois sabemos da educação e do engajamento da popula-ção em ações dessa natureza. E a recepção dos alimentos tam-bém foi muito tocante, por en-tendermos que pessoas vão es-tar melhor neste final de ano" enfatiza Rafael.

Carboni e parceiros entregam 1,2 toneladas de alimentos para entidadesA Carboni e os parceiros da ação Love Drive Solidário entregaram na tarde de quarta-feira (10) mais de uma tonelada de alimentos não-perecíveis para entidades beneficentes da região.

REGIÃO PARCEIRO ORGANIZADOR ENTIDADE

VIDEIRA RADIO VIDEIRA PASTORAL DA CRIANÇA

JOAÇABA ROTARY CLUBE CASA DA AMIZADE

CAMPOS NOVOS RADIO SIMPATIA LAR DOS MENINOS E LAR DAS MENINAS

CAPINZAL RADIO BARRIGA VERDE PASTORAL SOLIDÁRIA E DA CRIANÇA

CONFIRA OS BENEFICIADOS

A EQUIPE DE CAPINZAL ESTEVE MOBILIZADA JUNTAMENTE COM A RÁDIO BARRIGA VERDE E A PASTORAL NA ENTREGA DOS ALIMENTOS LEVANTADOS NO LOVE DRIVE SOLIDÁRIO

O GERENTE DA CARBONI FIAT CAMPOS NOVOS, ODACIR DEZANET ENTREGOU OS DONATIVOS PARA A LAR DOS MENINOS E DAS MENINAS JUNTAMENTE COM O PAULO E ORLI RICARDO DA RADIO SIMPATIA.

EM VIDEIRA, IRMÃ MIRIAN DA PASTORAL DA CRIANÇA RECEBEU OS

DONATIVOS COM ALEGRIA. FABIANO TRINDADE DA RADIO VIDEIRA E

RAFAEL CARBONI ENTREGARAM

Page 13: Agoraissuued77

Videira,13 a 31 de Dezembro de 2014 RETROSPECTIVA 2014 13

Page 14: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014JANEIRO/FEVEREIRO14

RETROSPECTIVA

2014VINDIMA

HOMEM E BEBÊ MORREM EM RIO DAS PEDRAS

Festa marca o início da colheita da uva

Um homem e um bebê morreram em um acidente na SC-355, em Rio das Pedras. A colisão foi no fim da tarde do dia 23 de fevereiro e envolveu um veículo Uno de Fraibur-go conduzido por J.P.S. e um Fox de Videira conduzido por Valmir Maciel dos Santos, 42 anos. Os dois carros colidiram frontalmente, deixando parte cinco ocupantes com ferimentos graves e dois mortos. O condutor do Fox, Valmir Maciel dos Santos não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Além dele, uma criança de dois meses Yuri Fulman de Oliveira, que estava no Uno, também morreu. Valmir Maciel dos Santos trabalhava como açougueiro em um mercado no Rio das Pedras.

[ SC 135 ]

[TRAGÉDIA][ CRIME BÁRBARO ]

Motorista tomba carreta e morre

Homem é enforcado e decapitado

Novos secretários

Saída de pista aconteceu no Km 116, próximo a comunidade de Gramados.REDAÇÃODas assessorias

ACONTECEU EM JANEIRO

>> Fiat é lider do mercado brasileiro de veículos.

>> Rita de Cássia assume a Gered em lugar de Roberta Martinez.

ACONTECEU EM FEVEREIRO

>> Empresário Luciano Dal Pizzol é acusado de ter pago propina para agentes públicos na Operação Fundo do Poço.

>> Polícia Cívil prende em Videira o falso dentista Marcino Leite.

>> Governo o estado investe R$ !,1 milhão no sistema antigranizo na região.

Em fevereiro, um motorista de uma carreta, de 30 anos,

morreu depois de tombar em um barranco as mar-gens da rodovia SC 135, no Km 116, próximo a co-munidade de Gramados.O veículo estava carregado de maçã para o município de Palmas no Paraná.O motorista Marcelo Varela não resistiu aos ferimen-tos após ficar prensado na cabine por várias horas.Ele dirigia uma carreta, pla-cas MLL0704 de Rio das Antas, do ex-prefeito João

Carlos Munaretto. Foi preciso a ajuda de

máquinas da Prefeitura de Rio das Antas e Videira, e dois guindaste para que a carreta fosse alçada e evitar que ela tombasse. O corpo do motorista foi resgatado da cabine pelos Bombeiros de Videira e Rio das Antas.

EMOÇÃO - O pai do motorista Perci Vare-la acompanhou o resgate e chorou muito quando o corpo do filho foi reti-rado. Ele disse que tinha conversado com o filho 20 minutos antes do acidente. Marcelo era casado e tinha dois filhos.

FOT

O M

OA

CIR

OLI

VE

IRA

´A

GO

RA

CARRETA TOMBA NA SC 135 E MOTORISTA MORRE PRENSADO NA CABINE

ANTÔNIO RENATO FELIZ

Ele foi enforcado por causa de uma dívida de R$ 50 reais.No dia 4 de janeiro, o corpo de Antônio Renato Feliz, 33 anos, foi encontra-do enforcado e decapitado no interior de Fraiburgo, por volta das 18horas , quando a Policia Militar re-cebeu informações de que no Assentamento São João Maria, Adão Pereira dos

Santos e Izaquiel Moraes Chaves, estavam com a ca-beça de uma pessoa e que em certos momentos joga-vam para os cães.

As guarnições da PM se deslocaram ao local e ao chegarem avistaram os dois envolvidos, vindo de um reflorestamento de pinus, com uma enxada nas mãos. Ao avistarem os militares

empreenderam fuga, mo-mento em que foram cer-cados.Os dois suspeitos do homicídio foram presos em flagrante. Segundo a Polícia Militar, Adão Pereira dos Santos, 49 anos e Izaquiel Moraes Chaves, 30, confes-saram o crime e foram de-tidos logo após enterrarem a cabeça da vítima em uma plantação de pinus.

FOTO DIVULGAÇÃO

No ínicío do ano prefeito de Videira, Wilmar Carelli (PMDB) deu posse a quatro novos secretários munici-pais : Saúde, Educação, De-senvolvimento Econômico e Habitação e Assessoria Jurí-dica do município. A pasta da Saúde que era ocupada, de forma interina, por Cae-tano Cardoso, passou a ser comandada pela vereadora Maria Eneida Furlin Dresch. Na Educação, a gerente re-

gional de Educação Roberta Aparecida Martinez, ocupou o lugar do professor Roberto Maraschin Primo. Na Secre-taria de Desenvolvimento Econômico e Habitação que era comandada pelo enge-nheiro Valdir Schneider en-trou o vereador Leonardo Bom Guse e na Secretaria de Assessoria Jurídica o ad-vogado Rubens Marcio Pa-varin substitui a secretária interina Renata Mellilo.

Você pode acompanhar tudo que aconteceu na integra em 2014 nas páginas do CORREIO AGORA. Acesse http://issuu.Com/jornalagorameiooeste

Page 15: Agoraissuued77

Videira,13 a 31 de Dezembro de 2014 MARÇO/ABRIL 15

PREFEITO APROVA LEI BALESTRIN

O prefeito de Videira, Wilmar Carelli(PMDB) assinou no dia 6 de março e colocou em vigor a Lei Municipal nº 3060/2014, de autoria do vereador Rafael Balestrin (PMDB), que autoriza o Órgão Executivo de Trânsito no Município de Videira – ORTRAVI a notificar e recolher ao Depó-sito Oficial do Município, os veículos abandonados nos logradouros públicos do município, que prejudicam os trabalhos de manutenção das vias.

[MAIS DE R$ 640 MIL]

[PARQUE RIO DO PEIXE]

[FIAT STRADA ]

Gaedcke tem pena aumentada e vai ter que pagar indenização

Inaugurada a Praça do Lazer

O carro mais vendido na região

>> Após ser condenado em 2013, ele tem a pena aumentada pelo Tribunal de Justiça.

ACONTECEU EM MARÇO

>> Show do Paralamas do Sucesso atrai mais de 15 mil pessoas paracomemorar os 70 anos de Videira.>> Unidos do Herval e Aliança divi-dem o título do carnaval de Joaçaba.>> BRF anuncia que o lucro líquido a empresa cresce 38% em 2013.

ACONTECEU EM ABRIL

>> Sicoob inaugura nova agência na Rua Saul Brandalise.>> Júri da amante de Fragoso é transferido para junho.>> Prefeitura regulariza stuação do Loteamento Bom Jardi.

TJ AUMENTA PENA DE THIAGO GAEDCKE

FOTO ARQUIVO CORREIOAGORA

A Terceira Câmara Criminal do Tribu-nal de Justiça do Es-

tado decidiu, por unanimi-dade, negar provimento ao recurso de Thiago Gaedcke e dar parcial provimento ao recurso do Ministério Público para aumentar a pena de sete anos e seis me-ses de reclusão em regime inicialmente semi aberto, aplicada em júri popular na Comarca de Caçador, para oito anos e quatro meses de reclusão, em regime ini-cial fechado. O julgamen-to foi realizado dia 11 de março e foi presidido pelo Desembargador Alexandre d'Ivanenko.

Além da majoração da

pena, em fevereiro deste ano, o juiz de direito da Co-marca de Caçador André Milani, condenou Thiago Gaedcke e seu pai Gentil Gaedcke, de forma solidá-ria, a pagar mais de 640 mil reais para a família das vití-

mas. A ação foi movida pe-los pais e avós das vitimas, Celso e Helena Xavier e a esposa de Osley, Vera Lúcia Xavier. Ela será indeniza-da em mais de 440 mil por danos morais e materiais. A viúva receberá ainda 2/3 de

R$ 1.680,44 mensalmente, até o dia em que a vítima viesse a completar 65 anos de idade. O termo inicial para o pagamento das pres-tações é a data do acidente, 11 de fevereiro de 2007.

O casal Celso e Helena, em razão da perda do filho e netos, vão receber uma indenização de 200 mil re-ais, sendo 50% para cada um. A Sul América Cia Na-cional de Seguros foi con-denada solidariamente ao pagamento da indenização, até os limites da apólice.

Destas duas decisões ainda cabem recursos ao Tribunal de Justiça do Es-tado e posteriormente ao STJ e STF.

A praça é a primeira das três etapas que com-põem o projeto do Parque Rio do Peixe.Uma am-pla programação marcou um dos mais importantes momentos para as áreas do entretenimento, lazer, promoção da saúde e do

convívio social de Videira. No ano em que o municí-pio comemorou 70 anos, o prefeito Wilmar Carelli e o vice-prefeito Jorge Antonio Lopes Oliveira entregaram oficialmente aos videiren-ses, a Praça do Lazer do Parque Rio do Peixe.

Na região de atendimen-to da Carboni Fiat - Joaçaba, Videira, Fraiburgo, Capinzal e Campos Novos - o carro líder

de mercado durante os últi-mos três meses (Dez. 2013, Jan. e Fev. 2014) é a pick-up Nova Strada. Na frente dos

tradicionais concorrentes, o modelo 2014 apresenta fôlego de sobra com a nova tercei-ra porta e pontos relevantes

como conforto e segurança. Durante o período foram em-placadas 245 unidades do modelo, um recorde.

TJ MANDA SOLTAR LUCIANO DAL PIZZOLFoi um e-mail vindo de Brasília que levou o Tribunal de Justiça a definir a li-berdade provisória dos três empresários presos pela Operação Fundo do Poço e a data de 16 de abril para análise do recurso que pode fazer o deputado Ro-mildo Titon (PMDB) voltar à presidência da Assembleia Legislativa.Durante a sessão de quarta-feira(5) do Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJ-SC), o desembargador José Trindade dos Santos, relator do in-quérito, concedeu habeas corpus aos empresários Luciano Dal Pizzol, Juarez Atanael da Silva e Miguel Atílio Roani, presos desde novembro, quando foi deflagrada a operação do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC).

[FUNDO DO POÇO]

Você pode acompanhar tudo que aconteceu na integra em 2014 nas páginas do CORREIO AGORA. Acesse http://issuu.Com/jornalagorameiooeste

Page 16: Agoraissuued77

ODILON SALMÓRIA FOI HOMENAGEADOPara marcar os 48 anos da fundação do Movimento Democrático Brasileiro em Santa Catarina, que daria origem ao PMDB, a Assem-bleia Legislativa promoveu sessão especial para celebrar o aniversário do partido.

RETROSPECTIVA

2014Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014MAIO/JUNHO16

O TRÂNSITO MUDOU EM 2014

BEBÊ GÊMEA ESPANCADA PELO PAI EM VIDEIRA MORRE

A Prefeitura de Videira por meio do Orgão Executivo de Trânsito (ORTRA-VI) mudou o trânsito em diversas vias centrais da cidade. Seis vias da área central passaram a operar em sentido único de tráfego. São elas: ruas An-tonio Nico Fávero (Beira-rio), Vitória (sobre a ponte Aderbal Ramos da Sil-va), Dom Pedro II, Pedro Andreazza, Coronel Alberto Schmidt e Brasil. .

[JUSTIÇA]

[ORTRAVI]

[CRIME]

[BENS BLOQUEADOS]

[AGROINDUSTRIA]

TRE inocenta Luciano Paganini

MP denuncia obras da praça de Iomerê

Master comemora 20 anos em 2014

Decisão do Pleno foi unânime, reformando a sentença de primeira instância.

ACONTECEU EM MAIO

>> Polícia Civil prende quatro pessoas por tráfico de drogas no bairro Amarante.>> Bodanese anuncia o novo Con-torno Viário de Rio das Antas.>> Comerciários de Videira tem o quinto melhor salário o estado.

ACONTECEU EM JUNHO

>> Fiesc inaugura moderno Labo-ratório da Tecnologia de Bebidas em Pinheiro Preto.>> Videira conquista 20 medalhas no ParaJasc 2014.>> Festival de Bandas movimentou o Parque Rio do Peixe.

FOT

O: D

IVU

LGA

ÇÃ

O

PAGANINI: "ALMA LAVADA, PORQUE AGORA SIM A VERDADE APARECEU"

REDAÇÃOCORREIO Agora

O Tribunal Regional Eleitoral(TRE) ino-centou, por sete votos

a zero, o prefeito de Iomerê, Luciano Paganini e seu vice, Milto Borga, o Maneco, da acusação de compra de votos na última eleição municipal. Falta de provas, documentos inconsistentes, depoimentos e gravações forjadas e teste-munhas sem nenhum grau de confiabilidade foram aponta-das pelo relator, juiz Carlos Vi-cente da Rosa Góes, como de-

terminantes para desassociar Luciano e Maneco do caso.

Em seu voto, ele esmiu-çou as parcas provas que foram acatadas em primeira instância e derrubou uma a uma, em seu relatório, que foi seguido por todos os demais juízes, com unanimidade. Três deles, inclusive, usaram a palavra para apontar falhas e enfatizar que ambos não deveriam ter sido passíveis de culpa, visto a fragilidade do processo, que ficou muito longe de associar seus nomes a qualquer movimentação ilegal que possa ter havido.

A decisão comprova e ratifica a versão apresentada pela defesa de Luciano e Ma-neco no recurso impetrado junto ao TRE, que demons-trava claramente a falta de provas das infundadas acu-sações. Mais do que isso, os juízes do TRE entenderam que montou-se uma espécie de teatro para acusar os atu-ais prefeito e vice, de algo que nunca foi comprovado, nem por documentos, nem por depoimentos, muito menos com provas efetivas. Na defe-sa, atuou o escritório Parolin Advogados Associados.

Há quase dois anos a praça Waldemar Kleinu-bing, bem no centro de Io-merê, está com suas luzes apagadas e o chafariz, que custou alguns milhares de reais, não jorra água. O lo-cal apresenta também pro-blemas de toda ordem: fia-ção elétrica inundada pela água, pisos e paredes sem qualidade e adornos que se desmancham. A praça está nessa situação porque está interditada por falta de se-

gurança e foi alvo de uma investigação do Ministé-rio Público que, dias atrás, ofereceu denúncia contra os responsáveis pela sua construção, além de solici-tar ressarcimento de R$ 5,6 milhões aos cofres públicos.

O juiz Fernando Macha-do Carboni concedeu limi-nar no sentido de bloque-ar os recursos financeiros das 11 pessoas que figuram como réus na Ação, até o li-mite de R$ 937,5 mil. A dife-

rença entre o que o MP pede de ressarcimento e o valor bloqueado é que este último simboliza efetivamente o va-lor gasto na obra. O primei-ro está corrigido com multas e outras sanções aplicáveis em casos assim. Tudo por-que a obra foi feita de forma irregular, utilizando mate-riais de péssima qualidade e em desconformidade ao que previa seu projeto ini-cial, aprovado nas instân-cias financiadoras.

A Master Agroindustrial comemorou 20 anos de fun-dação no dia 29 de abril car-regando a posição de uma das maiores empresas pro-dutora individual de suínos do Brasil. Atualmente com pouco mais de 700 funcioná-rios, a Master conta com cer-ca de 270 parceiros integra-dos na recria e terminação de

suínos. Possui sete unidades de producao, três fábricas de ração e uma indústria de processamento. Sua atuação está embasada nas regiões de Videira(SC), Papanduva(SC) e Rio Verde(GO) mas ela atende clientes de diferentes regióes do País, oferecendo suínos de qualidade e com baixo teor de gordura.

Você pode acompanhar tudo que aconteceu na integra em 2014 nas páginas do CORREIO AGORA. Acesse http://issuu.Com/jornalagorameiooeste

A gêmea de um mês que teria sido espancada pelo pai em Videira e estava em estado grave morreu no hospital em Curitibanos.A suspeita é de que Fa-biano da Luz teria espancado as filhas recém-nascidas, que estavam com dor de ouvido e não paravam de chorar. As meninas, de um mês de vida, deram entrada no Hospital Salvatoriano Divino Salvador no dia 8 de maio.As duas fo-ram transferidas para o Hospital Helio Anjos Ortiz, em Curitibanos. Porém, a gêmea que estava em estado grave não resistiu aos ferimentos e morreu dia 15.

Page 17: Agoraissuued77

FATURAMENTO DA INDÚSTRIA CAI 6,2% VIDEIRENSE É BALEADO E MORRE APÓS ASSALTO

O comerciante baleado por um ladrão, segunda-feira (14) durante assalto a seu mercado em Nova Mutum (MT) não resistiu aos ferimentos e morreu. Deyvid Cossul, 22 anos, foi atingido na virilha. Segundo a unidade médica, onde foi atendido, ele sofreu hemorragia e perdeu muito sangue. Deyvid é natural de Videira e há varios anos sua família morava em Nova Mutum.

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014 JULHO/AGOSTO 17

[DUPLO HOMICÍDIO]

[TRAGÉDIA NA SC 355]

[IOMERÊ]

[PERDA]

Dois homens assassinados em boate

Jovem morre em colisão frontal

Festa Julina reúne 27 mil pessoas

Morre o empresário Rubi Skalee

As vítimas estavam em uma casa noturna quando foram atingidas pelos disparos.ACONTECEU EM JULHO

>> Sintricavi negocia 8% de aumen-to para JBS.>> Deinfra altera projeto de reestru-turação da SC - 355.>> Presos autores e envolvidos na morte do comerciante videirense Deyvid Cossul.

ACONTECEU EM AGOSTO

>> Rede Zarpellon comemora 30 anos e lança campanha de prêmios.>> Recicla CDL recolhe 7 toneladas de lixo eletrônico.>> BRF comemora 80 anos em 2014.

FA

MÍL

IAFO

TO

ESP

IAO

NO

TIC

IAS.

CO

M.B

R

DYORGENES CARLOS DEON, NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS E FALECEU

A CENA NO LOCAL DO CRIME ERA DE TERROR, PELA QUANTIDADE DE SANGUE E GARRAFAS QUEBRADAS

MAIS MUDANÇAS NO TRÂNSITO

As vias alteradas nas proximidades do PAME 24 horas foram mudadas.As mudanças aconteceram no entorno do próprio prédio do PAME. No local passaram a operar em sentido único de tráfego a Rua José Anciutti, em toda a sua extensão e também a Rua Leoberto Leal, no trecho entre as ruas Antonio Ferlin e José Anciutti. Também sofreu alteração parte da Rua Victor Meirelles, onde a alteração foi menor atingindo apenas o trecho entre as ruas Campos Novos e Padre Anchieta (entre os prédios do CREA e Gerências Regionais de Educação e Saúde até o início da Rua Padre Anchieta próximo a Delegacia Regional). Neste local a via passou a operar em sentido único proibindo que os veículos subam este trecho, já que o aclive acentuado pode trazer riscos à segurança.

[PAME]

REDAÇÃOEditoria Segurança

Em julho dois homens foram assassinados em uma boate no Con-

torno Sul. As vítimas eram Alexandre Veiga dos Santos, 58 anos, e Van Diego dos Santos,19, avô e neto. Os dois foram mortos a tiros por Gel-son de Vasconcelo Borges, 29 anos.Por volta das 3h40, Gel-son entrou na boate armado com um revólver calibre 38 e começou a atirar contra os três. Alexandre e Van Die-go faleceram mais tarde no hospital. Todos os baleados

foram levados ao Hospital Divino Salvador pelas Guar-nições do Corpo de Bombei-ros e SAMU Videira. Uma

terceira vítima, Elissandro levou um tiro de raspão na nuca e sobreviveu

Segundo testemunhas,

as vítimas foram atingidas pelos tiros no abdômen, pescoço e barriga. A cena no local do crime era de terror, pela quantidade de sangue, garrafas quebradas e mar-cas da violência.A Policia Civil e o IGP foram comuni-cados para os levantamen-tos no local da ocorrência. Segundo a PM, primeira-mente o fato foi registrado como tentativa de homicí-dio e porte ilegal de arma, evoluindo depois para du-plo homicídio.O assassino tentou fugir do local corren-do por cima do telhado de uma casa próxima.

Um acidente em agos-to tirou a vida do jovem Dyorgenes Carlos Deon, 28 anos.A colisão aconte-ceu na SC 355 no KM 51,2 em Videira, próximo a Li-nha Catani.

Envolvidos nesta co-lisão frontal, os veículos VW UP placas MLZ 1514, que seguia sentido Videi-ra a Rio das Pedras e aca-bou colidindo em um GM Corsa MCP8871 que vinha sentido contrário. Segun-do informações do Con-dutor do UP, ele estava re-tornando de um Baile em Tangará e possivelmen-te dormiu no volante na reta onde a colisão frontal aconteceu. No veículo que ele conduzia estava um amigo de carona, ambos não tiveram ferimentos e permaneceram no local.

O condutor do veícu-lo GM Corsa Dyorgenes Carlos Deon, sofreu feri-mentos graves ficando en-carcerado nas ferragens, sendo necessário a atua-ção do Corpo de Bombei-ros. Imediatamente ele foi socorrido pelo Corpo de

Bombeiros e uma Guarni-ção do SAMU, sendo enca-minhado para o Hospital Salvatoriano Divino Salva-dor, onde não resistiu aos ferimentos e faleceu.

O condutor do UP que admitiu ter ingerido be-bida alcoólica durante a noite e apresentava sinais de embriaguez recebeu voz de prisão dos Policiais Militares que estavam no local e foi colocado na Via-tura da PM até a Chegada da Guarnição da Policia Militar Rodoviária.

"Esta foi a maior e me-lhor Festa Julina que Iome-rê já realizou. A participa-ção maciça do público, as atrações que oferecemos e a estrutura que disponibiliza-mos, nos respaldam a, des-de já, confirmar a realização do evento em 2015". As pa-lavras são do prefeito Lucia-

no Paganini, ao encerrar a 29ª edição da Festa Julina de Iomerê.

Em 2014, a expectativa de público foi superada e muito. A Comissão Central Organizadora(CCO), esti-mava que cerca de 15 mil pessoas deveriam passar por Iomerê durante a festa.

No final de agosto, morreu aos 77 anos, o em-presário Rubi Nelson Ska-lee. O falecimento ocorreu em Curitiba no Hospital Nossa Senhora das Graças.Skalee não era conhecido somente em Videira, mas em todo o país pelo amor que mantinha pelos carros antigos. Era considerado um dos maiores colecio-nadores de carros antigos

do Brasil. Paixão que pas-sou para um dos filhos que continua dando sequencia a hobby do pai.

Você pode acompanhar tudo que aconteceu na integra em 2014 nas páginas do CORREIO AGORA. Acesse http://issuu.Com/jornalagorameiooeste

A indústria de Santa Catarina teve faturamento 6,2% menor em junho, na comparação com o mesmo período de 2013. A queda foi puxada, principalmente, pelo setor de autopeças, que sente o recuo nas encomendas pelas montadoras.

Page 18: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014SETEMBRO/OUTUBRO18

NATALINO ELEITO[ HABEMUS DEPUTADO ESTADUAL ]

Demorou mais de 50 anos para Videira gritar: Te-mos deputado estadual. Com um total de 20.932 votos, o ex-prefeito de Arroio Trinta e ex-secretário da SDR de Videira, Natalino Lázare do PR, foi elei-to Deputado Estadual pela região da AMARP.

[TRAGÉDIA EM SANTA LÚCIA]

[ALAGAMENTOS]

[CRIME DO PARQUE]

[DÁRIO CASTOLDI

Acidente mata empresário

Videira sofre com excesso de chuva

Assassinos de Gabriel estão presos

Faísca se apagou

Os bombeiros tiveram que usar uma motosserra, para retirar a vítima da cabine do veículo.DILMA VENCEA presidente Dilma Rousseff (PT) foi re-eleita na disputa mais apertada desde a redemocratização do país. A dife-rença entre a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) e o candidato derrotado Aécio Neves (PSDB) foi de apenas 3,26 pontos percentuais, aproximada-mente 3,5 milhões de votos.

COLOMBO REELEITORaimundo Colombo, do PSD, foi reeleito governador de Santa Catarina para os próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, ele rece-beu 1.763.735 votos, o que corres-ponde a 51,36% dos votos válidos.

RETROSPECTIVA

2014Você pode acompanhar tudo que aconteceu na integra em 2014 nas páginas do CORREIO AGORA. Acesse http://issuu.Com/jornalagorameiooeste

FOT

O: A

GU

ED

A M

AU

-R

IEN

DO

AM

AR

AN

TE

REDAÇÃODas assessorias

O empresário Dimas Antonio Zavieruka, 48 anos, morreu dia 30 de

setembropor volta 22h30m na comunidade de Santa Lu-cia. O acidente aconteceu após uma saida de pista, próximo ao local onde o asfalto cedeu com as chuvas de julho. O empresário da Agrodiza con-duzia o veículo Toyota Hilux Preta e chovia forte na hora do

acidente.O Corpo de Bombei-ros, Policia Militar, Policia Ci-vil e Peritos do IGP estiveram no local do acidente. Segundo fontes extras oficiais, o con-dutor não estava utilizando o cinto de segurança.

Com a saída de pista a caminhonete desceu um barranco e só foi foi encon-trada cerca de 10 metros da pista de rolamento, onde o local era de difícil acesso. Os bombeiros tiveram que usar uma motosserra, para

retirar a vítima da cabine do veículo, sem vida.

O empresário estava se dirigindo até a comunida-de de Santo Antônio, onde possui um sítio. O acidente aconteceu na volta para a cidade. Familiares reclama-ram da sinalização na rodo-via municipal.O empresário atuava no ramo de Defensi-vos Agrícolas e Insumos.

O seu sepultamento acon-teceu na quinta-feira(2), no Cemitério Jardim da Saudade. DIMAS ANTONIO ZAVIERUKA.

NÍVEL MÁXIMO DO RIO DO PEIXE NA QUARTA-FEIRA: 4,5 METROS.

FOT

O A

RQ

UIV

O -

FA

MÍL

IA

FO

TO

FO

TO

ED

ELC

IO L

OP

ES

Videira ainda nem se recuperava das fortes chu-vas registradas em julho e novamente sofreu com o excesso de água. A Defesa Civil Municipal registrou alagamentos em parte da Rua XV de Novembro (Cen-tro), na Rua Anita Garibaldi (acesso Bairros Carelli-Car-

boni), Rua Luiz Morgan (De Carli),na Rua José For-migheri e Avenida Manoel Roque (Alvorada), além do trecho da estrada de Anta Gorda e de Campina Bela/Aparecida. “Mais uma vez estamos sofrendo com o excesso das chuvas e infeliz-mente nossas ruas e estra-

das sofrem grandes danos. Em primeiro lugar estamos mobilizados para garantir a segurança dos videirenses e na sequência já vamos ini-ciar a reconstrução dos tre-chos danificados”, disse o prefeito Wilmar Carelli, que acompanha os trabalhos dos servidores.

A Agência de Inteligência da Polícia Militar de Caçador, com apoio das polícias de Vi-deira, Fraiburgo e Macieira, desencadearam uma opera-ção no interior de Macieira,

onde quatro pessoas foram presas. Dois são os suspei-tos de terem assassinado um adolescente, outro foi preso por tráfico de drogas e o últi-mo foi detido por posse de en-

torpecente.Dionathan Morei-ra Borges de Souza e Valmir Antunes, de 19 anos, estavam foragidos da justiça pela mor-te do adolescente Gabriel Car-valho Cordeiro dos Santos, de

15, cujo crime foi cometido no Parque Rio do Peixe.Ambos estavam escondidos em uma casa em Macieira onde os policiais também localizaram armas, drogas e munições.

Videira perdeu, em outu-bro o ex-radialista e operário que ajudou na conquista da energia elétrica e animou as manhãs de domingo.Corria a década de 50 quando os moradores assistiam com

entusiasmo os programas de auditório da Rádio Videira. A dupla "Circuito e Faísca" usava a música sertaneja para protestar contra a falta de energia elétrica nas casas e tanto fez, que acabou respon-

sável pela criação da Compa-nhia Força e Luz de Videira, anos mais tarde. Compraram muitas brigas por causa deste posicionamento. Chegaram a ser ameaçados, mas não se calaram diante do microfone.

COMEÇA A FALTAR ÁGUA NOS BAIRROS

Mais uma vez a cena se repete. Em setembro, nem bem começou o verão e os moradores dos bairros de Videira já começaram a sofrer com a falta d´água. A promessa feita feita pela diretoria da Casan, ao prefeito interino Lourenço Becker (PMDB), em 2013, di-zendo que o município não sofreria com a falta de água pelos próximos 10 anos, não saiu do papel.Na época o diretor geral de Operação da Casan, Valter Gallina veio a Videira para discutir as ações para acabar com a falta de água, bem como as obras de saneamento no município. Ele chegou a garantir que com os investimentos que seriam reali-zados em Videira, apenas problemas de ordem técnica como falta de energia, por exemplo, poderiam interromper o fornecimento de água. Passado um ano, as obras não saíram do papel. Gallina prometeu e não cumpriu.Os investimen-tos ficaram só no oba oba.

[ TORNEIRAS SECAS]

Page 19: Agoraissuued77

TENCONI ASSUME O SESIO vereador de Rio das Antas, Daniel Tenconi é o novo diretor regional do SESI Regional Meio-Oeste. Ele substituiu Luiz Carlos Bondicz, que deixou o cargo no início do mês.

[ PRESTAÇÃO DE CONTAS]

Reeleição de Raimundo Colombo custou mais de 12 milhões

FOT

O A

RQ

UIV

O -

CO

RR

EIO

AG

OR

A

REELEIÇÃO COLOMBO PARA MAIS QUATRO ANOS DE MANDATO, TEVE UM CUSTO DE R$ 12.686.824,52.

PREFEITO WILMAR CARELLI

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014 NOVEMBRO/DEZEMBRO 19

ACONTECEU EM NOVEMBRO

>> Sulita ganha o Troféu Ponto Extra.>> Cobalchini assume presidência estadual o PMDB.>> Videira recebe a Exposição Zumbli-ck Iluminado.

LEI APROVADA PELA CÂMARA EXTINGUE BAIRROS, DIZ PAESE

Com as mortes dos ex-companheiros, a mulher conheci-da como viúva negra teria conseguido duas casas, dois seguros de vida e uma pensão. Marli Teles de Souza foi presa suspeita de ter matado quatro homens. Segundo a Polícia Civil, no dia da prisão, agentes encontraram na casa dela, em Caçador, documentos dos quatro homens com quem a mulher havia se relacionado.

Em novembro o vereador Wilson Antônio Paese(PSD) disse que foi buscar in-formações sobre o afastamento pelo Tribunal da titular da Escrivania de Paz de Anta Gorda. Paese disse que buscou entender porque essa escrivania estava localizada na Rua Severino Pasqual (an-tiga Carboni Veículos). Em sua pesquisa o vereador diz que se deparou com a lei nº 2513/11, de 6 de abril de 2011 que altera o território do 1º Subdistrito e o território do Distrito de Anta Gorda.

[POLÊMICA 1]

Você pode acompanhar tudo que aconteceu na integra em 2014 nas páginas do CORREIO AGORA. Acesse http://issuu.Com/jornalagorameiooeste

REDAÇÃOEditoria Política

O prazo para prestação de contas referentes às eleições 2014 em

Santa Catarina encerrou dia 4 de novembro. Segundo o Sis-tema de Prestação de Contas Eleitorais, do Tribunal Supe-rior Eleitoral (TSE), 75,153% dos candidatos apresentaram os gastos com a campanha política neste ano ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

A reeleição do gover-nador Raimundo Colombo (PSD), para mais quatro anos de mandato, teve um custo de R$ 12.686.824,52, segun-do o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais do TRE-SC. Os maiores doadores da cam-panha de Colombo foram as empresas Arcelor Mittal, JBS Friboi, Construtora Triunfo, Seara Alimentos e BRF. O senador eleito Dário Berger (PMDB), prestou contas de R$ 2.035.723,85 e a Constru-

tora Triunfo, aparece como a maior doadora da campanha.

Os três candidatos a deputado estadual mais votado em Videira presta-ram contas. A campanha do deputado eleito Natali-

no Lázare(PR), apresentou um custo de R$ 184.351,97. Os maiores doadores da campanha do deputado de Videira, foram a Arce-lor Mittal Brasil, Master Agroindustrial e Videplast.

O segundo deputa-do estadual mais vota-do em Videira, Valdir Cobalchini(PMDB), foi o que teve o maior custo de campanha nessas eleições.O deputado apresentou uma despesa de R$ 1.495.966,23. Aparecem como os princi-pais doadores as empresas Adami S.A, Castellar Enge-nharia Ltda e Guararapes Painéis Ltda. As empresas videirense Videplast e Mas-ter Agropecuária também foram doadoras para cam-panha de Cobalchini.

O deputado estadual da Operação Fundo do Poço, Romildo Titon(PMDB), que foi o terceiro mais votado em Videira, apresentou despe-sas de campanha no valor de R$ 384.141,37. Entre os seus principais doadores apare-cem a Castellar Engenharia Ltda, TV - Técnica Viária Construções Ltda e Prosul - Projetos Supervisão e Plane-jamento Ltda.

[ POLÊMICA 2 ]

Carelli lamenta oportunismo de vereador O prefeito de Videira –

Wilmar Carelli (PMDB) la-mentou o oportunismo do vereador de oposição, sobre a decisão da Corregedoria--Geral da Justiça de afastar de forma temporária a Escri-vã de Paz do distrito de Anta Gorda, na comarca de Videi-ra. Carelli explicou que as leis nº 010/10 e nº 2513/11, que institui os perímetros das zonas urbanas do muni-cípio e altera o território do 1º Subdistrito e o território do Distrito de Anta Gorda, foram sancionadas com a única intenção de atender a população. Segundo o pre-feito, as alterações foram ne-

cessárias devido a expansão dos loteamentos existentes e também para atender a necessidade de imóveis até então rurais e, com preten-são de abertura de novos lo-teamentos, já que por longos anos, o município não regis-trava a instalação de grandes empreendimentos imobiliá-rios. Carelli ainda disse, que ao contrário do que divulgou o vereador, as leis não extin-guiram os bairros Carboni, Universitário, Santa Gema, Cidade Alta e Carelli, apenas definiu o perímetro de Anta Gorda, não causando qual-quer prejuízo aos bairros ou mudando suas definições.

'VIÚVA NEGRA' É PRESA EM CAÇADOR

EM BUSCA DE SOLUÇÃO

O Distrito de Rio das Pedras poderá ter uma passagem subterrânea nas ime-diações da igreja católica. Essa é uma das alternativas que vai ser estudada em um novo projeto referente ao local, no que se refere à reforma da SC 355 nas imediações da igreja. O objetivo é resolver o impasse criado com as es-cavações do terreno para a construção de uma rotatória. Representantes do Rio das Pedras estão pedindo a solução para um problema. As escavações do terreno ficaram a cerca de 1,5 metro da edificação da igreja.

Page 20: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014RETROSPECTIVA 201420

FELIZ ANO NOVOMOTORISTA AMIGO

Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários em Transportede Cargas e Passageiros de Videira - SC

FELIZ ANO NOVOFELIZ ANO NOVODurante esse ano de 2014 “você” foi mais que nosso sócio, foi um amigo, um companheiro

que acreditou em nosso trabalho e nos presenteou com sua confiança. Esse é nosso voto de Feliz Ano Novo e Boas Festas, muita paz e luz para essa nova etapa que esta pra começar, da qual

queremos estar presente sempre que necessitar. Brindemos às conquistas e os aprendizados do ano que passou, e aos novos desafios e conquistas que virão! Um ótimo ano de 2015.

São os votos do

www.sintravide.com.br

Page 21: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014 PUBLICIDADE 21

FONES (49)3433-0498 - (49) 9104-9823

Page 22: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014ESPORTE22

Damo écampeão catarinense

BICICROSS

O piloto videirense João Vicente Damo, da Associação Videi-rense de Bicicross

(AVB ) e da Fundação Mu-nicipal de Esportes (FMEV), sagrou-se campeão catari-nense na categoria boys 15 anos. O título foi conquistado após vencer a última etapa do Campeonato Estadual de Bici-cross/2014, que foi realizada no último dia 7 na pista do par-que Malwee, na cidade de Jara-guá do Sul.

Além da conquista da eta-pa e do campeonato pelo pi-loto João Vicente, outros pi-lotos da equipe da AVB/FME obtiveram bons resultados: Alex Dalpizzol conquistou o 3º lugar na categoria 25/29 anos e Ivonei Roberti o 5º lugar na categoria Cruiser 25/29. O campeonato catarinense de bicicross de 2014 chamou a atenção pelo elevado número de participantes e pelo alto nível técnico de seus pilotos, muitos deles consagrados na-cional e internacionalmente.

Os videirenses, embora em menor número e com uma equipe ainda em formação, mostraram-se aguerridos e coroaram sua atuação com re-sultados de expressão durante todo o ano. Já nos próximos dias a equipe videirense reto-ma os treinos na pista do Par-que da Uva, visando o certame de 2015.

FOTO DIVULGAÇÃO

DAMO CONQUISTA O CATARINENSE DE BICICROSS

Page 23: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014 ESPORTE 23

Os Melhores Produtos eserviços você encontra aqui

JOGOS INTERCOLEGIAIS DE VIDEIRA

Os campeões do voleibolAs disputas aconteceram nas categorias mirim, infantil e infanto.SILVIA PALMADas assessorias

A Secretaria de Edu-cação de Videira em parceria com a Fun-dação Municipal de

Esportes realizou de 1º a 6 de dezembro, a última etapa dos Jogos Intercolegiais de 2014. A última modalidade em dispu-ta foi o voleibol e contou com a participação de cerca de 600 alunos/atletas, com idade en-tre 11 e 16 anos, que atuam nas escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino de Videira. As disputas acon-teceram nas categorias mirim, infantil e infanto, nos naipes

masculino e feminino.Os jogos foram realizados

nos ginásios da Escola Paulo Fioravante Penso e no ginásio municipal Padre Bruno, sempre com um ótimo público. A com-petição coordenada por Luiz Carlos Spanholi da FMEV, foi acompanhada pelo superinten-dente da FMEV, professor Hely de Freitas e Silva e pelo diretor da FMEV Sergio Peretti.

Spanholi explica que para o dia 17 de dezembro está pro-gramada uma reunião com os professores e diretores das es-colas para tratar de assuntos relativos aos jogos de 2015. A intenção é implantar novas formas de disputa.

CONHEÇA OS CAMPEÕESMirim Feminino1º Lugar: Escola Estadual Eurico Rauen2º Lugar: Escola Municipal Paulo Penso3º Lugar: Escola estadual Governador Lacerda

Mirim Masculino1º Lugar: Escola Municipal Joaquim Amarante2º Lugar: Escola Estadual Governador Lacerda3º Lugar: Escola Municipal Waldemar Kleinubing

Infantil Feminino1º Lugar: Escola Municipal Paulo Penso2º Lugar: Escola Municipal Waldemar Kleinubing3º Lugar: Escola Estadual Governador Lacerda

Infantil Masculino1º Lugar: Escola Municipal Waldemar Kleinubing2º Lugar: Escola Municipal Joaquim Amarante3º Lugar: Escola Municipal Paulo Penso

Infanto Feminino1º Lugar: Escola Municipal Paulo Penso2º Lugar: Cepar3º Lugar: Colégio Imaculada Conceição

Infanto Masculino1º Lugar: Cepar2º Lugar: Colégio Imaculada Conceição3º Lugar: Instituto Federal Catarinense (IFC)

AMARANTE ( MIRIM MASC. )

EURICO RAUEN ( MIRIM FEM )

PAULO PENSO ( INFANTO FEM. )WALD. KLEIN. INFANTIL MASC

CEPAR ( INFANTO MASC. )

PAULO PENSO ( INFANTIL FEM. )

Furacão/sintricavi disputa competições no fim de semanaAs equipes da Escola

Furacão/Sintricavi de Vi-deira vão disputar uma sé-rie de partidas neste fim de semana. No sábado, dia 13, em Treze Tílias, às 10h30, o time Sub-7 enfrenta o Ar-roio Trinta e, às 11h30, a Es-cola Coxa, na fase de chaves.

Caso se classifique, a equipe vai jogar a semifinal e dispu-tar classificações a tarde. Às 18 horas, o Sub-11 decide o título com o Treze Tílias.

No domingo, dia 14, no Regional de Rio das Antas, o Furacão/Sintricavi sub-14 disputa o terceiro lugar com

o Linha Moresco. Às 14h30, o time da categoria Sub-7 decide o título com o Colégio Drum-monnd, de Fraiburgo. “Serão muitos jogos em seguida, mas confio no potencial dos atletas que vão dar o seu melhor”, diz o professor João Carlos de Queirós, o Juca.

Page 24: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014NATAL 201424

Page 25: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014 A CIDADE 25

NATAL

Sete eventos para celebrar o Natal da Gente 2014A programação inicia no domingo, dia 14, as 20 horas.

O diretor do Sindicato dos Empregados no Comércio (SEC) Videira, Angelo Rizzi participou até a quarta-feira, dia 10, em Cape Town, na Árica do Sul, do Congresso Mundial dos Traba-lhadores. O evento foi promovido entre os últimos dias 7 a 10, pela UNI/Global - Central Sindical In-ternacional, que congrega todos os sindocatos do mundo.

O atual presidente da entidade é o brasileiro João Felício, perten-cente a Central Única dos Traba-lhadores (CUT). Rizzi participou de várias palestras e work shops, tendo como principais pontos as finanças sindicais, manutenção dos sindicatos, serviço público, jornada de trabalho e dupla jor-nada para mulheres, dentre vá-rios outros assuntos.

O presidente do SEC, Volmir Maurer, destaca que a participa-ção de Rizzi visa o fortalecimento do sindicato videirense, em busca de melhorias para os trabalhado-res. "Todas as nossas ações visam melhorar as condições dos traba-lhadores da nossa área. Está ca-pacitação internacional vai trazer inúmeros benefícios que serão co-locados em prática"

SILVIA PALMADas assessorias

A Prefeitura de Videira por meio da Secretaria de Turis-mo e Cultura e o Núcleo de Música prepara uma série de

apresentações musicais para celebrar o Natal dos videirenses. A progra-mação inicia no domingo, dia 14, as 20h, com o Concerto “Em Tempo de Natal”. A apresentação acontecerá no ginásio de esportes do Colégio Imacu-lada Conceição e a entrada é gratuita. O público poderá acompanhar 1h20 de boa música, de todos os gêneros. No palco estarão cinco das dez corpo-rações dos músicos mais adiantados da Escola Social de Música de Videi-ra: Orquestra de Violões, Camerata Videira, Banda Jovem Sol-Lá-Sí, Big Band e Banda Sinfônica Videira.

Já de 15 a 19 de dezembro acon-tecem as apresentações “Na casa de Noel”. Todas as noites a partir das 20

horas, grupos musicais da Secretaria de Turismo e Cultura farão apresen-tações no coreto em frente a casa do Papai Noel, na Praça Nereu Ramos. E fechando a programação do Na-tal da Gente 2014, que também encerra o calendário de eventos do município que iniciou em janei-ro, em comemoração aos 70 anos de Videira, no dia 21 de dezembro, em parceria com a Rádio Videira AM acontece o Natal dos Violeiros (Encontro regional dos Violeiros). A apresentação acontecerá no centro de Eventos Vitória (CEVI), a partir das 19h30 e a entrada também é franca. “Desenvolvemos uma am-pla e diversificada programação para presentear os videirenses com boa música e com o talento de nos-sos alunos e professores. Todas as apresentações são gratuitas e vão abordar temas natalinos para cele-brarmos esta época tão bonita do ano”, aponta o secretário de Turis-mo e Cultura – Clemir Schmitt.

Diretor do SEC participa de Congresso Mundial

PROGRAMAÇÃODia 15: Grupo de violõesDia 16: Corais Som da Pessoa e Vozes de VideiraDia 17: Banda Jovem Sol, Lá SíDia 18: Grupo de ViolinosDia 19: Banda Sinfônica Videira

INGRESSO

Page 26: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014NATAL 201426

Page 27: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014 CLASSIFICADOS 27

BOLSAdeEMPREGOS

Avenida Dom Pedro II, 410 - Sala 11 - Cen-tro Comercial Valdameri Telefone: 49 3566-4764 Celulares: 9162-7254 Vivo| 8416-3879 Oi| 9931-5427 Tim| 8905-3586 Claro

Rua XV de Novembro, 19, sala 02 | Centro- Videira SC Telefone: (49)3533-3158 E-Mail: [email protected]

VAGAS

VAGAS

Rua Saul Brandalise, 1255 1 andar - sala 3 - 35665400 www.apoioempregos.net

Almoxarife: Necessária experiência em nota fiscal e controle de estoque. Direcionada ao sexo masculino. Salário entre R$ 958,00 a R$ 1.200,00 + 144,80 (Insalubridade) + Transporte. Oportunidade em Videira.

Analista de Departamento Pessoal: Ne-cessária experiência em rotinas do setor para atuar em empresa. Formação a nível Superior, direcionada a ambos os sexos. Salário entre R$1.500,00 e R$1.800,00. Oportunidade em Videira.

Analista de Treinamento: Atuar com o setor de RH executando e aplicando treinamentos teóricos e práticos. Formação a nível Superior, direcionada a ambos os sexos, necessário CNH B e disponibilidade para viagens. Salário aproxi-mado R$ 2.500,00. Oportunidade em Joaçaba.

Auxiliar de Limpeza: Atuar na limpeza de es-critórios, direcionada ao sexo feminino. Horário comercial, salário R$957,00 + vale alimentação de R$100,00 + auxilio transporte. Oportunidade em Videira.

Auxiliar de Mecânico: Necessário ter noções em montagens de paralamas, pneus e acessóri-os. Direcionada ao sexo masculino. Salário R$1100,00 + Transporte + alimentação. Opor-tunidade para Videira.

Mecânico industrial ou de máquinas pesa-das: Necessária experiência em manutenção corretiva e preventiva. Formação Técnica na área, direcionada ao sexo masculino, salário R$2.000,00 + comissões. Oportunidade em Tangará e em Fraiburgo.

Operador de Máquina Corte e Dobra: Ne-cessário conhecimento em informática. Dire-cionada ao sexo masculino. Salário 1.500,00 + 144,80 (Insalubridade) podendo variar conforme experiência + Transporte + Alimentação. Opor-tunidade em Videira.

Pintor automotivo: Necessária experiência com tinta PU, pistola, massa plástica e Poliéster. Direcionada ao sexo masculino. Salário en-tre R$ 1.200,00 e 1.400,00 + 144,80 (Insalub-ridade) + Transporte + Alimentação. Oportuni-dade em Videira.

Psicólogo Organizacional: Necessária ex-periência na área organizacional, processos seletivos, treinamentos, aplicação de testes. Direcionado a ambos os sexos, formação a nível superior em Psicologia, CRP ativo, dese-jável especialização. Salário entre R$1.500,00 e R$2.000,00. Oportunidade em Fraiburgo.

Auxiliar de Produção: SEM EXPERIÊNCIA Feminino Acima de 30 anos, horários: 05:00 as 13:20 ou das 21:40 as 05:00. Salário: inicial de R$ 940,00 + adicionais conforme horário + benefícios.

Auxiliar de limpeza: SEM EXPERIÊNCIAAcima de 18 anos, Jornada de trabalho a combi-nar (disponibilidade de horários) salário: A com-binar dependendo da jornada.

Operador de Guindaste: COM EXPERIÊNCIA Acima de 21 anos, horários: segunda a sexta-feira (disponibilidade para viajar)É indispensável que tenha curso de operador de guindaste dentro do prazo de validade! Salário a combinar , possui benefícios

Vendedor Interno: Masculino Com experiência, acima de 30 anos.

Auxiliar de produção: Masculino Conhecimento em manuseio de lixadeiras e maquinas de corte.

Experiência: Não é necessário experiência na área. Escolaridade: Ensino Fundamental Sa-lário: R$ 958,87 + Insalubridade + benefícios Horário: Segunda a Sexta-feira

Almoxarifado: Masculino/ Feminino Ensino médio completo, disponibilidade de horários, Acima de 18 anos, sem experiência.

Recepcionista de oficina: Necessária experiên-cia com ordens de serviço, orçamentos, atendi-mento. Direcionado ao sexo masculino, forma-ção a nível Médio. Salário R$1.000,00 + benefí-cios. Oportunidade em Videira.

Soldador: Necessária experiência em soldas mig, tig, eletrodo e conhecimento em análise e interpretação de projetos. Direcionada ao sexo masculino. Salário entre R$1.200,00 e R$2.400,00 + benefícios. Oportunidade em Tan-gará e em Videira.

Supervisor de RH: Necessária experiência em supervisão de equipe, rotinas de administração de pessoal e legislação trabalhista. Direcionada a ambos os sexos, formação a nível superior. Salário entre R$ 2.500,00 e R$3.000,00. Opor-tunidade em Joaçaba.

Técnico de Segurança do Trabalho: Ne-cessária experiência em treinamentos, medições, laudos, fiscalizações. Direcionada a ambos os sexos, formação a nível Técnico. Ne-cessário CNH B e disponibilidade para viagens. Salário R$ 2.000,00 + benefícios. Oportunidade em Joaçaba.

Vendedor externo: Necessária experiência em vendas externas para mercados e farmácias, utilizar veículo próprio atendendo região. Dire-cionado a ambos os sexos, formação em Ensino Médio. Salário R$1.300,00 + comissões + ajuda de custo. Oportunidade em Videira.

Vendedora: Necessária experiência em vendas para atuar em comércio. Formação Ensino Mé-dio, direcionado ao sexo feminino. Salário R$ 920,00 + comissões. Oportunidade em Videira.

PROMOTOR (A) DE VENDAS - Requisitos resi-dir em Videira SC, indo 1 vez por semana para Fraiburgo. Produtos Colgate, Palmolive entre ou-tros.Atuando como repositor. Ajuda de custo de R$300,00. Possuir moto ou carro.

SERVIÇOS GERAIS - Homens para atuar em uma prestadora de serviço.Área de atuação reciclagem. Não exige escolari-dade, apenas comprometimento.

AUXILIAR DE ESCRITÓRIO - Pode ser masculino ou feminino,ensino médio completo,disponibilidade de ir ate Concórdia 1 vez por semana (pago pela empresa ), com perfil de liderança.

PROMOTOR DE VENDAS/ VENDEDOR/ EN-TREGADOR Possuir CNH C, a empresa vende e entrega bebidas multimarcas, é necessário ser cordial, preferencialmente ter curso na área de vendas, o salario é a combinar.

ELETROTÉCNICA / MECÂNICA - Rapazes for-mados ou cursando os cursos de Eletrotécnica, Mecânica acima de 17 anos, perfil com iniciativa, comprometimento.

MONITORAMENTO - Atuar monitorando cartões de estacionamento, vaga de seg a sab, horário comercial, masculino e feminino.

OPERADORA DE CAIXA - Ensino médio com-pleto, disponibilidade de horário,bom atendimen-to, noções de informatica.

ATENDENTE DE PADARIA -Ensino médio com-pleto, disponibilidade de horário,bom atendimento.

SEJA INDEPENDENTE!

Ganhe uma renda extra por mês, trabalhando nas horas

livres. Ganhos conforme empenho. Maior de 18 anos.

Ligue: (49) 9966.2500

RAFAEL OLINGER Vende-se excelente terreno; localizado no bairro Alvorada; medindo 525,00 m²(30,00 x 17,50). O terreno se encontra a poucos metros do Fórum, Prefeitura e Justiça do Trabalho. Ideal para construção de escritórios em geral, principalmente de advocacia.VALOR: R$: 210.000,00 -NEGOCIÁVEL

CORRETORES DE IMOVEIS CRECI/SC 18.400

Rua Adolfo Konder n 105, Sala 01 (49) 3566-7368

olingercorretores.com.br

Page 28: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014NATAL 201428

Page 29: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014 VARIEDADES 29

HORÓSCOPODASEMANA

HUMOR

QUADRINHO

CARTA DO MALUCO

Estava um maluco em um manicômio todo concentrado escrevendo em uma folha, quando outro maluco, amigo seu se aproximou, curioso, e perguntou:— Oi, amigão! O que você está fazendo?— Estou escrevendo uma carta.— Que legal! É uma carta para mim?— Não.— Ah, então é para sua família?— Também não.— Ué, para quem você está escrevendo então?O amigo olha para todos os lados e cochicha:— É uma carta para mim mesmo.— Ah é! E o que é que está escrito nela?— Como é que eu vou saber? Ainda não recebi...

ÁRIESExperimente viver o ritual diário de modo prazeroso. Isso possibilitará maior produtividade e satisfação. Entenda que certas coisas precisam ser feitas em um momento determinado.

TOUROO momento favorece a relação com grupos e o envolvimento em trabal-hos participativos. Há um forte estímulo pessoal. Aproveite-o e invista em sua aparência.

GÊMEOSNesta semana estão fa-vorecidos os acordos e as negociações. Há possibili-dade de melhorar a sua vida profissional. Porém, não se esqueça do seu lar e das relações familiares.

CÂNCERA harmonia celeste pode proporcionar um período satisfatório e produtivo. No entanto, tenha mais atenção ao se comunicar, digitar ou trocar mensagens. Faça sempre uma revisão nos textos que escrever.

LEÃOVocê precisará de cuidado para administrar as finanças. Evite gastos desnecessários. Reflita sobre como tem lidado com seus recursos materiais. Pare e pense um pouco sobre o seu potencial.

VIRGEMExiste a possibilidade de uma maior oscilação de humor. Será necessário bom senso para não se indispor com as pessoas. Reflita sobre os seus sentimentos e busque equilíbrio interno.

LIBRANão se intimide diante dos obstáculos. Mantenha a fé interior e busque meios para se reestruturar. Perceba os limites da vida e encare-os como possibilidades de de-senvolvimento profissional.

ESCORPIÃOVocê precisa perceber melhor o que está lhe incomodando para não se irritar com as pessoas gratuitamente. Esta semana favorece as reconciliações e a vida amorosa.

SAGITÁRIOMaior necessidade de expansão e vontade de realizar os seus desejos pode fazer com que vis-lumbre algo muito maior do que possa concretizar. Vá com calma!

CAPRICÓRNIOEsclareça para si mesmo o que tem em mente. Rela-cione-se com mais clareza e objetividade. Retome os cuidados com sua saúde, para que você tem um ótimo final de ano.

AQUÁRIOExperimente usar os seus conhecimentos e infor-mações obtidas anterior-mente para realizar as suas necessidades presentes e projetos futuros. Evite radi-calizações e excentricidades.

PEIXESEste dia é favorável para expressar a sua individu-alidade e reconhecer as suas reais necessidades. Evite se fechar em dogmas e preconceitos. É hora de renovação.

SUICIDAS Um porão, nove jovens e uma Magnum 608. O que po-deria ter levado universitários da elite carioca aparentemente sem problemas a participar de uma roleta-russa? Um ano depois do trá-gico evento, que terminou de forma violenta e bizarramente misteriosa, uma nova pista, até então mantida em segredo pela polícia, ilumina o nebuloso caso. De Raphael Montes, o livro tem 488 páginas e é um lan-çamento da Editora Benvirá.

PADRE MARCELO ROSSI: O TEMPO DE DEUS Da mesma maneira autêntica e caris-mática que conver-sa com milhões de brasileiros em seus programas de rádio e televisão, Padre Marcelo Rossi se comunica com os fiéis em seus livros e CDs, para levar a eles os ensinamentos religiosos e conforto espiritual. Neste novo CD, ainda mais especial, Padre Marcelo se inspirou nas palavras de seu recente livro “Kairós”, para compor novas canções.Um lançamento da Sony Music.

3 DIAS PARA MA-TAR Ethan Renner (Kevin Costner), veterano agente secreto, está à beira da morte. Seu último desejo é reatar com sua filha, com quem perdeu contato há muito tempo. Temendo não ter tempo hábil para salvar seus rela-cionamentos com a menina e com a ex-esposa, este homem descobre a existência de uma potente droga que pode salvá-lo, contanto que ele aceite um derradeiro trabalho.Ação/Suspense - Ano: 2014 – Duração: 116 minutos – Cor – 14 anos – Califórnia Filmes

DICADELIVRO

DICADECD

DICADEFILME

FONE: FONE (49)3566-4952 WWW.GRUPOCINE.COM.BR

NA TELONAPROGRAMAÇÃO DE 15/A 20/12

O HOBBIT : A BATALHA DOS 5 EXÉR-CITOS 3D – Sala 1 Aventura – Dublado – 12 Anos – Duração: 145 min. Todos os dias: 15h00 – 18h00 – 21h00

JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA PARTE 1 – 2D – Sala 2 Ação/Aventura – Dublado – 14 Anos – Duração: 125 min. Todos os dias: 21h15

AS AVENTURAS DE PADDINGTON – 2D – Sala 2 Live-Action - Dublado – Livre – Duração: 100 min. Todos os dias: 14h30 – 16h40

DEBI & LÓIDE 2 – 2D – Sala 2 Comé-dia – Dublado – 12 Anos – Duração: 110 min Todos os dias: 18h50

PAULO REALIZANDO O SONHO DE VIAJAR DE AVIÃO

Page 30: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014NATAL 201430

Nesse fim de ano,Faça um ótimo negócio

www.carboniiveco.com.brwww.carboniseminovos.com.br

Avan

ce d

o re

speit

o. N

ão a

vanc

e na

faixa

.

Fotos ilustrativas. Veículos vendidos sem implementos. Algumas versões, itens opcionais e cores estão sujeitos à disponibilidade de estoque, podendo variar seu prazo de entrega.

*Válido enquanto durarem os estoques.

CEN

TR

O D

E A

TEN

ÇÃ

O A

O C

LIEN

TE

080

0 70

2 34

43

Força para fazer seu negócio crescer muito mais!Assistência de leste a oeste em Santa Catarina com 8 concessionárias

Não perca essa chance de fazer um grande negócio. Entre em contato já.

Videira 3533-8800W W W . C A R B O N I I V E C O . C O M . B R

Tecnologia a favor do desempenho. Presença a favor do resultado.Consulte nossos vendedores e aproveite!

PMDB

Page 31: Agoraissuued77

Videira,13 a 31 de Dezembro de 2014 TELEVISÃO 31

RESUMO DE NOVELA

Todos acham graça ao ver Marcão, Zé e Duca vestidos como bailarinas, e Jeff e Wallace sentem-se vingados.Pedro cobra uma atitude de Marcelo em relação a seu romance com Ro-berta. Sol insiste para que Bete fique com o di-nheiro que ganhou com seu trabalho e Simplício observa as duas.Marcelo é firme com Roberta, que sofre pelo afastamento do amante.

Marcelo vai atrás de Tomtom na Aquazen.Roberta pede para conversar com Delma e Lincoln se desespera. Roberta revela para Delma seu romance com Marcelo. Delma se revolta contra o marido e começa a discutir com ele.Pedro e Lincoln ficam desolados. Jeff decide não fazer o teste para o grupo de dan-ça, causando decepção em Lucrécia e Sol.

Pedro dá uma lição de moral em Roberta.Edgard orienta Jade e pede que ela se afaste de Cobra. Edgard conversa com Lucrécia sobre o comportamento dela com a filha. Em aula de vídeo, Joaquina consegue beijar René, que se desespera com a aluna.Dandara se preocupa com Delma e sua família.

Rute se desespera e Jeff vai para a casa de Bete.Marcelo sofre com a separação. Bete e Sol acolhem Jeff e Rute vai atrás do filho. Lincoln chora. Duca tenta se aproximar de Roberta, que o rejeita.Delma expulsa Marcelo do restaurante. Lincoln ofende Jeff e sofre sozinho. Lucrécia e os alunos da Ribalta comemoram a volta de Jeff.

Henrique surpreende Bianca e João se irrita.Os alunos da Ribalta e da academia de Gael se preparam para o acampamento. Henrique apresenta Bianca para donos de marcas importantes e se oferece para acampar com a menina.Paty se insinua para Duca. Bianca chega com Henrique e João ao acampamento e vê Duca com Paty.

NÃO HÁ EXIBIÇÃO.

Fernando sai apressado da casa de Cristi-na.Vitória conta sobre sua falsa doença e pede que Madalena a ajude a realizar seu último desejo. Elísio e Beatriz sugerem que Sandra e Rafael realizem o desejo de Vitória.Pedro repreende Vitória ao vê-la dançando na Boogie Oogie. Diana critica Cristina por se envolver com Fernando.

Vitória não aceita a proposta de Carlota.Susana comenta com Homero que Gilda saberá que ela é sua sócia. Vicente incen-tiva Sandra a pedir para Madalena ajudar Augusta.Paulo questiona Vitória sobre o médico que lhe indicou. Madalena pede para Vicente conseguir o telefone do dono da casa de Augusta.

Carlota decide contar seu segredo para Vitória, mas Fernando interrompe a con-versa.Rodrigo e Gilda se entendem. Carlota convida Vitória para voltar a morar na mansão. Luísa não acredita na mudança de Carlota. Beto e Inês terminam o namoro.Susana proíbe Homero de ir à inauguração da Star Trip.

Carlota explica a Vitória o motivo pelo qual não queria contar seu segredo.Cristina avisa a Rafael que entrará com um processo de separação litigiosa contra Mário. Sandra sente ciúmes de Vitória com Beatriz.Fernando pergunta se Beto sabe por que Homero foi à festa da Star Trip. Madalena fica arrasada ao descobrir que a casa de Augusta foi vendida.

Carlota tenta se entender com Sandra.Vitória pede ajuda a Diana para despistar Paulo. Sebastiana ouve Leonor dizendo que o tiro que Sandra levou na Boogie Oogie era intencionado a Daniele.Homero conta para Carlota que Susana é sócia da Star Trip. Sebastiana decide contar para Vitória o que ouviu sobre Homero.

Gilda pensa em uma forma de tirar Susana da sociedade da Star Trip.Beatriz avisa a Sandra que Carlota está falando com Vitó-ria. Sebastiana confirma que contou para Vitória que o tiro que Sandra sofreu era para atingir Daniele.Elísio decide ir à festa de Leonor. Artur conta para Fernando que Susana é a sócia misteriosa da Star Trip.

Castilho avisa a Caíque que ele terá que pedir reforço para resgatar Laura.Israel pergunta a Fernando se ele gosta de Itália. Giba ajuda Caíque a socorrer Laura e levá-la ao hospital. Itália acompanha César na competição contra Ricardo.Tina tenta despistar os filhos quando perguntam por Conceição. Afeganistão tenta convencer Manuel a voltar para a lanchonete.

Maria Marta comemora o término do ro-mance de José Alfredo e Maria Ísis. Cora pensa em se vingar de Maria Ísis.Danielle pede o divórcio para José Pedro. Cláudio afirma a Beatriz que Enrico sabotou o restaurante de Vicente.Maria Clara tem um mau pressentimento sobre seu pai e comenta com Vicente.

Caíque ouve as acusações de Gustavo e Marcos.Samantha diz a Pepito que a voz que estava ao seu lado voltou, embora estivesse com um tom diferente. Maria Inês aconselha Caíque a encarar seu dom.Tina desconfia de que algum de seus filhos ajudou Afeganistão a preparar os quitutes.

José Alfredo pede perdão a Maria Ísis.João Lucas e Maria Clara acreditam que o pai esteja escondendo uma doença terminal. Amanda vai ao quarto de José Pedro, mas ele a rejeita.José Alfredo pede o divórcio a Maria Marta.Antoninho avisa a José Alfredo que sua história será o tema de sua escola de samba.

Samantha diz que teve a visão de uma tragédia com Caíque e Laura, e deixa a família da jornalista assustada.Caíque pede a Castilho que desapareça de sua vida. Escobar suspeita de que Azeitona seja médium como Caíque. Bia diz a Laura que Caíque pode ter um transtorno psiquiátrico.

Enrico provoca Vicente no bar do Mano-el. Danielle tenta convencer José Pedro de que não se aliou a Maurílio.Xana aconselha Vicente a pensar bem antes de trocar Cristina por Maria Clara.Enrico se irrita ao ver que Téo foi preso. Orville diz a Carmem que eles precisam cuidar de Salvador.

Marcos diz a Samantha que vai forjar um acidente com Gustavo.Marcelo propõe a Maria Inês que os dois sejam amantes. Afe-ganistão diz a Manuel que não sabe explicar como a comida que está a seu lado foi feita, mas o pai insiste em acreditar que foi ele.César diz à família que está apaixonado por Itália e que se casará com ela.

José Alfredo diz para Maria Marta que tomou as providências necessárias contra Téo.Otoniel comenta com Antoninho sobre o estado de Jurema.Cora fala com Cristina que irá depor contra José Alfredo. Cora decide contar sua história para Téo.José Alfredo se lembra da noite em que Sebas-tião morreu.

Ricardo diz a Maria Inês que ela e Marcelo devem assumir o amor que sentem um pelo outro. Úrsula manda Débora vigiar Laura. Israel descobre que Itália não estava no hospital e pergunta se foi ela quem ajudou a fazer os quitutes da barraca de Manuel.Itália assume que ajudou Afeganistão para esconder que estava com César.

Silviano acusa Maurílio pela morte do Co-mendador. Josué pede para usar o celular de Marisa para contar a Cristina sobre a morte de José Alfredo.Cora entra em crise ao saber da morte de José Alfredo e conta para Maria Ísis, que desmaia ao receber a notícia.Josué retira do bolso de José Alfredo o frasco do líquido verde.

Caíque chama a polícia para revistar o casarão, mas ninguém é encontrado.Caíque desconfia de que Azeitona também veja espíritos. Aurélia afirma a Azeitona que não irá abandoná-lo. Tina pergunta a Israel por que ele não vai mais ao hospital. Orientada pela voz, Samantha avisa pelo megafone que haverá uma explosão e pede que todos deixem o shopping.

José Alfredo se lembra dos pedidos que fez a Josué. Cora dorme no cemitério. Cristina pensa na conversa que teve com José Alfredo antes do ocorrido e manda Josué se apressar para ir ao cemitério.Maria Marta decide casar Amanda e José Pedro.Elivaldo pede para Cristina abandonar a família de José Alfredo.

21H10, NA GLOBO19H30, NA GLOBO17H55, NA GLOBO 18H00, NA GLOBO

ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS DE 15 A 20 DE DEZEMBRO.

SEG

UN

DA

TER

ÇA

QU

AR

TAQ

UIN

TASE

XTA

SÁB

AD

O

GRANDE SUSTOCarmo Dalla Vecchia sofreu uma tentativa de assalto dias atrás, quando bandidos, usan-do uma bicicleta, tentaram arrancar a corrente de ouro do ator, mas não tiveram sucesso. Apesar do susto e da joia quebrada, o bonitão nada sofreu. Atualmente, Carmo interpreta o Maurílio, na novela “Império”.

A FORTUNA DE CHAVESDe acordo com um jornal mexi-cano, Roberto Bolaños, o criador de Chaves e Chapolin, cuja morte sensibilizou uma legião de fãs no mundo todo, deixou uma herança de mais de um bilhão de reais, que será divido entre a viúva, Florinda Meza e seus seis filhos, frutos de seu primeiro casamento. Além da renda vinda de seus programas televisivos, Bolaños aumentou sua fortuna com o licenciamento de vários produtos, entre eles bonecos, jogos, filmes, artigos escolares, séries e brinquedos com a marca dos personagens criados por ele.

SAMANTHA DIZ QUE TEVE A VISÃO DE UMA TRAGÉDIA COM CAÍQUE E LAURA

O PROCESSO DE TÉO E CLÁUDIO É ARQUIVADO E O BLOGUEIRO É PRESO

ALTO ASTRAL IMPÉRIO

APERFEIÇOANDO O INGLÊSGuta Stresser, que durante anos fez a

Bebel , em “A Grande Família”, está em Los Angeles, onde vai passar uma boa temporada. A atriz pretende descansar, passear e ainda aperfeiçoar o seu In-glês. Ela continua com lugar garantido na Globo, sendo que na volta ao Brasil, integrará o elenco de uma das próximas produções da emissora.

LONGE DOS COMERCIAISTiago Leifert foi notado pelos profis-

sionais da propaganda que convidaram o apresentador para estrelar campanhas publicitárias, no entanto ele não pode aceitar porque a Globo não permite que os seus profissionais de Jornalismo fa-çam este tipo de trabalho.

Page 32: Agoraissuued77

Videira, 13 a 31 de Dezembro de 2014CONTRA-CAPA32