agência reguladora de diretoria colegiada do estado de são … · 2020-02-27 · fernando cunha...

6
arsesp agência reguladora de saneamento e energia do estado de São Paulo DIRETORIA COLEGIADA ATA DA 522~ REUNIÃO Aos 27 do mês de novembro de 2019, às 9:30 horas, reuniu-se, conforme convocação ordinária, na sede da ARSESP, situada na Avenida Paulista n.° 2.313, 2° andar, São Paulo, Estado de São Paulo, a Diretoria da ARSESP, composta pelos Srs. Hélio Luiz Castro, Diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Saneamento Básico, Anapaula Fernandes da Rocha Campos Amaral, Diretora de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Distribuição de Gás Canalizado, Marcus Vinicius Vaz Bonini, Diretor de Regulação Econômico-Financeira e de Mercados e Marcos Roberto Lopomo, Diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Energia, sendo por mim, Alexandre Petrucciello Salgado da Silveira, secretariados. Ausente o Diretor de Relações Institucionais, Paulo Arthur Lencioni Cães, por estar participando da ação “Arsesp nas Cidades Encontro Regional de Municípios”, na cidade de Lins-SP. Iniciados os trabalhos, os seguintes assuntos foram deliberados: 1. Assuntos de interesse interno. a) Processo ARSESP.ADM-0265-2o18 O Secretário Executivo da Arsesp, Alexandre Petruccielio Salgado da Silveira, realizou informe sobre o andamento do processo que visa a contratação de seguro de responsabilidade civil, na modalidade D&O (Directors and Officers Liability Insurance). b) O Secretário Executivo, Alexandre Petrucciello Salgado da Silveira, realizou informe sobre a Pauta da próxima reunião do conselho de Orientação de Energia e do conselho de Orientação de Saneamento Básico. c) A Diretoria da Arsesp deliberou por unanimidade dos presentes pela realização da Sipat - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho no período de 16 e 20 de dezembro de 2019. d) O Diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Energia, Marcos Roberto Lopomo, realizou apresentação sobre a proposta de Termo de Referência do convênio de Descentralização ANEEL/Arsesp. e) Processo ARSESP.ADM-0366-2018 - A Diretoria da Arsesp tomou ciência do Parecer Jurídico da Subprocuradoria Geral da consultoria Geral de fls. 96 a 99 (Parecer Jurídico cJ-ARSESP 113/2019) e da cota cJ-Arsesp de fls. 100/101 (42/ 20 19). f) A Diretoria da Arsesp tomou conhecimento dos servidores inscritos no processo seletivo de ocupação das gerências da Agência e deliberou por unanimidade dos presentes pela divulgação dos candidatos habilitados no referido processo, se que a Diretoria da Arsesp por unanimidade dos presentes considerou inabilit s os seguintes servidores: (i) não rizeram a Avaliação de Desempenho e Avaliação Teórica e/ou Prática: Ricardo Rodrigues da costa (Saneamento) candidato Saneamento

Upload: others

Post on 05-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: agência reguladora de DIRETORIA COLEGIADA do estado de São … · 2020-02-27 · Fernando Cunha Albuquerque. i) A Diretoria da Arsesp deliberou por unanimidade dos presentes pela

arsespagência reguladora desaneamento e energia

do estado de São Paulo DIRETORIA COLEGIADA

ATA DA 522~ REUNIÃO

Aos 27 do mês de novembro de 2019, às 9:30 horas, reuniu-se, conformeconvocação ordinária, na sede da ARSESP, situada na Avenida Paulista n.°2.313, 2° andar, São Paulo, Estado de São Paulo, a Diretoria da ARSESP,composta pelos Srs. Hélio Luiz Castro, Diretor de Regulação Técnica eFiscalização dos Serviços de Saneamento Básico, Anapaula Fernandes daRocha Campos Amaral, Diretora de Regulação Técnica e Fiscalização dosServiços de Distribuição de Gás Canalizado, Marcus Vinicius Vaz Bonini,Diretor de Regulação Econômico-Financeira e de Mercados e MarcosRoberto Lopomo, Diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviçosde Energia, sendo por mim, Alexandre Petrucciello Salgado da Silveira,secretariados. Ausente o Diretor de Relações Institucionais, Paulo ArthurLencioni Cães, por estar participando da ação “Arsesp nas Cidades —

Encontro Regional de Municípios”, na cidade de Lins-SP.Iniciados os trabalhos, os seguintes assuntos foram deliberados:

1. Assuntos de interesse interno.

a) Processo ARSESP.ADM-0265-2o18 — O Secretário Executivo da Arsesp,Alexandre Petruccielio Salgado da Silveira, realizou informe sobre o andamento doprocesso que visa a contratação de seguro de responsabilidade civil, namodalidade D&O (Directors and Officers Liability Insurance).

b) O Secretário Executivo, Alexandre Petrucciello Salgado da Silveira, realizouinforme sobre a Pauta da próxima reunião do conselho de Orientação de Energiae do conselho de Orientação de Saneamento Básico.

c) A Diretoria da Arsesp deliberou por unanimidade dos presentes pela realizaçãoda Sipat - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho no período de16 e 20 de dezembro de 2019.

d) O Diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Energia, MarcosRoberto Lopomo, realizou apresentação sobre a proposta de Termo de Referênciado convênio de Descentralização ANEEL/Arsesp.

e) Processo ARSESP.ADM-0366-2018 - A Diretoria da Arsesp tomou ciência doParecer Jurídico da Subprocuradoria Geral da consultoria Geral de fls. 96 a 99(Parecer Jurídico cJ-ARSESP n° 113/2019) e da cota cJ-Arsesp de fls. 100/101(42/20 19).

f) A Diretoria da Arsesp tomou conhecimento dos servidores inscritos no processoseletivo de ocupação das gerências da Agência e deliberou por unanimidade dospresentes pela divulgação dos candidatos habilitados no referido processo, seque a Diretoria da Arsesp por unanimidade dos presentes considerou inabilit sos seguintes servidores:(i) não rizeram a Avaliação de Desempenho e Avaliação Teórica e/ou Prática:Ricardo Rodrigues da costa (Saneamento) — candidato Saneamento

Page 2: agência reguladora de DIRETORIA COLEGIADA do estado de São … · 2020-02-27 · Fernando Cunha Albuquerque. i) A Diretoria da Arsesp deliberou por unanimidade dos presentes pela

j arsesp‘ agência reguladora desaneamento e energia

do estado de Sõo Paulo DIRETORIA COLEGIADA

Marcelo Joly (Gás) — candidato Saneamento e GásFernando Parise Gobbo (Gás) — candidato GásMarcos Paulo (Saneamento) — candidato SaneamentoLuis Roberto Pereira do Nascimento (Saneamento)- candidato Saneamento(ii) não obtiveram a média 7,07:Igor Gleb (Saneamento)José Geralcio Piganatari (Econ. Financeira)Michele Lapaccirella (Gás)Odimar Medeiros (Elétrica)Rui Jefferson (Secretaria Executiva)

g) O Secretário Executivo da Arsesp, Alexandre Petrucciello Salgado da Silveira,realizou apresentação sobre os grupos de trabalho criados pela Diretoria daArsesp.

h) A Diretoria da Arsesp delíberou por unanimidade dos presentes pelacontratação, desde que autorizada pelo Sr. Governador de Estado, do Sr. EduardoSormanti Hassin, no emprego público de Superintendente de Area, para laborarna Diretoria de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Energia. Ocontratado ocupará a vaga que será aberta em razão da dispensa do Sr. PauloFernando Cunha Albuquerque.

i) A Diretoria da Arsesp deliberou por unanimidade dos presentes pelacontratação, desde que autorizada pelo Sr. Governador de Estado, do Sr.Abelardo Ferreira dos Santos Sobrinho, no emprego público de Assessor III, paralaborar na Diretoria de Regulaçâo Técnica e Fiscalização dos Serviços de Energia.O contratado ocupará a vaga que será aberta em razão da dispensa do Sr.Eduardo Sormanti Hassin.

j) A Diretoria da Arsesp deliberou por unanimidade dos presentes pelacontratação, desde que autorizada pelo Sr. Governador de Estado, da Sra. AnaRosa Matos da Silva, no emprego público de Assessor 1, para aborar na Diretoriade Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Energia. A contratadaocupará a vaga aberta em razão da dispensa do Sr. Abelardo Ferreira dos SantosSobrinho.

2. Aprovada e assinada a ata da 521~ Reunião de Diretoria.

3. Processo ARSESP-0164-2013 — Homologação de InstrumentosContratuais de Fornecimento de Gás Canalizado celebrados entre aCompanhia de Gás de São Paulo — COMGAS e Usuários.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da ARSESP, acompanhando o voto daRelatora Anapaula Fernandes da Rocha campos Amaral aprovou por unanimidadedos presentes a Deliberação que estabelece a homologação de contratos defornecimento de gás canalizado celebrados entre a Companhia de Gás de SãoPaulo - COMGAS e Usuários.

4. Aprovação d P — Plano de Adequação Tarifária no Município deTapiratiba. E sa: Sabesp.

11/20 19

Page 3: agência reguladora de DIRETORIA COLEGIADA do estado de São … · 2020-02-27 · Fernando Cunha Albuquerque. i) A Diretoria da Arsesp deliberou por unanimidade dos presentes pela

arsespagência reguladora desaneamento e energia

do estado de São Paulo DIRETORIA COLEGIADA

Colocada a matéria em votaçao, a Diretoria da ARSESP, acompanhando o voto doRelator Marcus Vinicius Vaz Bonini aprovou por unanimidade dos presentes aDeliberação que aprova o Plano de Adequação Tarifária a ser aplicado pelaCompanhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo — SABESP no Municípiode Tapiratiba.

5. Postergação de reajuste nos Municípios de Iperá, Pereiras, Santa Bancae Santa Isabel. Empresa: Sabesp.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da ARSESP, acompanhando o voto doRelator Marcus Vinicius Vaz Bonini aprovou por unanimidade dos presentes aDeliberação que posterga para maio de 2020 a aplicação de reajustes das tarifasdos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pelaSabesp nos Municípios de Iperó, Pereiras, Santa Branca e Santa Isabel.

6. Processo: ARSESP.ELE-3023/2019 - Proposta de Emíssão de Auto deInfração. Referência: TN n° 026/2019-ARSESP-SFG. Agente: AltesoGeração e Comercialização de Energia Ltda. Empreendimento: PCHBatista-Pilar do Sul/SP.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto doRelator Marcos Roberto Lopomo, deliberou por unanimidade dos presentes pelocancelamento da Deliberação da Diretoria da ARSESP ocorrida na 52V reunião,em 21-11-2019, que aplicou multa de R$ 20.184,24 à Alteso Geração eComercialização de Energia Ltda. em função da necessidade de novoenquadramento da Resolução Normativa n° 63/2004 às Não Conformidades N.1,N.2, N.3 e N.4 indicadas no Relatório de Fiscalização RF n° 011/2019-ARSEsP-SFG e do respectivo Termo de Notificação TN n°026/2019-ARSESP-SFG.Em função das alterações na tipificação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando ovoto do Relator Marcos Roberto Lopomo, deliberou por unanimidade dospresentes pela aplicação da multa para a Alteso Geração e Comercialização deEnergia Ltda. nos termos dos arts. 14 e 15 da Resolução Normativa n° 63/2004,em razão de terem sido confirmadas as Não Conformidades N.1, N.2, N.3 e N.4indicadas no Relatório de Fiscalização RF n° 011/2019-ARSESP-sFG e dorespectivo Termo de Notificação TN n°026/2019-ARSESP-SFG, com a aplicação demulta no valor total de R$ 48.131,72 (quarenta e oito mil, cento e trinta e umreais e setenta e dois centavos). Decidiu-se ainda manter as Determinações emcumprimento, passíveis de verificação em fiscalizações posteriores.

7. Processo: ARSESP.ELE-3024/2019 - Proposta de Emissão de Auto deInfração. Referência: TN no 029/2019-ARSESP-SFG. Agente: AltesoGeração e Comercialização de Energia Ltda. Empreendimento: PCH JordaFlor-Pilar do Sul/SP.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto doRelator Marcos Roberto Lopomo, deliberou por unanimidade dos presentes pelocancelamento da Deliberação da Diretoria da ARSESP ocorrida na 52V reunião,em 21-11-2019, que aplicou multa de R$ 10.680,19 à Alteso Geração eComercialização de Energia Ltda. em função da necessidade de novo~enquadramento da Resolução Normativa n° 63/2004 às Não Conformidades N~2ÇN.3 e N.4 indicadas no Relatório de Fiscalização RF n° 016/2019-ARSESP-S~G edo respectivo Termo de Notificação TN n°029/2019-ARSESP-SFG.

~): y~oig

~9’o~n

Page 4: agência reguladora de DIRETORIA COLEGIADA do estado de São … · 2020-02-27 · Fernando Cunha Albuquerque. i) A Diretoria da Arsesp deliberou por unanimidade dos presentes pela

arsespagência reguladora desaneamento e energia

do estado de São Poulo DIRETORIA COLEGIADA

Em função das alterações na tipificação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando ovoto do Relator Marcos Roberto Lopomo, deliberou por unanimidade dospresentes pela aplicação da multa para a Alteso Geração e Comercialização deEnergia Ltda. nos termos dos arts. 14 e 15 da Resolução Normativa n° 63/2004,em razão de terem sido confirmadas as Não Conformidades N.2, N.3 e N.4indicadas no Relatório de Fiscalização RF n° 016/2019-ARSESP-SFG e dorespectivo Termo de Notificação TN n°029/2019-ARSESP-SFG, com a aplicação demulta no valor total de R$ 18.690,19 (dezoito mil, seiscentos e noventa reais edezenove centavos). Decidiu-se ainda manter as Determinações em cumprimento,passíveis de verificação em fiscalizações posteriores.

8. Processo: ARSESP.ELE-3004/2019 - Proposta de Emissão de Auto deInfração. Referência: TN no 019/20 19-ARSESP-SFG. Agente: EletricidadeSão Pedro Ltda. Empreendimento: PCH São Pedro-Itu/SP.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto doRelator Marcos Roberto Lopomo, deliberou por unanimidade dos presentes pelocancelamento da Deliberação da Diretoria da ARSESP ocorrida na 521~ reunião,em 21-11-2019, que aplicou multa de R$ 16.123,52 à Eletricidade São PedroLtda. em função da necessidade de novo enquadramento da Resolução Normativan° 63/2004 às Não Conformidades N.1, N.2, N.3 e N.4 indicadas no Relatório deFiscalização RF n° 006/2019-ARSESP-SFG e do respectivo Termo de NotificaçãoTN n°019/2019-ARSESP-SFG.Em função das alterações na tipificação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando ovoto do Relator Marcos Roberto Lopomo, deliberou por unanimidade dospresentes pela aplicação da multa para a Eletricidade São Pedro Ltda. nos termosdos arts. 14 e 15 da Resolução Normativa n° 63/2004, em razão de terem sidoconfirmadas as Não Conformidades N.1, N.2, N.3 e N.4 indicadas no Relatório deFiscalização RF n° 006/2019-ARSESP-SFG e do respectivo Termo de NotificaçãoTN n°019/2019-ARSESP-SFG, com a aplicação de multa no valor total de R$38.448,40 (trinta e oito mil, quatrocentos e quarenta e oito reais e quarentacentavos). Decidiu-se ainda manter as Determinações em cumprimento, passíveisde verificação em fiscalizações posteriores.

9. Processo ARSESP.ELE-3002-2019 - Proposta de emissão de Auto deInfração. Referência: TN n° 0004/2019-ARSESP-SFE. Agente: EnelDistribuição São Paulo (Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de SãoPaulo S.A).

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto doRelator Marcos Roberto Lopomo, deliberou por unanimidade dos presentes pelalavratura de Auto de Infração contra a Distribuidora Enel Distribuição São Paulo(Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A) de acordo com odisposto no Inciso 1, § 2 do Art. 20 da Resolução ANEEL N° 63, de 12.05.2004,em razão de terem sido confirmadas as irregularidades indicadas no Relatório deFiscalização n° 0003/2019-ARSESP-SFE, parte integrante do Termo de Notificaçãon° 0004/2019-ARSESP-SFE, com a penalidade de multa global no valor de R$13.592.430,03 (treze milhões quinhentos e noventa e dois mil quatrocentos etrinta reais e três centavos) para as Não Conformidades NC.1 e NC.2 eDeterminação Dl.

Ao final, foi disponibilizada a palavra aos presentes. Não tendo havl.oqualquer manifestação, a reunião foi encerrada, informando-se que ~

27/11/2019 ~

Page 5: agência reguladora de DIRETORIA COLEGIADA do estado de São … · 2020-02-27 · Fernando Cunha Albuquerque. i) A Diretoria da Arsesp deliberou por unanimidade dos presentes pela

arsespagencia reguladora desaneamento e energía

do estada de Sõo Pauto

lio Luiz CastroDiretor dè Regulação Técnica e Fiscalização dos

Serviços de Saneamento BásicoDiretor Pre dente

Ariapaula Fernandes da Rocha Campos AmaralDiretora de~quIação Técnica e Fiscalização dos

Serviços de 5ás canalizado

‘inicius Vaz Bonininômico-Financeira e de Mercados

/1/7/711? o)Marcos Roberto L pomo

Diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Energia

/Alexandre Pe~ ~ ‘-“o

- ar’ Execu oda Silveira

DIRETORIA COLEGIADApróxima Reunião Ordinária de Diretoria ocorrerá no dia 06 de dezembrode 2019, às 9:00 horas, no mesmo local. Lavrada a ata, esta vai assinadapelos presentes:

Diretor

27/11/20 19

Page 6: agência reguladora de DIRETORIA COLEGIADA do estado de São … · 2020-02-27 · Fernando Cunha Albuquerque. i) A Diretoria da Arsesp deliberou por unanimidade dos presentes pela

Comunicado

FAZENDA E PLANEJAMENTOCOORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS DO ESTADOArtigo 115 da CE - Suplemento EspecialA Coordenadoria de Recursos Humanos do Estado, à vista do que dispõe o § 2º do artigo 5º do Decreto nº 50.881, de 14 de junho de 2006 (Institui o Sistema Único de Cadastro de Cargos e Funções-Atividades - SICAD, da Administração Direta e das Autarquias do Estado) COMUNICA aos órgãos setoriais de recursos humanos da Administração Direta e Autarquias do Estado que encaminhará à Imprensa Ofi cial do Estado S.A. – IMESP as informações coletadas e sistematiza-das relativas à quantidade de cargos, empregos públicos e funções-atividades, ocupados e vagos, em 31 de dezembro de 2019, para publicação em Suplemen-to Especial do Diário Ofi cial do Estado, Executivo, Seção I, no dia 30 de abril de 2020, em cumprimento ao disposto no § 5º, do artigo 115, da Constituição Estadual.

AS ENTIDADES FUNDACIONAIS, DE ECONOMIA MISTA E AS EMPRESAS PÚBLI-CAS DEVERÃO, para atendimento ao dispositivo constitucional, encaminhar di- retamente à Imprensa Ofi cial do Estado S.A - IMESP, impreterivelmente até o dia 06 de abril de 2020, o quantitativo de seus quadros.

Essas entidades, na hipótese de maiores esclarecimentos quanto a trans-missão e publicação, deverão contatar a Imprensa Oficial do Estado pelo telefone: SAC 0800 01234 01.

O arquivo deverá vir no formato texto com tabulação e salvo como texto sem formatação e enviado para o email:

artigo115-2020@imprensaofi cial.com.br

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020 Diário Ofi cial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 130 (35) – 3

AGÊNCIA REGULADORA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DE TRANSPORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

DIRETORIA DE PROCEDIMENTOS E LOGÍSTICA

Despacho do Diretor, de 18-02-2020Processo 022.411/16 - Protocolo 501.822/20 - LOCAZUL

TRANSPORTADORA TURÍSTICA LTDAAPROVO o novo padrão visual na frota do serviço de Freta-

mento da empresa, apresentando através de imagens autuadas à(s) fl(s). 133 do presente. A requerente deverá portar, nos veículos, cópia da publicação desta autorização.

AGÊNCIA REGULADORA DE SANEAMENTO E ENERGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

ComunicadoExtrato da Ata da 522ª Reunião de DiretoriaData: 27-11-2019Local: Sede da Agência Reguladora de Saneamento e Ener-

gia do Estado de São Paulo - ARSESP1. Aprovada e assinada a ata da 521ª Reunião de Diretoria.2. Processo ARSESP-0164-2013 - Homologação de Ins-

trumentos Contratuais de Fornecimento de Gás Canalizado celebrados entre a Companhia de Gás de São Paulo - COMGAS e Usuários.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da ARSESP, acompanhando o voto da Relatora Anapaula Fernandes da Rocha Campos Amaral aprovou por unanimidade dos presentes a Deliberação que estabelece a homologação de contratos de fornecimento de gás canalizado celebrados entre a Companhia de Gás de São Paulo - COMGAS e Usuários.

3. Aprovação do PAT - Plano de Adequação Tarifária no Município de Tapiratiba. Empresa: Sabesp.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da ARSESP, acompanhando o voto do Relator Marcus Vinicius Vaz Bonini aprovou por unanimidade dos presentes a Deliberação que aprova o Plano de Adequação Tarifária a ser aplicado pela Com-panhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP no Município de Tapiratiba.

4. Postergação de reajuste nos Municípios de Iperó, Pereiras, Santa Banca e Santa Isabel. Empresa: Sabesp.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da ARSESP, acompanhando o voto do Relator Marcus Vinicius Vaz Bonini aprovou por unanimidade dos presentes a Deliberação que posterga para maio de 2020 a aplicação de reajustes das tarifas dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Sabesp nos Municípios de Iperó, Pereiras, Santa Branca e Santa Isabel.

5. Processo: ARSESP.ELE-3023/2019 - Proposta de Emissão de Auto de Infração. Referência: TN 026/2019-ARSESP-SFG. Agente: Alteso Geração e Comercialização de Energia Ltda. Empreendimento: PCH Batista-Pilar do Sul/SP.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Marcos Roberto Lopomo, deliberou por unanimidade dos presentes pelo cancelamento da Deliberação da Diretoria da ARSESP ocorrida na 521ª reunião, em 21-11-2019, que aplicou multa de R$ 20.184,24 à Alteso Geração e Comercialização de Energia Ltda. em função da necessidade de novo enquadramento da Resolução Normativa 63/2004 às não Conformidades N.1, N.2, N.3 e N.4 indicadas no Relatório de Fiscalização RF 011/2019-ARSESP-SFG e do respec-tivo Termo de Notificação TN 026/2019-ARSESP-SFG.

Em função das alterações na tipificação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Marcos Roberto Lopo-mo, deliberou por unanimidade dos presentes pela aplicação da multa para a Alteso Geração e Comercialização de Energia Ltda. nos termos dos arts. 14 e 15 da Resolução Normativa 63/2004, em razão de terem sido confirmadas as não Conformidades N.1, N.2, N.3 e N.4 indicadas no Relatório de Fiscalização RF 011/2019-ARSESP-SFG e do respectivo Termo de Notificação TN 026/2019-ARSESP-SFG, com a aplicação de multa no valor total de R$ 48.131,72. Decidiu-se ainda manter as Determinações em cumprimento, passíveis de verificação em fiscalizações posteriores.

6. Processo: ARSESP.ELE-3024/2019 - Proposta de Emissão de Auto de Infração. Referência: TN 029/2019-ARSESP-SFG. Agente: Alteso Geração e Comercialização de Energia Ltda. Empreendimento: PCH Jorda Flor-Pilar do Sul/SP.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Marcos Roberto Lopomo, deliberou por unanimidade dos presentes pelo cancelamento da Deliberação da Diretoria da ARSESP ocorrida na 521ª reunião, em 21-11-2019, que aplicou multa de R$ 10.680,19 à Alteso Geração e Comercialização de Energia Ltda. em função da necessidade de novo enquadramento da Resolução Normativa 63/2004 às não Conformidades N.2, N.3 e N.4 indicadas no Rela-tório de Fiscalização RF 016/2019-ARSESP-SFG e do respectivo Termo de Notificação TN 029/2019-ARSESP-SFG.

Em função das alterações na tipificação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Marcos Roberto Lopo-mo, deliberou por unanimidade dos presentes pela aplicação da multa para a Alteso Geração e Comercialização de Energia Ltda. nos termos dos arts. 14 e 15 da Resolução Normativa 63/2004, em razão de terem sido confirmadas as não Conformi-dades N.2, N.3 e N.4 indicadas no Relatório de Fiscalização RF 016/2019-ARSESP-SFG e do respectivo Termo de Notificação TN 029/2019-ARSESP-SFG, com a aplicação de multa no valor total de R$ 18.690,19. Decidiu-se ainda manter as Determinações em cumprimento, passíveis de verificação em fiscalizações posteriores.

7. Processo: ARSESP.ELE-3004/2019 - Proposta de Emissão de Auto de Infração. Referência: TN 019/2019-ARSESP-SFG. Agente: Eletricidade São Pedro Ltda. Empreendimento: PCH São Pedro-Itu/SP.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Marcos Roberto Lopomo, deliberou por unanimidade dos presentes pelo cancelamento da Deliberação da Diretoria da ARSESP ocorrida na 521ª reunião, em 21-11-2019, que aplicou multa de R$ 16.123,52 à Eletricidade São Pedro Ltda. em função da necessidade de novo enquadramento da Resolução Normativa 63/2004 às não Conformidades N.1, N.2, N.3 e N.4 indicadas no Relatório de Fiscalização RF 006/2019-ARSESP-SFG e do respectivo Termo de Notificação TN 019/2019-ARSESP-SFG.

Em função das alterações na tipificação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Marcos Roberto Lopo-mo, deliberou por unanimidade dos presentes pela aplicação da multa para a Eletricidade São Pedro Ltda. nos termos dos arts. 14 e 15 da Resolução Normativa 63/2004, em razão de terem sido confirmadas as não Conformidades N.1, N.2, N.3 e N.4 indicadas no Relatório de Fiscalização RF 006/2019-ARSESP-SFG e do respectivo Termo de Notificação TN 019/2019-ARSESP-SFG, com a aplicação de multa no valor total de R$ 38.448,40. Decidiu-se ainda manter as Determinações em cumprimento, passíveis de verificação em fiscalizações posteriores.

8. Processo ARSESP.ELE-3002-2019 - Proposta de emissão de Auto de Infração. Referência: TN 0004/2019-ARSESP-SFE. Agente: Enel Distribuição São Paulo (Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A).

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Marcos Roberto Lopomo, deliberou por unanimidade dos presentes pela lavratura de Auto de Infração contra a Distribuidora Enel Distribuição São Paulo (Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A) de

acordo com o disposto no Inciso I, § 2 do Art. 20 da Resolução ANEEL 63, de 12-05-2004, em razão de terem sido confirma-das as irregularidades indicadas no Relatório de Fiscalização 0003/2019-ARSESP-SFE, parte integrante do Termo de Notifica-ção 0004/2019-ARSESP-SFE, com a penalidade de multa global no valor de R$ 13.592.430,03 para as não Conformidades NC.1 e NC.2 e Determinação D1.

ComunicadoExtrato da Ata da 523ª Reunião de DiretoriaData: 06-12-2019Local: Sede da Agência Reguladora de Saneamento e Ener-

gia do Estado de São Paulo - ARSESP1. Aprovada e assinada a ata da 522ª Reunião de Diretoria.2. Processo ARSESP.ADM-0303-2019 - Cessão Onerosa do

imóvel na Rua Major Pinheiro Fróes, 1560 - Parque Maria Hele-na - Município de Suzano - SP. O imóvel encontra-se nos fundos da área da ETE - Suzano, Pasta Filha 7210/001-Q. Município de Suzano. Solicitante: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Hélio Luiz Castro, deliberou por unanimidade dos presentes pela aprovação da Cessão Onerosa de parte do imóvel próprio da SABESP, (i) vinculado à operação metropolitana em Suzano (Contrato de Programa 199/2010); (ii) situado na Rua Major Pinheiro Fróes, 1560 - Município de Suzano SP; (iii) integrante da Base de Remune-ração Regulatória, cadastrada sob nº BP 4038541, Pasta Filha 7201/001Q e SGI40203; e (iv) descrito nas Matrículas 20.016 e 20.017 de 18-11-1981, no Cartório de Registro de Imóveis de Suzano; tendo considerado para tanto:

a) Os motivos explicitados no PARECER.TEC.S-0016-2019 (fls. 87-88) aprovado respectivamente, pelo que concluíram pela inexistência de óbices técnico-operacionais à alienação de imóvel pretendida;

b) Os direcionamentos esposados no Parecer 102/2015 da CJ/PGE-ARSESP e no Encaminhamento 1128/2014 do Conselho de Patrimônio Imobiliário, aplicados ao caso em comento;

c) O presente pedido, deverá observar rigorosamente as Condições da Permissão de Uso, constantes na Cláusula 4ª do Termo de Permissão de Uso do Imóvel a Título Oneroso fls.82 - 86);

d) A área Cessionada refere-se a 369.500,20 m², situada nos fundos da E.T.E. Suzano, além de 3.853,60 m² de área de acesso à Cessão, compartilhada com a E.T.E. Saliente-se que na gleba em causa, existe também uma cessão atualmente utilizada para Penitenciária de Suzano (fl. 18).

O processo deve ser encaminhado para a Diretoria Econômi-co-Financeira para anotação das Cessões e Baixa Parcial.

3. Processo ARSESP.ADM-0287-2015 - Auto de Infração: 0442/2015. TNS-1042-2014. Município de Pederneiras. Autuado: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Hélio Luiz Castro, deliberou por unanimidade dos presentes conhecer do recurso e, no méri-to, dar-lhe parcial provimento.

4. Processo ARSESP.ADM-0364-2014 - Auto de Infração: 0346/2015. TNS 0504/2013. Município de Taquarivaí. Autuado: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Hélio Luiz Castro, deliberou por unanimidade dos presentes conhecer do recurso e, no méri-to, dar provimento parcial.

5. Aprovação dos resultados da 3ª Revisão Tarifária Ordi-nária da Comgás.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Marcus Vinicius Vaz Bonini, aprovou por unanimidade dos presentes a Deliberação que dispõe sobre os resultados da 3ª Revisão Tarifária Ordinária da Companhia de Gás de São Paulo - Comgás.

6. Aprovação do reajuste tarifário da Gas Brasiliano Dis-tribuidora.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Marcus Vinicius Vaz Bonini, aprovou por unanimidade dos presentes a Deliberação que dispõe sobre o reajuste dos valores das Margens de Distribuição, atualização do custo médio ponderado do gás e do transporte fixados nas tarifas, o repasse do Encargo de Capacidade e do Preço do Gás de Ultrapassagem e sobre as Tabelas Tarifárias a serem aplicadas pela concessionária de distribuição de gás canalizado Gas Brasiliano Distribuidora Ltda.

7. Taxa de Regulação, Controle e Fiscalização - TRCF 2020 - Comgás. Empresa: Companhia de Gás de São Paulo - Comgás.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Marcus Vinicius Vaz Bonini, aprovou por unanimidade dos presentes a Deliberação que dispõe sobre o cálculo, a cobrança e os procedimentos para o recolhimento à Arsesp, pela Companhia de Gás de São Paulo - COMGÁS, da Taxa de Regulação, Controle e Fiscalização - TRCF, instituída pela Lei Complementar 1025, de 7 de dezembro de 2007, relativa ao exercício de 2020.

8. Taxa de Regulação, Controle e Fiscalização - TRCF 2020 - GBD. Empresa: Gás Brasiliano Distribuidora S/A.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Marcus Vinicius Vaz Bonini, aprovou por unanimidade dos presentes a Deliberação que dispõe sobre o cálculo, a cobrança e os procedimentos para o recolhimento à Arsesp, pela Concessionária Gás Brasiliano Distribuidora S.A, da Taxa de Regulação, Controle e Fiscalização - TRCF, instituída pela Lei Complementar 1.025, de 7 de dezembro de 2007, relativa ao exercício de 2020.

9. Taxa de Regulação, Controle e Fiscalização - TRCF 2020 - Naturgy. Empresa: Gás Natural São Paulo Sul S/A.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Marcus Vinicius Vaz Bonini, aprovou por unanimidade dos presentes a Deliberação que dispõe sobre o cálculo, a cobrança e os procedimentos para o recolhimento à Arsesp, pela Concessionária Gás Natural São Paulo Sul S.A, da Taxa de Regulação, Controle e Fiscalização - TRCF, instituída pela Lei Complementar 1.025, de 7 de dezembro de 2007, relativa ao exercício de 2020.

10. Taxa de Regulação, Controle e Fiscalização - TRCF 2020 - Águas de Cabrália Paulista. Empresa: concessionária Águas de Cabrália Paulista SPE Ltda.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Marcus Vinicius Vaz Bonini, aprovou por unanimidade dos presentes a Deliberação que dispõe sobre o cálculo, a cobrança e os procedimentos para o recolhimento à Arsesp, pela concessionária Águas de Cabrália Paulista SPE Ltda, da Taxa de Regulação, Controle e Fiscalização - TRCF, instituída pela Lei Complementar 1.025, de 7 de dezem-bro de 2007, relativa ao exercício de 2020.

11. Taxa de Regulação, Controle e Fiscalização - TRCF 2020 - Saneaqua. Empresa: Saneaqua Mairinque S/A.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Marcus Vinicius Vaz Bonini, aprovou por unanimidade dos presentes a Deliberação que dispõe sobre o cálculo, a cobrança e os procedimentos para o recolhimento à Arsesp, pela concessionária Saneaqua Mairinque S/A, da Taxa de Regulação, Controle e Fiscalização - TRCF, insti-tuída pela Lei Complementar 1.025, de 7 de dezembro de 2007, relativa ao exercício de 2020.

12. Taxa de Regulação, Controle e Fiscalização - TRCF 2020 - SABESP. Empresa: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Marcus Vinicius Vaz Bonini, aprovou por unanimidade dos presentes a Deliberação que

Uso do Gás Natural no Estado de São Paulo, referente ao ciclo 2019/2020, e dá outras providências;

b) Deliberação que estabelece o Montante Mínimo de recur-sos financeiros a ser aplicado pela Concessionária Companhia de Gás de São Paulo - COMGÁS na execução do seu Programa Anual de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e de Con-servação e Racionalização do Uso do Gás Natural, referente ao ciclo 2019/2020;

c) Deliberação que estabelece o Montante Mínimo de recur-sos financeiros a ser aplicado pela Concessionária Gas Natural São Paulo Sul S/A - GNSPS, na execução do seu Programa Anual de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e de Conservação e Racionalização do Uso do Gás Natural, referente ao ciclo 2019/2020; e

d) Deliberação que estabelece o Montante Mínimo de recur-sos financeiros a ser aplicado pela Concessionária Gás Brasiliano Distribuidora S/A na execução do seu Programa Anual de Pesqui-sa e Desenvolvimento Tecnológico e de Conservação e Raciona-lização do Uso do Gás Natural, referente ao ciclo 2019/2020.

3. Consulta Pública 09/2019 - Proposta de Metodologia e Critérios para Determinação da Base de Ativos da Sabesp - 3ª Revisão Tarifária Ordinária.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Marcus Vinicius Vaz Bonini aprovou por unanimidade dos presentes o Relatório Circuns-tanciado referente à Consulta Pública 09/2019 - Proposta de Metodologia e Critérios para Determinação da Base de Ativos da Sabesp - 3ª Revisão Tarifária Ordinária, bem como aprovou por unanimidade dos presentes a Deliberação que estabelece a metodologia e critérios gerais para atualização da Base de Remuneração Regulatória da 3ª Revisão Tarifária Ordinária (RTO) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp.

4. A Diretoria da Arsesp tomou conhecimento da corres-pondência OF-CR-498/19 referente à vinculação de receita em garantia ao contrato de financiamento do BNDES, emitido pela Comgás.

5. Reajuste tarifário dos serviços de água e esgoto para o Município de Lins. Empresa: Sabesp.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Marcus Vinicius Vaz Bonini, aprovou por unanimidade dos presentes a Deliberação que dispõe sobre a homologação dos novos valores das tarifas dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Sabesp no Município de Lins.

Extrato da Ata da 525ª Reunião de DiretoriaData: 17-12-2019Local: Sede da Agência Reguladora de Saneamento e Ener-

gia do Estado de São Paulo - ARSESP1. Aprovada e assinada a ata da 524ª Reunião de Diretoria.2. Processo ARSESP.ADM-0380-2018 - Cessão Onerosa do

imóvel na Avenida Júlio Franco, 905 A - Município de Iguape - SP. O imóvel é anexo à ETA 2 Iguape, Pasta Filha 4328/007 - A. Solicitante: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Hélio Luiz Castro, deliberou por unanimidade dos presentes pela aprovação da Cessão Onerosa de parte do imóvel próprio da SABESP, (i) vinculado ao contrato de programa 86/2018; (ii) situado na Avenida Júlio Franco, 905 A - Município de Iguape SP; (iii) integrante da Base de Remuneração Regulatória, cadastrada sob nº BP 4042742, Pasta Filha 4328/007-A; e (iv) descrito na Matrícula 151.620 de 09-01-2000, no Cartório de Registro de Imóveis de Iguape; tendo considerado para tanto:

a) Os motivos explicitados no Relatório de Fiscalização RFS-0019-2019 (fls. 37 a 41) que conclui pela inexistência de óbices técnico-operacionais à cessão de imóvel pretendida;

b) O BP 4042742 (com 10.594,45 m²) onde permanecem os BPs do Reservatório (BP4042741) e da ETA 2 (BP 4030944), deverá ser alterado com o objetivo de estabelecer a nova porcentagem de ocupação nos 6.316,52m² remanescentes. Saliente-se que esta indicação será necessária para supressão de 4.277,93m² da Base de Remuneração, relativos à área da Associação SABESP;

c) Quanto ao Instrumento Particular de Autorização de Uso, deverá ser observado o acesso INDEPENDENTE entre Associação e Operação, sugerindo-se o número 905 A para a Associação, bem como a manutenção dos medidores de água, luz e telefone individualizados. Por último, o prazo desta Cessão Onerosa poderá ser prorrogado de 5 em 5 anos até o final do contrato de Programa quando a Cessão será extinta e o imóvel devolvido ao Poder Concedente.

dispõe sobre o cálculo, a cobrança e os procedimentos para o recolhimento à Arsesp, pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP, da Taxa de Regulação Controle e Fiscalização - TRCF, instituída pela Lei Complementar 1.025, de 7 de dezembro de 2007, relativa ao exercício de 2020.

13. Taxa de Regulação, Controle e Fiscalização - TRCF 2020 - BRK Ambiental. Empresa: BRK Ambiental Santa Gertrudes S/A.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Marcus Vinicius Vaz Bonini, aprovou por unanimidade dos presentes a Deliberação que dispõe sobre o cálculo, a cobrança e os procedimentos para o repasse à Arsesp pela Prefeitura Municipal de Santa Gertrudes da Taxa de Regulação, Controle e Fiscalização - TRCF, instituída pela Lei Complementar 1.025, de 7 de dezembro de 2007, devi-da pela concessionária BRK Ambiental Santa Gertrudes, relativa ao exercício de 2020.

14. Convênio de Descentralização ANEEL/ARSESP.Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp,

acompanhando o voto do Relator Marcos Roberto Lopomo, deliberou por unanimidade dos presentes aprovar as minutas dos aditivos aos Contratos de Metas do exercício de 2019 e as minutas dos Termos de Referência para o exercício de 2020.

15. Conforme indicação, nos termos dos artigos 78 e 79 do Decreto 42.850, de 30-12-1963, em razão da licença gala do Diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Energia, Marcos Roberto Lopomo, no período de 09-12-2019 a 11-12-2019, a função de Diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Energia será exercida pelo Diretor de Regulação Econômico-Financeira e de Mercados, Marcus Vinicius Vaz Bonini.

Comunicado523ª Reunião de DiretoriaData: 06-12-20191. Processo ARSESP.ADM-0287-2015 - Auto de Infração:

0442/2015. TNS-1042-2014. Município de Pederneiras. Autuado: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Hélio Luiz Castro, deliberou por unanimidade dos presentes conhecer do recurso e, no méri-to, dar-lhe parcial provimento.

Advogados: TALES JOSÉ BERTOZZO BRONZATO, CLEUZA MARIA FERREIRA (OAB/SP 84.191), GLÁUCIA MARIA SAQUETI DE CASTRO (OAB/SP 291.505), JOSÉ HIGASI, LUIZ FERNANDO FERNANDES FELICI, MARCOS PAULO CRUZ CORREA, MIEKO SAKO TAKAMURA (OAB/SP 187.939), RAFAEL NEJELSCHI TRUJI-LO, RENEDY ISSA OBEID, ROBERTA BLASIUS WIGINESKI, VALQUÍ-RIA APARECIDA DOS SANTOS.

2. Processo ARSESP.ADM-0364-2014 - Auto de Infração: 0346/2015. TNS 0504/2013. Município de Taquarivaí. Autuado: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto do Relator Hélio Luiz Castro, deliberou por unanimidade dos presentes conhecer do recurso e, no méri-to, dar provimento parcial.

Advogados: TALES JOSÉ BERTOZZO BRONZATO, CLEUZA MARIA FERREIRA (OAB/SP 84.191), FÁBIO ANTONIO MARTIG-NONI, GLÁUCIA MARIA SAQUETI DE CASTRO (OAB/SP 291.505), JOSÉ HIGASI, MARCOS PAULO CRUZ CORREA, MIEKO SAKO TAKAMURA (OAB/SP 187.939), RAFAEL NEJELSCHI TRUJILO, RENEDY ISSA OBEID, VALQUÍRIA APARECIDA DOS SANTOS.

Os autos encontram-se disponíveis na ARSESP para consulta. ComunicadoExtrato da Ata da 524ª Reunião de DiretoriaData: 10-12-2019Local: Sede da Agência Reguladora de Saneamento e Ener-

gia do Estado de São Paulo - ARSESP1. Aprovada e assinada a ata da 523ª Reunião de Diretoria.2. Aprovação do Manual de Elaboração e Avaliação do Pro-

grama Anual de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e de Conservação e Racionalização do Uso do Gás Natural no Estado de São Paulo, e dos Montantes Mínimos de recursos financeiros a serem aplicados pelas Concessionárias de Distribuição de Gás Natural, referentes ao ciclo 2019/2020. Interessados: Companhia de Gás de São Paulo - COMGÁS, Gás Brasiliano Distribuidora S/A -GBD e Gás Natural São Paulo Sul S/A -GNSPS.

Colocada a matéria em votação, a Diretoria da Arsesp, acompanhando o voto da Relatora Anapaula Fernandes da Rocha Campos Amaral, aprovou por unanimidade as seguintes Deliberações:

a) Deliberação que estabelece a aprovação do Manual de Elaboração e Avaliação do Programa Anual de Pesquisa e Desen-volvimento Tecnológico e de Conservação e Racionalização do

roberta.figliano
Highlight